Cidades
Eleições em Guarapari: Zé Preto (PP) lidera nova pesquisa de intenção de voto; Gedson como vice?!
O deputado estadual Zé Preto (PP) vem liderando a disputa pela prefeitura de Guarapari, segundo novo estudo divulgado pela Brand Consultoria, encomendado pela TV Guarapari. Segundo a pesquisa, o parlamentar sai na frente em todos os cenários. Em seguida vem o vereador Rodrigo Borges (Republicanos).
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos respondentes os nomes dos pré-candidatos, são apresentados três cenários possíveis. A margem de erro é de mais ou menos 4,3%.
No primeiro, sete pré-candidatos são apresentados:
- Zé Preto (PP) – 31,9%
- Rodrigo Borges (Republicanos) – 24,2%
- Wendel Lima (MDB) – 7,9%
- Ted Conti (PSB) – 3,8%
- Danilo Bahiense (PL) – 2,7%
- Emanuel Vieira (União Brasil) – 2,1%
- Oylas Pereira (PT) – 0,6%
- Nenhum/branco ou nulo – 13,8%
- Não sabem ou não responderam – 12,9%
Segundo cenário, sem o nome do candidato do PSB, Ted Conti:
- Zé Preto (PP) – 33,5%
- Rodrigo Borges (Republicanos) – 24,4%
- Wendel Lima (MDB) – 10,4%
- Danilo Bahiense (PL) – 2,7%
- Emanuel Vieira (União Brasil) – 2,1%
- Oylas Pereira (PT) – 0,8%
- Nenhum/branco ou nulo – 13,6%
- Não sabem ou não responderam – 12,5%
No terceiro cenário, sem os nomes de Wendel Lima (MDB) e Ted Conti (PSB):
- Zé Preto (PP) – 37,5%
- Rodrigo Borges (Republicanos) – 27,1%
- Danilo Bahiense (PL) – 3,5%
- Emanuel Vieira (União Brasil) – 2,3%
- Oylas Pereira (PT) – 0,8%
- Nenhum/branco ou nulo – 15,8%
- Não sabem ou não responderam – 13,1%
A Brand Consultoria entrevistou presencialmente 520 eleitores em 26 bairros da cidade, entre os dias 03 e 05 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,3 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número ES-07358/2024.
Candidato a vice na chapa de Zé Preto
No lançamento oficial de sua pré-candidatura a prefeito de Guarapari, ocorrida no dia 27 de junho, o deputado não divulgou quem será seu pré-candidato a vice-prefeito mas já existe uma pessoa destinada para compor a chapa: Gedson Merizio (Podemos).
Merizio, que era subsecretário de Inteligência e Inovação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) no início deste mês de junho, deixou seu cargo, justamente para focar em sua pré-candidatura a prefeito. Ex-vereador, ele concorreu à prefeitura em 2020 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficando em terceiro lugar, com 10,4 mil votos.
Em 2022, já pelo Podemos, disputou uma cadeira como deputado federal e foi escolhido por 8,7 mil eleitores. Não foi eleito, mas, do total de seus votos, 7,7 mil saíram de Guarapari, o maior volume recebido por um candidato à Câmara Federal no município. Sua articulação atual com Zé Preto está em sintonia com os planos do governador Renato Casagrande (PSB).
“Estamos conversando sim, porque somos todos da base do governo, então é mais do que natural nós estarmos conversando. As conversas acontecem já há um bom tempo, e estão muito bem encaminhadas”, afirmou Merizio.
Com a aliança entre Gedson e Zé Preto, a tendência é que Ted Conti (PSB), outro pré-candidato a prefeito de Guarapari que apoia Casagrande, se retire da disputa, pavimentando ainda mais o caminho da prefeitura guarapariense.