Negócios
Rio de Janeiro está no top 3 melhores destinos para combinar trabalho e lazer
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Com a ascensão do trabalho híbrido, profissionais passaram a combinar a vida profissional com o lazer para prolongar as férias em destinos ao redor do mundo. A nova tendência das “workations” permite que os profissionais realizem seu trabalho de qualquer lugar do mundo. A ideia é conhecer destinos diferentes, sem deixar de cumprir o expediente.
O Rio de Janeiro ganhou destaque para as workcations e é a segunda melhor cidade no mundo para combinar trabalho e lazer, de acordo com o Barômetro Work from Anywhere, lançado anualmente pela International Workplace Group, rede global de espaços de trabalho flexíveis.
Presente no ranking de melhores cidades para workations pelo segundo ano consecutivo, a capital fluminense deu um salto em relação a 2023, quando ficou na sexta posição. Budapeste ficou com o primeiro lugar, seguida por Barcelona, que empatou com o Rio de Janeiro. Pequim e Lisboa completam o top 5.
Leia também
Por que o Rio de Janeiro?
As cidades foram avaliadas em 10 critérios, incluindo clima, transporte, custo de vida geral e velocidade da banda larga. O Rio de Janeiro subiu no ranking graças aos esforços e investimentos do governo para atrair nômades digitais. Em 2021, foi lançado o Rio Digital Nomads, projeto para tornar a capital fluminense mais interessante para esse público. O Brasil permite que estrangeiros fiquem no país por até um ano, podendo renovar por mais 12 meses.
O Rio é conhecido pelo carnaval, pela vida noturna, pelas belas praias e atrações ao ar livre, mas também pode ser interessante para as workations. Segundo a pesquisa, a cidade teve boas pontuações em acomodação, alimentação, custos de transporte e uma forte e acessível velocidade de banda larga (o governo ampliou a cobertura de 5G pela cidade nos últimos anos).
Férias, trabalho e flexibilidade
O mix de viagem com trabalho ganhou popularidade desde o boom do trabalho remoto na pandemia. Segundo a pesquisa, que ouviu mais de mil profissionais em modelo híbrido, 84% já estenderam ou considerariam estender as férias para trabalhar remotamente no destino escolhido. “Cada vez mais pessoas estão abraçando a ideia de combinar trabalho com viagem, seja por alguns dias no final das férias ou por alguns meses como nômade digital”, diz Mark Dixon, fundador e CEO do International Workplace Group. Essa possibilidade também levou 80% dos profissionais a considerar destinos diferentes e que antes não escolheriam.
Poder trabalhar de qualquer lugar, tendência também conhecida como anywhere office, é um fator importante na escolha de emprego para 74% dos profissionais e aumenta a satisfação no trabalho de 75% das pessoas. “Cada vez mais empresas vão adotar modelos de trabalho em qualquer lugar para melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários, além de aumentar sua atratividade como empregador.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Veja quais são as 10 melhores cidades do mundo para “workations”
- Budapeste, Hungria
- Barcelona, Espanha
- Rio de Janeiro, Brasil
- Pequim, China
- Lisboa, Portugal
- Nova York, EUA
- Cingapura
- Jacarta, Indonésia
- Los Angeles, EUA
- Milão, Itália
Escolhas do editor
O post Rio de Janeiro está no top 3 melhores destinos para combinar trabalho e lazer apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico