Ligue-se a nós

Cidades

Guarapari: carnaval 2025 impulsiona turismo e recebe aprovação dos visitantes

Redação Informe ES

Publicado

no

O Carnaval 2025 em Guarapari movimentou o turismo na cidade, atraindo milhares de visitantes e gerando impacto positivo na economia local. Segundo uma pesquisa realizada pela DataMG em parceria com a Brand Consultoria em Pesquisas, 300 turistas foram entrevistados entre os dias 2 e 4 de março nas principais praias do município, como Praia do Morro, Setiba, Areia Preta, Peracanga, Bacutia e Meaípe. O estudo revelou a satisfação dos visitantes e destacou pontos fortes e desafios para os próximos anos. 

Perfil dos turistas

A pesquisa apontou que 59% dos turistas vieram de Minas Gerais, seguidos por visitantes do Espírito Santo (20%) e Rio de Janeiro (16%). A maioria dos entrevistados pertence à faixa etária entre 25 e 44 anos (58%), e 39% possuem renda superior a 10 mil reais, indicando um público economicamente ativo e propenso a consumir durante a estadia na cidade saúde. 

“O objetivo da pesquisa foi mostrar o Turismo de Guarapari em números. Dar a comunidade pública e privada uma métrica para se apoiar quanto aos investimentos em infraestrutura do município na área. Quanto aos resultados notamos que o Turista  de Guarapari é concentrado no Sudeste. Especificamente mineiros, capixabas e fluminenses. Acreditamos que além de manter estes,  podem atrair de outros locais como paulistas e sulistas” comentou Adilson Simeão, Diretor do DataMG Centro de Informações e Pesquisas.

Experiência turística e principais atrações

Anúncio

Entre os locais mais visitados, as praias foram unanimidade, com 95% de preferência, seguidas por bares (23%), passeios de barco (10%) e shows (8%). Além disso, o levantamento revelou que 49% dos turistas visitam Guarapari duas ou mais vezes ao ano, o quê reforça a fidelidade ao destino.

A média de gastos por família durante o Carnaval foi de R$ 2.907,00, impulsionando setores como comércio, hospedagem e alimentação.

Avaliação do comércio e hospedagem

O comércio de Guarapari teve uma avaliação positiva, com 83% dos turistas classificando como ótimo ou bom. Já o setor de hospedagem recebeu elogios, mas também apontamentos sobre a necessidade de mais hotéis e melhorias no atendimento.

Anúncio

Entre as principais reclamações, os turistas destacaram a falta de banheiros públicos e a questão da limpeza das praias.

Carnaval de Rua: estrutura e melhorias

Em 2025, a Prefeitura de Guarapari organizou o carnaval, trazendo novidades na programação. O Carnapari marcou um novo carnaval para a cidade, colocando quase 40 blocos na ruas durante os dias de folia. Os blocos não ficaram restritos ao centro e teve diversão em vários bairros da cidade. Inclusive, o alvo da pesquisa foi o carnaval de rua, não ficando restrita ao tradicional carnaval do centro de Guarapari. Sobre a estrutura do evento 63% dos turistas avaliaram como ótima ou boa.

Entre os destaques positivos, os visitantes elogiaram a organização, segurança e variedade de barraquinhas. No entanto, houve críticas quanto à falta de trios elétricos e pouca estrutura para banheiros químicos.

Anúncio

Turismo em expansão

A pesquisa revelou que 43% dos turistas têm interesse em morar em Guarapari, evidenciando o potencial de crescimento do mercado imobiliário local. Além disso, 98% dos visitantes afirmaram que indicariam a cidade para outros turistas, demonstrando o impacto positivo do destino.

A maioria dos visitantes tomou conhecimento do evento por meio de amigos e familiares (37%) e redes sociais (28%), o que reforça a importância desses canais de comunicação para promoção turística. Outro destaque é o alto potencial de retorno dos turistas a Guarapari: 98% afirmaram que indicariam a cidade para outras pessoas, o que reflete a satisfação geral e o sucesso do evento como atrativo turístico. Esses dados indicam que o investimento do município na realização e organização do Carnapari já apresenta resultados positivos, contribuindo para consolidar Guarapari como destino turístico não só na alta temporada, mas também fortalecendo o fluxo turístico durante todo o ano”, destacou o Secretário Municipal de Turismo, Fernando Otávio, que reforça que Guarapari segue consolidando sua posição como um dos principais destinos do Espírito Santo, oferecendo beleza natural, entretenimento e uma experiência que encanta visitantes de diferentes regiões do Brasil.

Confira a pesquisa completa aqui!

Anúncio

Por: Secom-PMG

Cidades

Incentivos fiscais de Serra acelera crescimento logístico da TPL que amplia presença no Espírito Santo

Redação Informe ES

Publicado

no

Apostamos em Serra porque acreditamos na combinação entre política fiscal inteligente e infraestrutura moderna.” diz CEO

São Paulo, julho de 2025 – A TPL | Platinum Log, maior empresa especializada em fulfillment do país, está consolidando sua presença no Espírito Santo com três galpões em plena operação na cidade de Serra. A escolha da região vai além da localização estratégica: a companhia aposta nos benefícios fiscais e na infraestrutura competitiva do estado como alavancas para ampliar sua atuação nacional.

O Espírito Santo, em especial o município de Serra, vem se destacando como um dos principais polos logísticos do Brasil. O estado oferece regimes de incentivos fiscais como o Compete-ES, que reduz a carga tributária sobre circulação de mercadorias (ICMS), e políticas de atração de investimentos que favorecem empresas do setor de distribuição, e-commerce, transporte e armazenagem.

“A cidade de Serra combina localização privilegiada — próxima a grandes centros consumidores — com um ambiente de negócios favorável, marcado por incentivos fiscais e eficiência operacional. Isso nos permite oferecer soluções mais competitivas e com menor custo aos nossos clientes”, explica Marcelo Terrazzan, CEO da TPL.

Além da forte atuação no e-commerce e na logística direta ao consumidor final, a TPL também tem ampliado sua operação B2B, com soluções sob medida para indústrias, atacadistas e distribuidores. A empresa oferece serviços integrados de armazenagem, abastecimento de redes físicas e redistribuição regional, com sistemas adaptáveis para operações de alta complexidade. A proposta é garantir visibilidade, eficiência fiscal e ganho de escala para empresas que operam em diversos canais.

Anúncio

A malha rodoviária integrada, a proximidade com o Porto de Vitória e a boa disponibilidade de mão de obra qualificada tornam o município uma escolha estratégica para operações logísticas que buscam escala, agilidade e equilíbrio fiscal. A presença de ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) e o potencial de integração com modais ferroviário e marítimo ampliam ainda mais as oportunidades da região.

A TPL vê no Espírito Santo um território em plena expansão para empresas que desejam descentralizar suas operações e alcançar maior eficiência na última milha. Com mais de 60 mil m² de área construída nos três centros de distribuição em Serra, a empresa reforça sua posição como parceira de grandes marcas em busca de performance logística e otimização de custos.

“Apostamos em Serra porque acreditamos na combinação entre política fiscal inteligente e infraestrutura logística moderna. É uma equação que gera vantagem competitiva real para quem precisa entregar mais, com menos”, afirma Terrazzan.

Por: Michel Gildin – Assessoria de Comunicação

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Marataízes sediará encontro Regional Litoral Sul para melhoria do ambiente de negócio realizado pela FINDES na quarta(9)

Redação Informe ES

Publicado

no

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplades) realizam nesta quarta-feira, 9 de julho, o Encontro Regional Litoral Sul para Melhoria do Ambiente de Negócios. O evento, inédito em Marataízes, será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 9h.

O encontro será aberto pelo prefeito de Marataízes, Toninho Bitencourt(Podemos), e contará com presenças de vários prefeitos do litoral sul, além de empresários e diretores da Findes. Durante todo o dia, até às 17h30, ocorrerão palestras voltadas ao desenvolvimento econômico da região. Veja os temas abaixo:

ManhãPúblico-alvo: empresários

  • Apresentação da Defesa de Interesses Findes
  • Como entender e gerenciar os Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho
  • Acesso ao Crédito – Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)
  • Fomento para as Empresas
  • Programa Conecta Indústria
  • Academia Findes de Negócios/ Fórum IEL 2025
  • Apresentação Exporta Capixaba – Acessos a Mercados Nacional e Internacional
  • Soluções disponibilizadas pelo SENAI, SESI E IEL/ES

TardePúblico-alvo: gestores públicos e equipes

  • Impactos da Reforma Tributária nos Municípios Capixabas
  • Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS)
  • Perfil Regional e Indicador de Ambiente de Negócios (IAN)
  • Desenvolvimento Regional por Meio da Inovação Aberta
  • Royalties Petróleo: case de sucesso na aplicação dos recursos

A Regional Litoral Sul da Findes reúne 481 indústrias que, juntas, geram 5,4 mil empregos, com a base industrial voltada para agroindústria e o turismo. Ao todo, 20 dimensões estratégicas de atuação constam na Agenda Propositiva da Regional Litoral Sul. Elas unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria do ambiente de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Itapemirim realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social no dia 10 de julho

Redação Informe ES

Publicado

no

Com o tema que marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a cidade de Itapemirim se prepara para sediar a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá no dia 10 de julho de 2025, no Ginásio de Esportes “Renan Alves Goes”, das 8h às 17h.

Promovida pela Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASCI), a conferência é um espaço democrático de debate, construção coletiva e participação popular. O objetivo é avaliar a política pública de assistência social no município e propor diretrizes para o aprimoramento do SUAS, considerando as necessidades locais e os avanços dos últimos anos.

A conferência é voltada a usuários da assistência social, trabalhadores do setor, representantes de entidades, conselheiros e toda a população interessada em contribuir com o fortalecimento das políticas públicas que promovem cidadania, proteção social e garantia de direitos.

A conferência é uma oportunidade de escuta ativa e construção de propostas que possam refletir a realidade do município.

por Assessoria de Comunicação – PMI

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados