Ligue-se a nós

Cidades

Saulinho: empresário e presidente da Câmara quer ser candidato a prefeito da Serra

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Empresário que cresceu em Serra Sede e conquistou a presidência da Câmara em seus primeiros dois anos de mandato como vereador, agora almeja ser prefeito da cidade

A região da Serra Sede é uma das localidades com maior frequência eleitoral e área administrativa do município, mas ela não tem sido protagonista no cenário político da Serra. Isso é comprovado pelo fato de suas lideranças políticas – nascido e criado no bairro – não assumirem o cargo de prefeito da cidade.

Diante dessa carência, o presidente da Câmara da Serra, vereador Saulinho da Academia(Patriota), apresentará sua pré-candidatura ao cargo de prefeito em 2024 . Saulinho, que é nascido e criado em Serra-Sede e empresário há muitos no bairro Vista da Serra, entende que pode oferecer, através de sua visão empreendedora e política, um choque de gestão ao bairro que deu nome à cidade e foi um dos lugares de maior destaque do Espírito Santo, através dos valores familiares, históricos e culturais.

O empresário e presidente da Casa de leis vê em toda região de Serra Sede condições políticas favoráveis ​​para o nascimento de novos nomes a partir dos mandatos de Audifax Barcelos e Sergio Vidigal, que foram os únicos que governaram a cidade desde 1996.

Anúncio

“Dá para ver como esses dois são expressivos para Serra e que podem contribuir muito ainda com suas influências, mas acho que uma janela de renovação favorável para novos nomes se assumirem a real responsabilidade com o tamanho da cidade e com as necessidades dos moradores…”, observou Saulinho.

O presidente da Câmara também aposta em ações municipais voltadas a atrair empresas de grande porte, como faculdades, hospitais e supermercados para a região de Serra Sede.

“Com a municipalização da atual BR-101, o município terá total autonomia da via, que hoje pertence à Eco-101. Creio que devemos facilitar e incentivar grandes negócios no entorno da BR na região da Sede. Temos um grande público consumidor que demanda tais empreendimentos”, opinou.

Saulinho ressaltou que o terceiro eixo de ação necessário em Serra Sede é o enfrentamento à extrema pobreza. Segundo ele, o uso de drogas, associado à pobreza e violência, precisa ser combatido com uma equipe multidisciplinar específica na atuação da macrorregião de Serra Sede, uma vez que a maior demanda desse tipo de ação está concentrada nos bairros que margeiam a BR no sentido norte da via, entre Barro Branco e Divinópolis.

“Historicamente, essa região tem histórico de ocupação social e de luta por reconhecimento. As ações governamentais não acompanharam esse crescimento. Serra Sede precisa ser reintegrada à Serra, com uma visão de potencialidade que a região possui”, finalizou.”

Saulinho está no Patriota, mas deve filiar-se a outro partido. Nos bastidores as especulações gira em torno de conversas com as legendas do PP e o União Brasil.

Anúncio

Da redação Informe360 com *Colaboração do JornalTempoNovo

Cidades

Marataízes abre 100 vagas em cursos profissionalizantes para mulheres com bolsa de até R$ 750,00

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Marataízes, em parceria com o Coletivo MUDECIN Sul Capixaba, o Governo do Estado do Espírito Santo e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), anuncia a abertura de 100 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos voltados para mulheres do Litoral Sul Capixaba.

Os cursos fazem parte do Programa Mulheres Mil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa promover a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. As participantes receberão uma bolsa-auxílio de até R 750,00 durante o período de formação.

Cursos Disponíveis:

  • Libras (noturno)
  • Mestre de Cerimônia (vespertino)
  • Auxiliar de Secretaria Escolar
  • Cuidador Infantil (noturno)

Matrículas:

  • Data: 30 de maio
  • Horário: 14h
  • Local: Centro de Convivência Renascer (CCR) – Av. Rubens Rangel, 411, Cidade Nova

Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A matrícula pode ser realizada por procuração.

Evento de Formatura:
No mesmo dia, será realizada a cerimônia de formatura de 25 mulheres que concluíram o curso de Biojoias, com uma mostra cultural e exposição das peças produzidas pelas formandas.

Anúncio

Esta iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a promoção da igualdade de gênero, o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável da região.

Para mais informações, entre em contato pelo Instagram: @mudecin_sulcapixaba

Realização: MUDECIN Sul Capixaba | Governo do Estado do Espírito Santo | SECTI | Prefeitura de Marataízes

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Guarda da Serra tem novo comando e celebra legado da comandante Araújo

Redação Informe ES

Publicado

no

A Guarda da Serra vive um momento de renovação e reconhecimento: uma cerimônia de transição de comando, marcada por demonstrações de respeito e cooperação mútua, aconteceu nesta sexta-feira (23), às 8h30. O evento deu as boas-vindas ao novo comandante, Diego Nascimento, e reconheceu o legado de Laís Araújo, que comandou a instituição por cerca de quatro anos. 

A cerimônia reuniu o prefeito, Weverson Meireles, a vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, e as duas lideranças da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra para celebrar conquistas e alinhar estratégias que garantam a continuidade dos avanços na segurança pública do município.

Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a cerimônia simboliza o reconhecimento ao trabalho de Laís Araújo, cuja gestão deixou uma marca importante na história da segurança pública da cidade. Ele destaca conquistas relevantes da GCM da Serra sob a liderança da comandante Araújo.

“Nos últimos anos, durante a gestão do prefeito Sergio Vidigal, a Guarda Municipal da Serra avançou em todos os sentidos: como a modernização do armamento, renovação da frota, implantação do cerco eletrônico, do sistema de videomonitoramento e dos botões do pânico nas escolas e comércios, além do aumento do efetivo da corporação. Mas o passo mais importante foi a conquista da confiança da nossa população. Esse reconhecimento mostra o trabalho sério e competente dos nosso Guardas Municipais e foi a comandante Laís Araújo, que junto com o Vidigal, conduziram essas conquistas. Agora, seguimos em frente, com base sólida e com a certeza de que a Serra tem hoje uma das Guardas mais valorizadas e preparadas do Brasil”, revela. 

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, agradeceu à comandante anterior, Laís Araújo, pela condução firme e comprometida da corporação e deu as boas-vindas ao novo comandante, reforçando o compromisso da gestão com a segurança pública. 

“É com muito orgulho que participo desta cerimônia tão simbólica. Celebramos os frutos de um trabalho sério, dedicado e transformador, conduzido pela comandante anterior, Laís Araújo, e damos as boas vindas ao novo comandante. Com diálogo, cooperação e foco na proteção da nossa população, tenho certeza de que seguiremos avançando. A Guarda da Serra é motivo de orgulho para todos nós”, afirma. 

Legado
Comandante da GCM entre 2021 e 2025, Laís Araújo esteve à frente de um período de conquistas importantes para a história da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra. Sob a liderança dela, a Guarda da Serra passou por um processo de modernização, fortalecimento institucional e valorização profissional.

Anúncio

Entre as conquistas mais relevantes da gestão de Araújo estão a nomeação dos aprovados no último concurso, o que fortaleceu o efetivo da corporação; a reestruturação material para um armamento mais moderno e eficiente; a renovação completa da frota, com novas caminhonetes e motos; e a aquisição de micro-ônibus, bases móveis e quadriciclos, que  aumentaram a capacidade operacional da Guarda.

Laís Araújo também participou da implantação do cerco eletrônico e da ampliação do sistema de videomonitoramento, o maior já implementado na Serra. Nos últimos anos, ela construiu um legado de respeito, eficiência e comprometimento com a população, fortalecendo a Guarda da Serra e deixando bases sólidas para os próximos desafios. Ela compartilha um pouco de sua visão sobre esse período de conquistas.

“Para mim, liderar a Guarda da Serra foi uma missão de muito orgulho e responsabilidade. Sempre acreditei que uma instituição forte nasce da valorização do seu efetivo e da constante busca por inovação. Meu compromisso sempre foi com a eficiência, o respeito e o comprometimento, e espero que o legado que deixamos sirva como base para que a Guarda continue crescendo e enfrentando os desafios com coragem e determinação”, diz. 

Conheça o novo comandante

Servidor público da Serra, desde 2019, Diego Nascimento assume o comando da GCM, a partir desta sexta-feira (23), aos 39 anos. Graduado em Tecnologia em Segurança Pública e pós-graduado em Gestão em Segurança Pública, o comandante acumula experiências importantes no setor público, que o qualificam a oferecer um serviço qualificado à sociedade. 

Anúncio

Casado e morador da Serra desde 2013, o novo comandante destaca-se pelo comprometimento com a segurança pública e o bem-estar da população. Ele revela os princípios de trabalho que conduzirão a sua gestão à frente da GCM. 

“Mais do que uma profissão, ser guarda municipal é uma missão de vida: servir, proteger e fazer a diferença no dia a dia da população. Quando trabalhamos juntos, com espírito de equipe, respeito mútuo e colaboração, todos evoluímos e contribuímos para uma cidade mais segura, justa e humana”, defende. 

Avanços no combate à criminalidade

Serra registrou redução em registros de homicídios (-22,74%), em diversos crimes contra o patrimônio (-34,65%) e em furto e roubo de veículos (-17,1%) no primeiro trimestre de 2025. Neste ano, 244 veículos roubados ou furtados foram recuperados, o que representa cerca de 4 a cada 10 veículos levados.

O trabalho da Guarda da Serra, em integração a forças de segurança e de trânsito, resultou na queda de 45% no número total de homicídios. Além disso, entre fevereiro e abril, o município não teve registros de feminicídio, um resultado que reflete o fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher.

Anúncio

Fonte: Secom/PMSTexto: Jonathas Gomes – Foto: Edson Reis

Continuar Lendo

Cidades

Serra mobiliza 1,5 mil pessoas em caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Redação Informe ES

Publicado

no

Na manhã desta quarta-feira (21), cerca de 1,5 mil pessoas tomaram a Avenida Central, na Serra, em uma grande caminhada pela proteção de crianças e adolescentes. A mobilização seguiu até a Praça Miguel Ângelo, com um percurso de aproximadamente dois quilômetros, reunindo moradores, estudantes, servidores e lideranças comunitárias.

Durante a caminhada, com faixas e cartazes, os participantes entoaram palavras de ordem, assistiram a apresentações culturais, como banda de congo e música ao vivo, e, ao final, participaram de uma roda de capoeira.

O evento contou com a presença do prefeito Weverson Meireles, da vice-prefeita Gracimeri Gaviorno, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal. Também participaram integrantes dos projetos sociais ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura da Serra, que desenvolvem atividades de inclusão social por meio da dança, música, esportes e outras ações.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura da Serra com o Concelho Municipal dos Direiitos da Criança e Adolescente (Concase) e Associação Lar Semente do Amor (Rede Alsa) e  integra a campanha do Maio Laranja, mês de mobilização nacional contra a violência sexual infantojuvenil. O evento teve como principal objetivo dar visibilidade à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Anúncio

“Nosso papel é proteger nossas crianças e adolescentes e essa caminhada, que já acontece há mais de 20 anos na Serra, chama a atenção para isso.  Precisamos incentivar a denúncia. O silêncio protege o agressor”, destacou a secretária de Assistência Social, Fernanda Coimbra.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais: Disque 100, Conselhos Tutelares e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Programação segue até o fim do mês

A programação do Maio Laranja na Serra continua com outras ações de conscientização e mobilização. Confira os próximos eventos:

– 27 de maio, às 14h – Encontro pela Defesa das Crianças e Adolescentes, na EMEF Antônio Vieira Rezende, em Central Carapina.
– 28 de maio, das 11h às 13h30 – Dia de Brincar, nos terminais de ônibus da cidade, com atividades lúdicas e educativas.
– 29 de maio, das 8h às 17h – 1º Seminário Municipal Família Acolhedora, no CCInter, em Serra Sede, em parceria com a Associação Lar Semente do Amor (Rede ALSA).

Anúncio

Fonte: Secom-PMS

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados