Destaque
Tecnologia: Serra implanta moderno Sistema de Fiscalização de Trânsito
A Serra vai começar a operar um moderno sistema de fiscalização de trânsito, nos próximos dias. É o veículo Guardião, que vai percorrer as ruas do município para fiscalizar, de forma mais ágil, questões relacionado ao estacionamento rotativo e outras irregularidades, como restrição por furto ou roubo.
O automóvel é equipado com câmeras de vídeo interligadas aos sistemas do estacionamento rotativo e ao Olho Vivo. O carro, que terá um agente de trânsito a bordo, vai identificar, por meio das placas, se o veículo está com ticket do rotativo ativo, irregular ou inexistente, se tem alguma irregularidade,como restrição por roubo, por exemplo.
Caso seja constatada alguma anormalidade, o agente de trânsito poderá lavrar auto de infração ou até mesmo acionar a Polícia Militar. O Guardião estará nas ruas da região de Laranjeiras, a princípio.
Modernidade
O veículo utiliza a tecnologia OCR, que tem um leitor automático de placas veiculares apto a confrontar eletronicamente as informações constantes na placa, com a base de dados instalada no sistema. A inovação já é utilizada em grande centros urbanos, como São Paulo.
O secretário de Obras e Mobildiade Urbana da Serra, Halpher Luiggi, comenta a novidade: “O Guardião, além de monitorar a ocupação das vagas, poderá ser usado para melhorar a eficiência da fiscalização, identificando, de forma automática, os veículos estacionados sem o ticket do estacionamento ou com o ticket vencido permitindo, ao agente de trânsito, a lavratura de auto de infração, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro”, afirma Halpher.
Videomonitoramento
O Guardião estará integrado à central de videomonitoramento do Olho Vivo, que faz a emissão de alerta, reconhecimento facial e identificação de veículos com 95% de precisão. O intuito do equipamento, além de prevenir furtos, roubos, e outros tipos de crime, é otimizar a operação e coleta de dados e criar uma rede de segurança integrada às instituições como as polícias Militar, Civil e Federal.
Fonte: Secom PMS – Por: Djeisan Maria – Foto: Divulgação Seob/PMS