Ligue-se a nós

Cidades

Governo do Estado e Prefeitura dialogam sobre investimentos em Colatina

Redação Informe ES

Publicado

no

Menos de 15 dias após a inauguração de obras importantes de Infraestrutura e Saúde em Colatina, o Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores estão reunidos novamente para alinhamento de novas ações programadas para o município. Participaram do encontro dessa quinta-feira (09), o vice-governador Ricardo Ferraço, o prefeito Renzo Vasconcelos, além de vereadores e lideranças, que trataram sobre o projeto da Terceira Ponte e os investimentos previstos na repactuação do Acordo de Mariana.

“Colatina é um município muito importante para o Espírito Santo, dando uma enorme contribuição para o desenvolvimento social e econômico. Há poucos dias, inauguramos a pavimentação da Rodovia ES-357 e dos acessos ao Terminal de Cargas, além de duas novas estruturas de saúde. Hoje estamos aqui novamente para apresentar ao prefeito e aos vereadores novos projetos, obras e intervenções importantes que vão mudar a realidade do município. Com diálogo e responsabilidade vamos construir um excelente ambiente para o crescimento coletivo em Colatina”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.

A Terceira Ponte está sendo estruturada para ser uma nova via de ligação entre o Centro da cidade e o bairro São Silvano. Com investimentos de R$ 164 milhões, a obra e outras intervenções programadas para melhorar a fluidez do trânsito vão melhorar a mobilidade. Já o novo Hospital Estadual Silvio Avidos, orçado em R$ 260 milhões, será voltado para atendimentos de média e alta complexidade, referência em urgência e emergência para adultos e crianças.

O novo hospital deve contar com 300 leitos de internação e 95 leitos de pronto-socorro, além de centro cirúrgico e salas de recuperação. Outros destaques do projeto do hospital são: heliponto, ambulatório, UTIs adulto e pediátrica, centro de diagnóstico com tomografia, ressonância e endoscopia, além de salas de telemedicina e teleconferência.

“Tenho brincado que estou providenciando uma moradia para o nosso vice-governador aqui em Colatina, porque é a terceira semana que ele vem aqui com muita disposição. Quero deixar claro que essa parceria com o Estado só acontece porque Colatina é responsável com suas contas públicas. Recebemos essa semana um prêmio internacional de transparência. Gostaria de agradecer ao Ricardo Ferraço por defender o povo colatinense e aproveito para reconhecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado”, ressaltou o prefeito Renzo Vasconcelos.

Acompanharam a comitiva do vice-governador, o diretor-geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espirito Santo (DER), José Eustáquio de Freitas, e o subsecretário de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), Ricardo Iannotti.

Anúncio

A Secretaria de Recuperação do Rio Doce foi criada em dezembro de 2024, com a finalidade de apoiar, coordenar, orientar, monitorar e fiscalizar o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação de danos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), ocorrido em 2015. O município de Colatina foi um dos municípios impactados pelo desastre e vai receber investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, meio ambiente, assistência social, desenvolvimento, dentre outros.

Informações à Imprensa:

Por: Léo Júnior – Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria / Fotos: Leonardo Tononi/GovernoES

Anúncio

Cidades

Festival da Colheita movimenta Itapemirim na sexta (19) e sábado (20)

Redação Informe ES

Publicado

no

O município de Itapemirim sedia, nesta sexta-feira (19) e sábado (20), o Festival da Colheita para celebrar os resultados do projeto Arranjos Produtivos junto a agricultores familiares do entorno, envolvendo também produtores de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Guarapari, Rio Novo do Sul e Piúma. Na região, o projeto realizado pela Assembleia Legislativa (Ales) fomenta a diversificação de culturas e a produção de acerola, uva, aroeira, maracujá, café, cacau, citrus, mandioca, pupunha e banana.

O evento acontecerá na Praça Domingos Martins, mais conhecida como “Praça da Vila”, e contará com produtos da agroindústria, minicursos, aulas gastronômicas, apresentações musicais, ações em saúde, espaço para alimentação e até corrida de rua. Os visitantes poderão conferir variedade de cafés especiais, sorvete artesanal, mel, cachaças, atum, queijos e iogurtes, embutidos, biscoitos e bolos, doces cristalizados, polpa de frutas, temperos, sucos, geleias, entre outros. 

“Buscamos promover um espaço de convivência e interação entre produtores e consumidores, incentivando a valorização dos produtos locais, a geração de oportunidades de comercialização e a troca de conhecimentos entre agricultores, empreendedores e instituições ligadas ao desenvolvimento rural”, explica a secretária da Casa dos Municípios da Assembleia, Joelma Costalonga. O órgão é responsável por coordenar o Arranjos Produtivos, presente em 36 municípios capixabas. 

“Teremos um culto ecumênico para proporcionar um momento de celebração e agradecimento a Deus pela confiança depositada no nosso trabalho e principalmente pela dedicação dos agricultores”, acrescenta Joelma Costalonga sobre a programação.

Anúncio

A realização é da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Região da Costa e da Imigração (Adeturci) em parceria com a Assembleia Legislativa. O evento também conta com apoio do governo do Estado, da Prefeitura de Itapemirim, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). 

1ª Corrida do Festival da Colheita

Para quem gosta de evento esportivo, a programação da festa também conta com a 1ª Corrida do Festival da Colheita, que será realizada no sábado (20), com largada às 6 horas, na Igreja Católica central. O percurso é de 5 quilômetros. A recepção dos corredores está marcada para as 7h30, com café da manhã. 

