Cidades
Porto Central vai anunciar início das obras do complexo portuário em Kennedy
No próximo dia 2 de dezembro, os executivos à frente do Porto Central revelarão a tão aguardada data para o início das obras daquele que promete ser um dos maiores complexos portuários da América Latina. Localizado em Presidente Kennedy, no extremo sul do Espírito Santo, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, o empreendimento multipropósito terá dimensões impressionantes, com potencial para alcançar uma área operacional de 20 milhões de metros quadrados.
Projetado para receber os maiores navios do mundo, o Porto Central contará com um calado superior a 20 metros, posicionando-se como um dos terminais de maior capacidade na região. A expectativa é de que a construção da primeira fase comece em 2025.
Neste estágio inicial, o porto operará exclusivamente via marítima, já que ainda não conta com ligação ferroviária. Esse cenário reforça a necessidade de avanços no projeto da Ferrovia Vitória-Rio, que será crucial para integrar o terminal ao sistema logístico nacional.
A chegada do Porto Central promete transformar a economia regional, impulsionando Presidente Kennedy e o Espírito Santo como pontos estratégicos para o comércio e a logística internacional.
M.A.R.S e Porto Central renovam parceria para desenvolver Estaleiro de Reciclagem de Navios
Nesta quarta-feira (20), a Modern American Recycling Services (M.A.R.S.) e o Porto Central renovaram o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em maio de 2024. Com o documento, as empresas estendem a parceria para avançar nos estudos de viabilidade para a implantação do estaleiro de reciclagem e descomissionamento de navios no complexo portuário.Em alinhamento com a decisão, a M.A.R.S. Europa S.A. consolidou sua presença no Brasil com a criação da subsidiária “M.A.R.S. do Brasil”, ampliando suas operações no país. O site oficial da empresa já menciona o município de Presidente Kennedy (ES) como o local da nova instalação.
A iniciativa busca unir a infraestrutura de águas profundas e capacidade de receber grandes embarcações do Porto Central com a expertise da M.A.R.S. em projetos complexos de reciclagem de navios, em um empreendimento que visa gerar empregos, impulsionar a economia local, e promover práticas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento socioambiental da região.
Colaborou* Porto Central
Cidades
Serra: ano letivo terá oito novas escolas, mais professores e ampliação de estrutura
Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e as famílias e convocação de 450 professores concursados para fortalecer a maior rede municipal do Espírito Santo. A Prefeitura da Serra dá as boas-vindas aos estudantes na próxima quarta-feira (5), e anuncia novidades para o ano letivo de 2025.
O início do calendário escolar inclui uma conquista para os moradores do bairro Residencial Jacaraípe: até o fim deste mês, está prevista a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Residencial Jacaraípe, já pronta para receber centenas de estudantes nos dois turnos, manhã e tarde.
Com infraestrutura completa, a escola tem 12 salas de aula climatizadas com ventiladores e ar condicionado, cozinha industrial, secretaria, direção, coordenação, sala dos professores, sala de informática, biblioteca, auditório, laboratório, sanitários com acessibilidade, almoxarifado, refeitório, quadra de esportes coberta, estacionamento, paisagismo e calçada cidadã.
Além da Escola Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Residencial Jacaraípe, a Prefeitura irá inaugurar mais sete novas unidades de Ensino, sendo quatro Centros Municipais de Ensino Fundamental (CMEIs) e três Emefs, até o fim do ano. Outras duas unidades, o CMEI Ourimar e a Emef Vista do Mestre, estão em fase de elaboração de projeto, com recursos já captados.
As novas escolas visam atender à crescente demanda por vagas em creches e no ensino fundamental. Além disso, reformas em unidades existentes ampliaram o número de salas climatizadas com ar-condicionado, de laboratórios para o desenvolvimento de projetos em robótica e outras áreas da ciência, bem como a modernização de equipamentos pedagógicos para os professores da rede municipal.
O investimento na educação da cidade reflete o compromisso das gestões atual e anterior com a formação pessoal, social e cultural das crianças e adolescentes da Serra, defende o prefeito da Serra, Weverson Meireles.
“Assumimos o compromisso de dar continuidade à transformação da educação na Serra. Com a contratação de professores efetivos, a inauguração de novas escolas, inclusive em tempo integral, e a ampliação da estrutura das unidades existentes, estamos certos de que nossos estudantes terão a preparação necessária para construir um futuro promissor. É a missão da nossa gestão.”
A ampliação da qualidade da educação municipal segue como prioridade para os próximos anos. De acordo com a secretária municipal de Educação, Mayara Candido, os investimentos serão direcionados a áreas estratégicas, o que se refletirá em melhores índices educacionais para a Serra.
“Queremos oportunizar uma educação de qualidade para os nossos estudantes. Para isso, priorizaremos a valorização dos profissionais da educação, a modernização das escolas, a formação continuada dos professores e o fortalecimento do ensino em tempo integral. Nosso compromisso é garantir que os alunos tenham condições adequadas para o pleno desenvolvimento.”
Entre as ações voltadas ao aprimoramento dos índices educacionais da rede municipal estão o alinhamento curricular, o investimento na formação de gestores escolares e pedagogos com foco na gestão pedagógica, além da implementação de ações de monitoramento e avaliações periódicas da aprendizagem.
Para atender às demandas pedagógicas da rede e incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá um reforço na equipe das bibliotecas escolares com a contratação de estagiários, um processo que já está em andamento. Em 2024, a Prefeitura investiu na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades de referência na cidade.
Novas contratações
Cerca de 450 professores aprovados no concurso público para a rede municipal de ensino, realizado em 2024, já foram convocados pela prefeitura. A efetivação dos concursados demonstra a valorização profissional dos educadores e o compromisso com a qualidade do ensino.
Com o objetivo de atender às necessidades pedagógicas da rede municipal e de incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá reforço de mão-de-obra nas bibliotecas escolares, com a contratação de estagiários, que já está em andamento. Em 2024, houve investimento na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades polo e de referência.
Primeiras semanas de aulas
As escolas municipais abrirão suas portas para os mais de 65 mil estudantes da Serra, incluindo crianças, adolescentes e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O planejamento do calendário escolar para as primeiras semanas privilegia ações culturais, esportivas, educativas e de saúde.
A entrega dos kits escolares e dos uniformes seguirá um cronograma a ser divulgado em breve. Todos os estudantes receberão os materiais e uniformes de forma rápida e eficiente, garantindo o bom andamento das atividades escolares.
Os kits incluirão materiais essenciais, como cadernos personalizados, agendas, giz de cera, réguas, canetas esferográficas e hidrográficas, borrachas, apontadores, lápis de cor, entre outros itens indispensáveis para o aprendizado.
Na gestão anterior, o município cumpriu uma das principais metas do Plano Nacional de Educação (PNE): universalizar o atendimento a crianças de 4 e 5 anos, garantindo a matrícula na pré-escola. A ampliação da qualidade e da oferta de vagas na rede municipal em 2025 demonstra o destaque que a educação ocupa entre os investimentos da Prefeitura.
Fonte: Secom/PMS – Texto: Jonathas Gomes – Foto: Divulgação/SEDU
Cidades
Itapemirim: prefeito Geninho denuncia abandono nas escolas municipais e reafirma compromisso com a educação
Durante uma visita realizada neste sábado às escolas municipais de Itapemirim, o prefeito Geninho deparou-se com um cenário de completo abandono, resultado do descaso da gestão anterior. O estado das salas de aula é alarmante: falta de ventilação adequada, fechaduras quebradas, pisos soltos e janelas com vidros prestes a cair.
Além disso, as cozinhas estão em condições insalubres, os banheiros não possuem pias, e as paredes permanecem sem reboco. O descaso encontrado nas escolas coloca em risco não apenas a saúde das crianças, mas também sua segurança e o direito a um ambiente digno de aprendizado.
“Fiquei chocado com o que vi. Não há como uma criança aprender em salas sem ventilação, com o piso soltando e sem janelas seguras. É inaceitável que as escolas tenham sido deixadas nessas condições. Isso demonstra um total abandono da educação pela gestão passada. Mas quero reforçar que nossa administração está aqui para mudar essa realidade”, afirmou o prefeito, indignado.
Compromisso com o futuro
Geninho garantiu que a recuperação da infraestrutura escolar será uma das prioridades de sua gestão. Ele já determinou que uma força-tarefa seja montada para realizar intervenções emergenciais nas escolas e iniciar um plano de reformas estruturais para garantir ambientes saudáveis, seguros e adequados para alunos e professores.
“A educação é a base para construir um futuro melhor. Não vamos permitir que nossas crianças continuem estudando em lugares abandonados e sem condições mínimas de conforto. Vamos transformar nossas escolas e dar às famílias de Itapemirim o respeito que merecem”, destacou.
Cidades
Governo do Estado avança na construção de moradias para famílias afetadas por enchentes em Mimoso do Sul
O prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, anunciou na manhã desta quarta(29), uma importante conquista para as famílias que perderam suas residências na enchente do ano passado (2024). O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou o edital para a compra de terrenos na cidade, dando um passo decisivo para a construção de 150 novas moradias.
O governador Renato Casagrande, naquela oportunidade, havia prometido e vem honrando seu compromisso com o município, garantindo os recursos necessários para a realização do projeto. Com isso, os moradores que sofreram com as cheias poderão ter um novo lar, longe das áreas de risco.
Chamado aos proprietários de terrenos
A Prefeitura e o Governo do Estado convocam os proprietários de terrenos em boas condições e fora das zonas de risco a se cadastrarem através do edital. Uma equipe técnica será enviada para avaliar os terrenos e, em até 30 dias, será feita a compra para que as obras possam começar o quanto antes.
A medida representa um grande avanço para a recuperação de Mimoso do Sul e traz esperança para dezenas de famílias que aguardam por uma nova oportunidade de recomeçar suas vidas em moradias seguras e dignas.
O comunicado foi feito pelo prefeito da cidade, por meio da rede social da prefeitura municipal.
- Cidades1 dia atrás
Itapemirim: prefeito Geninho denuncia abandono nas escolas municipais e reafirma compromisso com a educação
- Economia2 dias atrás
Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira(3)
- Esporte2 dias atrás
Com gols de Bruno Henrique, Flamengo vence Botafogo e fatura a Supercopa do Brasil
- Tecnologia4 dias atrás
Cigarro eletrônico aumenta risco de cárie e altera os dentes
- Tecnologia3 dias atrás
6 notebooks para você comprar em 2025 para trabalhar, jogar ou usar no dia a dia
- Política20 horas atrás
Em votação unânime, Marcelo Santos é reeleito presidente da Ales
- Educação17 horas atrás
Sedu esclarece pontos da nova lei sobre o uso de celulares nas escolas do ES
- Geral2 dias atrás
Unidades móveis da Cesan irão atender no Terminal de Itacibá e no bairro Novo Horizonte nesta semana