Educação
Programa público de aceleração chega ao interior do Estado em 2025

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na última terça-feira (26), o contrato que marca o início da aceleração do programa Sementes do Rio Doce, desenvolvido em parceria com a Fundação Renova e liderado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O edital para seleção dos projetos está previsto para janeiro de 2025. O investimento previsto é de R$ 7,6 milhões.
A assinatura do documento com a aceleradora IEBT Innovation ocorreu durante a 2ª edição do “Conexão Ciência: Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, realizado na Cidade da Inovação do Ifes, em Vitória. A partir de agora, a aceleradora inicia a criação do plano de trabalho, bem como o estudo de campo e diagnóstico com entrega de um relatório de mapeamento dos municípios contemplados pelo programa, concluindo com a seleção e a avaliação das startups.
A IEBT Innovation será responsável por selecionar, monitorar e acelerar as startups, que devem estar em fase de evolução ou operação. As 50 melhores propostas vão participar, por seis meses, do projeto de aceleração a ser desenvolvido na região. Para cada projeto, serão disponibilizados R$ 100 mil e o total de investimentos é de R$ 7,6 milhões por meio da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Com o Sementes do Rio Doce, o Governo do Estado avança com mais um programa de inovação, desta vez atuando em nove municípios impactados pelo desastre de Mariana (MG), sendo a grande maioria no interior: Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu e Serra. Há oportunidades para empreendedores de todas as áreas que tenham ideias inovadoras e apresentem soluções para desafios locais.
“A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma oportunidade para apresentar diversas iniciativas. Nossa expectativa é cumprir mais uma vez a tarefa de colocar no mesmo ambiente todas as iniciativas de inovação e desenvolvimento de tecnologias. Mostrando o que o Estado vem fazendo ao lado de outras instituições de ensino, setor privado e os governos. Esse programa é um exemplo do que estamos contribuindo na área de aceleração de novos negócios inovadores. O que é acelerar? É financiar, apoiar com assistência técnica e dar condições para que boas ideias se transformem em bons negócios”, comentou o governador.
O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, comemorou a parceria: “É uma grande satisfação para a Fapes participar de mais uma iniciativa que estimula a inovação capixaba. A parceria entre a Secti e a Fundação Renova, com o apoio da Fundação na gestão dos recursos financeiros, fortalece essa missão. O Programa Sementes visa contribuições ao empreendedorismo e à inovação na região do Rio Doce, fortalecendo as comunidades locais e criando condições para que elas assumam o protagonismo no desenvolvimento econômico e social da área. Esse esforço beneficia não só a região, mas também o Espírito Santo como um todo.”
“É a primeira vez na história que haverá aceleração de ideias inovadoras no interior, transformando áreas impactadas por um desastre ambiental e mudando vidas, com mentorias especializadas e capacitações em várias áreas, mostrando nosso comprometimento em fazer do Espírito Santo um Estado cada vez mais inovador, com oportunidades iguais para todos os capixabas”, frisou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
O CEO da empresa, Paulo Vitor Guerra, falou sobre as expectativas com o novo programa. “Com um histórico de sucesso no território capixaba, o IEBT Innovation tem orgulho de participar do Sementes, o maior programa de aceleração de startups do Espírito Santo, que carrega a nobre missão de impactar positivamente a vida das pessoas nas cidades do interior. Nossa expectativa é, com os empreendedores, fortalecer os ecossistemas locais e impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável das regiões. Este, sem dúvida, será um novo marco para o Estado”, disse.
Atividades
O Sementes do Rio Doce foi lançado, oficialmente, em Vitória, em agosto deste ano, e participou de eventos na área da inovação nos municípios de Colatina e Aracruz, com o objetivo de divulgar editais previstos e ações de formação e capacitação de empreendedores nas áreas de liderança, gestão, comunicação, marketing, vendas e finanças.
Durante o mês de novembro, o programa tem sido amplamente divulgado durante as oficinas regionais de escuta para a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI-ES), promovidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Até o momento, foram realizadas oficinas em Colatina (06/11), Linhares (08/11) e Cachoeiro de Itapemirim (13/11). As próximas edições acontecerão em São Mateus (27/11) e Vitória (29/11).
Além disso, a equipe de Relações Institucionais do Projeto Sementes também se reuniu, no último dia 15, com gestores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). A colaboração desses órgãos no processo de divulgação do Projeto Sementes tem sido fundamental para fortalecer a sinergia entre as iniciativas de inovação e as políticas ambientais no Estado, ampliando o alcance e a efetividade do programa, ao integrar soluções que atendem tanto ao desenvolvimento econômico quanto à sustentabilidade ambiental.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / 98829-2953
comunicacao@secti.es.gov.br
Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
sementesdoriodoce@secti.es.gov.br / claudiafsaba@gmail.com
Educação
Aprovados no concurso de educação realizam escolha de vagas nestas segunda (5) e terça-feira (6)

Os 450 aprovados no concurso da Secretaria de Educação nomeados no último dia 23 de abril realizam nas próximas segunda (5) e terça-feira (6), das 8h às 15h, a escolha de vagas, localização provisória e posse. Os procedimentos serão realizados de forma presencial no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), no Centro Administrativo Arino Gonçalves, no Centro da Serra.
Os candidatos serão chamados conforme o cargo e a classificação, seguindo a ordem estabelecida no cronograma disponível no link ao final da matéria. A admissão dos nomeados está condicionada ao cumprimento dos prazos e procedimentos listados nos editais de convocação nº 001/2025 e 002/2025, à declaração de aptidão no exame admissional e à apresentação da documentação exigida por meio de processo eletrônico. O início das atividades está previsto para 19 de maio.
O concurso público contempla 895 vagas para cargos de nível superior, que incluem Professor MaPA (educação especial – altas habilidades, deficiência auditiva, deficiência visual e mental, educação infantil e séries iniciais) e Professor MaPB (ciências, educação física, educação artística, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, geografia, bilíngue, ensino religioso e assessoramento pedagógico).
Confira o cronograma: http://www.serra.es.gov.br/admin/download/1746212515334-cronograma-de-escolha-de-vagas-convocados-concurso-pblico-15-01-e-22-01.pdf
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Marcelo Pereira/Arquivo
Educação
No Espírito Santo, matrículas em tempo integral saltam de 13% em 2022 para 17,7% em 2024

Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o estado do Espírito Santo ampliou o acesso à educação integral em todas as etapas do ensino da rede pública desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada nas creches do Espírito Santo passou de 21,9% para 27% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, o salto foi mais significativo: saiu de 4,7% para 8,5% no mesmo período.
Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual era 7,1% em 2022 e foi para 10,4% em 2024. Já nos anos finais (6º ao 9º), o avanço foi de 15,3% para 19%. No ensino médio, passou de 23,6% para 33,7% no mesmo período.
Considerando todas as etapas, no Espírito Santo houve aumento de 13% em 2022 para 17,7% em 2024.
NACIONAL – Em todo o país, entre 2022 e 2024, o percentual de dupla jornada nas creches passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6% e, no ensino fundamental, de 14,4% em 2022 para 19,1% em 2024. O percentual do ensino médio saiu de 20,4% matrículas em 2022 para 24,2% em 2024. Considerando todas as etapas, o aumento foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Educação
Projeto prepara professores para a inclusão de alunos com TDAH

Um projeto itinerante visa preparar professores e educadores para lidar com alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A iniciativa, da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), busca oferecer estratégias para uma melhor inclusão dos estudantes.
“Por conta dos sistemas primários desse transtorno, [os alunos] apresentam uma dificuldade muito grande de sustentar atenção, uma impulsividade e uma hiperatividade, que, muitas vezes, impactam, de forma muito negativa o desempenho escolar”, explica a psicóloga clínica Iane Kestelman, fundadora da ABDA. “A atenção é um dos elementos mais importantes que a gente precisa para seguir o caminho ao longo da vida, de forma produtiva e cidadã”.
Segundo Iane, os alunos com TDAH têm mais dificuldade de se engajar nas aulas e de absorver o conteúdo ensinado. E, quando esses alunos não recebem a atenção e instrução devidas, acabam repetindo de ano e deixando a escola.
“Não só no campo do TDAH, como de outros transtornos, existe uma dificuldade incrível no sentido de oferecer esse suporte aos professores, de como lidar com esses alunos”.
O projeto TDAH Levado a Sério na Escola realiza, neste sábado, no Rio de Janeiro, oferece uma oficina para professores do ensino fundamental das redes pública e privada.
“Nosso maior ideal é que esse país esteja finalmente cumprindo a Lei 14.254/2021, cujo teor preconiza que todos os alunos da pré-escola até o ensino médio, em todo o território nacional, possam ser incluídos nas escolas. Portanto, todos os professores devem ser capacitados para que essas ações de inclusão possam acontecer. Infelizmente, isso não vem acontecendo”.
O projeto começou em dezembro do ano passado em São Paulo e deve seguir para outros estados brasileiros. O próximo encontro deve ocorrer no Pará ainda este mês. Estão previstos encontros ainda no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Mais informações, estão no site da ABDA.
“As pessoas com TDAH são um contingente de 6% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todo aluno que estiver na escola tem direito a aprendizagem e a participar do processo educativo. Nosso objetivo é que as técnicas mais modernas da educação inclusiva e da neuroeducação possam ser ensinadas para esses professores”, conclui Iane.
Agencia Brasil
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