Educação

Cariacica inicia ano letivo no dia 9 de fevereiro com mistérios, descobertas e novos caminhos para aprender

Publicado

no

As aulas na rede municipal de Cariacica começam no dia 9 de fevereiro e marcam o início de um novo ciclo de descobertas para mais de 55 mil estudantes. Com o tema “Desvendando o Amanhã”, a volta às aulas convida alunos, professores e famílias a explorarem novos conhecimentos, enfrentarem desafios e iniciarem o ano letivo com determinação, curiosidade e muita energia.

Esse novo momento é resultado de uma ampla reorganização da rede municipal de ensino, que poderá atender até cerca de 65 mil estudantes a partir deste ano. A iniciativa ampliou em mais de 10,9 mil vagas o número atual de matrículas e contemplou a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do fortalecimento do ensino em tempo integral.

Atualmente, a rede municipal conta com 128 escolas, responsáveis pelo atendimento de mais de 55 mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA.

Como parte desse processo de expansão, em 2026 duas novas unidades escolares vão reforçar a rede municipal: o CMEI Ester Nepomuceno Rodrigues no bairro Prolar e a EMEF Nilton Gomes, no bairro Cruzeiro do Sul. Juntas, as escolas vão ofertar mais de 850 vagas, contando com infraestrutura moderna, acessível e planejada para favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes.

Anúncio

A ampliação da rede também visa o fortalecimento da Educação Infantil. Dois novos CMEIs estão em processo de licitação, nos bairros Vila Prudêncio e Maracanã, enquanto outras três unidades, Ilva Sebastiana, Jardim Botânico e Morada de Santa Fé, estão em fase final de preparação técnica. Além disso, oito novas unidades serão construídas por meio de convênio com o FUNPAES, com investimento superior a R$ 40 milhões.

Paralelamente aos investimentos em infraestrutura, a Prefeitura também garante melhores condições de aprendizagem para os estudantes. Todos os alunos matriculados na rede municipal receberão kits de material escolar, contendo cadernos, lápis, réguas, canetas, lápis de cor, massinha, cola e outros itens, conforme o segmento educacional. Também serão distribuídas cerca de 300 mil peças de uniformes, incluindo camisas, bermudas, tênis e meias.

Outro avanço significativo está na valorização dos profissionais da educação, peça fundamental para a qualidade do ensino. A rede municipal passa a contar com 671 novos professores e pedagogos, que tomaram posse em janeiro após aprovação em concurso público. Esta é a maior posse de profissionais da educação dos últimos 10 anos na rede municipal de ensino.

“Estamos preparando Cariacica para o futuro, investindo em estrutura, profissionais e oportunidades. Quando falamos em ‘Desvendando o Amanhã’, falamos em garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso a uma educação pública forte, acolhedora e capaz de transformar realidades”, destacou o prefeito Euclério Sampaio.

Além do reforço no corpo docente, a rede municipal também recebeu mais 100 assistentes educacionais, que passam a atuar na Educação Especial a partir de fevereiro. Esses profissionais atenderão toda a rede de ensino, fortalecendo as ações de inclusão e ampliando o apoio aos estudantes que necessitam de acompanhamento no dia a dia escolar.

Anúncio

“Esses profissionais são fundamentais para uma educação mais humanizada e inclusiva. Eles acompanham os estudantes dentro e fora da sala de aula, auxiliam nas atividades pedagógicas e nos cuidados diários, garantindo mais autonomia, segurança e aprendizado”, afirmou a secretária municipal de Educação, Luzian Belisario.

Fonte: SemCom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Arte Semcom

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Sair da versão mobile