Ligue-se a nós

Cidades

Prefeitura de Guarapari inicia entrega de uniformes escolares para mais de 24 mil alunos da rede municipal

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Guarapari iniciou nesta quarta-feira (02) a entrega dos novos uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola contemplada foi a EMEF Rosa Simões de Almeida, no bairro Jabaraí, que atende 720 estudantes. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Borges, que conversou com os alunos e conferiu de perto a nova identidade visual.

“Estamos investindo em uma educação que acolhe, valoriza e oferece dignidade às nossas crianças e adolescentes. O uniforme vai além da padronização: ele representa cuidado, pertencimento e respeito com os estudantes e suas famílias”, afirmou o prefeito.

Ao todo, mais de 24 mil alunos da rede municipal vão receber os kits até o dia 31 de julho, em um cronograma que contempla as 65 unidades escolares do município. O novo kit é composto por duas camisas (uma de manga e outra regata), duas bermudas e, pela primeira vez, um par de tênis. Já para os alunos da educação infantil, o kit também inclui jaqueta e calça, para os dias mais frios.

A secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, destacou que a entrega do novo uniforme com tênis representa um avanço importante no atendimento às demandas da comunidade escolar. “Estamos entregando um kit completo, funcional e confortável. Essa iniciativa fortalece o vínculo entre aluno e escola e contribui para a autoestima das nossas crianças. A inclusão do tênis amplia esse cuidado e garante mais igualdade no ambiente escolar”, pontuou.

A estudante Sabrina Marques, do 5º ano, comemorou a chegada do uniforme: “É a primeira vez que recebo algo assim, de graça. Fiquei muito feliz!”, disse. Já o pai dela, Ciro Lyra, destacou a importância da iniciativa para as famílias. “O uniforme é fundamental para os alunos. É uma economia para quem tem filhos na escola e também uma forma de inclusão. Ajuda na identidade da rede e valoriza quem está na sala de aula”.

O modelo do novo uniforme foi escolhido de forma democrática por meio de uma votação promovida nas redes sociais da Prefeitura, no início do ano. A proposta vencedora, nas cores azul e branco, foi a preferida pela maioria da comunidade escolar e agora será adotada em toda a rede. Os uniformes antigos continuarão sendo aceitos.

Anúncio

“A gestão tem se empenhado em garantir avanços concretos na educação pública. Começamos o ano organizando esse processo do zero, com planejamento, escuta da comunidade e foco nas necessidades reais das escolas. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a rede municipal em todas as frentes”, completou Jaciara.

Fonte: Secom-PMG

Cidades

Festival da Colheita movimenta Itapemirim na sexta (19) e sábado (20)

Redação Informe ES

Publicado

no

O município de Itapemirim sedia, nesta sexta-feira (19) e sábado (20), o Festival da Colheita para celebrar os resultados do projeto Arranjos Produtivos junto a agricultores familiares do entorno, envolvendo também produtores de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Guarapari, Rio Novo do Sul e Piúma. Na região, o projeto realizado pela Assembleia Legislativa (Ales) fomenta a diversificação de culturas e a produção de acerola, uva, aroeira, maracujá, café, cacau, citrus, mandioca, pupunha e banana.

O evento acontecerá na Praça Domingos Martins, mais conhecida como “Praça da Vila”, e contará com produtos da agroindústria, minicursos, aulas gastronômicas, apresentações musicais, ações em saúde, espaço para alimentação e até corrida de rua. Os visitantes poderão conferir variedade de cafés especiais, sorvete artesanal, mel, cachaças, atum, queijos e iogurtes, embutidos, biscoitos e bolos, doces cristalizados, polpa de frutas, temperos, sucos, geleias, entre outros. 

“Buscamos promover um espaço de convivência e interação entre produtores e consumidores, incentivando a valorização dos produtos locais, a geração de oportunidades de comercialização e a troca de conhecimentos entre agricultores, empreendedores e instituições ligadas ao desenvolvimento rural”, explica a secretária da Casa dos Municípios da Assembleia, Joelma Costalonga. O órgão é responsável por coordenar o Arranjos Produtivos, presente em 36 municípios capixabas. 

“Teremos um culto ecumênico para proporcionar um momento de celebração e agradecimento a Deus pela confiança depositada no nosso trabalho e principalmente pela dedicação dos agricultores”, acrescenta Joelma Costalonga sobre a programação.

Anúncio

A realização é da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Região da Costa e da Imigração (Adeturci) em parceria com a Assembleia Legislativa. O evento também conta com apoio do governo do Estado, da Prefeitura de Itapemirim, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). 

1ª Corrida do Festival da Colheita

Para quem gosta de evento esportivo, a programação da festa também conta com a 1ª Corrida do Festival da Colheita, que será realizada no sábado (20), com largada às 6 horas, na Igreja Católica central. O percurso é de 5 quilômetros. A recepção dos corredores está marcada para as 7h30, com café da manhã. 

Inscrição na corrida

Confira a programação

Sexta (19)
16 horas – Abertura dos estandes e praça de alimentação
16h até 20h – Minicursos de culinária com abacaxi (Senar) – Kelly Cristina Feitosa
18 horas – Abertura oficial do festival
18h30 – Show com Talyta Salucci
21h30 – Telão com Jogo do Brasil
23 horas – Encerramento

Anúncio

Sábado (20)
6 horas – Corrida do Festival da Colheita
7h30 – Recepção dos corredores 
8 às 12h – Minicursos de culinária com abacaxi – Kelly Cristina Feitosa (Senar)
9 horas – Culto ecumênico em ação de graças pela colheita do projeto Arranjos Produtivos
10 horas – Abertura dos estandes
10 às 16h – Ação de Saúde da Prefeitura Municipal de Itapemirim
11h30 – Apresentação de voz e violão de Daniel Lial 
13 às 17h – Minicursos de culinária com café – Kelly Cristina Feitosa (Senar)
14 horas – Apresentação de moda de viola de Ni e Guinho
19h30 – Aula-show com Tilápia – Chef Ariosto
21 horas – Show com Garotos Tradição
23 horas – Encerramento 

Continuar Lendo

Cidades

Cariacica entra em contagem regressiva para os shows de 136 anos de aniversário da cidade

Redação Informe ES

Publicado

no

Seguuura, coração! Faltam poucos dias para Cariacica dar início às festividades de 136 anos. O ponto de encontro será o Parque de Exposições, em Nova Brasília, que nos dias 20, 26, 27 e 28 de junho recebe grandes atrações musicais para todos os gostos. Neste sábado (20) as festividades começam com a Grande Noite de Louvor, os portões abrem às 15 horas com uma programação repleta de atrativos e diversão. 

Quem comparecer ao evento encontrará um espaço completo, que reúne mini fazendinha, feira de economia criativa e praça de alimentação. No palco principal Fernanda Brum, Bruna Olly, Marcelo Markes, Sued Silva e a galera do Nossa Turminha irão animar o público presente.

Já na semana seguinte,  Alexandre Pires, Emerson Xumbrega e o Grupo Pele Morena comandam a noite de sexta-feira (26) com o melhor do pagode. 

No sábado (27), o agito fica por conta de João Neto & Frederico, Priscila Ribeiro e Breno & Bernardo, que prometem animar a galera com muito sertanejo. Já no domingo (28), para encerrar a comemoração com chave de ouro, sobem ao palco Zé Elias (com o Serestão do Zé), João Fellipe & Rafael e Jéssica Rodrigues. 

Anúncio

Fique ligado: na sexta (26) e sábado (27),  o agito começa a partir das 18 horas e, no domingo (28), a programação começa às 15 horas.

Confira a programação completa da festa do município

Sábado (20)
Abertura dos portões às 15h

Praça de Alimentação
15h – DJ Lenny
15h30 – Anderson Andrade 
16h – Rodrigo Euzébio 

Anúncio

Palco Principal

18h – Abertura oficial
17h10 – Nossa Turminha (Evento Kids)
17h40 – Bruna Olly 
18h45 – Sued Silva
19h30 – Marcelo Markes
20h45 – Fernanda Brum
 
Sexta-feira (26)
Abertura dos portões às 18h

Praça de Alimentação
18h – DJ Ceará
19h – Os Lopas
20h – Graciella D’Ferraz
Palco Principal
21h – Pele Morena
23h – Alexandre Pires
01h – Emerson Xumbrega

Sábado (27)
Abertura dos portões às 18h

Anúncio

Praça de Alimentação
18h – DJ Kinho
19h – Matheus Araújo
20h – Wallace Aguiar
Palco Principal
21h – Breno & Bernardo
23h – João Neto & Frederico
01h – Priscila Ribeiro
 
Domingo (28)
Abertura dos portões às 15h

Praça de Alimentação
15h – Marquinhos Coco
16h – Rodrigo Freitas
16h40 – Tombo do doce de Banana
17h – Diego Viana
Palco Principal
18h – Jessica Rodrigues
19h30 – João Fellipe & Rafael
21h – Zé Elias (Serestão do Zé)

Fonte: Semcom/PMC –Texto: Gabriela Singular – Foto: Divulgação

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Itapemirim: formatura do Qualificar ES celebra novos caminhos profissionais e oportunidades de crescimento

Redação Informe ES

Publicado

no

Ao longo dos últimos meses, alunos participaram de cursos gratuitos de qualificação profissional, ampliando conhecimentos, desenvolvendo habilidades e se preparando para novas oportunidades no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

Nesta edição, foram ofertados os cursos de Depilação, Design de Sobrancelhas, Cuidados com a Pele, Barbeiro, Cozinha Básica, Massas Italianas e Preparação de Salgados. As capacitações proporcionaram aprendizado prático e técnico, contribuindo para a geração de renda, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento profissional dos participantes.

Qualificar ES é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), criada com o objetivo de promover a qualificação profissional dos capixabas, incentivando a empregabilidade, o empreendedorismo e a inclusão social. Desde sua criação, o programa tem transformado a realidade de milhares de pessoas em todo o Estado por meio da oferta gratuita de cursos profissionalizantes.

O momento também foi de gratidão a todos que contribuíram para o sucesso desta jornada. Aos professores, pelo compromisso em compartilhar conhecimento e experiência; aos coordenadores e equipes de apoio, pela organização e acompanhamento de cada etapa; às famílias, pelo incentivo e apoio constante; e, principalmente, aos alunos, que abraçaram a oportunidade e demonstraram determinação ao longo de todo o processo.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMI

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados