Cidades
Vila Velha entrega kits de uniforme completo para 55 mil alunos

A volta às aulas na rede municipal de Vila Velha será marcada pela entrega de kits de uniforme completo para os quase 55 mil alunos matriculados em todas as faixas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta é a primeira vez na história que os estudantes do município recebem todas as peças por dois anos consecutivos, e não somente reposição, como ocorria anteriormente.
Segundo o prefeito Arnaldinho Borgo, serão distribuídos, ao todo, aproximadamente 570 mil itens, incluindo camisa, camiseta regata, bermuda, meia, tênis e agasalho completo, com jaqueta e calça comprida. As meninas também vão ganhar short-saia, e as crianças da Educação Infantil, mochila com rodinhas. O investimento totaliza um montante de 17 milhões de reais.
“Temos orgulho de ter feito, de forma inédita, a entrega de kits de uniforme e de material escolar por dois anos consecutivos. Criamos também o Bolsa Aluno, que já ficou marcado como o maior programa social e educativo implantado no município. E as melhorias não param por aí: investimos em tecnologia, com aquisição de novos computadores e recursos educacionais e, além disso, reformamos 99 unidades de ensino e já inauguração outras 14 novas escolas. A população de Vila Velha hoje reconhece o enorme salto que demos na nossa Educação”, afirmou o prefeito.
Para a secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, essa entrega faz toda a diferença para dar continuidade ao padrão visual das escolas, que é também uma forma segura de identificar os alunos. “Foram semanas intensas de trabalho das nossas equipes, fazendo a separação de cada peça e conforme o tamanho adequado. Sabemos a diferença que os uniformes fazem na vida dos estudantes e como facilita também para as famílias”, salientou.
Volta às aulas: unidades preparam programação especial
Para recepcionar os alunos do recesso de julho de forma acolhedora, algumas escolas estão preparando uma programação especial. Na UMEF Maria Eleonora Pereira, localizada em Rio Marinho, por exemplo, a volta às aulas contará com apresentação de violino e animação com o palhaço Xico Xeroso. Além disso, serão entregues os primeiros lotes dos novos uniformes escolares na unidade.
Fonte: Secom PMVV Texto: Laiz Fidalgo Foto: Adessandro Reis
Cidades
Noite de Louvor abre programação dos 136 anos de Cariacica com fé, música e emoção

A celebração dos 136 anos de Cariacica começou em clima de fé e adoração na noite deste sábado (20). A Grande Noite de Louvor reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições de Cariacica, em Nova Brasília, que acompanharam apresentações de artistas da música gospel e marcaram presença na abertura oficial da programação de aniversário do município.
Famílias, grupos de amigos e caravanas de igrejas ocuparam o espaço desde o início da tarde. A programação atraiu moradores de diferentes bairros da cidade, que aproveitaram a estrutura montada para celebrar mais um aniversário de Cariacica em um ambiente de confraternização e espiritualidade.
Moradora de Itacibá, Julia Barreto esteve no evento ao lado de membros de sua igreja e destacou a importância de uma programação voltada para toda a família. “Foi uma experiência muito especial. Estar aqui com os irmãos da igreja, louvando e celebrando o aniversário da cidade, é algo que fica marcado na nossa memória”, afirmou.
Quem também acompanhou as apresentações foi Cleuzenir de Jesus Moreira, moradora de Nova Valverde. Ela esteve no evento acompanhada da família e aproveitou a noite para prestigiar as atrações e viver momentos de fé ao lado dos familiares. “Foi uma noite abençoada. Vim com minha família e todos nós gostamos muito. É importante ter eventos que valorizem a fé e permitam que as famílias participem juntas”, disse.
A abertura da noite de louvor no palco principal ficou por conta da cantora Bruna Olly, que levou ao público sucessos conhecidos da música gospel. Em seguida, Sued Silva subiu ao palco e emocionou os presentes. Na sequência, Marcelo Markes emocionou os presentes. Fechando a Grande Noite de Louvor, Fernanda Brum embalou o público com muita adoração com seus grandes sucessos.
O prefeito Euclério Sampaio destacou a participação popular na abertura da festa e ressaltou a importância de promover uma programação diversificada para atender diferentes públicos durante as comemorações do aniversário do município. “Preparamos uma festa para toda a família, com momentos de fé, cultura, entretenimento e valorização dos nossos artistas e empreendedores”, afirmou.
A programação de aniversário continua no próximo fim de semana, com atrações nacionais e artistas locais. Os shows acontecem nos dias 26, 27 e 28 de junho, sempre no Parque de Exposições de Cariacica, com entrada gratuita.
Serviço
Festa de 136 anos de Cariacica
Local: Parque de Exposições de Cariacica, em Nova Brasília, ao lado do Parque O Cravo e a Rosa
Entrada gratuita
Sexta-feira (26)
Abertura dos portões: 18h
Praça de Alimentação
18h – DJ Ceará
19h – Os Lopas
20h – Graciella D’Ferraz
Palco Principal
21h – Pele Morena
23h – Alexandre Pires
1h – Emerson Xumbrega
Sábado (27)
Abertura dos portões: 18h
Praça de Alimentação
18h – DJ Kinho
19h – Matheus Araújo
20h – Walace Aguiar
Palco Principal
21h – Breno & Bernardo
23h – João Neto & Frederico
1h – Priscila Ribeiro
Domingo (28)
Abertura dos portões: 15h
Praça de Alimentação
15h – Marquinhos Coco
16h – Rodrigo Freitas
16h40 – Tombo do Doce de Banana
17h – Diego Viana
Palco Principal
18h – Jessica Rodrigues
19h30 – João Fellipe & Rafael
21h – Zé Elias (Serestão do Zé)
Fonte: Semcom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Claudio Postay/Wagnner Zanon
Cidades
Prefeito Euclério reúne comerciantes e empresários para apresentar projeto de revitalização da Avenida Expedito Garcia

Reunião integra programação dos 136 anos do município e detalha intervenções urbanas na principal via comercial
O prefeito Euclério Sampaio(MDB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (20) com empresários, comerciantes e empreendedores de Cariacica para apresentar o projeto conceitual de revitalização da Avenida Expedito Garcia. O encontro faz parte das ações comemorativas pelos 136 anos do município, que será celebrado no dia 24 de junho.
O projeto prevê uma série de intervenções urbanas na via, como reforço do paisagismo, ampliação da arborização, instalação de mobiliário urbano, criação de áreas de permanência e a construção de um portal de entrada para a avenida, valorizando o espaço público e a circulação de pedestres. A proposta também incorpora conceitos de Cidade Inteligente (Smart City), com infraestrutura voltada à conectividade, monitoramento integrado e tecnologias
Durante a apresentação, o prefeito Euclério Sampaio ressaltou o impacto das intervenções na mobilidade e na valorização da principal via comercial do município. “Esse projeto representa uma transformação importante para a cidade, com mais organização urbana, mobilidade e qualidade de vida, sem perder a vitalidade econômica da nossa principal avenida comercial”, disse.
A vice-prefeita Shymenne de Castro também destacou o caráter integrado da proposta e o foco em planejamento urbano sustentável. “Estamos falando de uma requalificação que valoriza o espaço público, incentiva a convivência e prepara a cidade para o futuro, com mais tecnologia, sustentabilidade e inclusão urbana”, afirmou.
Já o secretário de Obras Weverton Moraes reforçou o aspecto técnico do projeto e as melhorias previstas em infraestrutura. “O projeto traz soluções modernas de infraestrutura e mobilidade, com foco em segurança, eficiência e bem-estar, respeitando a dinâmica econômica já existente na região”, disse.
O diretor executivo da CDL Cariacica, Samuel Silva Valle, destacou que o setor produtivo acompanha com atenção as iniciativas de requalificação urbana na região central do comércio. “Os empresários veem com expectativa positiva um projeto que organiza o espaço urbano, melhora a circulação de pessoas e cria um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das atividades comerciais”, afirmou.
Fonte: Semcom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Claudio Postay
Cidades
Cidade mais doce do ES: Lei reconhece Água Doce do Norte como capital estadual do melado

Água Doce do Norte, município situado a 300 quilômetros da capital, limite com Minas Gerais a noroeste do estado, é a capital estadual do melado, de acordo com a Lei 12.859, publicada na segunda-feira (15) no Diário de Imprensa Oficial (DIO).
Autor da proposição no Parlamento, o deputado Mazinho dos Anjos (MDB) considera que o destaque capixaba na produção do melado confere maior visibilidade para a atividade econômica, com novas parcerias, possibilitando investimentos e suscitando novas políticas públicas voltadas aos pequenos produtores.
“O reconhecimento ao trabalho e à dedicação das famílias rurais, valoriza a cultura regional, estimula o desenvolvimento sustentável e assegura a preservação de um patrimônio imaterial. O melado representa importante fonte de renda para produtores familiares, fomenta o turismo rural e contribui para a economia criativa do interior capixaba“, argumenta o deputado Mazinho dos Anjos no Projeto de Lei (PL) 498/2025, que deu origem à lei.
Melado
De coloração escura e sabor marcante, o melado, também conhecido como melaço, é uma calda feita a partir da cana-de-açúcar. Preserva parte dos nutrientes presentes na cana, como minerais e compostos antioxidantes. Entre suas propriedades, destacam-se a presença de ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B em pequenas quantidades.
Por ser uma fonte de carboidratos, o melado fornece energia rápida ao organismo e pode ser utilizado como alternativa ao açúcar refinado em diversas preparações, como sucos, bolos e doces.
Origem de Água Doce
Domingos Marcolino e familiares foram os pioneiros a se estabelecerem no lugar em 1928, tornando-se importante produtor de café na região. Posteriormente, em 1949, aquela extensão de terras tornou-se distrito de Água Doce do Norte, em Barra de São Francisco. Em 1988, desmembrou-se, alcançando a categoria de município.
De acordo com as informações do site oficial do município, os primeiros habitantes do local, na ausência ainda do café, passaram a adoçar água quente com garapa de cana-de-açúcar em substituição ao café, que era consumida com rapadura. Daí a origem do nome adotado por seus habitantes.
Melado no estado
Vale registrar que a importância econômica e cultural da produção do melado no estado é objeto de outra proposta legislativa.
Fonte: Secom/Assembleia Legislativa do ES – Por: Redação Web Ales

Esporte2 dias agoBrasil vence Haiti e desencanta na Copa do Mundo

Cidades18 horas agoNoite de Louvor abre programação dos 136 anos de Cariacica com fé, música e emoção

Educação2 dias agoProva Nacional Docente: Serra divulga lista de cargos e áreas

Geral14 horas agoInverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Negócios1 dia agoDepois de 20 anos de carreira, Maisa olha para o futuro: “meu combustível são os novos desafios”
- Negócios1 hora ago
CEO do Google Compartilha 3 Conselhos Que o Ajudaram a “Acertar Mais do Que Errar”

Tecnologia1 hora agoEstudo encontrou mais de 500 terremotos… em uma região onde eles não deveriam existir








































