Ligue-se a nós

Geral

Censo 2022: quase metade da população capixaba vive na Grande Vitória

Colunista Noel Junior

Publicado

no

O número de habitantes da Região Metropolitana da Grande Vitória chegou a 1.880.828 pessoas em 2022, o que representa cerca de 49% da população capixaba. Os dados fazem parte do estudo IJSN no Censo 2022: Análise da População das Regiões Metropolitanas, elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e disponível no site.

O levantamento foi feito a partir dos primeiros resultados do Censo 2022, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento tem como foco os territórios das 15 Regiões Metropolitanas (RMs) do Brasil, estabelecidas por lei, e apresenta dados sobre sua população e respectivos domicílios. 

Segundo a coordenadora de Estudos Territoriais do Instituto Jones, Mariana Paim, os dados obtidos a partir do Censo 2022 permitem aprofundar as análises sobre diversos temas de interesse, como no caso das questões metropolitanas.

“Essa pesquisa é de fundamental importância para a atualização das análises que podem contribuir com o planejamento, o monitoramento e a aplicação das políticas públicas pelos municípios que compõem as regiões metropolitanas do Brasil, por exemplo. Além disso, é preciso destacar a relevância desses dados para subsidiar diversas outras pesquisas científicas”, explicou. 

No Censo 2010, a população do Espírito Santo chegou a 3.514.952 habitantes. Na edição de 2022, esse número subiu para 3.833.710, um crescimento de 9%. Essa foi a maior taxa de crescimento registrada entre os estados do Sudeste.

Anúncio

Já a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), no período de 2010 a 2022, registrou taxa de 11,44% de crescimento populacional, ficando com o sexto lugar do ranking das 15 RMs analisadas. Ficaram à frente as Regiões Metropolitanas de Florianópolis (33,94%), Goiânia (19,34%), Distrito Federal (14,66%), Manaus (14,56%) e Campinas (13,16%). 

Com relação à densidade demográfica, concentração da população por quilômetro quadrado (km²), de 2010 para 2022, a RMGV teve um acréscimo de 85 novos moradores por km², saindo de 724 habitantes/km² em 2010, para 809 habitantes/km² em 2022. O resultado fez com que a RMGV subisse para a quinta posição no ranking de densidade entre as RMs, ficando atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Campinas, nesse quesito.

Considerando os sete municípios que compõem a RMGV – Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e a capital Vitória – o documento destacou que, no período entre 2010 e 2022, o maior crescimento populacional foi no município de Serra, cuja taxa chegou a 24,76%, seguido por Guarapari com 18,40%. 

O estudo revelou ainda que, a região Sudeste tem 38.659.729 domicílios particulares permanentes. No Espírito Santo esse número chegou a 1.793.588 e, na Região Metropolitana da Grande Vitória, o quantitativo somou 862.993 domicílios particulares permanentes.

Anúncio

Para conferir o estudo completo que reúne dados comparativos das 15 RMs analisadas, acesse o documento IJSN no Censo 2022: Análise da População das Regiões Metropolitanas em: https://ijsn.es.gov.br/projetos-especiais/ijsn-no-censo-2022.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Geral

PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba

Redação Informe ES

Publicado

no

A Polícia Federal (PF) pode interromper a emissão de passaportes aos cidadãos brasileiros no fim deste ano por falta de verba orçamentária. O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, nesta sexta-feira (24), por meio de nota, que tem atuado de forma “ativa e coordenada” para assegurar a continuidade das emissões dos documentos pela Polícia Federal, instituição subordinada à pasta federal.

“A pasta acompanha de perto a situação orçamentária e mantém diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço,” diz a nota pública.

Esta não é a primeira vez que a emissão do documento de viagens pode ser suspensa. Em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022, a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes também por falta de verba.

O Ministério da Justiça reforçou que a emissão de passaportes é um serviço essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção do atendimento à população.

