Política
Vidigal fora da campanha do Weverson Meireles?!
Candidato da coligação “Muda Serra” tenta tirar Sérgio Vidigal da campanha eleitoral.
Uma campanha no tapetão?! É assim que a oposição está tentando ganhar a eleição na Serra?! Vendo o crescimento constante do candidato Weverson Meireles (PDT), apoiado pelo prefeito Sérgio Vidigal(PDT), os adversários estão buscando medidas para tentar afastar Vidigal da campanha de Weverson. Seria uma clara tentativa de ganhar no tapetão? Estariam eles percebendo que a eleição está virando a favor de Weverson?
A questão veio a tona após a Justiça Eleitoral determinar que a coligação “Amor pela Serra”, da qual faz parte o candidato do atual prefeito do município, Sérgio Vidigal (PDT), suspenda, de forma imediata, a circulação e a colocação de materiais irregulares (santinhos e windbanners) espalhados pela cidade e que contêm a imagem exclusiva do atual chefe do Executivo.
A representação foi feita pela coligação “Muda Serra“. Na decisão, o juiz Gustavo Grillo Ferreira determina o recolhimento e o descarte de todo o material já distribuído e já colocado nas ruas, sob pena de multa de R$ 200.000,00 por dia.
Mas afinal, em que democracia do mundo se proíbe um líder político de apoiar publicamente seu sucessor? Boulos e Dilma tiraram Lula da campanha? Bolsonaro foi tirado da campanha de seus aliados por todo o Brasil? Em Vitória, candidatos estão fazendo campanha com apoio explícito de figuras políticas nacionais, sem qualquer problema. Então, por que tentam impedir Vidigal de mostrar seu apoio a Weverson?
Em contato com a assessoria do candidato Weverson Meireles, recebemos a seguinte nota:
“A defesa do candidato Weverson Meireles (PDT), apoiado pelo prefeito Sérgio Vidigal, já recorreu e contesta a decisão, que é uma tentativa de censurar a campanha. A chapa adversária se incomoda com o fato de Weverson ter o apoio de um prefeito e de uma gestão que são aprovados pela população do município. Querer que um candidato esconda seu apoio é o mesmo que colocar uma mordaça na campanha. Não vamos aceitar. Respeitamos e acreditamos na Justiça, mas a própria decisão diz que se trata de uma ‘análise superficial’. Portanto, acreditamos que essa decisão superficial será modificada, a liberdade de campanha restabelecida e que cada candidato poderá mostrar sem amarras suas verdades e seus apoios, porque é assim que funciona uma democracia. Weverson é e continuará sendo o candidato de Vidigal.”
A defesa de Weverson está confiante de que essa medida será revista, pois a própria decisão judicial admite que se trata de uma “análise superficial“.
Representação: 0600088-56.2024.6.08.0053 (Propaganda Eleitoral Induzindo Erro sobre Identidade do Candidato):
Partes: Coligação “Muda Serra” (Representante) versus Weverson Meireles e Sérgio Vidigal (Representados).
Assunto: A coligação “Muda Serra” acusou os representados de induzirem os eleitores ao erro ao utilizar elementos de marketing que faziam parecer que o atual prefeito, Sérgio Vidigal, era o candidato à reeleição, ao invés de Weverson Meireles.
Decisão: A ação alega que as publicações criavam uma confusão no eleitorado ao desinformar sobre a verdadeira identidade do candidato, violando as regras de transparência na propaganda eleitoral.