Desenvolvimento
Porto Central assina contrato com a norueguesa Equinor

Impulsionado pelo crescimento da produção de petróleo no Brasil, a demanda por infraestrutura para operações de transferência de petróleo entre navios (conhecida como “Ship-to-Ship” ou “STS”) deve aumentar significativamente nos próximos anos.
Com previsão de início de operação até dezembro de 2027, o Porto Central está construindo uma infraestrutura moderna, com capacidade licenciada para na sua Fase 1 até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. O terminal de granéis líquidos, que teve suas obras iniciadas em dezembro de 2024, permitirá a atracação de navios de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).
Essa estrutura proporcionará ganhos de escala e redução de custos logísticos, além de maior previsibilidade e confiabilidade nas operações, resultando em maior eficiência e segurança para os clientes.
Além de atender às operações de transbordo de petróleo, o Porto Central está sendo projetado como um hub de energia diversificado. O complexo contará com infraestrutura para tancagem e movimentação de outros granéis líquidos, além de áreas dedicadas ao desenvolvimento de projetos em energia renovável, ampliando sua relevância como um ponto estratégico para diferentes segmentos do setor energético no Brasil e no mercado global.
Sobre a Equinor
A Equinor é uma empresa global de energia com sede na Noruega e está presente no Brasil há mais de 20 anos. No Brasil, a empresa tem um portfólio sólido e diversificado de petróleo e gás natural e tem expandido seus investimentos em energias renováveis.
Mais informações em: https://www.equinor.com.br/
Sobre o Porto Central
Com mais de 20 milhões de metros quadrados, o Porto Central será um dos maiores complexos portuários e industriais do país, atuando no eixo multipropósito no Litoral Sul do Espírito Santo, Brasil. O empreendimento terá águas profundas de até 25 metros, podendo acomodar os maiores navios do mundo e movimentar diversos tipos de carga, incluindo petróleo, gás natural, geração de energia, apoio offshore, grãos, fertilizantes, minérios, contêineres e carga geral, entre outros.
Desenvolvimento
Estado firma convênio para implantação de polo industrial em Cachoeiro de Itapemirim

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço assinaram, nessa terça-feira (09), o convênio para a aquisição de área destinada à implantação do Distrito Industrial de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim. O acordo prevê investimento de R$ 19,45 milhões para compra do terreno, que possui 89,06 alqueires. A expectativa é que o novo polo industrial impulsione o desenvolvimento econômico do município e de toda a região sul capixaba.
“Estamos alinhados e com uma ótima parceria com o prefeito Theodorico Ferraço. Estamos realizando diversos investimentos prioritários para alavancar ainda mais o desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim. As obras de modernização do Aeroporto estão a todo vapor, assim como a duplicação da Rodovia do Frade. Um dos pedidos do prefeito foi o Distrito Industrial de Pacotuba, e estamos atendendo com o repasse de quase R$ 20 milhões para aquisição do terreno. Estaremos juntos para dar sequência a esse importante investimento para toda a região”, afirmou o governador Casagrande.
Com o convênio, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim poderá iniciar as obras do empreendimento, que será implantado no distrito de Pacotuba, com capacidade para receber empresas de diferentes portes e segmentos. Os recursos serão aplicados na fase inicial de infraestrutura da futura área industrial. A iniciativa pretende consolidar Cachoeiro como um hub de inovação, tecnologia e negócios, ampliando as possibilidades de parcerias entre o setor público e o privado.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o projeto representa uma ação estratégica capaz de impulsionar todo o sul capixaba. “Essa é mais uma parceria firme entre Governo e Prefeitura, com impactos que vão romper as fronteiras do município, criando novas oportunidades, empregos e renda para toda a região. Dialogamos e construímos essa parceria com muita dedicação e responsabilidade. É um investimento considerável, que vai estimular outros empreendimentos e gerar resultados concretos. Isso é planejamento, gestão, equilíbrio e confiança nos trabalhadores e empreendedores de Cachoeiro”, disse.
“Quando me afastei da Prefeitura, deixei claro que esses 60 dias seriam dedicados integralmente ao Distrito Industrial. Avançamos na posse dos terrenos, garantimos os recursos e agora é hora de colocar a mão na massa. Esse projeto será o orgulho e a base da sustentação econômica de Cachoeiro e de todo o Sul do Espírito Santo”, declarou o prefeito licenciado, Theodorico Ferraço.
O prefeito em exercício, Júnior Corrêa, também participou da assinatura do convênio. “Esse investimento marca um novo momento para Cachoeiro. O Distrito Industrial é fundamental para atrair novas empresas, fortalecer o ambiente de negócios e, principalmente, gerar emprego e renda para a nossa população. Estamos falando de um projeto estruturante, que vai preparar a cidade para crescer de forma sustentável e competitiva”, pontuou.
“O Distrito Industrial de Pacotuba representa o modelo de investimento estratégico que temos priorizado. Estamos falando de uma ação que organiza o território, cria condições reais para atrair novos empreendimentos e amplia a capacidade produtiva do Sul do Estado. Com esse convênio, damos um passo concreto para fortalecer a infraestrutura necessária ao crescimento das empresas, gerar mais competitividade e garantir que Cachoeiro continue sendo uma das referências no desenvolvimento econômico capixaba. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que iniciativas como esta se convertam em oportunidades, inovação e empregos para os capixabas”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume.
(Com informações da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Desenvolvimento
Ferrovia ES-RJ: edital e leilão da EF-118 já estão com datas marcadas

Se for mantido o cronograma ferroviário apresentado da última terça-feira (25) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o edital para a construção do Anel Ferroviário Sudeste, conhecido como Estrada de Ferro 118 (EF-118), que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, será publicado no dia 26 de março de 2026, e o leilão deverá ocorrer depois meses após, em 26 de junho de 2026.
Na carteira de projetos apresentada pelo ministro constam as duas fases da EF-118, a fase 1, que vai ligar Santa Leopoldina a São João da Barra, e a fase 2, que será de São João da Barra a Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

“A infraestrutura logística capixaba precisa evoluir. Temos a expectativa de que o anúncio da Política Nacional de Concessões Ferroviárias e da carteira de projetos para 2026 reconheça projetos fundamentais não apenas para o setor produtivo, mas também para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, comentou o presidente da Federação das Indústrias (Findes), Paulo Baraona.
Para o Espírito Santo, segundo Baraona, é prioritário o anúncio do cronograma de concessão da EF-118 e a edição de novos instrumentos que garantam segurança jurídica e fomento às ferrovias autorizadas. “Esses avanços são estratégicos para destravar investimentos, fortalecer a integração nacional e posicionar o Estado de forma ainda mais competitiva na rota de novos projetos que aconteçam no país”, disse o presidente da Findes.
A Política Nacional de Outorgas Ferroviárias define diretrizes claras de planejamento, governança, sustentabilidade e, principalmente, um novo modelo de funding, que combina recursos públicos e privados.
A carteira do Ministério dos Transportes prevê 8 leilões de ferrovias que abrangem mais de 9 mil quilômetros de extensão e devem atrair cerca de R$ 140 bilhões em investimentos, com projeção de R$ 600 bilhões injetados no sistema ferroviário.
“Ferrovia é um fenômeno econômico, ela reduz custo marginal, barateira frete, integra cadeias de produção. E a gente avançou muito nesses três anos, com uma estratégia sofisticada e sólida, atentos à complexidade do setor”, afirmou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
A ampliação dos trilhos reduzirá custos logísticos, aumentará a competitividade da produção nacional e diminuirá a dependência do transporte rodoviário.
Entre os projetos, destacam-se o Anel Ferroviário do Sudeste (EF-118), a Ferrogrão, o Corredor Leste-Oeste, a Malha Oeste, e os corredores da Malha Sul, entre outros.
“Esse é um passo importante, de concretizar uma visão, porque fazer ferrovia realmente demanda uma visão e uma política de Estado. E o setor está muito animado com esses projetos, com essa visão de investimento no setor”, celebrou Davi Barreto, diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Cidades
Governo inaugura pavimentação de trecho da ES-010 e avança em grandes obras em Guriri

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, inauguraram, na manhã deste sábado (1º), as obras de pavimentação da Rodovia ES-010, no trecho entre Barra Nova e Guriri, em São Mateus, na microrregião Nordeste. Durante a agenda, foi realizada uma visita técnica a dois grandes investimentos no município: a implantação do Contorno de Guriri e a macrodrenagem no balneário.
Com investimento de R$ 31 milhões, o Governo do Estado realizou a pavimentação em blocos de concreto intertravados em segmentos urbanos da Rodovia ES-010, no trecho Barra Nova x Guriri. As intervenções contemplaram 19,86 quilômetros de extensão. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Acompanhado do prefeito Marcus Azevedo Batista, o governador visitou as obras de macrodrenagem e pavimentação no balneário de Guriri. A intervenção contempla nove quilômetros de drenagem, com implantação de galerias simples, duplas e triplas, além da pavimentação sobre a macrodrenagem, calçada cidadã e diversas frentes de serviços. O investimento é superior a R$ 340 milhões.
Já o Contorno de Guriri deve transformar a mobilidade no município e em toda a região. O projeto inclui a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e a execução da Rodovia ES-318, ligando a BR-101 aos entroncamentos das rodovias ES-315 e ES-010 (Binário de Guriri). O trecho possui 24,26 quilômetros de extensão e inclui a construção de pontes, com investimento de R$ 164 milhões.
“Estou pedindo celeridade na nova ponte sobre o Rio Mariricu para que possamos liberar o tráfego para o verão, mesmo que não esteja completamente pronta, mas já permitindo o uso. É importante destacar que fazemos as obras para que os moradores usufruam, mas essa região também é uma potência no turismo. Assim, vamos melhorar o acesso a Guriri. Também estamos fazendo hoje uma entrega importante, que é a pavimentação de Guriri a Barra Nova. Somente um governo organizado consegue fazer tanta obra para a população”, afirmou o governador.
O diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, ressaltou a importância dos investimentos para a região. “São obras aguardadas há muito tempo pela população, principalmente o povo de Guriri, que sofria bastante nos períodos de chuva. Já as pequenas localidades urbanas enfrentavam dificuldades sem pavimentação, prejudicando o comércio e o escoamento da produção agrícola. Por isso, essa pavimentação vai trazer mais eficiência e desenvolvimento para os pequenos agricultores de Barra Nova”, destacou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
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Jaldecy Pereira / Flávia Simões
(27) 3636-4404 / 4452
comunicacao@der.es.gov.br
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