Política

Senador capixaba mantém apoio à CPI do INSS: “Consciência tranquila”

Publicado

no

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), aliado do presidente Lula, afirmou que não pretende retirar sua assinatura do pedido para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. Ele foi o primeiro petista a apoiar oficialmente a comissão.

“Eu tenho a minha consciência muito tranquila, a plena convicção do que eu fiz, e não cogito a hipótese de retirar a assinatura”, disse o parlamentar ao Uol.

O governo Lula articula nos bastidores para adiar a instalação da CPI. A criação da comissão depende da leitura do pedido em sessão conjunta do Congresso, que ainda não foi marcada. 

Nos bastidores, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) chegou a ser cotada para a relatoria, mas enfrenta resistência do governo e de aliados, que avaliam ser necessário indicar um nome mais alinhado ao Planalto. Como mostramos, o nome de Contarato também é cogitado.

Oposição protocola pedido da CPI

Em 30 de abril, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou o requerimento de criação da CPI para investigar fraudes no INSS.

Anúncio

O pedido tem o apoio das bancadas do PL, oposição e minoria na Câmara e foi apresentado com a assinatura de 185 deputados federais. Para que um requerimento de criação de CPI seja protocolado, precisa de pelo menos 171 assinaturas.

Cabe agora ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir se a comissão, chamada também de “CPI do Roubo dos Aposentados” e “CPI da Fraude no INSS”, será criada ou não. 

Na última segunda-feira, Motta voltou a afirmar que não pode instalar a comissão.

“Eu não tenho como instalar a CPI porque existem outras 12 CPIs na frente e, na Câmara dos Deputados, que eu presido, nós só podemos ter cinco comissões funcionando concomitantemente”, disse.

Em meio ao impasse na Câmara, a oposição começou a investir em uma CPMI do INSS, que envolveria parlamentares das duas casas do Congresso.

Anúncio

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Sair da versão mobile