Cidades
Linhares: Comissão de Infraestrutura da Ales visita Saae da cidade
Nesta sexta-feira (12), a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) fez uma visita técnica ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), localizado no bairro Colina, em Linhares. A planta é responsável por abastecer cerca de 90% da área urbana da cidade – aproximadamente 130 mil linharenses. A ida ao local foi deliberada em audiência pública realizada na noite anterior que teve como pauta o desabastecimento.
O roteiro da comitiva foi liderado pelo diretor-geral da autarquia, Felipe Ribeiro Santos, que levou os deputados Alexandre Xambinho (Podemos), presidente da Coinfra, e o colega de partido Lucas Scaramussa para conhecerem setores como a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o local onde é feita a captação, no Rio Pequeno (um canal natural que liga a Lagoa Juparanã ao Rio Doce).
Para Xambinho, ficou evidente na visita que o Saae precisa de mais investimentos. “Podemos perceber a necessidade de manutenção, de aprimoramento, de uso de tecnologias novas”, avaliou. De acordo com o parlamentar, essa é a origem do desabastecimento e da baixa qualidade da água registrados pelos moradores.
“A população de Linhares cresce, mas o sistema de tratamento de água não é melhorado”, completou o presidente do colegiado. Segundo afirmou, investimentos recentes como a compra de geradores e melhorias no bombeamento ocorreram por pressão dos moradores diante das recorrentes falta de água. Ele colocou a comissão à disposição para a captação de recursos para fortalecer o orçamento do órgão.
O diretor-geral do Saae pontuou que a unidade no bairro Colina conta com três ETAs e capacidade de abastecimento de 450 litros por segundo. Conforme revelou, o serviço espera aumentar a arrecadação por meio de projetos contra perdas (“gatos” e hidrômetros descalibrados). “Com isso a gente vai ter uma melhoria da receita”, projetou Felipe Ribeiro.
Apesar disso, a autarquia municipal está buscando novas fontes de recursos financeiros, por meio de convênios com o governo do Estado e governo federal, e até por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Para o gestor, o crescimento populacional de Linhares representa uma oportunidade para o desenvolvimento do serviço.
Fonte: Ales – Por: Marcos Bonn, com edição de Nicolle Expósito