Cidades
Guarapari: Zé Preto fortalece compromisso de centro-direita ao escolher Partido Progressista
Deputado vai concorrer à prefeitura de Guarapari em 6 de outubro.
Após ter o pedido de desfiliação aceita pelo PL, o deputado estadual Zé Preto (Sem Partido), passou a ser cortejado por várias legendas que abriram portas para que o parlamentar tivesse amparo partidário.
Diante disto, o cenário político de Guarapari ganhou novos contornos com a recente decisão do deputado estadual Zé Preto de filiar-se ao partido Progressistas (PP). A mudança estratégica visa consolidar sua participação nas eleições municipais e reforçar seu alinhamento com valores e princípios de centro-direita.
O deputado federal do Espírito Santo, Evair de Melo (Progressista), oficializou o convite.
Compromisso Ideológico e Político
Ao optar pelo Progressistas, o deputado reafirma seu compromisso com uma abordagem política de centro-direita, destacando-se por princípios como o fortalecimento da economia de mercado, estruturação da saúde pública, defesa da ordem e da segurança, além de uma postura moderada em questões sociais.
Deputado ressaltou:
” O Progressistas representa um espaço onde posso consolidar minhas convicções políticas. A ideologia de centro-direita do partido está alinhada com as demandas e aspirações da população de Guarapari.”
Perspectivas para as Eleições em Guarapari
A entrada de Zé Preto no Progressistas promete redefinir o cenário eleitoral no município. Com uma trajetória política marcada por sua atuação na Assembleia Legislativa e alinhamento ideológico, o deputado pretende levar sua experiência e visão para a administração municipal.
Desafios e Metas
No atual contexto político, Zé Preto enfrentará desafios inerentes à disputa municipal, mas sua entrada no PP é vista como uma estratégia sólida para consolidar uma candidatura alinhada com as expectativas da população guarapariense.
Em suas declarações, Zé Preto destacou:
“Guarapari merece uma gestão comprometida com o desenvolvimento econômico, geração de empregos e a valorização dos princípios que caracterizam a centro-direita. Estou pronto para liderar esse caminho.”
Filiação ao PP
A filiação ainda não foi oficializada, mas ao que se sabe e foi apurado pela redação do InformeES, é que será realizado um evento em Guarapari prometendo ser um capítulo marcante para as próximas eleições municipais, impactando não apenas a corrida eleitoral na cidade, mas também reforçando a presença do partido na região.
Histórico do Progressistas
O Progressistas (PP) é um partido político brasileiro de centro-direita. Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985).[16]
Desde sua fundação até 2003 foi denominado Partido Progressista Brasileiro (PPB) e, entre 2003 e 2017, foi denominado Partido Progressista (PP). Em outubro de 2023, o partido possuía 1.280.096 filiados, sendo o quinto maior do país. Atualmente também é o quarto com mais senadores (com o PSDB), o quarto com mais deputados federais, o segundo com mais prefeitos e o segundo com mais vereadores. Ao longo da história, o PP deu apoio aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e, atualmente, comanda o Ministério do Esporte.