Ligue-se a nós

Cidades

Segurança Rural chega a Itapemirim: mais proteção para produtores e moradores do interior

Redação Informe ES

Publicado

no

A segurança no campo sempre foi uma preocupação para os produtores e moradores do interior de Itapemirim. Agora, essa realidade começa a mudar com a implantação da Segurança Rural, um marco histórico para a região.

O projeto, que atenderá as comunidades rurais do município, surge para garantir mais proteção e tranquilidade a quem vive e trabalha no campo. A iniciativa foi possível graças à doação do terreno pelos empresários Kaniggia e Keller, um gesto que demonstra compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da população.

Essa conquista representa um grande avanço para Itapemirim, atendendo a uma demanda antiga dos produtores rurais e reforçando a importância de políticas públicas voltadas para a segurança no interior. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e garantir que os moradores possam viver e produzir com mais tranquilidade.

Com essa nova estrutura, a expectativa é que os índices de criminalidade no campo sejam reduzidos, oferecendo mais segurança e suporte para quem faz da zona rural um dos motores da economia local.

Por: Assessoria Comunicação-PMI

Anúncio

Cidades

Sooretama: Plano de Mobilidade Urbana começa a ser discutido em Audiência Pública nesta quinta(20)

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Sooretama, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realiza a 1ª Audiência Pública para a discussão do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. O evento acontece a partir das 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

A secretária municipal de Planejamento, Raquel da Silva Filipe, explica que a Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal, exige que toda cidade com mais de 20 mil habitantes, como é o caso de Sooretama, elabore um Plano de Mobilidade Urbana para orientar os investimentos em infraestrutura, transportes e desenvolvimento urbano, entre outras áreas.

O documento planeja as ações para melhorar a mobilidade urbana, considerando a realidade e as particularidades do município. O objetivo, ressalta Raquel Filipe, é garantir o crescimento ordenado da cidade e proporcionar qualidade de vida aos cidadãos.  

“Toda a sociedade sooretamense está convidada a contribuir com a construção do nosso Plano de Mobilidade Urbana, apresentando as suas opiniões, sugestões e reivindicações durante as audiências públicas”, conclui a secretária.

Por: Secom-PMS

Anúncio

Continuar Lendo

Cidades

Fiscalização Ambiental da Serra apreende aparelho e mesa de som em Vila Nova de Colares

Redação Informe ES

Publicado

no

Na noite do último domingo,16 de fevereiro, o Departamento de Fiscalização Ambiental da Serra realizou uma operação no bairro Vila Nova de Colares, onde apreendeu um aparelho e mesa de som em um bar. Além de estar mais alto do que o volume permitido por lei, o som estava ligado às 23 horas,desrespeitando a legislação de meio ambiente.

A ação aconteceu após o departamento receber denúncias de moradores locais. A ação foi realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e contou com o apoio da Polícia Militar.  

No horário em que aconteceu a apreensão do equipamento de som, não é permitido a poluição sonora. Durante o dia, é permitido o som em uma altura de 55 decibéis, já à noite, o volume máximo permitido, é de 50 decibéis.

Orientação 

Anúncio

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) segue orientando e reforçando aos moradores e donos de bar quanto a sons com volumes muito altos no município. Além de incomodar moradores ao redor, o som muito alto também pode trazer problemas sérios para idosos, animais e pessoas autistas. 

A Semma também reforça que não é proibido usar equipamentos de som, desde que sejam respeitadas as regras da legislação de meio ambiente, como volume alto e horário.

Por: Secom/PMSTexto: Bianca Oliveira – Foto: Divulgação Semma

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Serra tem avanço histórico na educação: alunos têm o melhor desempenho em três anos

Redação Informe ES

Publicado

no

O resultado do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2024, divulgado na última terça-feira (11), demonstra uma conquista para a educação municipal da Serra: o desempenho dos estudantes alcançou o maior avanço em todos os indicadores nos últimos três anos.  

O Paebes avalia a qualidade da educação básica da rede pública estadual e das redes municipais e privada. No programa, são avaliados os desempenhos dos estudantes dos anos iniciais, de 5º ano, e dos anos finais, de 9º ano, em Língua Portuguesa e em Matemática.

O destaque na avaliação é do 5º ano do ensino fundamental, que registrou um aumento de 11 pontos na proficiência de Língua Portuguesa e de 8 pontos em Matemática. Já os estudantes do 9º ano do ensino fundamental apresentaram uma melhora de até 10 pontos na avaliação, em 2024. O aumento no desempenho dos estudantes é o maior desde 2022.

Os resultados refletem os investimentos em diversas ações voltadas para o fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Entre as principais iniciativas estão a formação continuada de professores, o aprimoramento do acompanhamento pedagógico, o incentivo à leitura e à escrita e a valorização dos profissionais da educação.

Anúncio

O prefeito Weverson Meireles defende que os resultados do Paebes 2024 representam uma conquista para a educação da Serra. Ele relembra que, desde os anos anteriores, o desempenho dos estudantes na avaliação está em constante crescimento.

“Esse avanço é fruto de um trabalho contínuo, iniciado na gestão anterior, e reforça nosso compromisso em dar continuidade a importantes investimentos para fortalecer a qualidade da educação. Vamos seguir priorizando a formação continuada dos professores, o acompanhamento pedagógico e a valorização dos profissionais da educação, sempre com foco em garantir um futuro melhor para os nossos estudantes.”

Fonte: Secom/PMS – Texto: Jonathas Gomes – Foto: Divulgação

Continuar Lendo

Em Alta