Cidades
Terceira Ponte terá interdição total na noite deste domingo (06)

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) anuncia que a Terceira Ponte, importante via de ligação entre Vitória e Vila Velha, vai ter interdição total no trânsito a partir das 22 horas deste domingo (06) e com previsão de término às 05 horas da segunda-feira (07).
Essa medida será adotada para viabilizar a execução de trabalhos pesados na etapa final das obras de ampliação da Terceira Ponte, que visam a melhorar a infraestrutura e a aumentar a capacidade de tráfego da via.
Durante o período de interdição, os condutores deverão utilizar as rotas alternativas para sair ou acessar a Capital, utilizando a Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Avidos. A interdição é uma medida pontual e necessária para a conclusão das obras de ampliação da Terceira Ponte.
Sobre as obras na Terceira Ponte e Ciclovia da Vida
A ampliação da Terceira Ponte é um marco para a infraestrutura do Estado e foi planejada para contribuir com o fluxo de veículos, ajudando a reduzir os congestionamentos. A capacidade de trânsito da ponte está sendo aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas em toda a extensão. Desse modo, a ponte vai passar a contar com três faixas em cada sentido.
A nova faixa, à direita, será destinada a veículos pesados, como ônibus, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas. Motociclistas também terão preferência para tráfego nessa faixa, à direita.
Além disso, o Governo do Estado vai entregar a Ciclovia da Vida, que foi construída paralelamente à toda a extensão da Terceira Ponte e que permitirá o trânsito de ciclistas entre Vitória e Vila Velha sobre a baía de Vitória.
A Ciclovia da Vida foi projetada pelo Governo do Estado para contribuir com o deslocamento de pessoas em bicicletas e bicicletas assistidas entre Vitória e Vila Velha, tendo 3,3 quilômetros de extensão por sentido e 3 metros de largura. Um mirante foi construído no vão central para permitir que os usuários façam uma pausa e apreciem a vista.
O uso da Ciclovia da Vida será gratuito e com proibição do acesso de pedestres ou de pessoas em motocicletas, skates, patins, ciclomotor, entre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
comunicacao@semobi.es.gov.br
Cidades
Meaípe: novo calçadão da orla será revitalizado e entregue antes do verão

A Prefeitura de Guarapari iniciou mais uma importante etapa de valorização da orla da Praia de Meaípe: a revitalização do calçadão, com serviços que incluem novo calçamento, paisagismo e instalação de corrimões. A previsão de conclusão é para novembro de 2025, garantindo que o espaço esteja ainda mais atrativo para moradores e turistas já na próxima alta temporada.
A obra está sendo executada com investimento total de R$ 648 mil, por meio de convênio entre a Prefeitura de Guarapari, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Turismo (MTur), dentro do programa Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística.
A ação vem consolidar uma transformação que a Praia de Meaípe vem vivenciando nos últimos anos. Eleita uma das dez praias mais bonitas do Brasil pelo Guia Quatro Rodas por anos, Meaípe enfrentou, ao longo das últimas décadas, um grave processo de erosão que alterou sua paisagem natural. A recuperação teve início em 2023, com as obras de engordamento da faixa de areia e enrocamento executadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do DER-ES.
Desde então, Meaípe vive um novo momento, com eventos culturais e esportivos, retomada do movimento no comércio local, ampliação da faixa de areia e estrutura renovada, que voltaram a atrair visitantes e fortalecer a economia da região. Agora, com a revitalização do calçadão, a orla ficará ainda mais bonita, segura e funcional. “Meaípe passou por uma transformação que era esperada há anos, e agora estamos dando mais um passo importante. Essa revitalização do calçadão vai deixar a orla mais acessível, organizada e bonita para moradores e turistas. Nosso compromisso é com o desenvolvimento e com o cuidado com os espaços públicos”, destacou o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges.
O secretário de Obras, Marcelo Cirino, também enfatizou o impacto positivo da intervenção. “Esse é um trecho muito importante da nossa orla, que precisava desse olhar atento. Estamos trabalhando para garantir conforto, segurança e beleza ao espaço. Com novo piso, paisagismo e corrimões, o calçadão se torna um ambiente mais acolhedor e adequado para a população e para quem visita Guarapari”, afirmou.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Serra reforça segurança e nomeia 50 novos agentes da Guarda Municipal

A Prefeitura da Serra deu mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública da cidade. Nesta sexta-feira (18), foi anunciada a nomeação dos 50 primeiros aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra. A medida irá aumentar o número de guardas nas ruas e reforçar a segurança nos bairros.
A nomeação dos novos guardas representa uma ampliação importante do efetivo da GCM, que atua em ações de patrulhamento preventivo, apoio às demais forças de segurança, proteção do patrimônio público e garantia da ordem nos espaços municipais.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, reforça o compromisso da gestão com a segurança pública e destaca a importância da presença dos agentes nas ruas para garantir mais qualidade de vida e cuidado aos moradores da Serra.
“Hoje, damos mais um passo importante para reforçar a segurança da nossa cidade com a nomeação de 50 novos guardas municipais. Esse é o resultado de um concurso iniciado e planejado na gestão de Sergio Vidigal, que agora se concretiza. A Guarda não representa apenas presença nas ruas, mas também proteção, acolhimento e prevenção. Seguimos firmes no compromisso de construir uma Serra cada vez mais segura para todos os serranos”, destaca.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que a ampliação do efetivo da GCM fortalece a presença nas ruas e contribui para os avanços históricos nos índices de segurança registrados nos últimos meses.
“Estamos investindo em equipamentos, tecnologia e principalmente em pessoas. Com mais agentes atuando nas ruas, conseguimos aumentar a segurança, prevenir conflitos e dar respostas mais rápidas às ocorrências. Esse reforço é fundamental para manter os avanços que a Serra tem conquistado na área da segurança”, afirma.
Integração
Os novos agentes serão distribuídos em escalas e passarão por um período de adaptação, no qual receberão os equipamentos essenciais. Durante esse período, os agentes também serão qualificados em diversos setores da própria GCM e da Prefeitura Municipal da Serra, com o objetivo de conhecerem os locais de trabalho, compreenderem as expectativas da instituição e se integrarem à cultura organizacional.
Será realizada uma análise de perfil para garantir a alocação mais adequada às diferentes funções desempenhadas pela corporação. A prioridade será o serviço operacional da corporação. Eles atuarão em diferentes modalidades de policiamento, reforçando a presença da Guarda Municipal nas ruas e a qualidade do serviço prestado aos moradores, trabalhadores e empreendedores da Serra.
Reforço
A incorporação desses 50 novos agentes ao efetivo irá reforçar as ações de patrulhamento em toda a cidade, com ênfase nas áreas comerciais, onde há maior demanda, conforme identificado por estudos. Além disso, esse reforço permitirá a criação e fortalecimento de setores estratégicos, como o Núcleo de Inteligência e a Patrulha Maria da Penha, ampliando a capacidade da GCM de atuar com mais eficácia e sensibilidade nas diferentes frentes de trabalho.
Por: Secom-PMS
Cidades
Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal

Nesta terça-feira, 15, os secretários Welington Pessanha (Segurança, Trânsito e Transporte) e Otávio Postay (Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos) estiveram em Brasília, onde representaram o município em uma reunião estratégica no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante o encontro com a equipe técnica e a secretária-geral das Guardas Municipais no Brasil, foram iniciadas as tratativas formais e o processo de captação de recursos necessários para tornar viável a futura implantação da corporação em Guarapari. A proposta tem como foco o fortalecimento da segurança pública, o aumento da presença institucional nas ruas e o suporte às ações preventivas no município. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade. Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e buscando apoio federal para viabilizar esse projeto. Nosso compromisso é com a segurança e a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Rodrigo Borges.
A implantação da Guarda Civil Municipal representa um marco para Guarapari, ampliando a capacidade de atuação da administração pública na área de segurança, com integração aos demais órgãos e participação em programas federais de capacitação, modernização e aquisição de equipamentos. “Nos reunimos com os responsáveis pelas políticas nacionais de Guardas Municipais para dar o primeiro passo nesse processo. Guarapari está se preparando para receber uma guarda moderna, estruturada e eficiente, que contribuirá diretamente para a tranquilidade da nossa população”, destacou o secretário Welington Pessanha.
A agenda em Brasília também incluiu reuniões com outras pastas do Governo Federal, visando buscar parcerias e novos investimentos que fortaleçam o desenvolvimento e o planejamento estratégico de Guarapari.
Fonte: Secom-PMG
-
Cidades3 dias atrás
Itapemirim: Governo do ES inicia pavimentação de acesso ao Monte Aghá
-
Cidades3 dias atrás
Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal
-
Justiça3 dias atrás
PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira
-
Geral2 dias atrás
Governo do Estado firma parceria para requalificação de vias urbanas e despoluição de córregos na Serra
-
Cidades20 horas atrás
Serra reforça segurança e nomeia 50 novos agentes da Guarda Municipal
-
Negócios3 dias atrás
Como Será o Novo Exame Obrigatório de Medicina
-
Geral2 dias atrás
Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte
-
Tecnologia1 dia atrás
8 características dos carros que podem desaparecer ou serem substituídas no futuro