Ligue-se a nós

Cultura

Serra: caminhada noturna recorda Insurreição de Queimado neste sábado(22)

Redação Informe ES

Publicado

no

No próximo sábado (22) acontece a 13ª edição da Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos, evento que celebra os 176 anos da Insurreição de Queimado. Os participantes  se encontrarão em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na Serra Sede,  às 23h59 de onde seguirão até as ruínas de Queimado, percorrendo um trajeto de cerca de 16 km.

As inscrições  para o evento são gratuitas e devem ser feitas no link: https://encurtador.com.br/12ge3. A caminhada deve reunir 300 participantes.

Durante o percurso haverá uma parada no Recanto Morro do Céu, das 2 às 3 horas, em que os caminhantes farão um momento para descanso, lanche e hidração. A chegada ao destino final, nas Ruínas da Igreja de São José do Queimado, deve acontecer por volta das 6 horas.

A atividade é  realizada pelo Fórum Chico Prego e conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e Secretaria de Direitos Humanos (Sedir).

Anúncio

O titular da Setur, Anderson Madeira,  destaca a importância do evento. “Incentivar e apoiar as tradições culturais e religiosas de nosso municipio, contribuindo para o fortalecimento e preservação da cultura  é um dos  compromissos de nossa gestão”, afirma. 

Celebração Inter-religiosa 

Após a caminhada, acontece a 26ª Celebração Inter-religiosa e apresentações culturais no Sítio Histórico de Queimado. 

A celebração relembra a trajetória dos escravizados da antiga Vila do Queimado, destacando os movimentos de resistência que surgiram durante o período escravista. Um desses movimentos foi liderado pelos próprios escravizados, que manifestaram sua revolta após uma promessa não cumprida. Na época, o Frei Gregório José Maria de Bene havia prometido a alforria aos escravizados em troca da construção de uma igreja. No entanto, após a conclusão da obra, a liberdade não foi concedida, resultando em uma revolta que, infelizmente, levou punições severas aos participantes.

Anúncio

História

A caminhada faz parte dos eventos para celebrar os 176 anos da Insurreição de Queimado, que aconteceu no dia 19 de março de 1849 e que é conhecido como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo. Ainda faz parte da programação da Insurreição, apresentações culturais, uma sessão solene e uma corrida. 

“A Insurreição de Queimado é um dos marcos mais importantes da resistência negra no Espírito Santo, e a Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos tem o papel fundamental de manter viva essa memória e no domingo a celebração inter religiosa pelos 176 anos da insurreição. Centenas de pessoas vão refazer o caminho dos nossos ancestrais, reafirmando o compromisso com a luta por igualdade racial e justiça.  A Celebração Inter-religiosa reforça o caráter espiritual e cultural desse momento”  declara o representante do Fórum Chico Prego, Ivo Lopes.

Via: Secom-PMS Texto: Roberta Pelissari – Foto: Edson Reis

Anúncio

Cultura

Aos 66 anos, morre ícone do samba Arlindo Cruz

Redação Informe ES

Publicado

no

Nesta sexta-feira (8), o Brasil se despede de um de seus maiores talentos musicais – o multi-instrumentista, compositor e ícone do samba, Arlindo Cruz. Com a saúde debilitada desde 2017, quando sofreu um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), Arlindo Cruz morreu aos 66 anos. 

Em comunicado publicado nas redes sociais, a família informou a morte e agradeceu as mensagens de amor, apoio e carinho que receberam nos últimos anos, e em especial agora na hora da partida. “Arlindo parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo”, diz a nota. Arlindo deixa a esposa, Bárbara, e os filhos Arlindinho e Flora. 

Continuar Lendo

Cultura

Feira dos Municípios 2025 terá a presença das 78 cidades capixabas; confira programação

Redação Informe ES

Publicado

no

A Feira dos Municípios é a oportunidade de vivenciar uma celebração única da diversidade cultural que colore o Espírito Santo! A verdadeira essência da Feira dos Municípios se revela em sua programação diversificada. 

Em todas as edições, as atrações são cuidadosamente selecionadas para oferecer aos visitantes um vislumbre das múltiplas facetas que compõem a cultura capixaba. 

Explorar essas atrações é uma ótima oportunidade de mergulhar na riqueza cultural dos municípios, entendendo como os costumes e a gastronomia se entrelaçam para contar uma história única.

Confira a Programação:

Quinta – 03/07

19h        Rumba Libre (Palco Raízes)

Anúncio

20h        Solenidade (Palco Pocar)            

21h        Dallas Country (Palco Raízes)

22h        Jackson Lima (Palco Pocar)

Sexta – 04/07

20h        Sandrera (Palco Raízes)

Anúncio

21h        Cesar MC (Palco Pocar)

22h        Aurora Gordon (Palco Raízes)

23h        Pricila Ribeiro (Palco Pocar)

Sábado – 05/07

11h        DJ/Som Mecânico

Anúncio

12h        Anastácia (Palco Raízes)

13h        Fábio Carvalho (Palco Pocar)

15h        Samba Soul (Palco Raízes)

16h30    Caju (Palco Pocar)

Anúncio

17h30    Anderson Ventura (Palco Raízes)

18h30    Rodrigo CX (Palco Pocar)

20h        SEIS 3 (Palco Raízes)

21h30    Flavinha Mendonça (Palco Pocar)

Anúncio

23h        Fogumano (Palco Raízes)

Domingo – 06/07

10h        Caravana Do Acanhado                               

12h        Já Gamei (Palco Pocar)

13h30    Afrokizomba (Palco Raízes)

Anúncio

14h30    Premiação (Palco Pocar)

16h        SambaDM (Palco Raízes)

17h        Juana Zancheta (Palco Pocar)

18h30    Pele Morena (Palco Raízes)

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

1º Expo Pesca de Itapemirim terá Xandão e Simplicidade do Samba

Redação Informe ES

Publicado

no

Itapemirim, ES – O Terminal Pesqueiro de Itaipava será palco, entre os dias 27, 28 e 29 de junho de 2025, da primeira edição da Expo Pesca de Itapemirim. O evento, inédito no município, visa celebrar a forte tradição pesqueira da região, valorizando tanto a cadeia produtiva local, como seus pescadores e a cultura do mar.

Programação:

  • Seminários e rodas de conversa;
  • Estandes e praça de alimentação;
  • Shows no palco oficial do evento.

Objetivos e impactos – A feira chega com metas claras:

  1. Fortalecer a identidade local, exaltando o título de Itapemirim como “capital capixaba do atum e do dourado” eshoje.com.br.
  2. Valorizar os pescadores artesanais, incluindo na programação palestras e debates voltados à melhoria das práticas e à formalização.
  3. Fomentar o turismo, atraindo visitantes ao litoral sul, movimentando restaurantes, pousadas e comércio.

O evento é realizado pela prefeitura de Itapemirim, Ferrari e ICEE com apoio do Sebrae, Aderes, Governo do Espírito Santo, Ministério da Pesca e Agricultura.

Serviço

  • 📍 Local: Terminal Pesqueiro de Itaipava, Itapemirim (ES)
  • 📅 Datas: Sexta, sábado e domingo, 27, 28 e 29 de junho de 2025
  • Horário: das 9h às 18h (programação pode variar por dia)
  • 🎟️ Entrada: gratuita
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados