Segurança
Heroísmo de bombeiros é reconhecido pela Ales
O Parlamento estadual interrompeu sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (23) para homenagear sete bombeiros militares da 2ª Companhia Independente de Aracruz por salvarem a vida de uma criança de dois anos de idade levada pelos pais até eles engasgada e inconsciente.
Em reconhecimento ao empenho dos bombeiros militares na prestação de socorro que salvou a vida da criança, a Ales, por iniciativa do deputado Capitão Assumção (PL), conferiu a Medalha Alferes Tiradentes aos integrantes da equipe de plantão.
Yasmin foi atendida pela equipe composta pelos homenageados, sendo socorrida na madrugada do dia 12 de abril, por volta de 1h30, primeiramente por um sargento, sendo que o militar começou as manobras de desengasgo, ao mesmo tempo em que acionou outros colegas para ajudar no socorro.
Fotos da sessão
Na mobilização a equipe de bombeiros pegou Yasmin e a levou para a ambulância. Com auxílio de um aspirador e uma sonda conseguiram retirar a secreção das vias aéreas da criança.
Após esses procedimentos a menina foi colocada no oxigênio e transportada para uma unidade hospitalar. No trajeto Yasmim foi se recuperando e chorou logo ao chegar ao hospital, demonstrando o restabelecimento da capacidade respiratória. A menina já se encontra em casa após receber alta.
Medalha
Instituída pela Resolução 2.543/2008, a honraria é destinada a policiais e bombeiros militares que prestam valiosos serviços à sociedade capixaba.
Foram homenageados os bombeiros da 2ª Companhia Independente de Aracruz: comandante Leonardo Furieri Matos; 2º sargento Vania Mara da Costa Cavachini; 3º sargento Rodolfo Bernardino Rodrigues; 3º sargento Alberto Guedes Pimentel Júnior; e os cabos Igor Herdy Carvalho (cabo), Tiago Esteves dos Santos e Rafael Silva Vaz.
Orgulho
O comandante Leonardo Furieri Matos falou em nome dos homenageados e agradeceu ao Legislativo estadual pelo reconhecimento à importância das atividades desempenhadas pelos colegas de farda.
Ele destacou que salvar a vida de Yasmim deixou todos emocionados e que os trabalhos de socorro aos capixabas acontecem todos os dias, além das atuações durante tragédias.
O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), frisou que os familiares dos militares envolvidos na operação de socorro à menina podem carregar no peito o orgulho do valioso trabalho que a instituição Corpo de Bombeiros presta a todos os espírito-santenses.
Também foi homenageado com a Medalha Alferes Tiradentes o 3º sargento da PMES Felipe Fernando Oscar Couto, por relevantes serviços prestados como integrante da corporação.
Fonte: Ales – Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito