Saúde
Covid-19: Brasil tem 46,5 mil mortes e 955,3 mil casos confirmados

O Brasil teve 1.269 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24h, de acordo com atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (17). Com esses acréscimos às estatísticas, o país chegou a 46.510 falecimentos em função da pandemia do novo coronavírus.
O balanço da pasta contabilizou também 32.188 novos casos da doença, totalizando 955.377, podendo chegar a marca de 1 milhão de pessoas infectadas até o fim desta semana.
A atualização diária traz um aumento de 2,8% no número de óbitos em relação a ontem(16), quando o total estava em 45.241. Já o acréscimo de casos confirmados marcou uma variação de 3,4% sobre o número de ontem, quando os dados do Ministério da Saúde registravam 923.189 pessoas infectadas.
Do total de casos confirmados de covid-19 no Brasil, 445.393 pacientes estão em observação e 463.474 foram recuperados. Há ainda 4.033 mortes em investigação.
A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,9%. A mortalidade (falecimentos por 100.000 habitantes) foi de 22,1. Já incidência (casos confirmados por 100.000 habitantes) ficou em 454,6.
Os estados com maior número de óbitos são São Paulo (11.521), Rio de Janeiro (8.138), Ceará (5.282), Pará (4.350) e Pernambuco (4.009). Ainda figuram entres os com altos índices de vítimas fatais em função da pandemia Amazonas (2.579), Maranhão (1.570), Bahia (1.222), Espírito Santo (1.169), Alagoas (811) e Paraíba (696).
Os estados com mais casos confirmados de covid-19 são São Paulo (191.517), Rio de Janeiro (86.963), Ceará (84.967), Pará (74.192) e Maranhão (64.735).
Fonte: AgenciaBrasil Por: Liliane Farias
Saúde
Estudo do IBGE revela sinais de sofrimento emocional entre estudantes brasileiros

Os recentes dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que estudantes brasileiros apresentam, desde cedo, sinais de sofrimento emocional. O estudo, publicado no portal IBGEduca, reúne informações da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE 2019), da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre os destaques, estão sentimentos recorrentes entre crianças e adolescentes, como tristeza constante, irritação, sensação de que ninguém se importa e pensamentos de que “a vida não vale a pena”. Além disso, estima-se que 10,2% da população brasileira com 18 anos ou mais já recebeu diagnóstico de depressão — o equivalente a mais de 16 milhões de pessoas.
Segundo a OMS, cerca de 8% das crianças e 14% dos adolescentes em todo o mundo vivem com algum transtorno mental. Esses dados reforçam a urgência de estratégias de prevenção e atenção integral à saúde emocional dos jovens. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) também alerta: 50% dos transtornos mentais em adultos têm início antes dos 14 anos.
Para Antonio Calazans, diretor técnico diretor técnico da Clínica VIVERE, do Grupo ViV Saúde Mental e Emocional, os dados do IBGE devem acender um sinal de alerta sobre como estamos acolhendo emocionalmente nossas crianças e adolescentes.
”O surgimento de transtornos mentais com início cada vez mais precoce pode revelar, entre outras causalidades, situações de conflito no ambiente familiar, em especial na relação entre a criança e os pais. Na experiência que tive durante o trabalho na ala psiquiátrica de um grande hospital infantil da rede pública esta percepção se mostrava evidente em muitos atendimentos”, destaca.
Saúde
Serra expande Telemedicina nas UPAs e aposta na tecnologia com foco em agilidade

A Secretaria de Saúde da Serra lançou o serviço de Telemedicina em mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município: a de Castelândia. O serviço foi implementado na última sexta-feira (2) e tem o objetivo principal de melhorar os atendimentos de urgência na cidade.
A Telemedicina no Pronto Atendimento já é realidade na Serra desde junho de 2024, com início na UPA da Serra Sede. Agora, a previsão é que a UPA de Carapina também receba o serviço ainda na primeira quinzena deste mês de maio.
De acordo com o secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, esse é um passo importante para garantir que a população tenha acesso à saúde de qualidade, com tecnologia e acolhimento.
“Essa é, sem dúvida, uma conquista dos usuários do atendimento de urgência na Serra. Estamos falando de mais agilidade, apoio especializado às equipes médicas e, principalmente, mais cuidado com quem precisa do serviço. Essa expansão reforça o compromisso do prefeito Weverson Meireles em oferecer um atendimento cada vez mais moderno e eficiente”, afirmou.
Como funciona?
Segundo a médica Christina Favalessa, coordenadora das Telemedicinas de Emergência da Serra, o processo para atendimento na UPA continua o mesmo.
“O paciente vai passar pela recepção normalmente e, apenas na classificação de risco que será determinada se ele está apto ao atendimento remoto ou não. É muito importante ressaltar que um profissional de enfermagem estará sempre na sala acompanhando o atendimento, pronto para encaminhar qualquer solicitação do médico ou do paciente”.
Christina explica que, caso o paciente ou o médico sintam que é necessário um atendimento presencial, a enfermeira fará o redirecionamento imediatamente, sem que o usuário precise passar pela recepção novamente. Assim como a necessidade de medicamento.
“Se o paciente precisar fazer algum medicamento, o procedimento será realizado na própria UPA, com o auxílio do profissional de enfermagem”, concluiu.
A coordenadora afirma que a experiência na UPA da Serra Sede tem sido extremamente positiva e que a expectativa para as outras é a mesma.
“Desde que implantamos a Telemedicina, percebemos uma otimização real dos atendimentos, com mais fluidez nos atendimentos e redução no tempo de espera dos pacientes. Isso acontece porque conseguimos atender casos de menor complexidade de forma mais ágil, liberando a equipe presencial para focar nos atendimentos mais graves.
Fonte: Secom-PMS Texto: Amanda Drumond – Foto: Dayana Souza
Saúde
Governo do Estado inaugura novo Centro de Oftalmologia no CRE Metropolitano

