Ligue-se a nós

Cidades

Weverson Meireles faz primeiro discurso como pré-candidato a prefeito; é o novo que a Serra precisa?

Redação Informe ES

Publicado

no

Em seu primeiro discurso, realizado no último sábado (16), como pré-candidato a prefeito da maior cidade do Espírito Santo, o chefe de gabinete e ex-secretário de Turismo do Estado, Weversom Meireles (PDT), mostrou que se depender dele o “bastão” será passado para as mãos da pessoa certa pelo prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que defenderá seu legado com “unhas e dentes”.

Em sua fala, o pedetista mostrou que se depender de lealdade e defesa do que fora construído até aqui pela gestão do seu chefe, que ele pode ficar sossegado que o legado terá continuidade, em caso de vitória em 6 de outubro.

Weverson Meireles ao lado de Vidigal e dos pais

Em discurso para todos os presentes, na Convenção do partido, ele disse:

Em nome dos meus companheiros, Dr. Sérgio, o senhor pode ter certeza que um filho teu não foge à luta. E aqui estão todos os seus filhos e as suas filhas, e nós vamos dar continuidade a esta gestão vitoriosa, essa gestão que continuará mudando a vida do serrano e da serrana.

Com amor e carinho, com simplicidade, com muita humildade, compartilhando as nossas experiências e sabedoria, mas não nos faltará a firmeza e a certeza de que nós temos experiência para debater – seja com que for –  e seja com quem tiver coragem de debater com a gente, porque coragem aqui não falta! Quem tiver coragem para debater, vai ter um bom debate, com respeito e com consideração a cada um daqueles que toparem…

Durante o discurso e sem citar nomes, o pré-candidato a prefeito fez questão de deixar claro que não é formado em redes sociais e, disparou:

“Sou formado em Administração pela Ufes. Eu não sou formado em Instagram e pós-graduado em TikTok. Tenho no meu currículo experiências de gestão. Eu não tenho no meu currículo uma ficha corrida. ”

E finalizou dizendo:

Anúncio

“…e missão dada, é missão cumprida. Nos próximos quatro meses nós vamos debater a nossa cidade. ” Finalizou, Meireles.

É o novo que a Serra precisa?

No revezamento entre Sérgio Vidigal(PDT) e Audifax Barcellos (PP), outros nomes já tentaram sentar na cadeira do executivo municipal, mas até o momento, não conseguiram.

Os deputados Vandinho Leite (PSDB) e Alexandre Xambinho (Podemos), lançaram seus nomes, concorreram ao pleito, mas não tiveram coeficiente necessário para se elegerem. Nas últimas eleições municipais, o ex-vereador Fábio Duarte (indicação de Audifax) quase conseguiu o feito, mas deu Sérgio Vidigal.

De lá para cá surgiu o vereador Pablo Muribeca (Republicanos), hoje deputado estadual, considerado “o novo”, mas com a entrada de Weverson no cenário político da cidade esse título não cabe mais, com exclusividade, a ele.

Partindo do ponto que a Serra possui um perfil mais conservador, tipo: “time que está ganhando não se mexe” os números não deixam mentir. A Serra ocupa um lugar de destaque no cenário nacional com geração de emprego e desenvolvimento social e econômico, isso é fato. Possui erros em alguns setores da gestão? Sim. Erros ao qual deram brecha para adversários se projetarem nas redes sociais, por exemplo.

Anúncio

Mas partindo do ponto onde um candidato novo com experiência e outro com possibilidade de fazer diferente, quem o serrano vai deixar pesar na “ balança”?

Currículo dos “novos” pré-candidatos

Pablo Muribeca legislou na Câmara da Serra por dois anos e está legislando na Assembleia Legislativa há um ano e meio. Esse é o histórico político atual do parlamentar.

Weverson Meireles teve sua vida pautada na política desde os 13 anos de idade, quando se filiou ao partido político aos 16 anos – o PDT. Único partido e filiação até aqui. Sua construção e militância se deu por toda sua juventude e, logo cedo, ingressou na vida pública ao lado de Vidigal. Por volta dos seus 20 anos de idade, foi acumulando funções na vida pública, quando chefiou o gabinete de Sérgio Vidigal na época que foi secretário de Políticas Públicas e Emprego no Ministério do Trabalho. Logo após, foi subsecretário estadual de Esportes. Foi chefe de gabinete de Vidigal na Prefeitura da Serra. Em seguida, assumiu o cargo – a convite do governador Renato Casagrande – de Secretário estadual de Turismo em 2023 até dezembro passado, e hoje, chefia novamente o gabinete de Vidigal, onde compõe a equipe de coordenação do planejamento estratégico “Serra 24-44”, além de ser o atual presidente do PDT no estado do Espírito Santo. Saiu de militante a presidente estadual do seu partido.

De fato, a Serra tem a chance de colocar um “novo” a frente do executivo municipal, resta saber quem será.

Anúncio

Ventos anunciam que teremos bons debates pela frente para quem souber debater. É aguardar!

Cidades

Calendário Escolar: aulas na rede municipal de Cariacica começam dia 9 de fevereiro

Redação Informe ES

Publicado

no

Os alunos da rede municipal de Cariacica já podem se preparar para o retorno às atividades escolares. De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o ano letivo de 2026 terá início no dia 9 de fevereiro, conforme Calendário Escolar disponibilizado no site da Prefeitura. Veja AQUI!

