Cidades
Guinness Book?! cidade capixaba distribui a maior porção de carne de sol do mundo

A cidade de Montanha, norte capixaba, levou para a Feira dos Municípios sua iguaria mais famosa, a carne de sol com 2 mil porções distribuídas durante o evento e levou três prêmios.
Uma carne de sabor característico e inconfundível é a marca da cidade, conhecida também como a “Capital da Amizade”, tentará inserir seu nome no Guinness Book com a maior porção de carne de sol do Mundo.
No último final de semana foram distribuídas mais de 2 mil porções da carne de sol com aipim para os visitantes da Feira dos Municípios, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra. Foram utilizados cerca de 250kg da carne de sol de Montanha, um verdadeiro patrimônio gastronômico da região, sendo conhecida não apenas pela sua qualidade, mas também pela tradição e técnica de preparo passadas de geração em geração.
“Vamos encaminhar os registros para avaliação deste recorde e, pelo que já pesquisamos, não há recorde semelhante no Guinness Book. Acredito que será mais um grande reconhecimento da qualidade do que produzimos aqui em nossa região”, disse o prefeito André Sampaio.

FESTIVAL GASTRONÔMICO ACONTECE EM JULHO
No próximo mês terá início a 6º edição do Festival Gastronômico de Carne de Sol de Montanha e vários restaurantes vão participar de um desafio para apresentar o melhor prato aos clientes e aos chefes, concorrendo a prêmios, após avaliação técnica e voto popular.
A secretária municipal de Cultura de Montanha, Elandra Pardinho, ressaltou a relevância do evento para o turismo de toda a região da Doce Terra Morena, que reúne Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.
“Com belas paisagens e uma hospitalidade incomparável, a região oferece inúmeras atrações turísticas para quem deseja conhecer mais sobre as origens e tradições do que temos de especial aqui no norte do Estado”.

Fonte: Secom/PMM
Cidades
Ações integradas de segurança reduzem homicídios na Serra

Foram registrados apenas três homicídios na Serra em março deste ano. Em 2024, foram 14. A redução é de 78,57%
A Serra, maior cidade do Espírito Santo, conquistou um avanço histórico na segurança pública: o município teve apenas três homicídios registrados no mês de março deste ano, uma redução de 78,57% em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa o menor índice mensal de assassinatos desde 1996, início da série histórica.
A conquista demonstra a importância do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança da Serra e do governo do Estado para combater a criminalidade e promover a cultura de paz.
Entre as estratégias da segurança, estão o uso de tecnologia avançada, como o videomonitoramento, o foco na prevenção, a integração do trabalho entre a Guarda Civil Municipal e outros órgãos municipais de segurança com a Polícia Militar e a Polícia Civil, e o combate à impunidade.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, comemora o avanço histórico na segurança pública e reforça o compromisso da gestão em atuar de forma cada vez mais inteligente, estratégica e integrada contra a criminalidade.
“A segurança pública se constrói com presença do Estado, políticas sociais e, acima de tudo, respeito pela vida. Vamos trabalhar cada vez mais e de forma incansável para espalhar a cultura da paz e a favor da vida. Seguiremos firmes, fortalecendo parcerias, investindo em prevenção e avançando com responsabilidade. A Serra está no caminho certo, e isso é mérito de todos que acreditam e trabalham por ela”, afirma.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, argumenta que o resultado é um marco importante para a segurança da Serra. Ela defende que o trabalho das forças de segurança é direcionado a tornar a Serra cada vez mais segura e acolhedora.
“Uma boa notícia para a Serra: o menor índice de homicídios foi registrado neste mês de março. Isso é fruto do trabalho incansável das forças policiais, do Ministério Público e do Poder Judiciário, associado ao empenho das nossas Secretarias Municipais, atuando nos territórios mais vulneráveis. A segurança pública tem sido tratada com muita responsabilidade e reforçamos: a tolerância é zero contra o crime e o criminoso”, afirma.
O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, analisa que o investimento da Serra em segurança pública, com o fortalecimento da Guarda Civil Municipal e o diálogo para integrar ações com o governo do Estado, proporcionou a conquista de redução no índice de homicídios.
“O município de Serra vem alcançando resultados históricos na redução dos crimes nos últimos anos. Em março de 2025, Serra registrou o menor número de homicídios em toda a série histórica, o melhor resultado das últimas 3 décadas. Isso é produto da responsabilidade da Prefeitura que dialoga e integra ações com o Programa Estado Presente. Além disso, a Prefeitura vem realizando o maior investimento na segurança pública, com o fortalecimento da Guarda Municipal e modernização dos mecanismos de segurança pública e comunitária! Vale lembrar que a Serra há 20 anos chegava a registrar mais de 100 assassinatos por mês”, pontua.
Os dados de segurança do mês de março estão disponíveis no Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP).
Fonte: Secom – PMS
Cidades
Alegre recebe pesquisadores do SGB para criação de Carta Geotécnica para expansão urbana

Alegre (ES) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou sua primeira visita de campo ao município de Alegre, no Espírito Santo, para a elaboração da Carta Geotécnica. O objetivo do trabalho é identificar as melhores regiões para a expansão urbana da cidade, garantindo que seu crescimento ocorra de maneira segura e sustentável.
Nesta primeira etapa, os pesquisadores visitaram diversos distritos e alguns bairros, considerados vetores de crescimento urbano pela Defesa Civil municipal. Durante a visita, foram coletadas amostras de solo, que foram enviadas para análise no Laboratório de Mecânica de Solos (LAMESO) do SGB, localizado no Estado do Rio de Janeiro (ERJ).
“São observados geologia, relevo, solo, hidrografia, entre outros aspectos, a fim de classificar o quão apta a região está para a expansão urbana. Um dos focos da análise é a geomorfologia da região, nesta etapa já identificamos locais com relevos de morros altos e processos erosivos ativos que foram detectados em campo. O objetivo é fornecer subsídios aos gestores municipais para a execução de obras de engenharia em áreas urbanas, de modo a evitar danos físicos ou materiais causados por desastres naturais, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população”, explica a geóloga e pesquisadora do SGB, Carla Moraes.
O estudo contempla oito áreas distintas, e uma nova campanha de pesquisa está programada para maio, abrangendo os locais que ainda não foram visitados. A iniciativa reforça a importância do planejamento territorial baseado em estudos técnicos, prevenindo riscos geológicos e assegurando uma infraestrutura adequada para a população.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
Cidades
Serra lidera geração de empregos formais no estado do Espírito Santo, diz Novo Caged

A cidade da Serra se consolida como um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Espírito Santo, liderando a geração de empregos formais no estado no mês de fevereiro. O município registrou um saldo positivo de 1.064 novas vagas com carteira assinada, reafirmando sua posição estratégica como um ambiente propício para investimentos e expansão empresarial. Com um estoque de 160,2 mil empregos formais ativos, a cidade se destaca não apenas pelo dinamismo do seu mercado de trabalho, mas também pela infraestrutura e diversidade econômica que atraem novos negócios.
ESTADO – O Espírito Santo registrou, em fevereiro, um saldo de 6,2 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 54,9 mil admissões e 48,6 mil desligamentos no mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira, 28 de março, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 6,8 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Espírito Santo é de 33,7 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, está próximo de um milhão de pessoas: 916.225.
Em fevereiro, o Espírito Santo apresentou desempenho positivo em todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 4.234 vagas. Na sequência aparecem Comércio (669), Agropecuária (563), Construção (477) e Indústria (331).
No estado, as novas vagas com carteira assinada foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo feminino (3.771). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (3.530) com as vagas no Espírito Santo. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 2.923.
OUTROS MUNICÍPIOS CAPIXABAS – Na sequência dos municípios com melhor desempenho na geração de empregos em fevereiro estão Linhares (692), Vila Velha (641), Cachoeiro de Itapemirim (454) e Itapemirim (371), demonstrando a força da economia capixaba.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
-
Geral3 dias atrás
São Mateus (ES): comunidades quilombolas recebem Caravana Interministerial
-
Geral3 dias atrás
Cesan realizará leilão bilionário para universalizar o tratamento de esgoto em 43 municípios capixabas
-
Esporte3 dias atrás
Nadador de Cariacica disputa mundial escolar na Sérvia
-
Cidades3 dias atrás
Ações integradas de segurança reduzem homicídios na Serra
-
Esporte2 dias atrás
Atleta de Guarapari representa o Brasil no Mundial de Atletismo na Sérvia
-
Justiça18 horas atrás
Fim de Abril: Ministério Público exige a retirada de quiosques em Nova Almeida, na Serra
-
Cidades3 dias atrás
Alegre recebe pesquisadores do SGB para criação de Carta Geotécnica para expansão urbana
-
Educação2 dias atrás
Detecção precoce do autismo ajuda na alfabetização e inclusão escolar