Esporte
Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de Pelé é tamanha que é possível falar que, a partir dele, o mundo mudou a forma de ver os jogadores e a seleção do Brasil.
Biografia de Pelé
A trajetória daquele que viria a ser conhecido como o rei do futebol começa de forma muito comum. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, Pelé vem de “uma família das classes populares, que trabalhava duro para educar os filhos”, diz o pesquisador do MEMOFUT (Grupo Literatura e Memória do Futebol) Rodrigo Saturnino.
Ainda na infância, um fato parece definir sua relação com o futebol. Ao ver o pai, o ex-jogador José Ramos do Nascimento, o Dondinho, chorar após a derrota da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, o pequeno Edson promete que conquistaria o primeiro Mundial do país.
Mas antes de cumprir esta promessa, Pelé daria os primeiros passos no esporte na cidade paulista de Bauru, para onde a família dele se mudou durante sua infância. Lá defendeu várias equipes amadoras de futebol de campo e salão, até que, ao completar 15 anos, foi levado para fazer um teste no Santos. Aprovado, foi contratado em junho de 1956 e começou a defender a equipe da Vila Belmiro.
No Santos, desandou a marcar gols, o que lhe garantiu a primeira convocação para a seleção brasileira em 1957 para participar da Copa Roca, competição na qual fez seu primeiro tento e iniciou uma caminhada de conquistas.
Rei desde jovem
A qualidade de Pelé era tamanha, que a ideia de que ele era o rei do futebol surgiu antes mesmo da conquista de um título de expressão pela seleção. Jovem ainda, com 17 anos, meses antes da disputa da Copa de 1958, o dramaturgo Nelson Rodrigues se referiu ao jogador da seguinte forma em uma crônica sobre o jogo entre America e Santos: “O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés. Quando ele apanha a bola e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”.
A coroação definitiva vem com a conquista dos títulos das Copas do Mundo. “Em 1957, o futebol brasileiro estava por baixo, com a derrota para a seleção uruguaia em 1950, a apenas regular participação na Copa de 1954, os resultados fracos durante uma excursão à Europa em 1956 e o fraco desempenho no Campeonato Sul-Americano de 1957 (…). E surge Pelé, com 17 anos. O futebol brasileiro então passou de 5ª a 6ª força para ser, indiscutivelmente, o melhor do mundo. Com Pelé e Garrincha, a seleção nunca perdeu. Foram três títulos mundiais em quatro Copas. Pelé foi o principal responsável por esse desempenho. A identificação da seleção com o povo brasileiro atingiu seu ponto máximo. Pelé se transformou na face do Brasil bem sucedido, o brasileiro mais reconhecido da história, em todo o mundo”, diz Saturnino.
O sociólogo e professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj) Ronaldo Helal concorda e afirma que Pelé foi fundamental para a seleção acabar com a história de que teria um complexo de vira-latas (expressão de Nelson Rodrigues) que a impediria de conquistar títulos: “Em 1958 o Brasil ganha a Copa do Mundo, e Pelé foi marcante, se tornando o rei do futebol com 17 anos de idade”.
Auge no México
Entre estas conquistas uma ocupa um lugar especial na história do futebol, a da Copa do Mundo de 1970, no México. Foi nesta competição que Pelé mostrou todo o seu potencial como jogador. “Em 1970 ele foi fundamental, fez uma Copa ímpar, brilhante do início ao fim, e colocou o Brasil no topo do futebol mundial”, diz Helal.
Clodoaldo, um dos companheiros de Pelé naquela campanha, compartilha desta opinião: “Foi o melhor momento do Pelé na seleção brasileira. O vi em 1970 como nunca, preparado nos aspectos físico, técnico e psicológico. Ele estava voando. Foi o momento no qual atingiu o máximo de sua carreira”. Nesta competição o futebol brasileiro alcançou um novo patamar, passando a ser admirado em todo o mundo, como mostra este filme produzido pela Fifa:
Quantos gols Pelé fez
O sucesso de Pelé não se deve apenas à seleção. Foi pelo Santos que ele marcou a maior parte dos seus 1281 gols (em 1363 jogos), que o transformaram no maior goleador da história do futebol mundial. O tipo de feito que fez com que o público o tratasse de uma forma especial. “O Pelé foi o único jogador, pelo menos que eu saiba, que fazia uma boa jogada contra um time, ou um gol de placa, e a torcida adversária aplaudia, às vezes de pé”, diz Helal, que é torcedor do Flamengo, citando as oportunidades nas quais, em sua infância, ia ao estádio simplesmente para ver o camisa 10 do Santos entrar em campo.
Um destes gols mobilizou a atenção do público de forma especial, o de número mil, alcançado no dia 19 de novembro de 1969 em vitória de 2 a 1 do Santos sobre o Vasco no estádio do Maracanã. O detalhe é que Pelé tinha apenas 29 anos ao alcançar esta marca.
Fórmula secreta
Tantos feitos levam à pergunta: como um menino comum, nascido em Minas, se transformou no rei do futebol? “O destaque na história do futebol vem de seu talento e sua técnica, por ter sido o único a fazer excepcionalmente bem, dentro de campo, tudo o que um jogador de futebol pode fazer. Selecione um atributo, e Pelé foi um dos melhores”, afirma Saturnino.
O ex-jogador Pepe, companheiro de Santos e seleção do eterno camisa 10, defende que um jogador com estas características surge apenas uma vez na história: “No futebol atual têm aparecido grandes jogadores. Porém, igual a Pelé não aparece. Completo, perna direita, perna esquerda, impulsão, chute, cabeceio, corrida, gols, maior artilheiro do futebol mundial de todos os tempos. Penso que seu Dondinho e dona Celeste rasgaram a fórmula e não aparece mais um jogador igual a Pelé”.
Vida longa ao rei
Desta forma é mais do que justa a celebração da vida de um jogador que foi o melhor em todos os fundamentos de seu esporte, superando inúmeros recordes coletivos e individuais e levando o futebol brasileiro a um novo patamar.
Ao completar 80 anos, é a hora, como diz Clodoaldo, de agradecer e de desejar que “tenha muita saúde, paz e felicidade. E claro, vida longa ao rei”.Fonte: AgenciaBrasil Edição: Verônica Dalcanal
Esporte
Tour do troféu do Mundial de Clubes da Fifa chega ao RJ na sexta-feira

O Rio de Janeiro será a primeira cidade do país a receber o Tour do Troféu do Super Mundial de Clubes da Fifa, que desde janeiro vem passando várias regiões do mundo. Na próxima sexta-feira (2) a icônica taça chega ao Rio, onde permanecerá até 8 de maio. O troféu passará pelos três clubes cariocas – Botafogo, Flamengo e Fluminense – que disputarão o novo Mundial de Clubes, o primeiro com 32 equipes.
Também está prevista uma exposição no domingo (4), no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, das 13h às 18h (horário de Brasília). Embora gratuitos, os ingressos precisam ser previamente solicitados no site da empresa patrocinadora oficial do Mundial de Clubes. Há limitação de duas entradas por CPF.
Agencia Brasil
Esporte
Flamengo sobra e goleia o Corinthians no estádio do Maracanã

Com uma grande atuação, na tarde deste domingo (27) no estádio do Maracanã, o Flamengo goleou o Corinthians por 4 a 0 para assumir, ao menos de forma temporária (pois ainda depende do resultado da partida entre Palmeiras e Bahia), a liderança do Campeonato Brasileiro.
Graças à vitória alcançada em casa, o Rubro-Negro da Gávea chegou aos 14 pontos, um a mais do que o Palmeiras, que mede forças com o Bahia a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo. Já o Corinthians, que ainda aguarda o anúncio de Dorival Júnior como seu novo técnico, para substituir o argentino Ramón Díaz, continua com sete pontos, agora na 11ª colocação.
Agencia Brasil
Esporte
Marcus Buaiz: “Agora sou investidor da SAF do Rio Branco”, anuncia o empresário

A iniciativa promete escrever um novo capítulo para o futebol capixaba
Na manhã desta quinta-feira (17), o futebol capixaba ganhou um reforço de peso fora das quatro linhas. O empresário Marcus Buaiz anunciou oficialmente investidor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Rio Branco Atlético Clube, um dos clubes mais tradicionais do Espírito Santo.
Em publicação feita nas redes sociais, Buaiz, que é natural do Espírito Santo e possui ampla trajetória no mundo dos negócios e do entretenimento, destacou seu orgulho de retornar às origens e contribuir para o fortalecimento do futebol local.
“É oficial: agora sou investidor da SAF do @riobrancoes. Sou capixaba com orgulho, com raízes profundas e uma vontade enorme de ver meu estado ocupando o espaço que merece. Acredito que chegou o momento do futebol capixaba. O Rio Branco tem história, tem torcida, tem alma. E agora tem também um projeto de futuro”, escreveu o empresário.
O movimento marca uma nova fase para o Capa-Preta, que passa a contar não apenas com o prestígio de sua rica trajetória esportiva, mas também com um projeto estruturado de gestão, visão estratégica e investimentos voltados ao crescimento sustentável do clube.
Buaiz reforçou que a iniciativa vai além das metas esportivas. Segundo ele, o projeto visa também impacto social, geração de oportunidades e o fortalecimento da identidade capixaba.
“Entro nessa com o coração, mas também com estratégia, planejamento e visão. Quero ver o Capa-Preta onde ele deve estar: crescendo, evoluindo, subindo degraus com consistência. Esse movimento vai muito além do futebol. É sobre impacto social, geração de oportunidades e fortalecimento da nossa identidade”, completou.
A chegada de Marcus Buaiz promete agitar os bastidores do futebol capixaba e recolocar o Rio Branco em evidência nacional, atraindo visibilidade, talentos e investimentos para o clube e, consequentemente, para o cenário esportivo do Espírito Santo.
A torcida já se anima com a possibilidade de um novo tempo. O Rio Branco agora mira o futuro, embalado por um projeto ambicioso e por um investidor que conhece suas raízes e quer devolver ao futebol capixaba o protagonismo merecido.
-
Saúde3 dias atrás
Governo do Estado inaugura novo Centro de Oftalmologia no CRE Metropolitano
-
Negócios4 dias atrás
Ex-Nubank É o Novo CEO do MagaluBank
-
Tecnologia4 dias atrás
Tesouros pré-históricos revelam costumes de povos na Hungria
-
Geral3 dias atrás
Assembleia Legislativa aprova reajuste para funcionalismo público estadual
-
Geral8 horas atrás
Governo do Estado inaugura obras de recapeamento de rodovias rurais em Guarapari
-
Negócios3 dias atrás
Ex-Presidente do BC, Campos Neto Será Vice-Chairman do Nubank
-
Política2 dias atrás
Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais
-
Geral2 dias atrás
CAIXA inicia operação da nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada para a classe média