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Saiba como era Tenochtitlán, a “Veneza do Novo Mundo”

Redação Informe ES

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Tenochtitlán é a base da Cidade do México (México), cujas edificações não lembram em nada o que foi a capital do império asteca, que deixou o conquistador espanhol Hernán Cortés estupefato há pouco mais 500 anos.

A cidade tinha vários lagos e canais e cativou Cortés, especialmente pelo aspecto de “cidade dos palácios”, segundo o doutor em História da América e especialista nas relações entre Espanha e América no século XVI, Esteban Mira Caballos, à BBC. Tanto que ela recebeu o apelido de “Veneza do Novo Mundo“.

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Retrato de Cortés do século XVIII baseado naquele enviado pelo conquistador a Paolo Giovio, que serviu de modelo para muitas de suas representações desde o século XVI (Imagem: Domínio Público)

Essas descrições, inclusive, vieram do próprio Cortés após seu encontro com Montezuma II, líder dos astecas, em 8 de novembro de 1519. A data é histórica por marcar a conquista do território atual do México.

Com admiração, ele descreveu suas ruas que, segundo suas palavras, eram metade de terra e metade de água, de forma que a população devia transportar-se em canoas. Ele também falou das pontes que atravessavam essas vias, que eram tão largas e sólidas que permitiam a passagem de dez cavalos juntos de uma vez.

Esteban Mira Caballos, doutor em História da América, à BBC

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Ainda segundo o historiador, “o conquistador ficou tão impressionado com Tenochtitlán e a confederação mexica [astecas] que, em sua Segunda Carta Narrativa, chegou a sugerir ao imperador Carlos V que se proclamasse imperador daquelas terras, o que, segundo ele, não seria menos digno que a Coroa Imperial da Alemanha”.

A seguir, saiba mais sobre Tenochtitlán, essa cativante cidade.

O que se sabe sobre Tenochtitlán?

“Conhecemos a área urbana de México-Tenochtitlán graças aos estudos e representações cartográficas que vêm sendo feitos desde a época do vice-reino”, explica o historiador mexicano Andrés Lira González.

  • Entre outros, González cita a descrição e o mapa de antigos bairros da época desenhados pelo sacerdote e cartógrafo mexicano Antonio Alzate em 1789;
  • Ele também cita relatos de testemunhos, mapas da cidade dos séculos XVI e XVII, bem como importantes estudos elaborados pelos arqueólogos Eduardo Matos Moctezuma e Leonardo López Luján;
  • Já Caballos pontua que existem mapas “muito próximos à realidade”, sendo um deles o conhecido mapa de Nuremberg (Alemanha), editado na própria cidade alemã em 1524, retratando Tenochtitlán.
Pintura de vista panorâmica de Tenochtitlán e do vale do México, sobre a lagoa de Texcoco (Imagem: Gary Todd from Xinzheng, China, CC0, via Wikimedia Commons)

Temos, também, fontes arqueológicas que estão resgatando e analisando muitos dos lugares descritos por esses cronistas, trazendo à luz complexos arqueológicos, como o impressionante Templo Maior, a construção do jogo de bola e o tzompantli – o altar dos crânios.

Esteban Mira Caballos, doutor em História da América, à BBC

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Mas não temos apenas os relatos de Cortés e do conquistador Bernal Díaz. Códices indígenas também conseguem idealizar como eles eram. “Nas obras de Bernal Díaz del Castillo, o leitor encontrará a impressão causada aos conquistadores pelo panorama contemplado ao aproximar-se do Vale do México”, detalha González.

Ele diz ainda que Cortés, “convencido da grandeza do México, esforçou-se para estabelecer ali a capital dos domínios já conquistados e que conquistaria no futuro, apesar dos inconvenientes do solo pantanoso”.

É bom lembrar que Tenochtitlán e Tlatelolco foram construídas sobre ilhotas e se ampliaram, ganhando espaço sobre a lagoa e os pântanos que ocupavam o ‘Vale do México’ (na verdade, uma bacia hidrográfica cercada por montanhas no lado sul, que impediam a saída da água).

Andrés Lira González, historiador mexicano, em entrevista à BBC

Contudo, Caballos ressalta que “é difícil imaginar como realmente devia ser Tenochtitlán quando os espanhóis chegaram”, contudo, temos algumas valiosas informações e dados.

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“Mapa de Nuremberg”, elaborado na Alemanha, em 1524, é o mapa mais antigo existente de Tenochtitlán (Imagem: Domínio público)

“Veneza do Novo Mundo”

Caballos continua: “Era uma cidade lacustre, a ‘Veneza americana’ [do Novo Mundo], localizada no meio de um lago, isolada, cujo acesso se resumia a três calçadas e que precisava ser abastecida do lado externo.”

“Ela estava localizada em meio a mais de 2 mil km² de lagos onde havia muitos peixes, enquanto nas terras ao seu redor era praticada uma agricultura muito produtiva que permitia altos índices de população na região”, explica Caballos.

[O escritor e colonizador espanhol] Fernández de Oviedo a descreveu como uma cidade de palácios, construída no meio do lago Texcoco, com casas principais, porque todos os vassalos de Montezuma costumavam ter residência na capital, onde viviam uma parte do ano. Era metrópole refinada, com banheiros públicos e mais de 30 palácios que abrigavam finas cerâmicas e elegantes artigos de tecido.

Esteban Mira Caballos, doutor em História da América, à BBC

Caballos explica que o palácio de Montezuma, incluindo os jardins, tinha 2,5 ha, sendo maior que várias fortalezas espanholas. “Os próprios mexicas sentiam orgulho de sua capital e das grandes realizações alcançadas, principalmente nas décadas imediatamente anteriores à chegada dos espanhóis”, complementa o historiador.

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O exemplo mais claro do alto grau de desenvolvimento da sua engenharia é, sem dúvida, o aqueduto de Chapultepec, que abastecia a cidade. Ele trazia o precioso líquido de uma ponta do lago Texcoco e tinha duas canalizações complexas, uma que ficava sempre ativa enquanto a outra era limpa. Tudo isso demonstra os grandes conhecimentos de engenharia hidráulica que essa civilização alcançou.

Esteban Mira Caballos, doutor em História da América, à BBC

Contudo, Cortés cortou o aqueduto antes de seu último ataque à cidade, realizado em 1521, “o que causou extremo sofrimento para a população sitiada, que foi privada de água doce em poucas semanas”, explica Caballos.

Ou seja, Tenochtitlán era impressionante, “mas, também, extremamente vulnerável, pois dependia a todo momento de recursos hídricos e de alimentos provenientes do exterior”, reflete Caballos.

Caballos destaca ainda que isso significa que os astecas “aproveitaram os recursos para orientar e expandir seu espaço no meio lacustre deixado por outros povos que se assentaram anteriormente na região, desenvolvendo técnicas inovadoras e eficazes para edificar a cidade”.

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O ‘pragmatismo’, digamos, dos mexicas, revela conhecimentos astronômicos, religiosos e artísticos palpáveis dos povos da Mesoamérica. Destaca-se ‘engenharia’ original para dominar o espaço em volta do lago e, devido à sua situação e sua cultura guerreira e comercial, o desenvolvimento de atividade expansiva, da qual Hernán Cortés foi testemunha e usufrutuário hábil.

Esteban Mira Caballos, doutor em História da América, à BBC

Templo Maior, no centro histórico da atual Cidade do México (Imagem: javarman/Shutterstock)

Quantidade de moradores de Tenochtitlán

Não é fácil precisar quantas pessoas moravam em Tenochtitlán, como explica González. “Os cálculos de população realizados com testemunhas e métodos muito diferentes, desde os primeiros anos até os mais recentes, são desconcertantes.”

Para ele, o número “mais correto” é o mencionado pelo José Luis de Rojas, da Universidade Complutense de Madri (Espanha), no livro “México-Tenochtitlán, economia e sociedade no século XV” (em tradução livre).

Nele, o escritor indica ser mais provável que a cidade asteca tivesse um máximo de 200 mil habitantes. “Isso significa que era uma das cidades mais povoadas do planeta, bem maior que Roma, Paris ou Sevilha e pouco menor que Pequim, Constantinopla ou Bagdá”, destaca González.

O pesquisador também ressalta que uma população desse tamanho precisava de pelo menos quatro mil carregadores por dia, “o que ocasionava tráfego constante de pessoas e vastíssimo mercado”.

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Claro que, com a imprecisão acerca da quantidade de habitantes de Tenochtitlán e a falta de mais dados sobre a cidade imponente, vários mitos foram alimentados sobre sua construção.

O principal e mais importante é o mito da ‘peregrinação’, ordenada e orientada pelo deus Huitzilopochtli, para levar o seu povo para o lugar onde sua cidade deveria ser fundada e ampliada.

Andrés Lira González, historiador mexicano, em entrevista à BBC

Então, os mexicas chegaram ao vale do México, local onde encontraram um nopal (espécie de cacto) no qual uma águia estava devorando pássaros, enquanto seguiam o que seu deus os havia orientado.

Lá, teriam encontrado um baú, com dois pedaços de madeira e algumas pedras preciosas e, por sorteio, só mantiveram ali os donos dos pedaços de madeira, usados para criar fogo e trabalhos, enquanto os detentores das pedras preciosas optaram por estabelecerem-se onde seria Tlatelolco. Contudo, o mito não combina com fatos, como explica González.

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Ele diz que, ao contrário do mito da peregrinação, “hoje, sabemos que sua fundação no meio do lago Texcoco, rodeado de pântanos e juncos, não foi exatamente voluntária, mas, sim, forçada, porque, por serem população emigrante, os mexicas haviam sido expulsos de quase todos os lugares. Foi nessa região aparentemente inóspita que foi permitido seu estabelecimento”.

“Os cronistas espanhóis têm o costume de comparar o que veem com o que já conhecem. Portanto, as alusões a cidades europeias costumam ser fruto da sua imaginação”, pontua Caballos.

Segundo o historiador, é por isso que cidades mexicanas, como Tenochtitlán e Cholula, ou peruanas, como Cusco, Tumbes e Cajamarca, “com características arquitetônicas europeias que absolutamente não correspondem à realidade”.

Tenochtitlán era uma cidade impressionante por suas dimensões, jardins e suas praças e palácios espaçosos. Mas é preciso lembrar que era muito diferente de qualquer cidade europeia. Ela tinha um encanto muito especial, mas não se parecia em nada com as cidades ocidentais.

Esteban Mira Caballos, doutor em História da América, à BBC

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Ilustração mostra a praça central e o Templo Maior no século XVI (Imagem: Wikimedia Commons)

Dá para visitar Tenochtitlán?

Como falamos no começo da matéria, a Cidade do México que temos hoje em dia em nada se parece com a vistosa Tenochtitlán, principalmente por conta da destruição causada por Cortés (e aiados indígenas) para conquistar o território para os espanhóis.

Contudo, ainda existem ruínas dos tempos áureos dos astecas, localizado no coração da capital mexicana, o que, em termos, nos causa nostalgia ao tentar imaginar como era essa magnífica cidade.

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10 animes shounen para assistir no Prime Video

Redação Informe ES

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Os animes do gênero shounen ocupam um lugar especial na cultura pop, principalmente por combinarem ação intensa, personagens carismáticos e histórias que giram em torno de superação, amizade e crescimento pessoal. Voltados originalmente para o público jovem, esses títulos conquistaram espectadores de todas as idades, tornando-se alguns dos produtos mais populares da indústria japonesa de animação.

Com a expansão das plataformas de streaming, ficou mais fácil acessar produções clássicas e também séries mais recentes sem depender de mídia física ou exibição na TV. O Prime Video, serviço da Amazon, reúne um catálogo variado de animes shounen, incluindo títulos conhecidos mundialmente e outros que ganharam destaque nos últimos anos.

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Para quem está em busca de boas histórias, batalhas marcantes e personagens que evoluem ao longo da narrativa, o streaming oferece ótimas opções. Confira a seguir uma lista com dez animes shounen disponíveis no Prime Video que valem a atenção.

imagem do personagem Sukuna de Jujutsu Kaisen
Os animes shounen combinam ação intensa, personagens carismáticos e histórias que giram em torno de superação, amizade e crescimento pessoal. (Imagem: Divulgação/Mappa)

10 animes shounen para assistir no Prime Video

Naruto (2002)

Imagem do anime Naruto, mostrando Naruto Uzumaki ao centro, de jaqueta laranja, ao lado de Sakura com cabelos rosas e Sasuke de roupa azul. Todos usam bandanas ninjas, com um fundo amarelo vibrante.
(Imagem: Divulgação/Studio Pierrot)

Criado por Masashi Kishimoto, Naruto acompanha a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que cresce sendo rejeitado pela vila onde vive por carregar dentro de si uma criatura extremamente poderosa. Apesar disso, ele sonha em se tornar Hokage, o líder máximo da aldeia, como forma de ser reconhecido e respeitado por todos.

Ao longo de suas temporadas, o anime explora temas como amizade, rivalidade, perseverança e amadurecimento emocional. A série conta com múltiplos arcos narrativos, além de uma continuação direta em Naruto Shippuden, aprofundando conflitos políticos, batalhas mais complexas e o desenvolvimento dos personagens principais e secundários.

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Dragon Ball Z (1989)

Cena do episódio de Dragon Ball Z em que Gohan derrota Cell com a ajuda espiritual de Goku
(Imagem: Reprodução/Toei Animation)

Sequência direta de Dragon Ball, Dragon Ball Z é uma das obras mais influentes do gênero shounen. Criado por Akira Toriyama, o anime acompanha Goku já adulto, enfrentando ameaças cada vez mais poderosas que colocam o planeta e o universo em risco.

