Cidades
Weverson anuncia Pablo Lira para coordenar a equipe de transição na Serra

A coordenação da equipe de transição do prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), está definida: o responsável será o professor doutor Pablo Lira, atual diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O decreto com os demais integrantes da transição, que reúne representantes indicados por Weverson e também integrantes da atual gestão indicados pelo prefeito Sérgio Vidigal (PDT), deve acontecer nos próximos dias.
Segundo Weverson, a chegada de Pablo na coordenação da transição dialoga com os compromissos de campanha, quando prometeu reunir a boa técnica e a boa política em sua equipe para trazer novos avanços para a cidade.
“O Pablo é um profissional experiente, qualificado e respeitado na gestão púbica. Ele é uma referência na área. Na coordenação da transição ele vai identificar, junto com a equipe que será definida, os desafios da futura gestão. Vamos iniciar um novo ciclo de prosperidade na Serra”, assinalou Weverson.
Segundo Weverson, seu plano de governo prevê a criação do Observatório das Políticas Públicas. “Queremos trabalhar com monitoramento e avaliação de políticas públicas, fazendo da Serra um diferencial para o Estado e para o país”, disse.
A delegada Gracimeri Gaviorno, vice-prefeita eleita, destacou a importância das políticas públicas adotadas com base em dados e evidências para que resultados eficientes sejam alcançados.
Pablo destacou as lideranças exercidas por Weverson e Vidigal na Serra, e também por Gracimeri. “A Serra é um município organizado, que vem registrando crescimento econômico acima da Capital, inclusive. Os Investimentos da Serra, por exemplo, são os maiores do Estado. O município é o mais populoso do Estado e com grandes áreas para atração de investimentos”, disse Pablo.
A ideia é que, com a transição, a nova gestão se prepare para começar em janeiro de forma acelerada e organizada para o cumprimento das propostas de campanha. A primeira reunião de trabalho deve ser agendada para semana que vem.
Quem é Pablo Lira?
Doutor em Geografia e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES. Possui Aperfeiçoamento em Planejamento Urbano pela Universidade de Cergy-Pontoise na França. Possui mais de 20 anos de experiência na Gestão Pública e de atuação como Professor e Palestrante. É servidor público da carreira de EPPGG no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), onde está Diretor-Presidente. É Professor da Universidade Vila Velha (UVV), onde leciona nas graduações e cursos de Mestrado e Doutorado. Autor de vários artigos científicos e livros, como “Transformações na Ordem Urbana”.
Cidades
Kits escolares da Serra será entregue nesta quinta (19)

A Prefeitura da Serra está dando sequência a uma das etapas mais importantes para o ano letivo de 2026. O município vai entregar, amanhã (19), os kits de materiais escolares que atenderão mais de 70 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de 7 mil kits específicos para os professores da rede municipal.
Com a chegada dos materiais, as equipes da Secretaria de Educação (Sedu) finalizam a conferência e organização logística para o envio às unidades de ensino.
Agora, com data marcada para entrega, pais e responsáveis devem retirar os materiais diretamente na unidade educacional onde o aluno está matriculado, durante o horário de aula, conforme a orientação e cronograma de cada gestão escolar.
Para o prefeito Weverson Meireles, a distribuição dos kits é um pilar fundamental da educação.
“Garantir que todo estudante e professor tenha material de qualidade é uma questão de respeito e responsabilidade. Estamos trabalhando com planejamento para assegurar igualdade de condições de aprendizagem em toda a Serra”, afirmou.
A secretária de Educação, Mayara Candido, reforçou o cuidado técnico envolvido na operação e a importância do suporte aos profissionais.
“Os kits já estão no município e passam por um processo criterioso de conferência e separação. Todo esse trabalho é feito com atenção aos detalhes para garantir que cada estudante receba os materiais completos e no tempo certo. Além disso, a entrega de 7 mil kits específicos para os professores reafirma nossa valorização com quem está na ponta, fortalecendo o trabalho pedagógico desde o primeiro dia de aula”, avaliou a secretária.
O que tem nos kits escolares?
Os kits foram montados conforme a etapa de ensino, garantindo materiais adequados às necessidades pedagógicas de cada faixa etária.
– Educação Infantil – Creche: inclui agenda escolar infantil, caderno de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, apontador, giz de cera jumbo, tinta guache, cola, borracha e massa de modelagem.
– Educação Infantil – Pré-escola: conta com agenda escolar, cadernos brochura e de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, apontador, canetinhas hidrográficas, giz de cera jumbo, tesoura, cola, borracha e massa de modelagem.
– Ensino Fundamental – Anos Iniciais: inclui agenda escolar, cadernos brochura e de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, régua, apontador, canetas esferográficas, canetinhas hidrográficas, tesoura, cola e borracha.
– Ensino Fundamental – Anos Finais: o kit é composto por agenda escolar, caderno universitário, caderno de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, régua, apontador, canetas esferográficas, canetinhas hidrográficas, tesoura, cola e borracha.
– Educação de Jovens e Adultos (EJA): inclui agenda escolar, caderno universitário, caderno de desenho, estojo duplo, lápis grafite, lápis de cor, régua, apontador, canetas esferográficas e borracha.
– Kit do professor: os docentes recebem agenda específica, cadernos brochura e universitário, estojo duplo, lápis grafite, régua, canetas esferográficas, marca-texto, marcadores para quadro branco, apagador, tesoura, cola e borracha.
Uniformes escolares
Além dos kits, a logística para os uniformes também já está definida. Após o registro e separação, a entrega às famílias está prevista para começar no dia 3 de março. Os kits incluem desde camisetas e bermudas até jaquetas e calças para os dias frios, além de mochilas de rodinhas para a Educação Infantil.
A ação integra um pacote de investimentos para 2026, que inclui a posse de mais de 1,5 mil novos professores concursados, a manutenção do cartão Nutriférias e a ampliação da rede física escolar na Serra.
Fonte: Secom/PMS – Texto: João Barbosa – Foto: Gemini
Cidades
Cariacica abre mais de 1,2 vagas de emprego a partir desta quinta(19)

A Agência do Trabalhador de Cariacica, abre, na próxima semana, a partir de quinta-feira (19), 1.276 vagas de emprego para os munícipes, sendo 271 para Pessoas com Deficiência (PcD). Há vagas destinadas para diversos setores, auxiliar de serviços gerais, vendedora, auxiliar administrativo, atendente de relacionamento, operador de caixa e conferente. O órgão oferece também vagas de estágios para estudantes do ensino de nível superior.
O candidato que estiver interessado e desejar realizar a inscrição pela internet, deve preencher o formulário disponível no final desta página e enviá-lo para o e-mail empregos@cariacica.es.gov.br. No campo do assunto, é obrigatório inserir o código da vaga e a função desejada.
Quem desejar o atendimento presencial deve ir à sede da Agência do Trabalhador, no Centro Administrativo Municipal. A unidade fica na Avenida Alice Coutinho, nº 109, no bairro Vera Cruz. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Confira vagas
Confira vagas para PcD
Confira o formulário
Fonte: SemiCom/PMC
Cidades
Novos agentes do Departamento de Trânsito tomam posse na Serra

O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra ganhou um reforço estratégico para garantir ainda mais segurança nas ruas e avenidas do município. Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (12), no Parque da Cidade, em Laranjeiras, a Prefeitura da Serra oficializou a posse de 29 novos agentes.
A chegada dos novos profissionais ocorre em um momento estratégico para a cidade, que avança no processo de municipalização do antigo trecho urbano da BR-101, agora denominado Avenida Mestre Álvaro, além de investir na modernização tecnológica da fiscalização viária.
Devidamente empossados, os agentes atuarão diretamente no patrulhamento ostensivo, em operações de fiscalização e em ações educativas, com foco na redução de acidentes e na melhoria da fluidez nos principais corredores logísticos do município.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destacou que o reforço no quadro é fundamental para consolidar a Serra como uma cidade cada vez mais inteligente e segura.
“A posse desses 29 agentes representa nosso compromisso inegociável com a preservação da vida. O DOT não atua apenas na fiscalização, mas na proteção do cidadão, seja por meio de ações educativas, no apoio a grandes interdições e eventos ou no dia a dia do trânsito serrano. Agora, temos mais presença nas vias para garantir que o trânsito seja um ambiente de respeito e segurança para pedestres e condutores”, afirmou.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, ressaltou que a ampliação do DOT integra o planejamento estratégico da gestão diante dos novos desafios de infraestrutura.
“Estamos investindo em grandes obras estruturantes e nos preparando para assumir novos desafios, como a gestão da Avenida Mestre Álvaro. Fortalecer o DOT é garantir que o crescimento da Serra venha acompanhado de organização e eficiência técnica. Esse planejamento permite que nossa cidade continue sendo a locomotiva do Estado, mas com um trânsito humanizado e focado em salvar vidas”, pontuou.
O diretor do DOT, Fábio Alves, também destacou o caráter estratégico da medida para a coordenação do intenso fluxo de veículos do município, que é rota de passagem para quem se desloca entre cidades da Grande Vitória e para estados vizinhos.
“A chegada desses 29 novos agentes representa um salto qualitativo para nossa operação diária. Com esse reforço, chegamos a 83 profissionais e ampliamos nossas frentes de atuação simultâneas, desde o suporte a grandes obras de infraestrutura até o atendimento ágil de ocorrências e a fiscalização preventiva. Nosso foco é garantir que o DOT seja uma força presente e eficiente, preparada para os desafios de mobilidade que uma cidade do porte da Serra exige”, destacou.
Fonte: Secom/PMS – Texto: João Barbosa – Foto: Samyr Dionízio
-

Segurança Pública1 dia atrásAção da Guarda Municipal com a Polícia Civil desarticula esquema criminoso na Serra
-

Tecnologia9 horas atrásBusca do Google muda exibição de links em resultados com IA
-

Tecnologia1 dia atrásMoltbook viraliza, mas especialistas apontam falhas de segurança
-

Cidades5 horas atrásCariacica abre mais de 1,2 vagas de emprego a partir desta quinta(19)
-
Negócios9 horas atrás
Bilionário Presidente da Rede de Hotéis Hyatt se Aposenta após Associação com Epstein
-

Cidades3 horas atrásKits escolares da Serra será entregue nesta quinta (19)
-

Internacional2 horas atrásVaticano diz que não participará do “Conselho da Paz” de Donald Trump




















