Educação
Parceria entre Serra e universidade chinesa avança com visita de pró-reitor
A Serra deu mais um passo para firmar uma parceria com uma universidade chinesa referência em tecnologia, gestão e sustentabilidade. Na manhã desta segunda (6), o município recebeu o pró-reitor da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Tsinghua, na China, professor Ping He. Ele apresentou o trabalho desenvolvido na instituição e como essas iniciativas podem ajudar a Serra em uma futura colaboração.
O evento, realizado no auditório do Senac, em Portal de Jacaraípe, reuniu autoridades, servidores, representantes do empresariado e da comunidade acadêmica. A palestra foi organizada pelo Polo InovaSerra, por meio da Prefeitura da Serra, em parceria com o Ifes e a Associação de Empresários da Serra (Ases).
A universidade chinesa, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, e o município também assinaram um memorando de entendimento para uma parceria futura que deve promover intercâmbio acadêmico, de tecnologia e de inovação em áreas como energia limpa, sustentabilidade, gestão, inteligência artificial, entre outras.
Representando o executivo municipal, a vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, destacou a importância da Serra para a economia do Estado e a posição da cidade no cenário de negócios cada vez mais globais.
“Nossa Serra é mais do que potência, é uma força motriz do Espírito Santo. Hoje somos a maior cidade do Estado, fazemos negócios com o mundo inteiro e geramos empregos direta e indiretamente. Ficamos muito felizes com a vinda do professor Ping He e com a escolha do nosso município. Esperamos que seja o início de uma caminhada de parceria e bons negócios que foquem no ser humano. Porque é para as pessoas que nosso trabalho faz sentido”, destacou.

Primeiro passo
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, destacou que o encontro é um primeiro passo de uma conexão muito importante não só para a cidade da Serra, mas também para as empresas e para o Espírito Santo como um todo. Ele destacou que a Universidade de Tsinghua é uma das maiores universidades da China focada no desenvolvimento de negócios.
“Assinamos um protocolo de intenções para formalizar a parceria entre a cidade da Serra e a Universidade de Tsinghua, por meio da Prefeitura, da Associação dos Empresários da Serra (Ases) e também do Ifes. A importância disso para a cidade é estabelecer novas oportunidades de negócios, desenvolvimento de novas tecnologias, trazer parcerias de projetos de pesquisa, levar estudantes do município da Serra para a China, trazer pesquisadores chineses para a nossa cidade. Enfim, é um grande processo de intercâmbio que a gente está estabelecendo com a ideia de fomentar novos negócios e o desenvolvimento de talentos aqui na cidade”, explicou.
Durante sua apresentação, o pró-reitor Ping He apresentou detalhes sobre a Universidade de Tsinghua e sua plataforma de desenvolvimento que permite parceria com municípios, outras universidades e empresas de ponta de todo o mundo. Além disso, trabalha com a incubação de startups e a resolução de problemas propostos por parceiros como empresas e cidades.
“Nossa parceria pode começar pelo intercâmbio acadêmico entre professores e estudantes. Pessoas de Tsinghua vindo para a Serra e os daqui indo para lá. Depois, trabalharíamos com pesquisas e isso poderia ser muito benéfico, já que alguns dos desafios sociais que existem aqui, nós já enfrentamos na China e essa parceria poderia trazer soluções para eles. Podemos também organizar delegações com empresários para essa troca de experiências Brasil e China. Espero que essa nossa visita seja o início de uma colaboração entre Tsinghua e Serra e de uma cooperação entre os dois países”, finalizou Ping He.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Amanda Drumond