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Governo amplia agendamento on-line para Carteira de Identidade na Capital e na Serra

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O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), ampliou o agendamento on-line para solicitação da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade para a Capital Vitória e para o município da Serra. Antes, o agendamento era feito pelos sites das respectivas prefeituras. Agora, será realizado pelo site do Governo, por meio do link https://agendamento.es.gov.br/.

No município da Serra, a inserção do agendamento on-line foi realizada nessa segunda-feira (14), sendo ofertadas 40 vagas para requisição de novo documento, urgência e casos prioritários. No município de Vitória, a inserção foi realizada nesta terça-feira (15), com a oferta de 60 vagas. Esse número de atendimentos diários e limitado tem o objetivo de evitar aglomerações de cidadãos e servidores nos Postos de Identificação.

O atendimento nos Postos de Identificação da Polícia Civil é feito de segunda a sexta-feira, em dias úteis. Nos Postos de Vitória e da Serra, o horário de atendimento é das 12h às 18h. No caso dos agendamentos eletrônicos, a tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo, terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após 15 dias.

Em caso de solicitações de Carteira de Identidade em regime de urgência, o cidadão deve se dirigir pessoalmente ao Posto de Identificação do seu município, com todos os documentos, inclusive que comprovem a urgência na emissão da Carteira de Identidade, para dar entrada na solicitação. Esses casos não são atendidos por agendamento, mas por ordem de chegada.

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Como solicitar RG?

Cidadãos que precisam de uma identidade podem fazer a solicitação nos Postos de Identificação espalhados pelo Estado. Nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari, na Grande Vitória, e, em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, no interior do Estado, podem ser realizados pelo site do Governo do Estado, por meio do link https://agendamento.es.gov.br/.

A primeira via da Carteira de Identidade é emitida gratuitamente. A segunda via tem custo de R$ 61,98. Informações sobre documentos necessários podem ser verificadas no link https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg

Observações Importantes: 

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Para alteração do nome em 2ª via de RG, em virtude de um contrato de união estável, será indispensável a apresentação da certidão de nascimento, com averbação do Cartório de Registro Civil na qual conste informação sobre a união estável, bem como sobre a alteração do nome.

No caso das Carteiras de Identidade emitidas em outro Estado não é fornecida a 2ª via. Nesse caso, o cidadão poderá requerer a 1ª via no Espírito Santo, que será gratuita e terá um novo número.

Não há idade mínima para tirar Carteira de Identidade. Por questões práticas e pela dificuldade na coleta das impressões digitais, recomenda-se que seja a partir dos 5 anos.

Serviço: 

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Para mais informações sobre a emissão de carteiras de identidade ou agendamento on-line, a população pode entrar em contato por telefone ou por meio dos links:

Carteiras de identidade – (27) 3382-5024.

Site da PCES –   https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg

Agendamento on-line –  https://agendamento.es.gov.br/ 

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Postos de Identificação da Polícia Civil – https://pc.es.gov.br/postos-de-identificacao-civil

Texto: Olga Samara

 

 

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