Cidades
Guinness Book?! cidade capixaba distribui a maior porção de carne de sol do mundo

A cidade de Montanha, norte capixaba, levou para a Feira dos Municípios sua iguaria mais famosa, a carne de sol com 2 mil porções distribuídas durante o evento e levou três prêmios.
Uma carne de sabor característico e inconfundível é a marca da cidade, conhecida também como a “Capital da Amizade”, tentará inserir seu nome no Guinness Book com a maior porção de carne de sol do Mundo.
No último final de semana foram distribuídas mais de 2 mil porções da carne de sol com aipim para os visitantes da Feira dos Municípios, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra. Foram utilizados cerca de 250kg da carne de sol de Montanha, um verdadeiro patrimônio gastronômico da região, sendo conhecida não apenas pela sua qualidade, mas também pela tradição e técnica de preparo passadas de geração em geração.
“Vamos encaminhar os registros para avaliação deste recorde e, pelo que já pesquisamos, não há recorde semelhante no Guinness Book. Acredito que será mais um grande reconhecimento da qualidade do que produzimos aqui em nossa região”, disse o prefeito André Sampaio.

FESTIVAL GASTRONÔMICO ACONTECE EM JULHO
No próximo mês terá início a 6º edição do Festival Gastronômico de Carne de Sol de Montanha e vários restaurantes vão participar de um desafio para apresentar o melhor prato aos clientes e aos chefes, concorrendo a prêmios, após avaliação técnica e voto popular.
A secretária municipal de Cultura de Montanha, Elandra Pardinho, ressaltou a relevância do evento para o turismo de toda a região da Doce Terra Morena, que reúne Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.
“Com belas paisagens e uma hospitalidade incomparável, a região oferece inúmeras atrações turísticas para quem deseja conhecer mais sobre as origens e tradições do que temos de especial aqui no norte do Estado”.

Fonte: Secom/PMM
Cidades
Cariacica lança Patrulha Especializada da Mulher para reforçar prevenção à violência doméstica

A Prefeitura de Cariacica lançou, na quinta-feira (21), a Patrulha Especializada da Mulher, iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco inicial em ações preventivas.
Entre as medidas previstas estão palestras em escolas da rede municipal, empresas e bairros, além do acompanhamento de medidas protetivas em conjunto com a Polícia Civil. Também está em andamento o projeto de criação de uma ouvidoria especializada para atendimento e acompanhamento de vítimas.
O plano de atuação inclui, ainda, mapeamento de áreas de risco, patrulhamento preventivo e visitas tranquilizadoras, elaboração de planos de segurança personalizados, ações educativas voltadas a diferentes faixas etárias, integração com redes de proteção e manutenção de um banco de dados sobre os atendimentos.
O prefeito Euclério Sampaio destacou que a patrulha representa um avanço na área de segurança. “Unimos esforços para garantir mais proteção e tranquilidade às mulheres de Cariacica. Trata-se de uma política pública fundamental para salvar vidas e prevenir a violência”, enfatizou.
A vice-prefeita Shymenne de Castro reforçou o compromisso da gestão municipal. “A Patrulha da Mulher demonstra que estamos atentos às necessidades da população feminina e comprometidos com a defesa de seus direitos”, disse.
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Cariacica, Claudio Victor, também ressaltou o impacto da medida. “A iniciativa amplia o acolhimento e a orientação às vítimas, somando forças às demais políticas públicas já existentes e mostrando que Cariacica valoriza e cuida de suas mulheres”, disse.

Já a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Lorena Nascimento, frisou o caráter protetivo da patrulha: “Estamos ampliando os instrumentos de apoio às vítimas, garantindo que elas tenham acompanhamento, segurança e acesso à rede de proteção”, destacou.
A chefe da Patrulha, a agente da Guarda Municipal Milena Lessa, explicou o papel da equipe: “Nosso trabalho é focado na prevenção e no acolhimento, em articulação com outros órgãos de segurança e assistência”, finalizou.
Contato
As mulheres que precisarem de apoio podem acionar a Patrulha Especializada da Mulher pelo telefone (27) 98148-0334, disponível para atendimento e orientações.
Por: Secom-PMC
Cidades
Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.
O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.
Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.”
Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.
“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro.
Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
-
Segurança1 dia atrás
Governo do Estado autoriza novo concurso para mais 1 mil soldados na Polícia Militar
-
Geral3 dias atrás
Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados
-
Saúde3 dias atrás
Saúde anuncia investimento para retomada das obras da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Vila Velha
-
Segurança3 dias atrás
Indivíduo é identificado pelo sistema de reconhecimento facial e é preso por agentes da Guarda Municipal de Cariacica
-
Saúde2 dias atrás
Tempo ao ar livre ajuda a prevenir casos de miopia
-
Negócios3 dias atrás
Quem É o Novo Presidente da Americanas
-
Eleições 20262 dias atrás
Euclério Sampaio confirma intenção ao Senado: ” estou animado e vou colocar o pé na estrada”
-
Economia2 dias atrás
Governo do Espírito Santo anuncia medidas de proteção para setores impactados pelo aumento tarifário dos EUA