Cidades
Serra tem a melhor contabilidade pública da região sudeste e do ES

A Prefeitura da Serra tem a melhor contabilidade pública da região Sudeste e do Espírito Santo e a quarta melhor do Brasil. Os resultados foram divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional por meio do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal nesta terça-feira (18).
O objetivo do ranking é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
Para a classificação, utiliza-se a metodologia de ranqueamento simplificada, que leva em consideração o percentual de acertos dos entes nas verificações, sendo que quanto maior for essa porcentagem, melhor será a classificação no ranking.
O secretário da Fazenda da Serra, Henrique Valentim, comentou a evolução da Serra no ranking nacional.
“O município já esteve na posição 923 e agora alcançamos o quarto lugar no ranking de contabilidade do país. Para nós, isso é extremamente satisfatório e uma grande conquista. Esse resultado é fruto do intenso trabalho da nossa equipe, bem como da liberdade e do apoio estrutural proporcionados pelo prefeito Sérgio Vidigal”, comenta Henrique
O secretário também pontua o papel do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesse processo.
“Nosso TCE é um dos melhores do país e seu alto nível de exigência obriga todos os municípios a buscarem a excelência nos registros contábeis. Portanto, o desempenho de todo o Estado é significativo e também é resultado do rigoroso trabalho do Tribunal de Contas com os municípios”, finaliza Valentim.
Cidades
Credenciamento para receber a moeda “Mimoso + Comércio” tem início nesta segunda(13)

A partir desta segunda-feira(13), empresas e comércios em geral de Mimoso do Sul já podem se credenciar para participar do programa Mimoso + Comércio, iniciativa que marca o lançamento da nova moeda social do município. A ação é fruto de uma parceria entre a ASCOMI/CDL Mimoso do Sul, a Agência do Empreendedor e a Prefeitura Municipal.
O objetivo do programa é impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade, estimulando que o dinheiro circule no próprio município. Com isso, espera-se fortalecer o comércio local, gerar novas oportunidades e fomentar o empreendedorismo.
Empresas interessadas no credenciamento devem se dirigir à sede da ASCOMI/CDL, localizada na Rua Presidente Vargas, nº 31, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 98808-7678.
A iniciativa propõe unir tecnologia, empreendedorismo e propósito, incentivando a comunidade a investir no próprio crescimento de Mimoso do Sul.
Fonte: Agencia do Empreendedor e ASCOMI/CDL
Cidades
Governo do Estado e Prefeitura dialogam sobre investimentos em Colatina

Menos de 15 dias após a inauguração de obras importantes de Infraestrutura e Saúde em Colatina, o Governo do Estado, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores estão reunidos novamente para alinhamento de novas ações programadas para o município. Participaram do encontro dessa quinta-feira (09), o vice-governador Ricardo Ferraço, o prefeito Renzo Vasconcelos, além de vereadores e lideranças, que trataram sobre o projeto da Terceira Ponte e os investimentos previstos na repactuação do Acordo de Mariana.
“Colatina é um município muito importante para o Espírito Santo, dando uma enorme contribuição para o desenvolvimento social e econômico. Há poucos dias, inauguramos a pavimentação da Rodovia ES-357 e dos acessos ao Terminal de Cargas, além de duas novas estruturas de saúde. Hoje estamos aqui novamente para apresentar ao prefeito e aos vereadores novos projetos, obras e intervenções importantes que vão mudar a realidade do município. Com diálogo e responsabilidade vamos construir um excelente ambiente para o crescimento coletivo em Colatina”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.
A Terceira Ponte está sendo estruturada para ser uma nova via de ligação entre o Centro da cidade e o bairro São Silvano. Com investimentos de R$ 164 milhões, a obra e outras intervenções programadas para melhorar a fluidez do trânsito vão melhorar a mobilidade. Já o novo Hospital Estadual Silvio Avidos, orçado em R$ 260 milhões, será voltado para atendimentos de média e alta complexidade, referência em urgência e emergência para adultos e crianças.
O novo hospital deve contar com 300 leitos de internação e 95 leitos de pronto-socorro, além de centro cirúrgico e salas de recuperação. Outros destaques do projeto do hospital são: heliponto, ambulatório, UTIs adulto e pediátrica, centro de diagnóstico com tomografia, ressonância e endoscopia, além de salas de telemedicina e teleconferência.
“Tenho brincado que estou providenciando uma moradia para o nosso vice-governador aqui em Colatina, porque é a terceira semana que ele vem aqui com muita disposição. Quero deixar claro que essa parceria com o Estado só acontece porque Colatina é responsável com suas contas públicas. Recebemos essa semana um prêmio internacional de transparência. Gostaria de agradecer ao Ricardo Ferraço por defender o povo colatinense e aproveito para reconhecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado”, ressaltou o prefeito Renzo Vasconcelos.
Acompanharam a comitiva do vice-governador, o diretor-geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espirito Santo (DER), José Eustáquio de Freitas, e o subsecretário de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), Ricardo Iannotti.
A Secretaria de Recuperação do Rio Doce foi criada em dezembro de 2024, com a finalidade de apoiar, coordenar, orientar, monitorar e fiscalizar o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação de danos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), ocorrido em 2015. O município de Colatina foi um dos municípios impactados pelo desastre e vai receber investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, meio ambiente, assistência social, desenvolvimento, dentre outros.
Informações à Imprensa:
Por: Léo Júnior – Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria / Fotos: Leonardo Tononi/GovernoES
Cidades
Cariacica: Árvores flutuantes e 600 mil micro lâmpadas de led vão iluminar o Natal 2025

Cariacica será marcada pela magia do Natal refletida nas águas. Para isso, a Prefeitura do município já começou a montagem de dez árvores flutuantes dentro de uma lagoa, uma delas com 12,5 metros de altura e 80 mil microlâmpadas de led, no Parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília.
Para compor o cenário de luzes, cores e sonhos, o parque ainda vai receber um chafariz ao redor da principal árvore flutuante, uma novidade no município, e também um grande painel iluminado com o nome da cidade.
Além das árvores flutuantes, o encanto vai se multiplicar com outra árvore, a que se tornará o grande símbolo do Natal em Cariacica, desta vem em terra, com 23 metros de altura e revestida por 250 mil microleds.
A Vila de Natal vai contar com uma roda-gigante, trenzinho, carrossel, parquinho temático de Natal e diversos objetos realistas em fibra temática, que tornam o ambiente ainda mais mágico, além da casa do Papai Noel, um presépio em tamanho real, milhares de microlâmpadas, que vão criar uma atmosfera de natal para as famílias do município.
A previsão é de que no dia 14 de novembro seja inaugurada toda a estrutura e o cenário da Vila de Natal no Parque O Cravo e a Rosa, bem como toda a decoração nos outros dez pontos espalhados pela cidade.
A decoração natalina vai contemplar o Complexo Esportivo Hugo Viola, as praças da Expedito Garcia e da Bíblia, o parque da Biquinha, Trevo de Alto Lage, Cariacica-Sede, Mercado Municipal, Nova Orla, a entrada da cidade pela 2ª ponte e o Polo Gastronômico, em Vila Palestina.
Na entrada da cidade pela Segunda Ponte e em Cariacica Sede, vão se transformar em verdadeiros cartões-postais natalinos. Isso porque vão receber duas imponentes árvores com 23 metros de altura e 55 mil microleds cada, para irradiar o brilho da iluminação para toda a cidade.
“Com a Vila de Natal, as árvores flutuantes e as demais árvores teremos um cenário perfeito para que a população de Cariacica possa celebrar essa data tão importante e especial para todos nós, momento em que os sonhos e as nossas esperanças são renovadas”, destacou o prefeito Euclério Sampaio.
Ao todo, serão mais de 600 mil microleds espalhados por toda a cidade, enchendo Cariacica de luz, cor e emoção e trazendo o verdadeiro brilho e clima do Natal para todos os corações.
“A lagoa vai se encher de brilho e refletir a magia sobre as águas com as árvores flutuantes, além de acender os sonhos nos nossos corações”, antecipou o secretário de Serviços, Marcos Aranda, ao antever o um cenário deslumbrante e único.
-
Cidades1 dia atrás
Cariacica: Árvores flutuantes e 600 mil micro lâmpadas de led vão iluminar o Natal 2025
-
Tecnologia23 horas atrás
Qual a diferença do Android 16 para o One UI 7 e 8? Entenda de uma vez por todas
-
Negócios2 dias atrás
Saúde Mental Ultrapassa Câncer e Vira Maior Preocupação
-
Saúde2 dias atrás
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
-
Geral18 horas atrás
Caixa volta a financiar até 80% do valor dos imóveis pelo SBPE
-
Tecnologia2 dias atrás
Omeprazol: “protetor de estômago” não é tão inofensivo quanto você pensa
-
Cidades17 horas atrás
Governo do Estado e Prefeitura dialogam sobre investimentos em Colatina
-
Cidades11 horas atrás
Credenciamento para receber a moeda “Mimoso + Comércio” tem início nesta segunda(13)