Cidades
Cariacica e Governo do ES inauguram diversas obras neste sábado (13)

Neste sábado (13), às 8h30, a Prefeitura de Cariacica, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, realiza evento de inaugurações e assinaturas de ordens de serviço, marcando grandes investimentos em infraestrutura urbana e educação no município. A cerimônia será na Rua Hortência, no bairro Jardim de Alah.
Entre os destaques está a inauguração das obras de construção das galerias de macrodrenagem dos bairros Jardim de Alah e Rio Marinho, um investimento de cerca de R$14,8 milhões. A intervenção prevê a implantação de 1.230 metros de galerias de concreto sobre o Córrego Jardim de Alah, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir riscos de alagamentos. A obra beneficiará diretamente cerca de oito mil moradores dos bairros Jardim de Alah, Rio Marinho e Alzira Ramos.
Além disso, serão entregues pavimentação em ruas do bairro Bela Aurora, incluindo trechos das ruas Colatina, Espírito Santo, Ferro e Aço, Jardim América, Vitória e Nossa Senhora da Penha. O pacote contempla ainda a inauguração de serviços de drenagem e pavimentação em diversas vias dos bairros Flexal I, Flexal II, Santana, Alto Dona Augusta, Alzira Ramos, Jardim Botânico, Rio Marinho e Porto de Cariacica, que fazem parte de um convênio de R$ 30 milhões.
Na área da educação, a programação contará com a inauguração da reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Crisóstomo Belesa, com investimento de mais de R$ 6,57 milhões, e a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da EEEFM Itagiba Escobar, no valor de mais de R$ 9 milhões.
Serviço
Inauguração de pacotes de obras e ordem de serviço
Data: sábado (13), às 8h30
Local: Rua Hortência, Jardim de Alah
Cidades
Obras na Avenida Central, em Laranjeiras, avançam com recapeamento totalmente concluído

A Avenida Central, em Parque Residencial Laranjeiras, já está ficando de cara nova! Com o recapeamento totalmente concluído, as obras de revitalização avançam para a recuperação das calçadas. As mudanças têm o objetivo de promover melhorias na mobilidade urbana e aumentar a segurança no trânsito.
O investimento, de R$ 7,8 milhões, em parceria com o Governo do Estado, contempla a recuperação da estrutura do pavimento da via e de calçadas danificadas ao longo do trecho, garantindo melhores condições de circulação para pedestres. Será implantada nova sinalização horizontal e vertical em toda a via, reforçando a segurança viária e a organização do tráfego na região.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destaca que o investimento na Avenida Central integra um conjunto de ações realizadas ao longo dos últimos quatro anos para melhorar a infraestrutura nos bairros e que, agora, seguem sendo ampliadas para proporcionar ainda mais qualidade de vida aos moradores do município.
“A Avenida Central é um grande centro que proporciona geração de emprego e distribuição de renda. Acreditamos que uma cidade melhor se constrói cuidando de cada comunidade. É com diálogo, proximidade e escuta que podemos proporcionar investimentos que fazem a diferença no dia a dia dos moradores da nossa cidade”, afirma.
Para a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, a parceria com o Governo do Estado é essencial para ampliar os investimentos na mobilidade do município e permitir que a cidade avance em infraestrutura.
“Essa é uma via estratégica para Laranjeiras e para toda a cidade, e as melhorias vão reduzir riscos de acidentes, facilitar o deslocamento e proporcionar mais conforto para motoristas e pedestres. Estamos avançando nas etapas da obra e, em breve, entregaremos toda a requalificação da Avenida Central”, diz.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Jonathas Gomes – Foto: Divulgação
Cidades
Feira do Primeiro Emprego oferece mais de 450 vagas na Serra

A Prefeitura da Serra promove, na próxima quarta-feira (10), das 8h às 12h, a Feira do Primeiro Emprego, no SINE Serra, localizado no Pró-Cidadão de Jacaraípe. As senhas para atendimento, no entanto, já começam a ser distribuídas às 7 horas.
A iniciativa faz parte do projeto Primeiros Passos e tem como objetivo apoiar jovens e adultos que buscam a primeira experiência com carteira assinada.
Durante a feira, os candidatos terão acesso a mais de 450 vagas de emprego em diversas áreas, além de oficinas de orientação profissional e palestras sobre empregabilidade, abordando temas como elaboração de currículo, postura e comportamento em entrevistas.
A seleção será feita no local, diretamente pelas empresas participantes. O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 7 horas.
A secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Graziela Dalla Pagani, destaca a importância da ação para a cidade: “O Primeiros Passos é mais do que uma política de empregabilidade. É um projeto que promove dignidade, cidadania e esperança. Escolhemos o Dia Internacional da Juventude para reafirmar nosso compromisso com o futuro da cidade”.
Vagas disponíveis
- Repositor de Mercadorias – 6 vagas
- Operador de Câmaras Frias – 4 vagas
- Operador de Caixa – 2 vagas
- * Repositor de Mercadorias – 9 vagas
- Auxiliar de Linha de Produção – 20 vagas
- Assistente Administrativo – 2 vagas
- Auxiliar de Padeiro – 1 vaga
- Atendente de Lanchonete – 80 vagas
- Ajudante de Pizzaiolo – 50 vagas
- Auxiliar de Logística – 50 vagasAtendente de Frios – 50 vagas
- Ajudante de Cozinha – 50 vagas
- Auxiliar de Linha de Produção – 50 vagas
- Operador de Carrinho – 50 vagas
- Auxiliar de Logística – 50 vagas
Sobre o projeto
Criado em 2024, o Primeiros Passos é voltado a moradores da Serra com 18 anos ou mais que ainda não tiveram vínculo formal de trabalho. Além de encaminhamento para vagas, o projeto oferece capacitação, oficinas e acompanhamento pós-contratação.
Público prioritário
* Jovens de 18 a 29 anos
* Egressos do sistema penal
* Jovens que cumpriram medidas socioeducativas
* Trabalhadores autônomos e rurais
* Pessoas com deficiência
* Imigrantes e refugiados
* Mulheres
* Beneficiários de programas sociais
A meta da Prefeitura é garantir que pelo menos 10% dos inscritos sejam contratados pelas empresas parceiras.
Como funciona
O projeto é executado pela Seter, por meio do Sine Serra e da Departamento de Intermediação de Mão de Obra, e conta com apoio do Ciampe, Sedec e Sebrae. As ações incluem:
- Cadastro dos participantes
- Palestras e oficinas de capacitação
- Encaminhamento para entrevistas
- Acompanhamento pós-contratação
As empresas parceiras também se comprometem a reservar parte das vagas aos inscritos, sendo 5% para micro, pequenas e médias empresas e 10% para grandes empresas, além de cumprir a legislação trabalhista e fornecer equipamentos de proteção individual.
Serviço
Feira do Primeiro Emprego – Projeto Primeiros Passos
Data: 10 de setembro (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Sine Serra – Pró-Cidadão (Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416 – Portal de Jacaraípe)
Agenda da Blitz do Emprego – Setembro/2025
15/09 – 8h às 12h
Feira para Pessoas com Deficiência (PCDs) – Sine Serra
Av. Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416 – Portal de Jacaraípe
17/09 – 13h às 16h
Central Carapina – Instituto Vovô Chiquinho
Rua Florianópolis, nº 17 – Central Carapina
19/09 – 8h às 17h
CRAS de Jacaraípe – Semas
Av. Guarani – Das Laranjeiras / Jacaraípe
22/09 – 8h às 12h
Feira para Pessoas Idosas (60+) – Sine Serra
Av. Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416 – Portal de Jacaraípe
24/09 – 13h às 16h
Terminal de Laranjeiras – Av. Eldes Scherrer Souza – Parque Residencial Laranjeiras
27/09 – 8h às 12h
Praça das Águias – Costa Bela
Rua dos Chorões – Costa Bela/Serra
Fonte: Secom-PMS
Cidades
Apóstolo João Batista é o novo secretário de Assistência Social de Marataízes

Marataízes (ES) – O prefeito de Marataízes, Toninho Bitencourt (Podemos), anunciou nesta quinta-feira (4) uma importante mudança no secretariado municipal. O apóstolo João Batista é o novo titular da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho, uma das pastas mais estratégicas e sensíveis da administração pública.
A nomeação reforça a confiança do chefe do Executivo no trabalho de João Batista, que já vinha contribuindo ativamente com a gestão desde o início do mandato. O novo secretário ocupou a Secretaria de Administração durante oito meses e também integrava a coordenação de governo — função que continuará exercendo em paralelo à nova responsabilidade.
“Assumo este novo compromisso, a pedido do prefeito, bastante motivado, crendo que faremos um bom trabalho, com a graça de Deus”, declarou João Batista, ao comentar a nomeação.

Com vasta experiência em gestão e forte atuação junto à comunidade, João Batista terá agora a missão de liderar uma das áreas mais abrangentes da administração municipal, responsável por políticas públicas de assistência social, habitação e promoção do trabalho e renda.
Com a mudança, a Secretaria de Administração passa a ser comandada pelo advogado Gutemberg dos Santos, que assume o cargo com a missão de dar continuidade ao trabalho técnico e estratégico desenvolvido na pasta.
A reforma no secretariado faz parte da estratégia da gestão Bitencourt para fortalecer áreas essenciais da prefeitura e ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à população de Marataízes.
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