Inscrição na corrida

Confira a programação

Sexta (19)
16 horas – Abertura dos estandes e praça de alimentação
16h até 20h – Minicursos de culinária com abacaxi (Senar) – Kelly Cristina Feitosa
18 horas – Abertura oficial do festival
18h30 – Show com Talyta Salucci
21h30 – Telão com Jogo do Brasil
23 horas – Encerramento

Anúncio

Sábado (20)
6 horas – Corrida do Festival da Colheita
7h30 – Recepção dos corredores 
8 às 12h – Minicursos de culinária com abacaxi – Kelly Cristina Feitosa (Senar)
9 horas – Culto ecumênico em ação de graças pela colheita do projeto Arranjos Produtivos
10 horas – Abertura dos estandes
10 às 16h – Ação de Saúde da Prefeitura Municipal de Itapemirim
11h30 – Apresentação de voz e violão de Daniel Lial 
13 às 17h – Minicursos de culinária com café – Kelly Cristina Feitosa (Senar)
14 horas – Apresentação de moda de viola de Ni e Guinho
19h30 – Aula-show com Tilápia – Chef Ariosto
21 horas – Show com Garotos Tradição
23 horas – Encerramento 

Continuar Lendo

Cidades

Cariacica entra em contagem regressiva para os shows de 136 anos de aniversário da cidade

Redação Informe ES

Publicado

no

Seguuura, coração! Faltam poucos dias para Cariacica dar início às festividades de 136 anos. O ponto de encontro será o Parque de Exposições, em Nova Brasília, que nos dias 20, 26, 27 e 28 de junho recebe grandes atrações musicais para todos os gostos. Neste sábado (20) as festividades começam com a Grande Noite de Louvor, os portões abrem às 15 horas com uma programação repleta de atrativos e diversão. 

Quem comparecer ao evento encontrará um espaço completo, que reúne mini fazendinha, feira de economia criativa e praça de alimentação. No palco principal Fernanda Brum, Bruna Olly, Marcelo Markes, Sued Silva e a galera do Nossa Turminha irão animar o público presente.

Já na semana seguinte,  Alexandre Pires, Emerson Xumbrega e o Grupo Pele Morena comandam a noite de sexta-feira (26) com o melhor do pagode. 

No sábado (27), o agito fica por conta de João Neto & Frederico, Priscila Ribeiro e Breno & Bernardo, que prometem animar a galera com muito sertanejo. Já no domingo (28), para encerrar a comemoração com chave de ouro, sobem ao palco Zé Elias (com o Serestão do Zé), João Fellipe & Rafael e Jéssica Rodrigues. 

Anúncio

Fique ligado: na sexta (26) e sábado (27),  o agito começa a partir das 18 horas e, no domingo (28), a programação começa às 15 horas.

Confira a programação completa da festa do município

Sábado (20)
Abertura dos portões às 15h

Praça de Alimentação
15h – DJ Lenny
15h30 – Anderson Andrade 
16h – Rodrigo Euzébio 

Anúncio

Palco Principal

18h – Abertura oficial
17h10 – Nossa Turminha (Evento Kids)
17h40 – Bruna Olly 
18h45 – Sued Silva
19h30 – Marcelo Markes
20h45 – Fernanda Brum
 
Sexta-feira (26)
Abertura dos portões às 18h

Praça de Alimentação
18h – DJ Ceará
19h – Os Lopas
20h – Graciella D’Ferraz
Palco Principal
21h – Pele Morena
23h – Alexandre Pires
01h – Emerson Xumbrega

Sábado (27)
Abertura dos portões às 18h

Anúncio

Praça de Alimentação
18h – DJ Kinho
19h – Matheus Araújo
20h – Wallace Aguiar
Palco Principal
21h – Breno & Bernardo
23h – João Neto & Frederico
01h – Priscila Ribeiro
 
Domingo (28)
Abertura dos portões às 15h

Praça de Alimentação
15h – Marquinhos Coco
16h – Rodrigo Freitas
16h40 – Tombo do doce de Banana
17h – Diego Viana
Palco Principal
18h – Jessica Rodrigues
19h30 – João Fellipe & Rafael
21h – Zé Elias (Serestão do Zé)

Fonte: Semcom/PMC –Texto: Gabriela Singular – Foto: Divulgação

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Itapemirim: formatura do Qualificar ES celebra novos caminhos profissionais e oportunidades de crescimento

Redação Informe ES

Publicado

no

Ao longo dos últimos meses, alunos participaram de cursos gratuitos de qualificação profissional, ampliando conhecimentos, desenvolvendo habilidades e se preparando para novas oportunidades no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

Nesta edição, foram ofertados os cursos de Depilação, Design de Sobrancelhas, Cuidados com a Pele, Barbeiro, Cozinha Básica, Massas Italianas e Preparação de Salgados. As capacitações proporcionaram aprendizado prático e técnico, contribuindo para a geração de renda, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento profissional dos participantes.

Qualificar ES é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), criada com o objetivo de promover a qualificação profissional dos capixabas, incentivando a empregabilidade, o empreendedorismo e a inclusão social. Desde sua criação, o programa tem transformado a realidade de milhares de pessoas em todo o Estado por meio da oferta gratuita de cursos profissionalizantes.

O momento também foi de gratidão a todos que contribuíram para o sucesso desta jornada. Aos professores, pelo compromisso em compartilhar conhecimento e experiência; aos coordenadores e equipes de apoio, pela organização e acompanhamento de cada etapa; às famílias, pelo incentivo e apoio constante; e, principalmente, aos alunos, que abraçaram a oportunidade e demonstraram determinação ao longo de todo o processo.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMI

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados