Cidades
Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente

A Prefeitura de Aracruz deu um passo importante rumo ao fortalecimento da política ambiental do município. Nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) realizou o lançamento oficial do Corredor de Biodiversidade, uma iniciativa que reforça o compromisso com a proteção dos ecossistemas e a valorização da riqueza natural da região. A solenidade aconteceu no Parque de Exposições Rubens Pimentel e reuniu diversas autoridades, representantes de órgãos ambientais, estudantes, entre outras pessoas.
O Corredor de Biodiversidade ainda ofereceu muita informação com a presença de institutos respeitados como o IPRAM, responsável por pesquisas e a reabilitação de animais marinhos, assim como o Programa de Educação Ambiental da Portocel, o Projeto Orla Aracruz, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) de Santa Cruz, além de uma lista com vários manguezais capixabas. Últimos Refúgios, Instituto Pró-Tapir, Rede de Sementes Tupygua, Hippocampus, Projeto Meros do Brasil, Amigos da Jubarte, Artebovis e Recicle.
Na prática, os corredores ecológicos conectam áreas verdes e fragmentos de vegetação nativa, formando uma rede contínua que favorece o deslocamento da fauna e a conservação da flora local. Essa integração é fundamental para reduzir o isolamento das espécies, garantir o fluxo genético e tornar os ecossistemas mais resilientes diante dos impactos das mudanças climáticas e do avanço da urbanização.
“O corredor integra importantes áreas ambientais já existentes, transformando espaços antes isolados em um sistema contínuo e integrado de conservação. Esse projeto se torna realidade, graças à parceria com o Governo do Estado, que tem sido fundamental em todo o processo. Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso de conciliar o crescimento econômico com a proteção ambiental, mostrando que é possível avançar de forma equilibrada e sustentável”, destacou Aladim Cerqueira, secretário de Meio Ambiente de Aracruz.
Para Jeesala Coutinho, secretária de Gestão Estratégica, a importância desse projeto está no quanto ele representa um passo significativo para o desenvolvimento da nossa cidade. “O corredor é resultado de um planejamento estratégico consistente, que hoje já mostra resultados concretos. Estamos acompanhando de perto cada etapa, contribuindo para que as ações sejam realizadas de forma efetiva e tragam benefícios reais para o município. Isso nos deixa muito felizes e reforça ainda mais o valor das belezas naturais que fazem de Aracruz um lugar único”, pontuou.
Segundo o secretário da Seama, Felipe Rigoni, o projeto do Corredor de Biodiversidade despertou entusiasmo desde o primeiro momento. “Essa iniciativa mostra que é possível promover um desenvolvimento econômico forte, em harmonia com a preservação ambiental, e o Corredor de Biodiversidade é a prova concreta disso. Com esse projeto, Aracruz se destaca no Espírito Santo na pauta ambiental, demonstrando, na prática, que o crescimento do município pode caminhar lado a lado com o cuidado com o meio ambiente”, disse.
O prefeito Dr. Coutinho destacou que o lançamento do corredor representa mais do que uma ação ambiental, sendo a consolidação de um compromisso com o futuro da nossa cidade. “Estamos mostrando, na prática, que é possível crescer com responsabilidade, unindo desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Esse projeto nasce de um planejamento sério, construído com parcerias e com o olhar voltado para as próximas gerações. Seguiremos trabalhando para proteger nossas riquezas naturais, valorizar nossas comunidades e garantir que Aracruz continue avançando de forma sustentável”, finalizou.
Reflorestar
Durante o evento, também foi realizado o anúncio da ampliação do programa Reflorestar para o município de Aracruz, prorrogando a vigência do programa por mais 12 meses. O programa promove a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o prestador de serviços ambientais, estimulando a adoção de manejo sustentável dos solos.
“O Reflorestar é fundamental porque alia a recuperação ambiental à geração de renda no campo, incentivando práticas sustentáveis e o cuidado com o solo e com a água. É assim que fortalecemos a nossa agricultura, com responsabilidade, planejamento e olhar para o futuro”, destacou Almir Vianna, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Recuperação do Manguezal
Para reforçar a proteção do manguezal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, foi celebrado um convênio com investimento superior a R$ 323 mil.
Fonte: Secom/PMA – Texto: Thais Tonini Patuzzo – Imagem: Comunicação
Cidades
Cariacica 136 anos: Alexandre Pires anima festa nesta sexta-feira (26)

“Sai da minha aba, sai pra lá. Sem essa de não poder me ver. Sai da minha aba, sai pra lá. Não aturo mais você!” É nesse clima que Cariacica vai celebrar seus 136 anos na sexta-feira (26), com o show de Alexandre Pires, que vai embalar o público com grandes sucessos do samba e do pagode. A Festa da Cidade acontece no Parque de Exposições de Cariacica, ao lado da Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília. Os portões serão abertos às 18h e a entrada é gratuita.
Embora esta não seja a primeira passagem de Alexandre Pires pelo Espírito Santo, será a primeira vez que ele se apresenta em Cariacica, e por um motivo especial: a comemoração do aniversário da cidade. “Estou ansioso para comemorar os 136 anos de Cariacica com vocês. Vai ser um show espetacular. Espero todos vocês para que possamos celebrar juntos com muita alegria”, convidou o artista.
O repertório da noite promete reunir sucessos que marcaram seus mais de 30 anos de carreira, incluindo canções como “Domingo”, “Mineirinho”, “Depois do Prazer”, “Essa Tal Liberdade”, “Tira Ela de Mim”, entre outras.
Cariacica 136 anos
As comemorações pelo aniversário da cidade seguem ao longo de todo o mês de junho, com uma programação diversificada. Entre as ações previstas estão a entrega de importantes obras, como escolas novas e reformadas, uma nova unidade de saúde e a pavimentação de diversas vias.
A agenda também contará com o tradicional Desfile Cívico, na quarta-feira (24). Além de sexta-feira (26) a programação de shows também será realizada no sábado (27) e domingo (28), reunindo atrações nacionais e artistas regionais.
Serviço
Show de Alexandre Pires
Data: sexta-feira (26), às 23h
Local: Parque de Exposições de Cariacica, em Nova Brasília, ao lado do Parque O Cravo e a Rosa
Entrada gratuita
Sexta-feira (26), abertura dos portões às 18h
Praça de Alimentação
18h – DJ Ceará
19h – Os Lopas
20h – Graciella D’Ferraz
Palco Principal
21h – Pele Morena
23h – Alexandre Pires
1h – Emerson Xumbrega
Sábado (27), abertura dos portões às 18h
Praça de Alimentação
18h – DJ Kinho
19h – Matheus Araújo
20h – Walace Aguiar
Palco Principal
21h – Breno & Bernardo
23h – João Neto & Frederico
1h – Priscila Ribeiro
Domingo (28), a bertura dos portões às 15h
Praça de Alimentação
15h – Marquinhos Coco
16h – Rodrigo Freitas
16h40 – Tombo do Doce de Banana
17h – Diego Viana
Palco Principal
18h – Jessica Rodrigues
19h30 – João Fellipe & Rafael
21h – Zé Elias (Serestão do Zé)
Cidades
Serra recebe Feira de Adoção de cães e gatos nesta terça-feira (23)

Quem deseja ganhar um novo amigo de quatro patas tem um encontro marcado nesta terça-feira (23), em Valparaíso. A Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, realiza mais uma edição da Feira de Adoção de cães e gatos, das 16h às 19h, na Feira do Bairro, próximo ao Extrabom.
A cada dia, uma vida é transformada. O Departamento de Bem-Estar Animal da Serra registra, em média, uma adoção por dia ao longo deste mês, resultado que demonstra o impacto das ações de incentivo à adoção responsável realizadas no município.
O número representa cães e gatos que deixaram para trás histórias de abandono, maus-tratos ou vulnerabilidade para encontrar um lar, carinho e uma nova oportunidade de viver com dignidade. Cada adoção significa mais do que um novo endereço: representa uma mudança de vida tanto para o animal quanto para a família que o acolhe.
Agora, a expectativa é que a feira em Valparaíso ajude a ampliar ainda mais esse resultado e possibilite novos encontros entre animais resgatados e pessoas dispostas a oferecer amor, cuidado e proteção.
Durante a feira, os visitantes poderão conhecer cães e gatos de diferentes portes e idades, além de receber orientações da equipe técnica sobre os cuidados, a adaptação e as responsabilidades envolvidas na adoção.
A adoção é uma atitude que transforma vidas. Além de oferecer um lar para um animal que precisa de acolhimento, o tutor passa a contar com a companhia, o carinho e a fidelidade de um novo integrante da família.
Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência.
O Departamento de Bem-Estar Animal reforça que a adoção deve ser uma decisão consciente, levando em consideração o compromisso com a saúde, a alimentação, o bem-estar e a proteção do animal ao longo de toda a sua vida.
Serviço
Feira de Adoção de cães e gatos
Data: terça-feira, 23 de junho
Horário: das 16h às 19h
Local: Feira do Bairro, próximo ao Extrabom, em Valparaíso
Cidades
Ases reúne prefeito Weverson e secretários para apresentar projetos estruturantes e fortalecer diálogo com o setor produtivo

