Geral
Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo é considerado o melhor do País

O Escritório de Projeto do Governo do Estado do Espírito Santo (PMO-ES) foi reconhecido como melhor PMO do Brasil, durante o 19º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL), realizado nesta semana na cidade do Rio de Janeiro. O PMO-ES foi o vencedor do Prêmio PMI Brasil Melhores do Ano 2024, na categoria PMO, concorrendo com escritórios públicos e privados de todo o País.
O prêmio é uma realização do Project Management Institute (PMI) Brasil Chapters, associação global profissional líder em gerenciamento de projetos, e tem por objetivo reconhecer modelos de excelência e inovação no desenvolvimento e amadurecimento de PMOs (Escritórios de Gerenciamento de Projetos) e na Gestão de Projetos.
O PMO-ES funciona na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e é responsável pela estruturação e monitoramento dos programas e projetos estratégicos do Governo do Estado do Espírito Santo, nas diferentes áreas de atuação do Governo.
“É uma alegria enorme e um orgulho para todos os capixabas. A premiação reflete o reconhecimento de um escritório de projetos com modelo de gestão consolidado e orientado para resultados. A cultura de planejamento está enraizada no Estado do Espírito Santo, com olhar de curto e longo prazo, e cujos objetivos e metas se refletem claramente em entregas e resultados para os capixabas”, destacou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.
“Temos uma gestão pública organizada, há 12 anos consecutivos Nota A no Tesouro Nacional e temos muito orgulho de sermos referência nacional em gestão e em políticas públicas exitosas. Um exemplo claro está no campo da segurança pública, com o programa Estado Presente em Defesa da Vida, reconhecido mundialmente e que trouxe para o Estado a conquista de indicadores importantes como a menor taxa de homicídios da série histórica capixaba”, completou Duboc.
“Boa parte do sucesso do PMO-ES é resultado do trabalho de uma equipe engajada, motivada e comprometida com os resultados e com a mudança da vida das pessoas. Os gestores de projetos acompanham diariamente o andamento de cada marco crítico de cada projeto estratégico e fazem contato sistemático com os gerentes dos projetos que atuam nos órgãos finalísticos. É esse trabalho coletivo que garante o andamento das etapas e cumprimento das metas previstas”, comemorou a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Andressa Pavão.
19º CBGPL
A premiação aconteceu durante a 19ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança (CBGPL), o maior evento de Gestão de Projetos do Brasil e uma iniciativa da integração das unidades do PMI (Project Management Institute) de todo o Brasil.
A equipe do PMO-ES, além de gerentes de projetos de diversas áreas do governo do Estado estiveram presentes no evento, que aconteceu nesta semana no Rio de Janeiro e reuniu profissionais de projetos de empresas e governos de todo o país.
Durante o 19º CBGPL, a gerente de Projetos Estruturantes da SEP, Ana Lúcia Pansini, apresentou o trabalho do escritório de projetos e o modelo de gestão do Governo do Estado do Espírito Santo, que tem como base o Programa de Gestão para Resultados do Governo do Estado do Espírito Santo, o Realiza +, cujo objetivo é ampliar a capacidade do governo de executar programas e projetos e entregar resultados para a sociedade capixaba.
A premiação possui em sua banca julgadora profissionais renomados no âmbito do gerenciamento de projetos, cuja avaliação compõe 70% do peso do resultado. Os outros 30% são contabilizados considerando a opinião dos participantes do Congresso, por meio de uma votação realizada na plenária do evento, após os concorrentes apresentarem seus trabalhos.
No final do ano de 2023, o PMO-ES foi reconhecido como melhor PMO do Estado do Espírito Santo, recebendo o Prêmio Melhores do Ano do Espírito Santo, edição 2023. Na ocasião, o PMO-ES também concorreu com escritórios de projetos das iniciativas pública e privada.
O CBGPL é reconhecido por apontar e discutir as tendências em gestão, projetos e liderança para líderes de projetos e agentes de mudança atuantes em diversos segmentos. O encontro contou ainda com palestras, painéis e apresentação de cases de sucesso sobre temas como Inteligência Artificial, ESG (do inglês “Environmental, Social and Governance” – Ambiental, Social e Governança), Liderança, Transição Energética e Inovação.
O PMO-ES
O PMO-ES funciona na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e é responsável pela estruturação e monitoramento dos programas e projetos estratégicos do Governo do Estado do Espírito Santo, nas diferentes áreas de atuação do Governo.
Para estruturação da Carteira de Programas e Projetos Estratégicos é realizado o Planejamento Estratégico do Governo tendo como base diretrizes e documentos norteadores, como o Planejamento de Longo Prazo do Estado, o Programa de Governo, a continuidade e perenidade das políticas públicas, diagnósticos, análises, reuniões com a equipe de Governo, além das demandas apresentadas pela sociedade durante as Audiências Públicas para elaboração do PPA e da LOA.
Em seguida, é realizado o Seminário de Planejamento Estratégico para o período da gestão, que conta com a presença do Governador, Vice-governador, Secretários, Subsecretários, pontos focais e representantes das equipes de todas as secretarias, órgãos e autarquias que compõem o Governo. Ocasião em que são debatidas as prioridades e consolidados os desafios, indicadores, programas e projetos estratégicos, além das metas de entregas para os próximos quatro anos. O resultado desse trabalho coletivo é a consolidação da Carteira de Programas e Projetos Estratégicos do Governo do Estado. Em seguida, cada projeto é desenhado, com escopo, entregas previstas, etapas, marcos críticos, riscos, prazos e metas.
Definidos os programas e projetos estratégicos do Governo do Estado, inicia-se o gerenciamento Intensivo dos Programas e Projetos, de modo a garantir que as entregas previstas e relevantes à sociedade capixaba sejam efetivamente realizadas. Para tornar realidade os resultados previstos, a governança do modelo de gestão conta com a mobilização da linha decisória dos projetos desde o gerente de projeto e sua equipe até a alta gestão do Governo. Reuniões periódicas de monitoramento intensivo são realizadas com a presença do governador Renato Casagrande, secretários de Estado e demais gestores envolvidos nos programas e projetos de cada eixo de atuação. O andamento das ações de cada eixo é revisitado pelo governador, em média, a cada dois meses.
O modelo de gestão baseia-se no Programa de Gestão para Resultados do Governo do Estado do Espírito Santo, o Realiza +, que tem como objetivo ampliar a capacidade do governo de executar programas e projetos e entregar resultados com grande poder de transformação para a sociedade capixaba. A Gestão Orientada para Resultados tem como pilares foco em um público-alvo bem definido, foco em resultados, visão estratégica e responsabilização e compromisso, a Gestão Orientada para Resultados traduz-se no setor público pela elaboração do Planejamento Estratégico, Gestão de Indicadores de Desempenho e de Resultados e pela Gestão de Projetos, Programas e Portfólio.
Assista ao vídeo e conheça o trabalho do PMO-ES. https://youtu.be/OLGH2JY1mEU
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br
Geral
Confira regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.
A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.
Curso
Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.
O instrutor autônomo deve estar apto a garantir que o aluno observe as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.
Autorização
Depois de realizar o curso de formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade.
A partir daí, o nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados.
Veículo
O veículo (carro ou moto) usado nas aulas poderá ser do aluno ou do instrutor e deverá cumprir as condições de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota.
É necessário ter uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de que o veículo é de ensino.
As aulas ministradas pelo instrutor devem ser informadas ao Detran da região.
Contratação
O modelo permite diferentes opções de contratação para os instrutores.
Aqueles que atuam hoje junto à uma autoescola poderão seguir as atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.
Os profissionais serão fiscalizados pelo Detran. Durantes as aulas práticas, devem portar CNH, Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente; Licença de Aprendizagem Veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
A Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo será disponibilizada, de forma gratuita, no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que o profissional tenha cumprido todos os requisitos necessários.
Novas regras para a CNH
A proposta do governo federal de mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desobriga o candidato de frequentar aulas em autoescola e cria a figura do instrutor autônomo, visa modernizar o processo e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).
O governo estima que o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.
Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.
Geral
Igreja Maranata ganha data comemorativa no calendário municipal de Linhares

Projeto de Lei nº 147/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Roninho Passos
Na última segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Linhares aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 147/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Roninho Passos, que cria o Dia Municipal da Igreja Cristã Maranata, a ser celebrado anualmente em 30 de abril.
A proposta reconhece oficialmente a relevância histórica, social e espiritual da igreja na cidade e celebra cinco décadas de trabalho voltado à fé, à transformação pessoal e à comunidade.
“É uma alegria poder reconhecer publicamente a história da Igreja Cristã Maranata. São 50 anos de dedicação, fé em Deus e compromisso com a sociedade. É uma homenagem às pessoas que transformam vidas todos os dias”, destacou Roninho Passos.
Uma trajetória de fé e acolhimento
O primeiro culto da Maranata em Linhares ocorreu em 30 de abril de 1975, conduzido pelo pastor Manoel dos Passos Barros e pelo coronel e pastor Jones da Silva Mattos. Desde então, a igreja tornou-se um ponto de referência para milhares de pessoas, oferecendo acolhimento sem distinção, apoio em momentos difíceis e esperança para quem busca recomeçar.
“Agradecemos ao vereador Roninho Passos por reconhecer nossa história. A Maranata sempre foi um espaço de amor e de fé em Deus, onde vidas foram transformadas e muitas pessoas conseguiram superar desafios, vícios e dependências”, disse pastor Alex Demo, responsável pelo primeiro templo da igreja no bairro Conceição.
Expansão que multiplica vidas e fortalece comunidades
Hoje, a Igreja Cristã Maranata conta com mais de 30 templos em Linhares e atua também nos municípios vizinhos de Sooretama, Rio Bananal, São Gabriel da Palha e Vila Valério, coordenados pelo pastor Breno Gallotti.
Além da atividade religiosa, a instituição desenvolve projetos de apoio social e educacional, promovendo convivência pacífica, orientação espiritual e fortalecimento de laços comunitários.
“Com fé em Deus, temos conseguido transformar vidas e fortalecer a esperança das pessoas. Cada templo é um espaço de serviço, onde histórias de superação e união inspiram toda a comunidade. É gratificante ver a cidade reconhecer esse legado”, afirmou pastor Breno Gallotti.
Uma data para celebrar a fé e o compromisso social
O Dia Municipal da Igreja Cristã Maranata será celebrado no dia 30 de abril, e a Câmara poderá, preferencialmente, sediar um culto em homenagem à instituição. A data simboliza o reconhecimento oficial da igreja como referência de fé, cidadania e trabalho comunitário, fortalecendo o vínculo entre a religião e a sociedade.
“Linhares cresce quando valoriza suas instituições e suas raízes espirituais. Esta homenagem é um reconhecimento a todos que dedicam suas vidas a servir, guiados pela fé em Deus e pelo desejo de transformar a realidade ao seu redor”, concluiu Roninho Passos.
Geral
Caixa volta a financiar até 80% do valor dos imóveis pelo SBPE

Na última sexta-feira (10), a CAIXA participou do anúncio de um robusto pacote de medidas para impulsionar o crédito imobiliário no país. As mudanças decorrem da alteração na regra de direcionamento da poupança, que permitirá um incremento estimado de R$ 40 bilhões no orçamento destinado ao financiamento habitacional pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) nos próximos dois anos. O banco vai começar a operar com as novas regras a partir do dia 13 de outubro.
Entre os principais ajustes está a elevação do teto do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões, medida que foi regulamentada hoje pelo Conselho Monetário Nacional e será implementada nos próximos dias. Além disso, a cota de financiamento sobe para 80% na modalidade SAC e 70% no PRICE, o que já estará vigente a partir da próxima segunda-feira (13).
Essas mudanças representam um impacto direto na oferta de crédito, com previsão de R$ 3 bilhões adicionais em 2025 apenas com o aumento das cotas.
Ao anunciar que a CAIXA volta a financiar a cota de 80% no SBPE, o presidente da CAIXA, Carlos Vieira, afirmou que esse é um “momento de virada” e destacou a relevância estratégica do segmento da construção civil para as políticas públicas de habitação.
“São ações dessa natureza, articuladas de forma conjunta, que farão com que esse segmento, que já acredita no avanço do Brasil e já acredita nas ações dos bancos públicos e privados, tenha muito mais condições de fazer a diferença. A construção civil é o grande alavancador da economia desse país“, destacou.
A cerimônia de anúncio do novo modelo de crédito imobiliário foi realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), e contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Cidades, Jader Filho, além do presidente da CAIXA, Carlos Vieira, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, dentre outras autoridades.
Em sua fala, o presidente Lula ressaltou a necessidade de dar condições dignas de moradia através do Minha Casa, Minha Vida e elencou as dificuldades da classe média para conseguir financiar um imóvel.
“Um trabalhador metalúrgico, um bancário, um químico, um professor, que ganha R$ 10 mil, R$ 8 mil por mês (…) essas pessoas não estão nas faixas 1 e 2. O que vamos tentar fazer é adequar as dificuldades econômicas das pessoas, levando em conta o respeito à dignidade humana de morar no lugar onde se pensa que é bom morar. É pra isso que foi criado esse programa“, comentou.
Ainda durante o evento, foi assinada resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que estabelece o novo modelo de crédito imobiliário. O documento define novas condições gerais e critérios para contratação de operação de crédito imobiliário pelas instituições financeiras e disciplina o direcionamento dos recursos captados em depósitos de poupança. Essa resolução permitirá a elevação das operações em mais de R$ 50 bilhões ao potencializar o direcionamento dos recursos da poupança e permitir parte do uso dos depósitos compulsórios para contratação de financiamento imobiliário.
Habitação é com a CAIXA
A CAIXA é líder absoluta no crédito imobiliário, com 66,8% do mercado (jun/2025). Apenas em 2024, o banco alcançou o valor de R$ 223,6 bilhões em contratações, maior volume já registrado em um único ano. No primeiro semestre de 2025, atingiu R$ 875,5 bilhões no saldo da carteira de crédito e 369,1 mil imóveis financiados.
No âmbito do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), como principal operadora, a CAIXA viabilizou mais de 99% dos financiamentos do programa no ano, reforçando sua liderança no setor habitacional e seu compromisso com a ampliação do acesso à moradia e o desenvolvimento social do país.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA – Em: 10/10/2025
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