Saúde

Segurar espirro pode causar hemorragia nos olhos, surdez e, até mesmo, um AVC

Publicado

no

Para não chamar atenção, muita gente já tentou segurar um espirro. Mas, essa prática tão comum é considerada arriscada por especialistas, já que pode trazer sérias consequências para a saúde do corpo. Embora pareça exagero, prender, ou como alguns chamam, engolir um espirro, tem um potencial de causar problemas graves, como hemorragias oculares e até, em casos raros, um acidente vascular cerebral (AVC).

O médico otorrinolaringologista Ivan Ribeiro detalhou as possíveis consequências.  “Segurar espirros pode causar lesões nos vasos sanguíneos, principalmente nos olhos, nariz e ouvidos, devido ao aumento abrupto da pressão interna”, explica o especialista do corpo clínico do Inooa. “Essa pressão aumentada pode levar a hemorragia ocular, sangramento nasal e, em casos extremos, romper o tímpano, levando a perda auditiva”, detalha. 

Espirros são rápidos e necessários

De acordo com pesquisas, a força de um espirro é impressionante e ele pode alcançar velocidades de até 160 km/h. Esse reflexo automático é um mecanismo de defesa natural do organismo, responsável por expulsar partículas irritantes e manter o aparelho respiratório limpo. 

No entanto, ao tentar segurar esse jato de ar potente, a pressão que deveria ser liberada pelo nariz e pela boca se volta contra o próprio corpo. Dependendo da intensidade e da condição física da pessoa, os efeitos podem variar de dores e desconfortos até riscos mais sérios.

Anúncio

“Em raríssimos casos e, naqueles pacientes com aneurisma ou outras má formações vasculares, é possível que segurar espirro possa aumentar o risco de um AVC ( acidente vascular cerebral), devido ao aumento abrupto da pressão interna do corpo ”, alerta o médico.

Existe jeito certo de espirrar?

Para espirrar corretamente e com segurança, existem sim algumas dicas a seguir. A primeira delas é: o ideal é nunca prender o fluxo de ar. O recomendado pelos médicos é manter a boca levemente aberta para dissipar a pressão. Desde a pandemia, também se reforçou a importância de cobrir a boca e o nariz com o braço dobrado, evitando espalhar vírus pelo ambiente.

Espirrar é uma reação natural do corpo para expulsar irritantes das vias aéreas como fumaça, pólen, poeira e outras partículas estranhas, ajudando a manter a saúde respiratória”, reforça Dr. Ivan.

*Contribuiu: CORREIO

Anúncio

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Sair da versão mobile