Connect with us

Cidades

Orgulho serrano e capixaba: ruínas de São José do Queimado se tornam Patrimônio Cultural Brasileiro

Redação Informe ES

Published

on

Prestes a completar 469 anos de história e cultura, a Serra ganhou um grande presente, na última semana. Motivo de orgulho para serranos e capixabas, as ruínas da Igreja de São José do Queimado agora são oficialmente Patrimônio Cultural Brasileiro.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o tombamento, reconhecendo, na última quarta-feira (26), um dos mais importantes pontos turísticos e simbólicos da Serra como patrimônio nacional.

O local foi palco da maior revolta de pessoas escravizadas do Espírito Santo e uma das mais emblemáticas do Brasil, ocorrida em 1849. As ruínas que preservam essa memória histórica passam a receber proteção federal. A área tombada abrange as estruturas remanescentes da igreja, o cemitério local e a paisagem do entorno, marcada por árvores de médio e grande porte.

A decisão foi tomada durante a 111ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada na sede do Iphan, em Brasília. Com a aprovação, o Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado será inscrito nos Livros do Tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Advertisement

A justificativa do tombamento se baseou em três pilares: a relevância histórica e arqueológica do sítio; a importância da visibilidade nacional da Revolta do Queimado como episódio fundamental da resistência negra no país; e a necessidade de articulação entre políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.

Entenda o processo

O processo de tombamento contou com 25 rodas de conversa realizadas ao longo de 2020 entre a equipe de pesquisa e a comunidade local. Os encontros abordaram temas como religiosidade, educação, turismo, comércio, poder público, pesquisa e documentação. O material resultou em um dossiê técnico que fundamentou o parecer favorável ao tombamento.

O sítio já possuía proteção estadual desde 1992, e o município o havia incluído como bem de interesse de preservação em 1990. Desde então, diversas ações foram desenvolvidas para garantir seu acautelamento, ou seja, medidas de proteção anteriores ao agora consolidado tombamento federal.

Advertisement

“Esse tombamento é mais do que um título. É a garantia de que essa história será preservada, valorizada e contada às próximas gerações com o respeito que merece”, declara o prefeito da Serra, Weverson Meireles.

O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou o avanço no reconhecimento de patrimônios de matriz africana no país. “Já são diversos bens reconhecidos, e hoje o Espírito Santo reforça seu papel e seu lugar na história do Brasil”, afirmou.

O sítio histórico está aberto a visitas guiadas. O agendamento é gratuito e pode ser feito pelo aplicativo Colab. O serviço atende grupos escolares, instituições e público em geral, com até 40 pessoas por grupo.

Histórico da revolta

As ruínas da Igreja de São José do Queimado guardam a memória de uma revolta protagonizada por cerca de 300 homens e mulheres escravizados que participaram da construção do templo e lutaram pela liberdade após uma promessa de alforria não cumprida.

Advertisement

Durante a missa inaugural, em 19 de março de 1849, os escravizados exigiram a carta de liberdade. O movimento foi liderado por Elisiário, Chico Prego, João da Viúva e outros. A repressão foi violenta, com condenações à morte e a fuga de parte dos envolvidos, que formaram quilombos em regiões como Roda d’Água e Retiro, nos atuais municípios de Cariacica e Santa Leopoldina.

Elisiário conseguiu escapar e refugiou-se nas matas do Mestre Álvaro, onde nunca foi recapturado. Já Chico Prego foi preso e enforcado em 11 de janeiro de 1850. Pelo impacto do levante, reforços militares precisaram ser enviados do Rio de Janeiro para conter a insurreição.

Fonte: Secom/PMS – Texto: Roberta Pelissari – Foto: Edson Reis

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cariacica 136 anos: Alexandre Pires anima festa nesta sexta-feira (26)

Redação Informe ES

Published

on

Sai da minha aba, sai pra lá. Sem essa de não poder me ver. Sai da minha aba, sai pra lá. Não aturo mais você!” É nesse clima que Cariacica vai celebrar seus 136 anos na sexta-feira (26), com o show de Alexandre Pires, que vai embalar o público com grandes sucessos do samba e do pagode. A Festa da Cidade acontece no Parque de Exposições de Cariacica, ao lado da Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília. Os portões serão abertos às 18h e a entrada é gratuita. 

Embora esta não seja a primeira passagem de Alexandre Pires pelo Espírito Santo, será a primeira vez que ele se apresenta em Cariacica, e por um motivo especial: a comemoração do aniversário da cidade. “Estou ansioso para comemorar os 136 anos de Cariacica com vocês. Vai ser um show espetacular. Espero todos vocês para que possamos celebrar juntos com muita alegria”, convidou o artista.

O repertório da noite promete reunir sucessos que marcaram seus mais de 30 anos de carreira, incluindo canções como “Domingo”, “Mineirinho”, “Depois do Prazer”, “Essa Tal Liberdade”, “Tira Ela de Mim”, entre outras.

Cariacica 136 anos

Advertisement

As comemorações pelo aniversário da cidade seguem ao longo de todo o mês de junho, com uma programação diversificada. Entre as ações previstas estão a entrega de importantes obras, como escolas novas e reformadas, uma nova unidade de saúde e a pavimentação de diversas vias.

A agenda também contará com o tradicional Desfile Cívico, na quarta-feira (24). Além de sexta-feira (26) a programação de shows também será realizada no sábado (27) e domingo (28), reunindo atrações nacionais e artistas regionais.

Serviço

Show de Alexandre Pires 

Data: sexta-feira (26), às 23h

Advertisement

Local: Parque de Exposições de Cariacica, em Nova Brasília, ao lado do Parque O Cravo e a Rosa

Entrada gratuita

Sexta-feira (26), abertura dos portões às 18h

Praça de Alimentação

18h – DJ Ceará

Advertisement

19h – Os Lopas

20h – Graciella D’Ferraz

Palco Principal

21h – Pele Morena

Advertisement

23h – Alexandre Pires

1h – Emerson Xumbrega

Sábado (27), abertura dos portões às 18h

Praça de Alimentação

Advertisement

18h – DJ Kinho

19h – Matheus Araújo

20h – Walace Aguiar

Palco Principal

Advertisement

21h – Breno & Bernardo

23h – João Neto & Frederico

1h – Priscila Ribeiro

Domingo (28), a bertura dos portões às 15h

Advertisement

Praça de Alimentação

15h – Marquinhos Coco

16h – Rodrigo Freitas

16h40 – Tombo do Doce de Banana

Advertisement

17h – Diego Viana

Palco Principal

18h – Jessica Rodrigues

19h30 – João Fellipe & Rafael

Advertisement

21h – Zé Elias (Serestão do Zé)

Continue Reading

Cidades

Serra recebe Feira de Adoção de cães e gatos nesta terça-feira (23)

Redação Informe ES

Published

on

Quem deseja ganhar um novo amigo de quatro patas tem um encontro marcado nesta terça-feira (23), em Valparaíso. A Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, realiza mais uma edição da Feira de Adoção de cães e gatos, das 16h às 19h, na Feira do Bairro, próximo ao Extrabom.

A cada dia, uma vida é transformada. O Departamento de Bem-Estar Animal da Serra registra, em média, uma adoção por dia ao longo deste mês, resultado que demonstra o impacto das ações de incentivo à adoção responsável realizadas no município.

O número representa cães e gatos que deixaram para trás histórias de abandono, maus-tratos ou vulnerabilidade para encontrar um lar, carinho e uma nova oportunidade de viver com dignidade. Cada adoção significa mais do que um novo endereço: representa uma mudança de vida tanto para o animal quanto para a família que o acolhe.

Agora, a expectativa é que a feira em Valparaíso ajude a ampliar ainda mais esse resultado e possibilite novos encontros entre animais resgatados e pessoas dispostas a oferecer amor, cuidado e proteção.

Advertisement

Durante a feira, os visitantes poderão conhecer cães e gatos de diferentes portes e idades, além de receber orientações da equipe técnica sobre os cuidados, a adaptação e as responsabilidades envolvidas na adoção.

A adoção é uma atitude que transforma vidas. Além de oferecer um lar para um animal que precisa de acolhimento, o tutor passa a contar com a companhia, o carinho e a fidelidade de um novo integrante da família.

Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência.

O Departamento de Bem-Estar Animal reforça que a adoção deve ser uma decisão consciente, levando em consideração o compromisso com a saúde, a alimentação, o bem-estar e a proteção do animal ao longo de toda a sua vida.

Advertisement

Serviço

Feira de Adoção de cães e gatos

Data: terça-feira, 23 de junho
Horário: das 16h às 19h
Local: Feira do Bairro, próximo ao Extrabom, em Valparaíso

Advertisement
Continue Reading

Cidades

Ases reúne prefeito Weverson e secretários para apresentar projetos estruturantes e fortalecer diálogo com o setor produtivo

Redação Informe ES

Published

on

A Associação dos Empresários da Serra (Ases) promoveu, nesta quinta-feira (18), um encontro entre empresários associados, o prefeito da Serra, Weverson Meireles, e integrantes do secretariado municipal para debater os principais projetos estruturantes em andamento no município e reforçar a parceria entre o setor produtivo e o poder público.

Realizada da Casa do Empresário, a reunião contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, Alexandro da Vitória; de Obras, Izabela Roriz; Marcia Lamas de Desenvolvimento Econômico e de Serviços, Enivaldo Dias; além da diretoria da Ases, entre eles a presidente Leonelle Lamas, o vice-presidente Rafael Ribeiro, os diretores Jaqueline Bertranda, Kleber Andrade e Jardel Nascimento e associados.

Durante o encontro, o prefeito apresentou um panorama das ações previstas no Plano Serra 44+, programa que reúne iniciativas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, com destaque para investimentos em mobilidade urbana, infraestrutura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Entre os projetos apresentados estiveram a Rodovia ArcelorMittal, a obra do Contorno de Jacaraípe, a ligação da região de Civit à Avenida Mestre Álvaro, a ampliação dos acessos entre os eixos Norte e Sul do município, além de intervenções viárias que buscam melhorar a fluidez do trânsito em importantes corredores urbanos da Serra. Também foram discutidas ações voltadas à arborização urbana, saneamento básico e esgotamento sanitário e medidas relacionadas ao ordenamento territorial e ao desenvolvimento de áreas estratégicas do município.

Advertisement

O encontro marcou ainda a apresentação oficial do novo secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandro da Vitória, que reforçou o compromisso da gestão com a manutenção das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e de equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental.

Outro tema debatido foi a Reforma Tributária e seus impactos para os municípios e para o setor produtivo. A Serra integra o Conselho da Reforma Tributária, participando das discussões nacionais sobre a implementação do novo modelo tributário e seus reflexos para a competitividade das cidades.

Para a presidente da Ases, Leonelle Lamas, o encontro reforça o papel da entidade como ponte entre o empresariado e os gestores públicos.

“Nosso compromisso é criar ambientes de diálogo qualificado que permitam aos empresários acompanhar de perto os projetos que impactam diretamente o desenvolvimento da cidade. A Serra vive um momento importante de crescimento e a aproximação entre o setor produtivo e o poder público é fundamental para que esse avanço aconteça de forma planejada, sustentável e com geração de oportunidades para todos”, destacou.

O prefeito Weverson Meireles destacou que o desenvolvimento da Serra passa pela construção conjunta entre poder público e setor produtivo.

Advertisement

“A Serra vive um dos melhores momentos da sua história, com indicadores em evolução e reconhecimento crescente como uma cidade cada vez melhor para viver, investir e empreender. Isso mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é seguir avançando com planejamento, diálogo e responsabilidade, tirando projetos do papel, fortalecendo a infraestrutura, melhorando a mobilidade e criando um ambiente favorável para quem mora, trabalha e gera oportunidades no município”, destacou Weverson Meireles.

A iniciativa integra a agenda permanente da Ases de promover debates estratégicos e fortalecer a representatividade empresarial, aproximando os associados das decisões que impactam o ambiente de negócios e o futuro da Serra.

Fonte: Comunicação ASES – Por: Renata Salgueiro

Continue Reading

Em Alta