Saúde
Muribeca é atendido no UPA da Serra; afinal, a saúde da cidade funciona ou não?!
Na última sexta-feira (31), o deputado Pablo Muribeca(Republicanos) recorreu ao serviço público de saúde do UPA de Serra Sede, unidade que por diversas vezes foi criticada por ele em algumas de suas visitas ou fiscalização, como era dito. Com sintomas de dores de cabeça, o parlamentar foi liberado, aproximadamente, uma hora após ter dado entrada, segundo informações da Secretaria de Saúde do Município.
Em rede social, disse:
“Pessoal, passei por um susto com minha saúde e precisei de atendimento na UPA de Serra Sede. À todos que me deram suporte, minha gratidão. Agradeço do fundo do coração pelas orações e apoio. Estou em repouso por orientação médica, mas logo estarei de volta, se Deus quiser!”
A celeridade e valência recebidos no atendimento levantam a inúmeros questionamentos sobre as críticas feitas pelo próprio deputado, principalmente, se comparadas com a informação da prefeitura que, recentemente, celebrou investimentos superiores à casa de R$ 1 000 000 000 (Um Bilhão de Reais) na saúde, quando dava entender que nada funcionava bem no sistema de saúde serrano, que pode cometer falhas, afinal, funcionários são seres humanos, que estão sujeitos a erros, mas que não pode se negar os investimentos que estão sendo realizados pela gestão pública.
Estratégia de Marketing x Projeto político
Apontar erros numa gestão pública é a prática mais usada por adversários políticos. Erros existem? Sim. Mas na mesma medida que se mostra as possíveis falhas não se mostra os avanços e acertos e, é aí que se vê o quão tendencioso pode ser a abordagem de um “fiscal” sobre a engrenagem pública. A narrativa se fortalece quando existe por detrás de uma persona um ser midiático assessorado por uma equipe que manuseia as edições/postagens para as redes sociais, que virou um expositor de conteúdos visando atingir a massa (população), mas afinal, até aonde uma abordagem/fiscalização é apresentado com lisura e veracidade aos internautas?!
Sistema Único de Saúde
A saúde pública no Brasil é um tema complexo e multifacetado, caracterizado por desafios e progressos significativos ao longo das últimas décadas.
O país possui um sistema de saúde público universal conhecido como SUS (Sistema Único de Saúde), que foi criado pela Constituição Federal de 1988. Este sistema visa garantir o acesso integral, universal e gratuito aos serviços de saúde para toda a população.
Embora o Brasil tenha um sistema de saúde público robusto em termos de concepção e objetivos, a efetividade do SUS é limitada por desafios financeiros, logísticos e administrativos. A continuidade e a ampliação dos investimentos, além das reformas na gestão e na infraestrutura, são essenciais para melhorar a qualidade e a equidade dos serviços de saúde oferecidos à população e, sobre este assunto ( com base nos números), a Serra tem mostrado eficiência, se comparada a inúmeras cidades do território nacional que tem deixado a desejar, que inclusive, atendendo a população vizinha, Vitória.
E fica a pergunta: a saúde da Serra funciona ou não?!