Desenvolvimento
Estado firma convênio para implantação de polo industrial em Cachoeiro de Itapemirim

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço assinaram, nessa terça-feira (09), o convênio para a aquisição de área destinada à implantação do Distrito Industrial de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim. O acordo prevê investimento de R$ 19,45 milhões para compra do terreno, que possui 89,06 alqueires. A expectativa é que o novo polo industrial impulsione o desenvolvimento econômico do município e de toda a região sul capixaba.
“Estamos alinhados e com uma ótima parceria com o prefeito Theodorico Ferraço. Estamos realizando diversos investimentos prioritários para alavancar ainda mais o desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim. As obras de modernização do Aeroporto estão a todo vapor, assim como a duplicação da Rodovia do Frade. Um dos pedidos do prefeito foi o Distrito Industrial de Pacotuba, e estamos atendendo com o repasse de quase R$ 20 milhões para aquisição do terreno. Estaremos juntos para dar sequência a esse importante investimento para toda a região”, afirmou o governador Casagrande.
Com o convênio, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim poderá iniciar as obras do empreendimento, que será implantado no distrito de Pacotuba, com capacidade para receber empresas de diferentes portes e segmentos. Os recursos serão aplicados na fase inicial de infraestrutura da futura área industrial. A iniciativa pretende consolidar Cachoeiro como um hub de inovação, tecnologia e negócios, ampliando as possibilidades de parcerias entre o setor público e o privado.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o projeto representa uma ação estratégica capaz de impulsionar todo o sul capixaba. “Essa é mais uma parceria firme entre Governo e Prefeitura, com impactos que vão romper as fronteiras do município, criando novas oportunidades, empregos e renda para toda a região. Dialogamos e construímos essa parceria com muita dedicação e responsabilidade. É um investimento considerável, que vai estimular outros empreendimentos e gerar resultados concretos. Isso é planejamento, gestão, equilíbrio e confiança nos trabalhadores e empreendedores de Cachoeiro”, disse.
“Quando me afastei da Prefeitura, deixei claro que esses 60 dias seriam dedicados integralmente ao Distrito Industrial. Avançamos na posse dos terrenos, garantimos os recursos e agora é hora de colocar a mão na massa. Esse projeto será o orgulho e a base da sustentação econômica de Cachoeiro e de todo o Sul do Espírito Santo”, declarou o prefeito licenciado, Theodorico Ferraço.
O prefeito em exercício, Júnior Corrêa, também participou da assinatura do convênio. “Esse investimento marca um novo momento para Cachoeiro. O Distrito Industrial é fundamental para atrair novas empresas, fortalecer o ambiente de negócios e, principalmente, gerar emprego e renda para a nossa população. Estamos falando de um projeto estruturante, que vai preparar a cidade para crescer de forma sustentável e competitiva”, pontuou.
“O Distrito Industrial de Pacotuba representa o modelo de investimento estratégico que temos priorizado. Estamos falando de uma ação que organiza o território, cria condições reais para atrair novos empreendimentos e amplia a capacidade produtiva do Sul do Estado. Com esse convênio, damos um passo concreto para fortalecer a infraestrutura necessária ao crescimento das empresas, gerar mais competitividade e garantir que Cachoeiro continue sendo uma das referências no desenvolvimento econômico capixaba. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que iniciativas como esta se convertam em oportunidades, inovação e empregos para os capixabas”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume.
(Com informações da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Desenvolvimento
5ª faixa na Segunda Ponte: Ordem de Serviço é assinada em Cariacica

Uma das principais conexões viárias da Região Metropolitana do Espírito Santo se prepara para uma grande transformação. Na manhã desta segunda-feira (15), foi assinada a ordem de serviço para a implantação da quinta faixa de tráfego na Segunda Ponte. A solenidade, que marca o início oficial das intervenções, foi realizada no Complexo Esportivo Hugo Viola, em Jardim América. Confira aqui como será a intervenção.
Com um investimento estimado em R$ 15 milhões, fruto de uma ação do Governo do Estado voltada para a mobilidade urbana, a intervenção vai criar uma nova faixa de tráfego no sentido Cariacica/Vila Velha para Vitória. O principal objetivo é ampliar a capacidade da via e reduzir os congestionamentos nos horários de pico.
A solenidade contou com a participação do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, da vice-prefeita Shymenne de Castro, além de diversas outras autoridades políticas do município e do Estado. O prefeito destacou a união de esforços para tirar o projeto do papel. “Mais uma obra importantíssima para Cariacica. É o resultado de uma gestão que trabalha em parceria para melhorar a vida de quem circula pela nossa cidade todos os dias”, disse.
As obras
As obras começam pelo trecho de acesso de Cariacica, em Jardim América, estendendo por cerca de 1,2 quilômetro em direção à capital. O projeto não se resume a uma nova faixa de asfalto. Para viabilizar a ampliação, a atual iluminação pública central da ponte será desativada, permitindo a remoção das barreiras físicas do meio da pista. No lugar, será instalado um moderno sistema de iluminação lateral e uma nova sinalização horizontal.

As barreiras centrais serão removidas exclusivamente no período noturno, das 21 horas às 5 horas, de segunda-feira a sábado. Durante esse intervalo da noite/madrugada, haverá interdição total da Segunda Ponte nos dois sentidos. Como rota alternativa, os condutores deverão utilizar a Ponte Florentino Avidos, popularmente conhecida como Cinco Pontes.
Para o secretário municipal de Obras, Weverton Moraes, o impacto no dia a dia da população será imediato após a conclusão. “Nós vamos ter mais fluidez, ter mais mobilidade, mais segurança, mais qualidade de vida e ganho de tempo, no principal corredor do Estado”, comemorou.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou o alcance social da melhoria. “A ampliação para cinco faixas na Segunda Ponte, sentido Vitória, traz muitos benefícios à mobilidade e ao transporte público da nossa população de Cariacica. Então, é muito importante dar essa fluidez para aquelas pessoas que moram em Cariacica, que moram em Viana, que moram em Vila Velha e utilizam essa importante ligação metropolitana”, afirmou.
A previsão é que todo o cronograma de serviços seja concluído e entregue à população até dezembro de 2026.
Cidades
Prefeito Dorlei Fontão recebe representantes empresariais para agenda estratégica de desenvolvimento em Kennedy

Agenda estratégica reforça protagonismo do município na nova rota de desenvolvimento econômico
O prefeito Dorlei Fontão recebeu nesta quinta-feira (07), representantes de empresas dos setores portuário, logístico, industrial e de comércio exterior em Presidente Kennedy. O encontro marcou um importante momento de diálogo e apresentação das potencialidades locais, fortalecendo a conexão do município com investidores e parceiros estratégicos.
A programação contou com reuniões institucionais e visita técnica, promovendo a troca de informações e o alinhamento de oportunidades ligadas ao crescimento econômico regional. A iniciativa demonstra a atuação da gestão municipal em manter um ambiente favorável à atração de novos negócios e à geração de emprego e renda.
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância de acompanhar de perto as transformações impulsionadas pelo Porto Central, empreendimento que vem colocando o município em uma nova rota de desenvolvimento. A administração municipal tem trabalhado de forma planejada para garantir que o avanço econômico seja acompanhado de infraestrutura, organização e qualidade de vida para a população.
“Receber representantes de empresas de diversos setores em nosso município mostra que Presidente Kennedy está no radar dos grandes investimentos. Estamos atentos às oportunidades que o Porto Central traz e trabalhando para que esse desenvolvimento se transforme em emprego, renda e qualidade de vida para a nossa população”, destacou o prefeito Dorlei Fontão.
A agenda reforça o protagonismo de Presidente Kennedy no cenário logístico e industrial, consolidando o município como território de oportunidades e crescimento sustentável.
Porto Central
O Porto Central é um dos maiores projetos portuários em desenvolvimento no Brasil e está sendo implantado em Presidente Kennedy. Com localização estratégica no litoral sul capixaba, o empreendimento foi planejado para atender diferentes cadeias produtivas, especialmente os setores de petróleo e gás, mineração, agronegócio, indústria e logística.
O projeto prevê a construção de um porto de águas profundas, com estrutura moderna e capacidade para receber grandes embarcações, ampliando a competitividade do Espírito Santo no cenário nacional e internacional.
Além de impulsionar a logística e o comércio exterior, o Porto Central representa geração de empregos, atração de investimentos e desenvolvimento econômico para toda a região.
Fonte: Secom/PMPK – Por: Skárlady Fernandes
Desenvolvimento
Ricardo Ferraço anuncia ParkLog Sul Capixaba para impulsionar desenvolvimento logístico e industrial

