Cidades
Cariacica alcança a terceira posição no ranking de arrecadação de ICMS no Estado
Cariacica alcança a terceira posição no ranking de arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Para 2026, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) provisório de Cariacica chegou a R$ 31,9 bilhões do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que é o que mede a riqueza gerada pelas atividades econômicas no município.
No ranking de arrecadação de ICMS, o índice do município chegou bem próximo do registrado pela capital capixaba, Vitória, que ficou na segunda posição, com 10,75% e uma arrecadação de R$ 34,8 bi, contra 10,03% de Cariacica, e 14,88% da Serra, que encabeçou a lista.
Para se ter uma ideia do volume de recursos arrecadados, Vila Velha, município da Grande Vitória com mais de 500 mil habitantes, ficou com 5,55%, quase a metade do índice alcançado por Cariacica.
Em 2024, o índice do VAF apurado em Cariacica foi 21.7% maior do que o número registrado no ano anterior. O Decreto com todos os dados foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, destacou os índices da arrecadação do ICMS. “Tudo isso é fruto de um trabalho para alavancarmos o desenvolvimento econômico do município. Em quatro anos, nós já chegamos a atrair mais de 37 mil empresas”, comemorou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Sandro Heleno, “a posição estratégica do município e a sua vocação para o segmento de logística, comércio e serviços também contribuiu para o aumento da arrecadação, principalmente do ICMS”, analisou.
“O trabalho realizado pela equipe de fiscalização alcançou um excelente resultado na apuração do IPM, reforçando a importância de uma atuação técnica, criteriosa e transparente no acompanhamento das receitas municipais”, reforçou o secretário de Finanças, Carlos Renato Martins.
Fonte: Secom-PMC – Texto: Vandique Magalhães – Foto: Claudio Postay