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Programa público de aceleração chega ao interior do Estado em 2025

Redação Informe ES

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O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na última terça-feira (26), o contrato que marca o início da aceleração do programa Sementes do Rio Doce, desenvolvido em parceria com a Fundação Renova e liderado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O edital para seleção dos projetos está previsto para janeiro de 2025. O investimento previsto é de R$ 7,6 milhões.

A assinatura do documento com a aceleradora IEBT Innovation ocorreu durante a 2ª edição do “Conexão Ciência: Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, realizado na Cidade da Inovação do Ifes, em Vitória. A partir de agora, a aceleradora inicia a criação do plano de trabalho, bem como o estudo de campo e diagnóstico com entrega de um relatório de mapeamento dos municípios contemplados pelo programa, concluindo com a seleção e a avaliação das startups.

A IEBT Innovation será responsável por selecionar, monitorar e acelerar as startups, que devem estar em fase de evolução ou operação. As 50 melhores propostas vão participar, por seis meses, do projeto de aceleração a ser desenvolvido na região. Para cada projeto, serão disponibilizados R$ 100 mil e o total de investimentos é de R$ 7,6 milhões por meio da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Com o Sementes do Rio Doce, o Governo do Estado avança com mais um programa de inovação, desta vez atuando em nove municípios impactados pelo desastre de Mariana (MG), sendo a grande maioria no interior: Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu e Serra. Há oportunidades para empreendedores de todas as áreas que tenham ideias inovadoras e apresentem soluções para desafios locais.

“A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma oportunidade para apresentar diversas iniciativas. Nossa expectativa é cumprir mais uma vez a tarefa de colocar no mesmo ambiente todas as iniciativas de inovação e desenvolvimento de tecnologias. Mostrando o que o Estado vem fazendo ao lado de outras instituições de ensino, setor privado e os governos. Esse programa é um exemplo do que estamos contribuindo na área de aceleração de novos negócios inovadores. O que é acelerar? É financiar, apoiar com assistência técnica e dar condições para que boas ideias se transformem em bons negócios”, comentou o governador.

O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, comemorou a parceria: “É uma grande satisfação para a Fapes participar de mais uma iniciativa que estimula a inovação capixaba. A parceria entre a Secti e a Fundação Renova, com o apoio da Fundação na gestão dos recursos financeiros, fortalece essa missão. O Programa Sementes visa contribuições ao empreendedorismo e à inovação na região do Rio Doce, fortalecendo as comunidades locais e criando condições para que elas assumam o protagonismo no desenvolvimento econômico e social da área. Esse esforço beneficia não só a região, mas também o Espírito Santo como um todo.”

“É a primeira vez na história que haverá aceleração de ideias inovadoras no interior, transformando áreas impactadas por um desastre ambiental e mudando vidas, com mentorias especializadas e capacitações em várias áreas, mostrando nosso comprometimento em fazer do Espírito Santo um Estado cada vez mais inovador, com oportunidades iguais para todos os capixabas”, frisou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O CEO da empresa, Paulo Vitor Guerra, falou sobre as expectativas com o novo programa. “Com um histórico de sucesso no território capixaba, o IEBT Innovation tem orgulho de participar do Sementes, o maior programa de aceleração de startups do Espírito Santo, que carrega a nobre missão de impactar positivamente a vida das pessoas nas cidades do interior. Nossa expectativa é, com os empreendedores, fortalecer os ecossistemas locais e impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável das regiões. Este, sem dúvida, será um novo marco para o Estado”, disse.

Atividades

O Sementes do Rio Doce foi lançado, oficialmente, em Vitória, em agosto deste ano, e participou de eventos na área da inovação nos municípios de Colatina e Aracruz, com o objetivo de divulgar editais previstos e ações de formação e capacitação de empreendedores nas áreas de liderança, gestão, comunicação, marketing, vendas e finanças.

Durante o mês de novembro, o programa tem sido amplamente divulgado durante as oficinas regionais de escuta para a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI-ES), promovidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Até o momento, foram realizadas oficinas em Colatina (06/11), Linhares (08/11) e Cachoeiro de Itapemirim (13/11). As próximas edições acontecerão em São Mateus (27/11) e Vitória (29/11).

Além disso, a equipe de Relações Institucionais do Projeto Sementes também se reuniu, no último dia 15, com gestores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). A colaboração desses órgãos no processo de divulgação do Projeto Sementes tem sido fundamental para fortalecer a sinergia entre as iniciativas de inovação e as políticas ambientais no Estado, ampliando o alcance e a efetividade do programa, ao integrar soluções que atendem tanto ao desenvolvimento econômico quanto à sustentabilidade ambiental.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / 98829-2953
comunicacao@secti.es.gov.br

Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145
sementesdoriodoce@secti.es.gov.br / claudiafsaba@gmail.com 

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Educação

Governo do Estado abre inscrições para o Nossa Bolsa 2025

Redação Informe ES

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A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu, nesta sexta-feira (03), as inscrições para mais uma edição do Programa Nossa Bolsa, que oferece 1 mil bolsas integrais para graduação, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeados pelo Governo do Estado. Os estudantes podem se inscrever até o fim do dia 17 de janeiro, pelo site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.

O candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa. A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.

Existem bolsas disponíveis para os cursos de Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e muito mais. As 40 opções estão distribuídas em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.

O Nossa Bolsa 2025 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe aproximadamente R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

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“Oportunidade para realizar a primeira graduação. Estamos dando um destaque especial nesse edital a formações nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Saúde. De maneira geral, o potencial das vagas em cursos de alta empregabilidade”, destacou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o Nossa Bolsa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e o desenvolvimento social por meio do conhecimento.

“Este programa transforma vidas ao oferecer oportunidades de acesso ao Ensino Superior para aqueles que não teriam condições de custear seus estudos. Estamos ampliando horizontes e construindo um futuro melhor, com mais qualificação e igualdade de oportunidades aos capixabas”, pontuou o secretário.

Sonho realizado por meio do Programa

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Formada recentemente em Ciências Biológicas, pela UniSales, Mayara de Souza, de 29 anos, moradora de Aparecida, em Cariacica, conta que se inscreveu no programa Nossa Bolsa porque tinha o sonho de fazer um curso superior, mas não tinha condições de custear.

“Eu tentei por oito anos ingressar no Ensino Superior por várias outras formas. Mas todas as vezes que eu conseguia uma bolsa, ela não era 100% e, devido a minha condição financeira, eu não tinha como pagar nem parte da bolsa. Até que consegui estudar pelo Nossa Bolsa”, explicou.

Ela também ressaltou que o programa lhe deu a oportunidade de viver experiências importantes. “Pude vivenciar coisas que não imaginei um dia poder passar. Participei, por exemplo, três vezes de eventos de Inovação do Estado como expositora”, finalizou.

Formado no curso que almejava

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Foi também por meio do Nossa Bolsa que Estevão Garcia Leopoldino, de 22 anos, conseguiu se formar no curso que sempre quis: Publicidade e Propaganda. Após concluir o Ensino Superior na Faesa, ele destaca a importância do programa para tantos jovens capixabas que desejam melhorar suas vidas através do estudo.

“Se não fosse pelo Nossa Bolsa, eu e minha família não teríamos condições financeiras de pagar minha faculdade. Me formei e hoje atuo como produtor e diretor em um estúdio de podcasts”, relatou Garcia.

Percentual de cotas

Fortalecendo ainda mais o seu caráter social, o Programa Nossa Bolsa distribui um percentual de suas vagas da seguinte forma:

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  • 20% (vinte por cento) das bolsas serão destinadas, preferencialmente, a estudantes afrodescendentes que se autodeclaram no ato da inscrição à bolsa.
  • 20% (vinte por cento) das bolsas serão destinadas, preferencialmente, aos beneficiários do Programa Estado Presente em Defesa da Vida que são alunos pertencentes às áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por altos índices de violência, especialmente contra os jovens, conforme ANEXO II.
  • 3% (três por cento) das bolsas serão destinadas, preferencialmente, aos egressos do sistema prisional do Espírito Santo, atendidos pelo Escritório Social da Secretaria da Justiça – SEJUS

Como é a seleção pela nota do Enem?

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Quem pode concorrer às bolsas?

O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 a 2024 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

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De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2025 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

O que é o Programa Nossa Bolsa?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

Serviço:

Programa Nossa Bolsa 2025
Edital Fapes 18/2024 – Nossa Bolsa 2025: clique aqui e acesse o edital
Inscrições de 03/01 a 17/01, por meio do site: https://online.nossabolsa.es.gov.br/candidato
Dúvidas? E-mail: programanossabolsa@fapes.es.gov.br ou no WhatsApp (27) 99824-6168 (respostas apenas em dias úteis no período de 09 às 18 horas)

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Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

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Educação

Chamada Pública Escolar 2025: solicitação de novas vagas na Serra começa nesta terça-feira (10)

Redação Informe ES

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Quem deseja estudar no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal da Serra em 2025 poderá fazer a solicitação de vaga a partir da próxima terça-feira (10).

Todo o processo é on-line pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) por meio do link: http://sge.serra.es.gov.br/Default.aspx .
O prazo vai até 27 de dezembro, segundo cronograma da Chamada Pública Escolar.

O cadastro de solicitação de vaga é destinado a estudantes que estejam ou não matriculados em qualquer outra rede de ensino, inclusive privada. 

É de caráter obrigatório que o solicitante possua CPF na hora do cadastramento, bem como o do estudante. Para os que ainda não possuem o documento, podem procurar as agências dos Correios ou a Receita Federal.

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As famílias que não possuem acesso à internet devem se dirigir até a unidade de ensino desejada. 

A partir de janeiro de 2025, as escolas entram em contato para efetivar as matrículas.

Informações

Em casos de dúvidas ou para mais informações quanto ao uso do Sistema de Gestão Escolar (SGE), o interessado poderá entrar em contato com o Setor da Coordenação de Planejamento e Controle de Matrículas da Secretaria de Educação por meio dos telefones (27) 3291-4305, (27) 98182-1174 ou via e-mail matriculas.sedu@serra.es.gov.br

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Serviço:

Chamada Pública Escolar 2025
Período de cadastro para solicitação de vaga: de 10 a 27 de dezembro

Onde: no Sistema de Gestão Escolar (SGE) no portal da Prefeitura da Serra (http://sge.serra.es.gov.br/Default.aspx). Caso não haja acesso à internet, o familiar, responsável legal ou estudante maior de 18 anos pode se dirigir à unidade de ensino desejada para realizar o processo.

Informações: (27) 3291-4305, (27) 98182-1174 ou via e-mail matriculas.sedu@serra.es.gov.br

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Fonte: Secom/PMS – Texto: Marcelo Pereira – Foto: Marcelo Pereira

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Sesi oferece vagas gratuitas para a Nova EJA Profissionalizante em cidades do ES

Redação Informe ES

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O Serviço Social da Indústria (Sesi) está oferecendo vagas gratuitas para a Nova EJA Profissionalizante (Educação de Jovens e Adultos). As unidades que irão receber a Nova EJA Profissionalizante serão: Aracruz, Araçás (Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit (Serra), Colatina e Jardim da Penha (Vitória). 

As aulas são ofertadas no modelo Ensino à Distância (EaD) com alguns encontros presenciais. Os alunos matriculados também farão, simultaneamente, um curso de qualificação profissional, oferecido em parceria com o Senai ES. 

Para a última turma do ano, o candidato pode preencher o cadastro de interesse no site até o dia 12 de dezembro de 2024. 

O modelo à distância é para facilitar o aluno nos estudos, com a conclusão do nível médio em até 18 meses. Além disso, a Nova EJA conta com uma metodologia exclusiva: o reconhecimento de saberes. 

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Por meio dela, o Sesi ES identifica, valida e certifica as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante. Os cursos proporcionam a elevação da escolaridade, a capacitação de trabalhadores e a autoconfiança dos estudantes, bem como, oportuniza maiores chances de crescimento profissional e inserção no mercado de trabalho.

Os interessados no Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos à distância devem ter idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.

Além disso, precisa comprovar escolaridade anterior, Ensino Fundamental completo. 

O Sesi aceita como comprovante documentos como declaração de escolaridade ou histórico escolar emitidos pela última escola frequentada, o Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou ainda a Certificação Parcial do Ensino Médio (Escola Regular ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA).

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Por: Sara Jane de Faria Alves – Coordenadora Pedagógica SESI/CIVIT

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