Política
Aliados consideram impeachment de Witzel ‘irreversível’

A situação política do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, está complicada. Até mesmo aliados do governador no PSC, partido ao qual ele é filiado, já consideram como “irreversível” a aprovação do impeachment dele, cujo processo foi aberto nesta quarta-feira (10) pelo presidente da Assembleia Legislativa fluminense, André Ceciliano (PT) com apoio de 69 dos 70 deputados estatuais.
Nessa primeira fase do processo, Witzel será julgado por uma comissão processante, que produzirá um relatório a ser votado no plenário da Alerj. Se aprovado, Witzel será afastado incialmente por 180 dias. Neste período, será criado o chamado “tribunal processante”, com cinco deputados, cinco desembargadores sorteados e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio. Será este grupo que determinará ou não a cassação definitiva.
Aliados de Witzel no PSC preveem que ele deve ser afastado por esses 180 dias já no início de julho. Lembram que a maioria dos integrantes do partido já “lavou as mãos” em relação ao político. Entre eles, o próprio vice-governador, Cláudio Castro. Segundo aliados de Castro, ele não tem feito movimentos para “derrubar” Witzel, mas demonstra “cansaço” em tentar ajudar o governador a barrar o processo de impeachment na Alerj.
Em conversas reservadas com aliados, o vice-governador citou como exemplo sua tentativa de obter votos a favor de Witzel entre deputados estudais bolsonaristas do PSL. Castro reclamou que o próprio governador atrapalhou a articulação, na semana passada, ao rebater ataque de Jair Bolsonaro, dizendo que “quem deve estar preocupado com uma prisão é ele”, em referência ao presidente. Fonte: CNNBrasil Por Igor Gadelha
Política
Presidente Lula cumpre agenda em Linhares e São Mateus nesta sexta-feira(16)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 15h, da cerimônia de entrega de 917 unidades habitacionais do Residencial Mata do Cacau, às famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
A preparação para a visita já começou: o avião presidencial aterrissou na tarde desta terça-feira (13) no Aeroporto Antonio Edson de Azevedo, em Linhares.
A chegada da aeronave mobilizou uma ampla estrutura de segurança e logística, com o apoio de autoridades locais e federais. A comitiva presidencial trouxe assessores e equipes técnicas que coordenarão os detalhes da visita, que terá como destaque a entrega das 917 moradias do Residencial Mata do Cacau, no norte do estado.
Além da entrega em Linhares, a Presidência da República divulgou que a agenda prevê uma visita também a quilombo entre São Mateus e Conceição da Barra.
Política
Casagrande apresenta Fundo Soberano e potencialidades do ES nos Estados Unidos

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, embarca, neste sábado (10), para uma missão oficial na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O mandatário capixaba cumprirá uma série de compromissos durante a Semana do Brasil 2025. O vice-governador Ricardo Ferraço assume interinamente o Governo na ausência de Casagrande, que retorna ao Estado no próximo dia 16 de maio, sexta-feira.
Entre os compromissos, Casagrande vai apresentar o Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses) e seu impacto social na transição energética a diversos empresários e gestores de fundos durante o Workshop do Fórum Internacional de Fundos Soberanos e do Instituto da Família Jain. Considerado o terceiro melhor Fundo Soberano do mundo, o Funses tem atraído o interesse de investidores estrangeiros. Casagrande participará do painel “Melhores Práticas para Fundos Soberanos”.
O chefe do Executivo capixaba também apresentará as potencialidades do Espírito Santo e o Fundo Soberano durante o Annual General Meeting, organizado pela Pátria Investimentos, um fundo com mais de 36 anos de experiência e com mais de US$ 45 bilhões em ativos sob gestão. O evento reúne empresários, investidores e analistas que discutem perspectivas globais e alocações em fundos de investimento da América Latina. Eles acompanharão como é feita a gestão do Fundo Soberano, que utiliza recursos dos royalties do petróleo para promover a transição energética.
O governador do Espírito Santo também fará uma palestra sobre “Eficiência do Setor Público” no evento “Cenário Global e o Impacto para Países Emergentes”, que contará com a participação do Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman. Neste mesmo evento, também estarão presentes a ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Claudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS) e Raquel Lyra (PE).
Casagrande também será um dos convidados do 14° Lide Brazil, organizado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria. O evento terá transmissão ao vivo pelas plataformas do Lide. Casagrande participará do painel “As relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos” ao lado de outros sete governadores. Casagrande também apresentará o case do Espírito Santo no evento “Mercados Regionais Brasileiros: Um movimento para desenvolver mercados regionais”, organizado pela Apex.
O mandatário capixaba também é um dos convidados da Câmara de Comércio Brasil-América na homenagem de Pessoa do Ano, que em 2025 será o CEO do Ifood, Fabricio Bloisi. Casagrande retorna ao Espírito Santo na manhã da sexta-feira (16), quando reassume o Governo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Política
Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

Projeto de lei complementar (PLP), aprovado na noite dessa terça-feira (6) pelo plenário da Câmara dos Deputados, aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.
O texto a ser enviado ao Senado é um substitutivo do relator, deputado Damião Feliciano (União-PB) para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, da deputada Dani Cunha (União-RJ).
O relator optou por uma abordagem política em vez do cálculo diretamente proporcional previsto na Lei Complementar 78/93, revogada pelo texto. “Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%”, afirmou.
Segundo Damião Feliciano, a perda de representantes significaria também perda de recursos em emendas parlamentares, aumentando a desigualdade regional (somente o Nordeste perderia oito vagas).
“Perder cadeiras significa perder peso político na correlação federativa e, portanto, perder recursos”, disse.
A necessidade de rever a distribuição de cadeiras surgiu após decisão, em agosto de 2023, do Supremo Tribunal Federal, ao acatar ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.
*Com Agência Câmara de Notícias
-
Cidades2 dias atrás
Marataízes terá 1ª Marcha para Jesus com show do ministério Diante do Trono
-
Geral2 dias atrás
Nos EUA, governador anuncia agência para atração de investimentos e ações voltadas ao clima
-
Negócios3 dias atrás
Lições de Mãe Que Moldaram Executivos, Artistas e Empresários
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil fará combustível para aviões com cana-de-açúcar
-
Cidades23 horas atrás
Serra sanciona lei inédita que inclui educação para o trânsito no currículo escolar
-
Política1 dia atrás
Presidente Lula cumpre agenda em Linhares e São Mateus nesta sexta-feira(16)
-
Economia4 dias atrás
Petrobras anuncia novos poços e retomada de fábricas de fertilizantes
-
Tecnologia3 dias atrás
5 carros fabricados exclusivamente para o Brasil