A série se destaca pelas lutas prolongadas, transformações icônicas e vilões memoráveis, como Freeza, Cell e Majin Boo. Com várias sagas bem definidas, Dragon Ball Z consolidou muitos dos elementos que se tornaram padrão no shounen moderno, influenciando gerações de animes posteriores.

Hunter x Hunter (2011)

(Imagem: Reprodução/Prime Video)

Baseado no mangá de Yoshihiro Togashi, Hunter x Hunter acompanha Gon Freecss, um garoto que decide se tornar um Hunter para encontrar seu pai, um dos aventureiros mais habilidosos do mundo. Para isso, ele precisa enfrentar um rigoroso exame e desafios cada vez mais complexos.

O anime se diferencia pela profundidade de seus personagens e por arcos narrativos que vão além da simples luta entre bem e mal. Com sistemas de poder bem elaborados e mudanças constantes de tom, a série surpreende ao abordar temas mais sombrios e psicológicos conforme a história avança.

One Punch Man (2015)

imagem mostra o personagem saitama, protagonista do anime one punch man
(Imagem: Divulgação/Madhouse – 1ª temporada, J.C. Staff – 2ª temporada)

One Punch Man apresenta uma abordagem diferente do shounen tradicional ao acompanhar Saitama, um herói capaz de derrotar qualquer inimigo com apenas um soco. Apesar do poder absurdo, o protagonista vive frustrado pela falta de desafios e reconhecimento.

Criado por ONE e adaptado para anime com grande qualidade de animação, o título mistura ação intensa com humor e crítica aos clichês do gênero. Ao longo das temporadas, a série explora o conceito de heroísmo, hierarquia de poder e a percepção pública dos heróis em um mundo constantemente ameaçado.

Attack on Titan (2013)

Attack on Titan
(Imagem: Divulgação/MAPPA)

Criado por Hajime Isayama, Attack on Titan se passa em um mundo onde a humanidade vive cercada por muralhas para se proteger de criaturas gigantes conhecidas como titãs. A história acompanha Eren Yeager e seus aliados enquanto enfrentam essas ameaças e descobrem segredos sobre a origem do conflito.

O anime ganhou destaque por sua narrativa densa, repleta de reviravoltas, além de cenas de ação marcantes. Ao longo das temporadas, a trama evolui para discussões sobre liberdade, guerra, política e moralidade, indo muito além da premissa inicial.

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Jujutsu Kaisen (2020)

Jujutsu Kaisen
(Imagem: Divulgação/MAPPA)

Jujutsu Kaisen acompanha Yuji Itadori, um estudante comum que acaba se envolvendo com o mundo das maldições após engolir um objeto amaldiçoado extremamente poderoso. A partir disso, ele passa a treinar como feiticeiro para proteger as pessoas de ameaças sobrenaturais.

O anime se destaca pela animação fluida, combates bem coreografados e personagens carismáticos. Além da ação, a série aborda temas como medo, morte e responsabilidade, construindo um universo consistente e cada vez mais complexo ao longo de suas temporadas.

My Hero Academia (2016)

my hero academia anime na netflix e crunchyroll
(Imagem: Divulgação/Bones Studios)

Ambientado em um mundo onde a maioria da população possui superpoderes, conhecidos como individualidades, My Hero Academia acompanha Izuku Midoriya, um garoto que nasceu sem poderes, mas sonha em se tornar um grande herói.

Criado por Kohei Horikoshi, o anime explora a jornada de aprendizado de Izuku em uma escola para heróis, enquanto enfrenta vilões e desafios pessoais. A série equilibra ação, desenvolvimento emocional e críticas sociais, mostrando diferentes perspectivas sobre o que significa ser um herói.

Tokyo Ghoul (2014)

2 - Tokyo Ghoul_ conheça história do anime e onde assisti-lo
(Imagem: Divulgação/Studio Pierrot)

Embora flerte com outros gêneros, Tokyo Ghoul é frequentemente associado ao shounen por sua estrutura narrativa e foco no crescimento do protagonista. A história acompanha Ken Kaneki, um jovem que se torna meio-ghoul após um acidente e passa a viver dividido entre dois mundos.

O anime aborda temas como identidade, exclusão e violência, apresentando um tom mais sombrio e psicológico. Ao longo das temporadas, Kaneki enfrenta conflitos internos e externos que moldam sua personalidade e sua visão de mundo.

Demon Slayer (2019)

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito
(Imagem: Divulgação/Ufotable)

Criado por Koyoharu Gotouge, Demon Slayer acompanha Tanjiro Kamado, um garoto que se torna caçador de demônios após sua família ser assassinada por eles e sua irmã transformada em uma dessas criaturas. Sua missão é encontrar uma forma de curá-la enquanto enfrenta inimigos cada vez mais fortes.

O anime ganhou enorme popularidade graças à qualidade da animação, trilha sonora marcante e personagens carismáticos. A narrativa combina ação intensa com momentos emocionais, explorando laços familiares e o peso das perdas ao longo da jornada.

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Black Clover (2017)

(Imagem: Divulgação/Studio Pierrot)

Black Clover se passa em um mundo onde a magia é essencial para o status social. A história acompanha Asta, um jovem que nasceu sem qualquer habilidade mágica, mas que sonha em se tornar o Rei Mago, o maior título do reino.

Apesar da limitação inicial, Asta compensa com treino intenso e determinação, enquanto desenvolve habilidades únicas. O anime trabalha fortemente o tema da superação, apresentando batalhas constantes, rivalidades e evolução gradual dos personagens ao longo de suas temporadas.

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Eve, da Embraer, faz primeiro voo do protótipo de “carro voador”

Redação Informe ES

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A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, realizou em Gavião Peixoto, no interior paulista, o primeiro voo do protótipo em escala real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O voo, não tripulado, ocorreu na última sexta-feira (19).

De acordo com a empresa, foram testados com sucesso a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de fly-by-wire (sistema de controle de voo por computador) de quinta geração e os rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical. 

No voo, a aeronave fez o chamado hover flight, quando o equipamento permanece imóvel no ar sobre um ponto fixo no solo, mantendo altitude e posição constantes, exigindo precisão de controle para equilibrar sustentação e peso.

A partir de agora, a Eve irá expandir gradualmente os testes até atingir, com a aeronave, voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) durante o ano de 2026.

“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada, aumentando para centenas de voos ao longo de 2026 e construindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo”, destacou o Chief Technology Officer da Eve, Luiz Valentini.

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De acordo com o Chief Product Officer da empresa, Jorge Bittercourt, o voo mostra confiabilidade, eficiência e simplicidade da aeronave.

“Validamos elementos críticos, desde nossa arquitetura de rotores sustentadores até a mecânica de voo da aeronave, e agora seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturidade do produto”.

Financiamento

O projeto da aeronave conta com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento à inovação do governo federal, no âmbito da chamada Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável, e já recebeu cerca de R$ 37 milhões em subvenção econômica. 

De acordo com o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o projeto posiciona o Brasil na vanguarda da mobilidade aérea urbana. “Este voo inaugural materializa a estratégia brasileira de liderar a transição global para a aviação sustentável, com tecnologias de fronteira como propulsão elétrica e inteligência artificial”.

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Por que o som muda quando você acelera um vídeo?

Redação Informe ES

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Quando você acelera um vídeo, o áudio que acompanha também é reproduzido mais rapidamente do que foi originalmente gravado. Além disso, há uma mudança no som que existe no conteúdo audiovisual. A seguir, veja o motivo para que isso aconteça.

Por que a altura ou tom muda ao acelerar o vídeo?

O que ouvimos como “altura” ou “tom” do som depende de uma propriedade física da onda sonora chamada frequência, que é o número de vibrações por segundo (medido em Hertz). Sons com frequências maiores são percebidos como mais agudos, enquanto frequências menores produzem sons mais graves. Essa relação entre frequência e tom é um princípio básico da física do som.

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  • Qual é a velocidade do som em diferentes meios?

De acordo com a revista BBC Science Focus, o som é formado por ondas mecânicas que se propagam pelo ar como variações de pressão. Quando você reproduz esse som mais rápido, sem aplicar nenhuma correção, os ciclos dessas ondas ocorrem em um espaço de tempo mais curto. Isso significa que mais ciclos por segundo chegam ao ouvido do que aconteceria na velocidade normal, o que eleva a frequência das ondas e faz com que o som pareça mais agudo.

Ilustração de ondas sonoras
Frequências são como partes do som, medidas em Hz (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Esse efeito não é um artefato exclusivo do mundo digital: em equipamentos analógicos, como fitas magnéticas ou discos de vinil, o mesmo princípio se aplicava. Ao girar uma fita ou disco mais rápido, os sons eram comprimidos no tempo e a frequência de todas as notas aumentava de forma proporcional, alterando o tom.

Pessoa tocando violão (Imagem: PeopleImages/Shutterstock)

A revista também dá o exemplo de trompetistas, que gravam em metade da velocidade para que, ao reproduzir na velocidade certa, fique como se as notas estivessem mais agudas.

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