Cidades
Prefeitura de Cariacica abre programação do Outubro Rosa
A Prefeitura de Cariacica abriu, nesta quarta-feira (1º), a programação da Campanha Outubro Rosa no município. São diversas ações voltadas à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Durante todo o mês, atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exposições fotográficas, exibição de documentário, caminhada, dentre outras ações, marcam esse período quando o município veste para reforçar esse alerta. A campanha ganha ainda mais vida com diferentes pontos do município iluminadas com a cor rosa, como os letreiros o nome Cariacica no Trevo de Alto Lage e próximo à Segunda Ponte, bem como o Centro Cultural Frei Ubaldo Favagallo da Civitella Del Tronto, em Campo Grande.
Ações nas Unidades de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove palestras, rodas de conversa, oficinas educativas, consultas, avaliações vacinais e oferta de exames preventivos. Paralelamente, também é realizado o “Outubrinho Rosa”, uma iniciativa especial voltada para meninas de até 15 anos, com atividades educativas, oficinas e orientação sobre hábitos saudáveis. A ação busca incentivar o autocuidado desde cedo, garantindo que a saúde das jovens seja acompanhada de forma preventiva e acolhedora. Vale destacar que, além dessa programação, durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde terão, também, salas de espera educativas, busca ativa de mulheres para rastreamento de câncer de mama e colo do útero, entre outras ações.”Nosso objetivo é que o cuidado com a saúde não se limite ao mês de outubro, mas se torne um hábito contínuo, fortalecendo o bem-estar e a qualidade de vida da população feminina de Cariacica”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Renan Poton.
Exposição Fotográfica e documentário “Você não está só”
A Prefeitura de Cariacica também promove a Exposição Fotográfica “Você não está só”. A mostra, que valoriza e homenageia mulheres que enfrentam a doença, já está disponível, ao longo de todo o mês, na sede da Prefeitura de Cariacica e no Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, a partir desta quarta-feira (1º), das 8 às 18 horas. As fotos também poderão ser conferidas no Shopping Moxuara, a partir de domingo (5), das 10h às 22 horas.

A exposição é uma realização do gabinete do prefeito, em conjunto com as secretarias de Cultura e Turismo (Semcult), da Mulher e Direitos Humanos (Semdh), de Governo (Semgov), de Comunicação (Semcom) e em parceria com o Projeto Vida, que é uma instituição sem fins lucrativos e que desenvolve ações para fortalecer a autoestima de mulheres em tratamento. Entre as atividades, o projeto oferece o “Dia de Diva”, um momento especial em que as participantes recebem maquiagem, ensaio fotográfico e um álbum de fotos, para celebrar sua beleza e coragem.
Nesta quarta-feira (1°), às 19h30, o Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, será palco de uma noite especial com o projeto Curta a Quarta. A edição desta semana será marcada pelo lançamento da campanha do Outubro Rosa no município, com a estreia do documentário “Você não está só”, que conta histórias de mulheres que estão em tratamento ou que já venceram o câncer de mama.
Caminhada
Uma caminhada pelas ruas do município vai evidenciar a campanha Outubro Rosa no dia 12 de outubro. Toda a população é convidada para participar da ação, que visa promover a conscientização e prevenção ao câncer de mama. A saída será às 7 horas da Prefeitura de Cariacica, em Alto Lage, e seguirá até ao Estádio Kleber Andrade, em Rio Branco, unindo a comunidade na luta contra a doença e reforçando a importância dos exames regulares.
Pontos iluminados
Para reforçar todas as ações da Campanha do Outubro Rosa em Cariacica, a Secretaria de Serviços (Semserv) levou para diferentes pontos do município a iluminação com a cor da campanha. Quem passar por Campo Grande, poderá conferir a fachada da Biblioteca Municipal iluminada na cor rosa. Já quem estiver na Avenida Mário Gurgel, poderá avistar os letreiros com o nome do município no Trevo de Alto Lage e próximo à Segunda Ponte também iluminados na cor da campanha. O objetivo é chamar a atenção para a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Fonte: SemCom-PMC Foto: Claudio Postay