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, anunciou, nesta quinta-feira (23), em Cachoeiro de Itapemirim, a criação do ParkLog Sul Capixaba — um ecossistema integrado de logística, energia e indústria que visa organizar e potencializar os ativos estratégicos da região sul do Espírito Santo.
O projeto está em fase de estudo e planejamento e tem como objetivo estruturar, de forma coordenada, as vocações econômicas regionais, promovendo a integração entre infraestrutura logística, base produtiva e oportunidades de investimento.
“O ParkLog Sul Capixaba já nasce com planejamento estruturado e visão de futuro. Nosso objetivo é identificar os potenciais da região e potencializá-los ainda mais, organizando esses ativos em um ecossistema integrado de logística, indústria e energia. Temos ativos estratégicos importantes, como o Porto de Ubu, em Anchieta, que pode avançar para além da operação atual, ampliando sua capacidade para cargas gerais”, afirmou o governador.
Ferraço prosseguiu: “Estamos dialogando com a Samarco para viabilizar essa ampliação, inclusive para atender a cadeia de rochas ornamentais, que hoje precisa escoar sua produção por outros estados, mesmo tendo infraestrutura próxima. Também contamos com o avanço do Porto Central, em Presidente Kennedy, que segue em desenvolvimento, além da modernização do Aeroporto de Cachoeiro, que passa a integrar esse sistema logístico regional.”
O ParkLog Sul Capixaba se apoia em um conjunto robusto de ativos logísticos e econômicos. A região conta com acesso a cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em um raio de até 1.200 quilômetros, além de concentrar aproximadamente 94,6% das exportações nacionais de rochas ornamentais, um dos principais setores da economia capixaba.
Outro diferencial estratégico é a infraestrutura portuária. O Porto Central, em Presidente Kennedy, é um complexo industrial portuário multipropósito em implantação, com profundidade de até 25 metros, capacidade para receber os maiores navios do mundo e previsão de movimentação de até 233 milhões de toneladas por ano em sua plena operação. Já o Porto de Ubu, em Anchieta, possui capacidade instalada de cerca de 33 milhões de toneladas anuais e potencial de expansão em uma ampla retroárea industrial.
“Somam-se a isso investimentos estruturantes, como a Ferrovia EF-118, que vai conectar o Sul capixaba à malha ferroviária nacional, a duplicação da BR-101, já em estágio avançado na região, e a futura modernização da BR-262, que contará com R$ 2 bilhões garantidos pelo Governo do Estado”, acrescentou Ferraço.
A logística regional também será fortalecida pela integração com a Ferrovia EF-118, projeto com mais de 570 quilômetros de extensão e investimento estimado em R$ 6,5 bilhões, que permitirá a conexão do Sul capixaba à malha ferroviária nacional, reduzindo custos logísticos e ampliando a competitividade das exportações.
No modal rodoviário, a duplicação da BR-101 avança no Sul do Estado, enquanto a BR-262 terá novo processo de concessão, com previsão de investimentos significativos. No transporte aéreo, o Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim passou por modernização, com pista reestruturada, balizamento noturno e capacidade para receber voos comerciais de passageiros e cargas, consolidando-se como parte do eixo logístico regional.
Além da infraestrutura, o ParkLog Sul Capixaba incorpora um conjunto de impulsionadores estratégicos, incluindo o desenvolvimento de energia renovável — com potencial eólico offshore estimado em cerca de 1.920 MW —, a ampliação da base industrial e logística, a criação de zonas de processamento de exportação (ZPE) e o estímulo à inovação, com previsão de centros tecnológicos voltados à logística e à indústria.
A proposta também prevê o fortalecimento da qualificação profissional, a ampliação de serviços associados ao comércio exterior e o estímulo ao turismo de negócios, consolidando a região como um ambiente competitivo e preparado para novos ciclos de desenvolvimento.
Inspirado no modelo já em implementação no norte do Estado, o ParkLog Espírito Santo busca integrar diferentes modais de transporte e cadeias produtivas em uma estratégia de longo prazo, posicionando o Espírito Santo como um dos principais hubs logísticos do Brasil.
“Com esse conjunto de investimentos, o ParkLog surge como uma parceria público-privada essencial para dar escala, integração e competitividade a toda essa infraestrutura. Estamos organizando o território para transformar o sul do Espírito Santo em um hub logístico e industrial, gerando desenvolvimento, emprego e renda para os capixabas”, destacou o governador.
A organização do ParkLog Sul Capixaba tem a participação das seguintes instituições: Instituto Capixaba do Transporte e Logística (ICTL), Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes), Porto Central, Samarco e ES em Ação.
“Estamos estruturando o ParkLog Sul Capixaba com uma visão integrada e orientada para resultados concretos. A proposta é transformar os ativos já existentes em um ambiente coordenado, capaz de atrair investimentos, gerar oportunidades e aumentar a competitividade da região. Esse é um projeto que conecta planejamento, infraestrutura e desenvolvimento econômico, criando as bases para um novo ciclo de crescimento sustentável no sul do Estado”, acrescentou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Política2 dias agoPresidente da Câmara de Linhares, Roninho Passos, faz duras críticas à Ecovias por alto índice de mortes na BR-101

Entretenimento2 dias agoJoão Neto & Frederico celebram os 136 anos de Cariacica: “Não vemos a hora de subir no palco”

Economia2 dias agoPix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

Geral1 dia agoEspírito Santo conquista nota A em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal pelo 4º ano consecutivo

Esporte1 dia agoClassificado! Brasil vence a Escócia por 3 a 0 com dois gols de Vini Jr

Internacional1 dia agoTrump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina
- Negócios1 dia ago
IA Reduz em 32% a Oferta de Vagas Júnior na Suíça, Aponta Estudo

Meio Ambiente1 dia agoFlagrado em crime ambiental, caminhão é apreendido e multa chega a R$ 52 mil na Serra




