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta segunda-feira (05), o novo Centro de Oftalmologia da Regional Metropolitana de Saúde, em Cariacica. A expectativa é que sejam realizados seis mil atendimentos por mês em diferentes serviços, ampliando o acesso da população e reduzindo o tempo de espera. A solenidade teve a presença do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, além de outras autoridades.
Com o novo local, a Secretaria da Saúde (Sesa) poderá ampliar a oferta de assistência oftalmológica para a população dos 23 municípios que fazem parte da região. O centro oferecerá consultas e exames oftalmológicos, com destaque para o equipamento de campimetria para diagnóstico de glaucoma, telescópios, triagem oftalmológica, também próteses oculares, órteses oculares (olhinho) e lupas de apoio. A equipe multiprofissional do setor é composta por médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos. O investimento do Estado é de R$ 3,59 milhões.

“É muito importante aproximar os serviços de saúde das pessoas, fortalecendo o SUS [Sistema Único de Saúde]. Em algumas cidades, a grande maioria depende da saúde pública e por isso é fundamental ampliarmos esses serviços. Criamos as salas de teleatendimento dando acesso a especialidades médicas que tínhamos dificuldade em encontrar profissionais. Vamos seguir investindo forte no SUS capixaba. Sabemos que não tem como zerar a fila, pois entram novas pessoas a todo momento, mas queremos dar dignidade às pessoas”, afirmou o governador Casagrande.
O secretário da Saúde, Tyago Hoffmann, ressalta que esse investimento por parte do Governo do Estado mostra a importância do serviço de oftalmologia para a saúde da população capixaba. “Quando a gente investe em oftalmologia, estamos falando de procedimentos que incluem uma melhora na vida escolar de crianças e adolescentes e no trabalho de adultos. Em 2024, foram realizadas mais de 9 mil entregas de óculos por meio dos programas realizados anualmente no CRE Metropolitano. Além disso, também tem a entrega de órteses oculares, o olho de vidro, que devolve a autoestima a pessoas que perderam por algum motivo o olho.”
“Confirmamos mais um investimento estratégico para que o Estado fique mais perto das pessoas. É uma nova central de atendimento especializado, concentrando num só espaço uma série de serviços para melhorar a autoestima e a qualidade de vida da cidadã e do cidadão capixaba. Temos um Governo organizado, equilibrado, com gestão e responsabilidade fiscal em dia e com capacidade de investir. E é isso que fazemos! Agradeço muito às nossas colaboradoras, aos nossos colaboradores, que no dia a dia estarão aqui atendendo a população capixaba, às famílias que necessitam do nosso Sistema Único de Saúde”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Atendimento
Para ter acesso aos serviços do novo Centro Oftalmológico, o cidadão precisa ser atendido inicialmente na Unidade Básica de Saúde de referência.
Ao ser encaminhado para o serviço especializado, é importante que os pacientes entendam a necessidade de manter o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde. “Essa atualização, verificando se o número de telefone está correto no cadastro, é fundamental para que possamos contatá-lo, informando-o que o seu agendamento do procedimento solicitado já tem data, hora e local de atendimento”, alerta o superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati.
Ele destaca, ainda, que o paciente também precisa ficar atento ao SMS (Serviço de Mensagem), pois após a autorização, via Sistema Estadual de Regulação, ele automaticamente já recebe essas informações pelo celular. Além disso, aqui no CRE, estamos realizando um trabalho de confirmação também via ligação telefônica. “Mas sem o número de telefone certo no cadastro, corremos um grande risco de não encontrá-lo, e ele acaba perdendo a chance de ser atendido e perde a vaga”, frisa Vimercati.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
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