O custo para emitir um passaporte comum, em 2025, é de R$ 257,25 e, em casos específicos, a taxa pode chegar a R$ 514,50.

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Sesa informa os serviços de saúde que funcionam nesta segunda-feira (27)

Redação Informe ES

Publicado

no

Em virtude do ponto facultativo do Dia do Servidor Público (28), antecipado para segunda-feira (27), os serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa) que não prestam atendimentos de urgência e emergência terão horários diferenciados. Fique atento aos horários de cada serviço.

O Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano em Cariacica, segue com atendimento até está sexta-feira (24) e volta com o atendimento na próxima terça-feira (28), assim como os Centros Regionais em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.  

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) terá o atendimento realizado no ambulatório do local até sexta-feira (24) e retorna às atividades na terça-feira (28). Entretanto, a enfermaria do local vai funcionar normalmente todos os dias, com atendimento 24 horas.

A unidade da Farmácia Cidadã Estadual de Vitória presta atendimento até está sexta-feira (24) e retorna com suas atividades somente na próxima terça-feira (28), assim como as unidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Linhares, São Mateus Serra, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

Anúncio

O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará normalmente no ponto facultativo do dia 27 de outubro, das 7h às 19h, com cadastro de doação de sangue até as 18h20.

O ambulatório e a farmácia do Hemoes em Vitória, não funcionarão na segunda-feira (27), retornam com o atendimento na terça-feira (28).

Já as Unidades de Coleta da Serra e as regionais em Colatina, Linhares e São Mateus funcionam até sexta-feira (24) e retornam as atividades na terça-feira (28).

Testagem de Covid-19

Anúncio

A testagem para a Covid-19 no Terminal Rodoviário de Laranjeiras, na Serra, será realizada até sexta-feira (24), no horário das 8h às 16h. O atendimento é por livre demanda para teste rápido. As atividades retornam na terça-feira (28).

Serviços de Urgência e Emergência que mantêm o atendimento normal:

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192);

– Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): os profissionais de Saúde e a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

Anúncio

Hospitais Estaduais:

– Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra;

– Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra;

– Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;

Anúncio

– Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória;

– Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha;

– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;

– Hospital Estadual Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha;

Anúncio

– Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;

– Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;

– Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina;

– Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu;

Anúncio

– Hospital Estadual São José do Calçado (HESJC);

– Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM);

– Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;

– Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

Anúncio

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Seag divulga resultado preliminar do 2º ciclo do Programa de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Capixaba

Redação Informe ES

Publicado

no

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulgou, o resultado preliminar do 2º ciclo de avaliação do Edital Seag nº 001/2024, referente ao Programa de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Capixaba (PIVE).

O programa tem como finalidade estimular o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira no Espírito Santo, por meio do melhoramento genético do rebanho e do aumento da eficiência produtiva nas propriedades rurais.

Resultado e prazo para apresentação de recursos

O resultado preliminar reúne os produtores classificados neste 2º ciclo. De acordo com o edital, os participantes que desejarem apresentar recurso sobre a nota ou classificação poderão encaminhar a solicitação, dentro do prazo estabelecido, exclusivamente para o e-mail: producaoanimal@seag.es.gov.br.

Anúncio

Após a análise dos recursos, será publicado o resultado final, conforme o cronograma do edital.

Inscrições e novos ciclos

Os produtores que tiveram suas inscrições indeferidas nesta etapa podem corrigir as informações e realizar nova inscrição nos próximos ciclos de avaliação.

Enquanto o edital estiver vigente, as inscrições permanecem abertas, possibilitando a participação de novos produtores interessados em aderir ao programa.

Anúncio

Fortalecimento da pecuária capixaba

O PIVE integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite, promovendo mais produtividade, sustentabilidade e renda no campo.

Informações e contato

Dúvidas e solicitações de esclarecimento sobre o resultado ou os próximos ciclos podem ser enviadas para o e-mail: producaoanimal@seag.es.gov.br.

Anúncio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales 
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados