Tecnologia

Arranha-céu nos EUA pode criar rota perigosa para aviões; entenda

Publicado

no

O projeto para construir o arranha-céu que pode se tornar o mais alto dos Estados Unidos tem enfrentado obstáculos para sair do papel. O motivo: a Legends Tower pode colocar em risco a segurança de voos em Oklahoma City.

Inicialmente, esse seria o segundo arranha-céu mais alto do país, mas a dimensão, agora, é outra: uma das quatro torres terá 581 metros de altura — 39 a mais do que o One World Trade Center, na cidade de Nova York, edifício mais alto dos EUA atualmente.

O complexo ficará em terreno que abrigava um estacionamento próximo de uma linha de trem e de um depósito. A região também é rota de aviões do Aeroporto Will Rogers World, na região metropolitana da cidade.

Anúncio
Complexo será construído em terreno de antigo estacionamento (Imagem: Divulgação/AO)

O jornal local The Oklahoman revelou que o diretor de aeroportos do Oklahoma City Airport Trust, Jeff Mulder, alertou a Administração Federal de Aviação americana (FAA, na sigla em inglês) sobre os riscos de segurança criados pelo futuro edifício.

Segundo ele, a altura da torre “aumentaria o tempo de viagem” dos passageiros, causaria “mudanças adversas” nos horários de partida e “criaria problemas de segurança de voo” na grande área metropolitana.

Leia mais:

  • Maior arranha-céu residencial do mundo levará nome de Ayrton Senna
  • Com mais de 1 km de altura, arranha-céu mais alto do mundo tem data para ficar pronto
  • Arranha-céu de 400 metros de altura começa a ser erguido na Arábia Saudita
Idealizador diz que altura pode ser revista (Imagem: Divulgação/AO)

O que diz a empresa responsável pelo arranha-céu?

  • O projeto foi idealizado pelo estúdio de arquitetura AO e desenvolvido pela Matteson Capital;
  • Por enquanto, o início das obras da primeira fase está previsto para 2025 e não inclui a construção da Legends Tower;
  • Ao KOCO News 5 ABC, o fundador da Matteson Capital, Scot Matteson, disse que já era esperado um movimento de resistência de funcionários do aeroporto e que a empresa vai aguardar retorno da FAA até o fim deste mês sobre o assunto;
  • Matteson também sinalizou que a altura do arranha-céu — de 581 metros — pode ser revista, se necessário. O número escolhido (em pés, que é 1907) homenageia o ano em que Oklahoma se tornou o 46º estado dos EUA.

O post Arranha-céu nos EUA pode criar rota perigosa para aviões; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio

Em Alta

Sair da versão mobile