A Associação dos Empresários da Serra (Ases) promoveu, nesta quinta-feira (18), um encontro entre empresários associados, o prefeito da Serra, Weverson Meireles, e integrantes do secretariado municipal para debater os principais projetos estruturantes em andamento no município e reforçar a parceria entre o setor produtivo e o poder público.
Realizada da Casa do Empresário, a reunião contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, Alexandro da Vitória; de Obras, Izabela Roriz; Marcia Lamas de Desenvolvimento Econômico e de Serviços, Enivaldo Dias; além da diretoria da Ases, entre eles a presidente Leonelle Lamas, o vice-presidente Rafael Ribeiro, os diretores Jaqueline Bertranda, Kleber Andrade e Jardel Nascimento e associados.
Durante o encontro, o prefeito apresentou um panorama das ações previstas no Plano Serra 44+, programa que reúne iniciativas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, com destaque para investimentos em mobilidade urbana, infraestrutura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
Entre os projetos apresentados estiveram a Rodovia ArcelorMittal, a obra do Contorno de Jacaraípe, a ligação da região de Civit à Avenida Mestre Álvaro, a ampliação dos acessos entre os eixos Norte e Sul do município, além de intervenções viárias que buscam melhorar a fluidez do trânsito em importantes corredores urbanos da Serra. Também foram discutidas ações voltadas à arborização urbana, saneamento básico e esgotamento sanitário e medidas relacionadas ao ordenamento territorial e ao desenvolvimento de áreas estratégicas do município.
O encontro marcou ainda a apresentação oficial do novo secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandro da Vitória, que reforçou o compromisso da gestão com a manutenção das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e de equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental.
Outro tema debatido foi a Reforma Tributária e seus impactos para os municípios e para o setor produtivo. A Serra integra o Conselho da Reforma Tributária, participando das discussões nacionais sobre a implementação do novo modelo tributário e seus reflexos para a competitividade das cidades.
Para a presidente da Ases, Leonelle Lamas, o encontro reforça o papel da entidade como ponte entre o empresariado e os gestores públicos.
“Nosso compromisso é criar ambientes de diálogo qualificado que permitam aos empresários acompanhar de perto os projetos que impactam diretamente o desenvolvimento da cidade. A Serra vive um momento importante de crescimento e a aproximação entre o setor produtivo e o poder público é fundamental para que esse avanço aconteça de forma planejada, sustentável e com geração de oportunidades para todos”, destacou.
O prefeito Weverson Meireles destacou que o desenvolvimento da Serra passa pela construção conjunta entre poder público e setor produtivo.
“A Serra vive um dos melhores momentos da sua história, com indicadores em evolução e reconhecimento crescente como uma cidade cada vez melhor para viver, investir e empreender. Isso mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é seguir avançando com planejamento, diálogo e responsabilidade, tirando projetos do papel, fortalecendo a infraestrutura, melhorando a mobilidade e criando um ambiente favorável para quem mora, trabalha e gera oportunidades no município”, destacou Weverson Meireles.
A iniciativa integra a agenda permanente da Ases de promover debates estratégicos e fortalecer a representatividade empresarial, aproximando os associados das decisões que impactam o ambiente de negócios e o futuro da Serra.
Fonte: Comunicação ASES – Por: Renata Salgueiro

Geral2 dias agoEspírito Santo conquista nota A em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal pelo 4º ano consecutivo

Esporte2 dias agoClassificado! Brasil vence a Escócia por 3 a 0 com dois gols de Vini Jr

Internacional2 dias agoTrump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina
- Negócios1 dia ago
IA Reduz em 32% a Oferta de Vagas Júnior na Suíça, Aponta Estudo

Meio Ambiente2 dias agoFlagrado em crime ambiental, caminhão é apreendido e multa chega a R$ 52 mil na Serra

Tecnologia1 dia agoÉ como achar Jesus numa torrada: físico questiona pesquisa central da Microsoft em computação quântica

Esporte13 horas agoSeleção do Japão é a próxima adversária do Brasil na Copa

Educação20 horas agoGovernador anuncia destinos dos 500 estudantes selecionados para o Intercâmbio Sedu 2026






