A secretária de Educação, Luzian Belisário, ressaltou o compromisso com o novo ano letivo. “Estamos preparando nossas escolas com muito carinho e planejamento para receber cada aluno. O calendário escolar é a nossa bússola para garantir que os estudantes tenham todos os dias de aprendizado garantidos, aliando o ensino de qualidade ao suporte pedagógico que nossos professores realizam com excelência”, disse.

Além das datas de aulas, o calendário detalha os períodos de jornada pedagógica, feriados e o recesso escolar de julho, que está programado para ocorrer entre os dias 13 e 20.

Pré-matrícula

Anúncio

No próximo dia 16 de janeiro será divulgado o resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

A efetivação da pré-matrícula de alunos contemplados poderá ser feita entre os dias 19 a 30 de janeiro, diretamente na unidade de ensino com a documentação para confirmar a matrícula. 

Segundo a secretaria, foram ofertadas cerca de 65 mil vagas para este ano, distribuídas da seguinte forma: 3.894 para creche, 10.364 para a Educação Infantil, 48.426 para o Ensino Fundamental e 2.230 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira o cronograma da Chamada Pública Escolar 2026

Anúncio

16/01/2026

– Divulgação do resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

19/01 a 30/01/2026

– Efetivação das matrículas dos estudantes contemplados na pré-matrícula

Anúncio

02/02 a 20/02/2026

– Efetivação das matrículas dos estudantes da lista de suplência

23/02/2026

– Abertura da lista de espera para 2026

Anúncio

Fonte: SemCom/PMC –

Continuar Lendo

Cidades

Serra fecha 2025 com menor número de homicídios em 30 anos

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra encerrou o ano de 2025 com o menor número de homicídios das últimas três décadas. Dados oficiais consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que a cidade registrou 101 homicídios entre janeiro e dezembro, o menor número desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1996.

A redução representa uma queda de 16,5% em comparação ao ano de 2024, quando 121 crimes contra a vida foram registrados. Na comparação com o ano de 2002, quando foi a cidade atingiu o pico de homicídios da série – com 434 casos – a redução foi de 76,7%.

“É o resultado de um trabalho contínuo, com planejamento, integração das forças de segurança, inteligência e presença do poder público nos territórios. Seguimos avançando com responsabilidade, porque cada vida importa e segurança se constrói todos os dias”, destaca o prefeito Weverson Meireles.

O prefeito também destacou que o resultado é fruto de um trabalho de longo prazo, inciado na gestão Sérgio Vidigal.

“Esse avanço também é fruto da base sólida construída na gestão do prefeito Sergio Vidigal, que estruturou políticas importantes para a segurança pública da cidade. Damos continuidade a esse trabalho, aprimorando as ações e mantendo o foco no que realmente importa: proteger as pessoas”, ressalta.

Um dos destaques do ano foi o período entre 12 de novembro e 9 de dezembro, quando a cidade alcançou a marca de 26 dias consecutivos sem nenhum registro de crime contra a vida. 

Anúncio

Feminicídios

Outro dado positivo do balanço anual foi a queda nos feminicídios, que apresentaram uma redução de 20%, passando de cinco casos em 2024 para quatro em 2025.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, reforçou que essas reduções são fruto de um trabalho que une inteligência e presença territorial. 

Este marco histórico, o melhor resultado em quase três décadas, assim como a redução dos feminicídios, não é fruto do acaso, mas sim da integração total entre as forças. O trabalho que nós estamos realizando na Secretaria de Defesa Social (Sedes) tem como pilar a valorização e o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal, que atua com dedicação incansável na ponta, garantindo a proteção do cidadão serrano. Somamos o empenho da GCM ao diálogo constante com as polícias, o Ministério Público e o Judiciário, provando que, com método e responsabilidade, é possível retomar a paz nos territórios. Seguimos com diretrizes claras: inteligência, presença e tolerância zero contra o crime.”

Gracimeri também destaca que essa eficiência também se reflete na proteção à vida das mulheres. 

Anúncio

“Neste ano tivermos a criação da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Seppom, que une o braço operacional da GCM ao acolhimento especializado para garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas e vidas sejam salvas”, finaliza.

Fonte: Secom/PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Gabriel Barroso

Continuar Lendo

Cidades

Serra: 2026 começa com reajuste de R$ 1.100 no ticket-alimentação, anuncia prefeito Weverson

Redação Informe ES

Publicado

no

Reajuste acima da correção da inflação vai beneficiar cerca de 12 mil servidores

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, anunciou na quarta-feira (31) o reajuste do ticket-alimentação dos servidores municipais. A partir deste mês de janeiro, o benefício passará de R$ 1.000 para R$ 1.100, contemplando cerca de 12 mil servidores da Prefeitura da Serra.

O reajuste representa um aumento de 10%, acima da correção da inflação, reforçando a política de valorização do funcionalismo público adotada pela gestão municipal. Com o novo valor, os servidores terão um acréscimo de aproximadamente R$ 1.200 por ano na renda familiar.

“Meu compromisso é com a valorização dos servidores. O aumento do vale-alimentação é uma conquista permanente, possível quando trabalhamos com planejamento, responsabilidade e equilíbrio fiscal”, destacou o prefeito.

A medida reforça o reconhecimento do papel fundamental dos servidores públicos no atendimento à população e na execução das políticas públicas no município da Serra.

Anúncio

Fonte: Secom-PMS

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados