Cidades
Weverson Meireles faz primeiro discurso como pré-candidato a prefeito; é o novo que a Serra precisa?

Em seu primeiro discurso, realizado no último sábado (16), como pré-candidato a prefeito da maior cidade do Espírito Santo, o chefe de gabinete e ex-secretário de Turismo do Estado, Weversom Meireles (PDT), mostrou que se depender dele o “bastão” será passado para as mãos da pessoa certa pelo prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que defenderá seu legado com “unhas e dentes”.
Em sua fala, o pedetista mostrou que se depender de lealdade e defesa do que fora construído até aqui pela gestão do seu chefe, que ele pode ficar sossegado que o legado terá continuidade, em caso de vitória em 6 de outubro.

Em discurso para todos os presentes, na Convenção do partido, ele disse:
“Em nome dos meus companheiros, Dr. Sérgio, o senhor pode ter certeza que um filho teu não foge à luta. E aqui estão todos os seus filhos e as suas filhas, e nós vamos dar continuidade a esta gestão vitoriosa, essa gestão que continuará mudando a vida do serrano e da serrana.
Com amor e carinho, com simplicidade, com muita humildade, compartilhando as nossas experiências e sabedoria, mas não nos faltará a firmeza e a certeza de que nós temos experiência para debater – seja com que for – e seja com quem tiver coragem de debater com a gente, porque coragem aqui não falta! Quem tiver coragem para debater, vai ter um bom debate, com respeito e com consideração a cada um daqueles que toparem…
Durante o discurso e sem citar nomes, o pré-candidato a prefeito fez questão de deixar claro que não é formado em redes sociais e, disparou:
“Sou formado em Administração pela Ufes. Eu não sou formado em Instagram e pós-graduado em TikTok. Tenho no meu currículo experiências de gestão. Eu não tenho no meu currículo uma ficha corrida. ”
E finalizou dizendo:
“…e missão dada, é missão cumprida. Nos próximos quatro meses nós vamos debater a nossa cidade. ” Finalizou, Meireles.
É o novo que a Serra precisa?
No revezamento entre Sérgio Vidigal(PDT) e Audifax Barcellos (PP), outros nomes já tentaram sentar na cadeira do executivo municipal, mas até o momento, não conseguiram.
Os deputados Vandinho Leite (PSDB) e Alexandre Xambinho (Podemos), lançaram seus nomes, concorreram ao pleito, mas não tiveram coeficiente necessário para se elegerem. Nas últimas eleições municipais, o ex-vereador Fábio Duarte (indicação de Audifax) quase conseguiu o feito, mas deu Sérgio Vidigal.
De lá para cá surgiu o vereador Pablo Muribeca (Republicanos), hoje deputado estadual, considerado “o novo”, mas com a entrada de Weverson no cenário político da cidade esse título não cabe mais, com exclusividade, a ele.
Partindo do ponto que a Serra possui um perfil mais conservador, tipo: “time que está ganhando não se mexe” os números não deixam mentir. A Serra ocupa um lugar de destaque no cenário nacional com geração de emprego e desenvolvimento social e econômico, isso é fato. Possui erros em alguns setores da gestão? Sim. Erros ao qual deram brecha para adversários se projetarem nas redes sociais, por exemplo.
Mas partindo do ponto onde um candidato novo com experiência e outro com possibilidade de fazer diferente, quem o serrano vai deixar pesar na “ balança”?
Currículo dos “novos” pré-candidatos
Pablo Muribeca legislou na Câmara da Serra por dois anos e está legislando na Assembleia Legislativa há um ano e meio. Esse é o histórico político atual do parlamentar.
Weverson Meireles teve sua vida pautada na política desde os 13 anos de idade, quando se filiou ao partido político aos 16 anos – o PDT. Único partido e filiação até aqui. Sua construção e militância se deu por toda sua juventude e, logo cedo, ingressou na vida pública ao lado de Vidigal. Por volta dos seus 20 anos de idade, foi acumulando funções na vida pública, quando chefiou o gabinete de Sérgio Vidigal na época que foi secretário de Políticas Públicas e Emprego no Ministério do Trabalho. Logo após, foi subsecretário estadual de Esportes. Foi chefe de gabinete de Vidigal na Prefeitura da Serra. Em seguida, assumiu o cargo – a convite do governador Renato Casagrande – de Secretário estadual de Turismo em 2023 até dezembro passado, e hoje, chefia novamente o gabinete de Vidigal, onde compõe a equipe de coordenação do planejamento estratégico “Serra 24-44”, além de ser o atual presidente do PDT no estado do Espírito Santo. Saiu de militante a presidente estadual do seu partido.
De fato, a Serra tem a chance de colocar um “novo” a frente do executivo municipal, resta saber quem será.
Ventos anunciam que teremos bons debates pela frente para quem souber debater. É aguardar!
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
Cidades
Serra lidera geração de empregos no Espírito Santo em junho de 2025

A cidade da Serra mais uma vez é protagonista na geração de empregos formais no Espírito Santo. De acordo com os dados de Junho de 2025 do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou saldo positivo de 586 vagas com carteira assinada em junho de 2025, ocupando o primeiro lugar entre todas as cidades capixabas no período.
Segundo o levantamento, no primeiro semestre de 2025, a Serra figura como segundo município do Estado com maior geração de postos formais, totalizando 2.773 novas vagas. O mesmo posicionamento se repete no recorte dos últimos 12 meses, em que o saldo acumulado é de 4.206 postos de trabalho. Este resultado reforça a economia da Serra e a efetividade das políticas públicas voltadas à empregabilidade.
Cidade que atrai grandes investimentos
Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram Serviços, Comércio e Indústria, refletindo os investimentos contínuos em qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo local e atração de novos empreendimentos no município.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas, comenta: “Este resultado reforça o nosso compromisso com um ambiente de negócios dinâmico e atrativo. Com a gestão do prefeito Weverson Meireles, estamos construindo uma cidade que não apenas atrai grandes investimentos, mas também garante oportunidades de trabalho qualificado para nossa população”, pontua.
O Novo Caged é a principal fonte oficial de informações sobre o emprego formal no país e considera o saldo entre admissões e desligamentos com base nas declarações feitas pelas empresas via eSocial.
Fonte: Secom-PMS Texto: Eduardo Barreto
Cidades
Servidor público de Marataízes é destaque no evento “Transformar Juntos”, em Brasília

O servidor público municipal Pablo Alves da Silva, que atua na Sala do Empreendedor de Marataízes, foi escolhido pelo Sebrae Nacional para palestrar sobre excelência no atendimento ao empreendedor.
Com 10 anos de carreira no serviço público municipal, sendo 8 anos dedicados à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Pablo tem contribuído diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios no município.

O reconhecimento do Sebrae é reflexo do trabalho inovador e de impacto realizado em Marataízes, destacando a Sala do Empreendedor como a mais completa do Espírito Santo.
-
Política18 horas atrás
Breno NilRegi lidera preferências em Marataízes e consolida nome por vaga na Assembleia Legislativa
-
Negócios3 dias atrás
5 Minutos de Mindfulness: o Hábito Simples Que Pode Fortalecer a Sua Carreira
-
Tecnologia2 dias atrás
Como pagar uma multa do Detran online
-
Justiça2 dias atrás
AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil
-
Geral1 dia atrás
Espírito Santo terá mais 432 moradias do Minha Casa, Minha Vida
-
Geral1 dia atrás
Vitória terá unidade de apoio do Serviço Geológico do Brasil com foco em ações para prevenção de desastres
-
Cidades1 dia atrás
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três
-
Negócios22 horas atrás
Caminhada Japonesa: O que É e Como Melhora Sua Vida e Trabalho?