Geral
Projeto da orla da Enseada é entregue à Prefeitura de Vitória
A orla da Enseada do Suá está prestes a ganhar um novo capítulo em sua história. O projeto de revitalização do Morro do Bode, idealizado pela Associação de Moradores e Amigos da Reserva Vitória (AMARV), foi oficialmente entregue à Prefeitura Municipal de Vitória. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (19), no Estacionamento Parque, atrás do Shopping Vitória, e reuniu autoridades municipais, representantes da AMARV e profissionais envolvidos no planejamento urbanístico.
[crédito: Arthur Louzada]
Durante o evento, foram apresentados os detalhes da proposta, que promete transformar a região em uma área vibrante, acessível e convidativa para a cidade de Vitória.
“Apresentamos para a Prefeitura um projeto completo, com todas as condições técnicas, que representa um avanço importante para a revitalização do Morro do Bode e integração com a orla da Enseada do Suá. São espaços democráticos, livres, que podem ser visitados e usufruídos pelos capixabas e visitantes de outros Estados. Nosso objetivo é oferecer à população um ambiente que estimule o convívio e valorize ainda mais a cidade de Vitória”, destaca Americo Buaiz Filho, diretor-presidente da AMARV.
Com a entrega do projeto, a expectativa é que a Prefeitura avalie as próximas etapas para viabilizar sua execução. “Iniciamos esse desafio em 2021, em parceria com a iniciativa privada, reconstruindo a Curva da Jurema e inaugurando o Parque Cultural Reserva Vitória, deixando um legado para a cidade. Agora, vamos integrar o Morro do Bode, potencializando a região para um crescimento contínuo e gerando oportunidades para todos. Estamos partindo de um local naturalmente belo, que será valorizado com arquitetura e mobiliário urbano à altura de seu potencial”, afirma Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.
Com a assinatura do Escritório Burle Marx e da Nós Arquitetura, o projeto contempla um ambiente mais verde, com áreas para prática esportiva, mirantes, ciclovia e espaços seguros para convivência e lazer. Além de valorizar a experiência da população com uma das vistas mais privilegiadas da Baía de Vitória, o plano também pretende melhorar a mobilidade urbana da região. A proposta inclui a conexão entre a malha urbana e o calçadão da orla, facilitando o acesso às áreas de lazer no Morro do Bode e promovendo uma maior integração entre os espaços públicos.
O plano de revitalização promete transformar a região numa área vibrante e convidativa para a cidade de Vitória, trazendo uma nova identidade à região com muito verde, área para a prática de esportes, mirantes, ciclovia e espaços seguros para convivência e lazer.
Conheça os principais conceitos e características do projeto
Valorização da experiência local:
O projeto visa proporcionar uma experiência única para os moradores e visitantes, conectando-os à paisagem local. A vista privilegiada da Baía de Vitória será um dos destaques.
Integração com a natureza:
As áreas de circulação, lazer e contemplação serão integradas à natureza circundante, incluindo o mar, o Parque Reserva Vitória, a Terceira Ponte, o Convento da Penha.
Ativação de espaços subutilizados:
O projeto incorpora novos equipamentos urbanos, como áreas para patinação, skate, mirantes e espaços de estar. Essas áreas darão novos usos a espaços atualmente pouco aproveitados e inseguros.
Identidade única de traçado:
A revitalização deste trecho da orla seguirá uma identidade de traçado específica para essa área, criando uma atmosfera única e coesa.
Melhoria na mobilidade:
A conexão entre a malha urbana, o calçadão da orla e as áreas de lazer no Morro do Bode será aprimorada, facilitando a mobilidade dos pedestres.
O projeto de revitalização do local também vai trazer novos equipamentos para facilitar o lazer e a práticas de esporte. Veja o que está previsto:
Áreas de Lazer:
- Ciclovia nivelada com o calçadão da orla, proporcionando um espaço seguro para ciclistas. Paraciclos ao longo do percurso.
- Calçadão revestido com granito antiderrapante em duas cores, seguindo a tipologia já adotada na região.
- Área para prática de skate, patins e patinetes, com piso granilite e suave ondulação no piso tipo mini-bowl e corrimão.
- Playground com piso emborrachado e brinquedos para escalada.
- Espaço pet protegido com gradil.
Áreas de Contemplação:
- Decks de madeira com bancos junto ao mar.
- Mirantes em diferentes alturas para apreciar a paisagem.
- Recantos com bancos ao longo do calçadão.
Área Multiuso: Praça mirante para eventos, exposições e food trucks.
Áreas de Apoio: Guarita de segurança, banheiros públicos e bebedouros.
Vegetação: Preservação das espécies existentes e inclusão de plantas nativas para atrair avifauna local.
Para mais informações à imprensa: L4 Comunicação – Luciane Ventura