Desenvolvimento
ES vai receber obras e equipamentos no Novo PAC Seleções do Governo Federal
O Espírito Santo foi contemplado com 129 obras e equipamentos dentro do Novo PAC Seleções 2023, do Governo Federal, que destinará recursos para investimentos nos eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. A divulgação dos resultados da seleção de projetos aconteceu nesta quinta-feira (07), em solenidade do Palácio do Planalto, em Brasília-DF, que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.
Ao todo, os municípios e o Estado foram contemplados com 83 obras e equipamentos no eixo Educação, incluindo, duas escolas em Tempo Integral solicitadas pelo Governo do Estado nos municípios de Laranja da Terra e Vila Velha (Jabaeté); 37 no eixo Saúde e mais nove no eixo Infraestrutura Social e Inclusiva, incluindo seis CEUs da Cultura nas cidades de Cariacica (pedido pelo Governo estadual), Fundão, Linhares, Serra, Viana e Vila Velha.
“As obras do PAC vão ao encontro ao que buscamos no Governo do Estado, que é ter mais infraestrutura para avançar no desenvolvimento do Espírito Santo. Todas essas obras e equipamentos contribuem para melhorar a qualidade de vida dos capixabas, atraindo mais investimentos, gerando empregos e impulsionando o crescimento da economia local”, avaliou o governador capixaba.
Os estados e municípios tiveram participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, foram selecionadas 6.778 obras e equipamentos em todo o País, alcançando 59% dos municípios brasileiros. Somente no Espírito Santo, 62 municípios foram contemplados. As ações priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.
Na Educação, serão construídas 36 creches e escolas de Educação Infantil, 20 escolas em Tempo Integral e adquiridos 27 ônibus escolares. Na Saúde, serão 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS), seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOM). No eixo Infraestrutura Social Inclusiva, além dos seis CEUs da Cultura, serão construídos três Espaços Esportivos Comunitários.
O Novo PAC Seleções foi lançado no dia 27 de setembro de 2023 quando foram anunciados investimentos de R$65,2 bilhões para seleções de obras e empreendimentos com participação dos Estados e municípios. O programa compreende ao todo cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.
(Com informações do Governo Federal)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Desenvolvimento
Porto Central inicia obras da FASE 1 em Presidente Kennedy (ES) no próximo dia 4
O Porto Central, em Presidente Kennedy (ES), dará início à execução do projeto no próximo dia 4 de dezembro de 2024. Com um investimento inicial de cerca de R$ 2,6 bilhões e todas as licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – LP 498/2014 e LI 1436/2023 -, a Fase 1 contemplará a construção da infraestrutura portuária necessária para acomodar um terminal de granéis líquidos de águas profundas. O terminal será dedicado ao transbordo de petróleo entre navios (ship-to-ship), em área protegida, oferecendo segurança e eficiência para operações com embarcações de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).
A primeira intervenção será a supressão vegetal, com a remoção de cerca de 65 hectares, parte de um total de 2 mil hectares licenciados para o projeto. Para chegar a esse momento, desde 2020, medidas compensatórias vêm sendo implementadas, como o plantio de mais de 12 mil mudas nativas nas áreas de compensação florestal, com a meta de atingir 100 mil mudas plantadas ao longo da Fase 1. O resgate de fauna terrestre, iniciado em novembro de 2024, integra o plano ambiental e inclui parcerias com instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Alegre, e a realocação de espécies em áreas protegidas.
O cronograma da primeira fase do porto prevê a conclusão das obras até meados de 2027, com início das operações em dezembro do mesmo ano. As etapas incluem a conclusão da supressão vegetal, seguida pelas obras civis de terraplanagem e implantação do canteiro de obras. Também estão previstos a produção, transporte e armazenagem de rochas para o quebra-mar sul, a instalação da central de fabricação dos elementos de concreto e a dragagem do canal de acesso. Um destaque desta fase é a adoção do Programa de Dragagem Adaptativa (PGDA), iniciativa pioneira no Brasil, que utiliza alta tecnologia para minimizar os impactos ambientais durante as obras marítimas.
No pico das obras da Fase 1, devem ser empregados até 1.295 trabalhadores diretos, sendo a meta que 70% seja proveniente da mão de obra local. Existe prioridade por fornecedores e trabalhadores das áreas de influência do porto e o empreendimento tem desencorajado fortemente que trabalhadores de outras regiões migrem em busca de oportunidades.
Reconhecido como um projeto estruturante e prioritário no Espírito Santo e parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o Porto Central conta com uma localização estratégica no centro da costa brasileira próxima às bacias do Pré-sal, aos principais mercados e às principais rodovias e ferrovias, o que coloca o empreendimento em posição de destaque no cenário nacional. “O Porto Central será um complexo portuário multiuso, com forte enfoque na sustentabilidade, que será capaz de atender às demandas mais otimistas de crescimento econômico do Brasil, fortalecendo a competitividade nacional, gerando empregos e renda, impulsionando oportunidades e novos negócios e melhorando a posição do país no ranking de infraestrutura portuária em relação a outros países no mundo”, declarou o CEO Salomão Fadlalah.
Ainda segundo a direção do Porto Central, o projeto posiciona-se estrategicamente no contexto logístico nacional, atendendo à crescente demanda por infraestrutura portuária moderna e eficiente. “Estamos prontos para contribuir com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro e a crescente demanda para exportação de petróleo, oferecendo capacidade adicional para exportação de petróleo e reduzindo custos logísticos”, afirmou o diretor Angelo Santos.
Outro diferencial é sua integração com a malha logística nacional. Além do modal rodoviário já consolidado, existem projetos para conectar o porto à Ferrovia EF-118, que ligará o Espírito Santo ao Centro-Oeste com as ferrovias existentes EFVM e FCA, e à EF-352, planejada para expandir as rotas de escoamento de cargas agrícolas e industriais.
Com a obra prestes a começar, o Porto Central já articula os próximos passos para consolidar sua posição estratégica no setor portuário brasileiro. Segundo a Gerente Comercial Jessica Chan, além do transbordo de petróleo viabilizado para a Fase 1, o complexo portuário está estruturado e licenciado para permitir expansões futuras e a diversificação de operações. “Já estamos em negociação e com estudos técnicos necessários para o desenvolvimento dos próximos terminais, em destaque o estaleiro de descomissionamento e reciclagem sustentável de navios em parceria com a M.A.R.S e um hub de movimentação de contêineres que será capaz de receber navios de até 25.000 TEUs”.
Modelo multipropósito
O masterplan abrange uma área de 2.000 hectares, com profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados. O projeto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos, incluindo movimentação e armazenagem de granéis líquidos (como bunker e combustíveis), granéis sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.
Com enfoque na sustentabilidade, o Porto Central se posiciona como uma infraestrutura estratégica para integrar operações de energias renováveis, como parques solares e eólicas offshore, e para apoiar estratégias de descarbonização e transição energética, incluindo projetos ligados ao hidrogênio. Seu desenvolvimento será implementado em fases, alinhado às demandas do mercado e às necessidades dos clientes, garantindo flexibilidade, eficiência e alinhamento estratégico ao crescimento do empreendimento.
A localização privilegiada no centro da costa brasileira, em águas profundas, próximo aos grandes centros produtores do Brasil e um mercado com mais de 100 milhões de consumidores, consolida o complexo como um hub global para diversos negócios, capaz de receber os maiores navios do mundo. Isso coloca o projeto na vanguarda, em destaque como um dos maiores e mais importantes projetos portuários do país do momento. “Contribuirá para ampliar o acesso nacional a uma infraestrutura portuária de qualidade e eficiente, proporcionando excelência logística e maior competitividade do país”, pontua Angelo.
Transparência
A política de direitos humanos do Porto Central abrange iniciativas como igualdade de oportunidades, combate ao trabalho infantil e escravo, e inclusão social. Além disso, o empreendimento tem promovido diálogo contínuo com as comunidades locais, estabelecendo programas para mitigar riscos e fortalecer relações baseadas na transparência e respeito.
O empreendimento disponibiliza um canal de denúncias para funcionários, prestadores de serviços e a comunidade local. Operado por uma empresa especializada e independente, o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo anonimato, confidencialidade e proteção contra retaliações. O acesso pode ser feito pelo número 0800 591 2683 ou pela página de web: https://www.contatoseguro.com.br/pt/portocentral/
O site do Porto Central também conta com uma seção de Fale Conosco, onde os cidadãos podem registrar dúvidas, sugestões ou comentários relacionados ao empreendimento, ampliando os canais de comunicação com a comunidade e reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo aberto.
Assessoria: Porto Central
Cidades
Porto Central vai anunciar início das obras do complexo portuário em Kennedy
No próximo dia 2 de dezembro, os executivos à frente do Porto Central revelarão a tão aguardada data para o início das obras daquele que promete ser um dos maiores complexos portuários da América Latina. Localizado em Presidente Kennedy, no extremo sul do Espírito Santo, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, o empreendimento multipropósito terá dimensões impressionantes, com potencial para alcançar uma área operacional de 20 milhões de metros quadrados.
Projetado para receber os maiores navios do mundo, o Porto Central contará com um calado superior a 20 metros, posicionando-se como um dos terminais de maior capacidade na região. A expectativa é de que a construção da primeira fase comece em 2025.
Neste estágio inicial, o porto operará exclusivamente via marítima, já que ainda não conta com ligação ferroviária. Esse cenário reforça a necessidade de avanços no projeto da Ferrovia Vitória-Rio, que será crucial para integrar o terminal ao sistema logístico nacional.
A chegada do Porto Central promete transformar a economia regional, impulsionando Presidente Kennedy e o Espírito Santo como pontos estratégicos para o comércio e a logística internacional.
M.A.R.S e Porto Central renovam parceria para desenvolver Estaleiro de Reciclagem de Navios
Nesta quarta-feira (20), a Modern American Recycling Services (M.A.R.S.) e o Porto Central renovaram o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em maio de 2024. Com o documento, as empresas estendem a parceria para avançar nos estudos de viabilidade para a implantação do estaleiro de reciclagem e descomissionamento de navios no complexo portuário.Em alinhamento com a decisão, a M.A.R.S. Europa S.A. consolidou sua presença no Brasil com a criação da subsidiária “M.A.R.S. do Brasil”, ampliando suas operações no país. O site oficial da empresa já menciona o município de Presidente Kennedy (ES) como o local da nova instalação.
A iniciativa busca unir a infraestrutura de águas profundas e capacidade de receber grandes embarcações do Porto Central com a expertise da M.A.R.S. em projetos complexos de reciclagem de navios, em um empreendimento que visa gerar empregos, impulsionar a economia local, e promover práticas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento socioambiental da região.
Colaborou* Porto Central
Desenvolvimento
Governo investe para ampliação de polo empresarial em Sooretama
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesse sábado (24), no município de Sooretama para anunciar investimentos para ampliação do polo empresarial, além da dar ordens de serviço para obra de adaptação às mudanças climáticas e de construção da Delegacia de Polícia. Casagrande também visitou as obras de pavimentação da Rodovia ES-358, no trecho Comendador Rafael x Guaxe (Linhares).
“Estamos fazendo uma visita técnica às obras da ES-358, que vai ajudar muito na mobilidade dessa região. Estamos fazendo importantes obras para a população de Sooretama. Estamos dando um grande passo para ampliação do polo industrial, além da construção da delegacia e a contenção do Córrego Alegre que vai ajudar a acabar com os alagamentos. Somente é possível fazer essas obras porque temos um Estado organizado e com boas parcerias com os municípios. Assim vamos realizando os sonhos da população”, afirmou o governador.
Durante a agenda, foi anunciado o investimento de R$ 7,2 milhões para desapropriar uma área de 120 mil metros quadrados na região conhecida como Córrego Paciência, às margens da BR-101. A medida visa a criação do Polo Empresarial de Sooretama, com objetivo de impulsionar o desenvolvimento regional, gerar empregos e aumentar a arrecadação fiscal do município. É uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).
A localização estratégica, próxima à rodovia e com acesso ao gás natural, é apontada como fundamental para atrair novas indústrias, incentivar a inovação e fortalecer a economia local. A desapropriação deve ser concluída até 30 de setembro. A implantação do polo está prevista para começar em 1º de dezembro de 2024, com conclusão até 31 de dezembro de 2025.
Com recursos do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, o governador Renato Casagrande deu ordem de serviço para obras de contenção e urbanização do Córrego Alegre, que vão beneficiar aproximadamente 10 mil pessoas que residem e circulam pelos bairros Alegre, Canaã e Centro. O investimento previsto é de R$ 9,6 milhões ao longo de 150 metros de extensão do córrego.
Ao longo do trecho, classificado como de alto risco de inundações pelo Serviço Geológico do Brasil, serão realizadas intervenções como terraplanagem, drenagem e pavimentação em concreto, bem como a instalação de meio-fio e de ladrilho hidráulico. A população também será beneficiada com a construção de uma ciclovia de aproximadamente mil metros quadrados.
“Essa obra é essencial para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger a comunidade e seus bens. Após concluída, ela vai melhorar a drenagem, prevenindo alagamentos em vias públicas e garantindo a fluidez do tráfego. Com recursos do Fundo Cidades, o Governo do Estado realiza ações de prevenção e mitigação de efeitos extremos do clima, como excesso de chuva e escassez hídrica, em todas as regiões do nosso Estado”, comentou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.
Ainda em Sooretama, foi autorizado o início da construção da nova Delegacia de Polícia Civil, com investimento de R$ 2,1 milhões. As obras serão executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES). O prazo de execução é de 365 dias.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
- Justiça Eleitoral3 dias atrás
Fábio Duarte se torna deputado após TRE-ES reprocessar votos
- Esporte4 dias atrás
Botafogo é Campeão Brasileiro e iguala feito de Santos e Flamengo
- Política2 dias atrás
Lula sofre hemorragia intracraniana e passa por cirurgia em São Paulo
- Política3 dias atrás
Governo do ES propõe benefício tributário para bares e restaurantes
- Cidades3 dias atrás
Dia do Serrano: Mumuzinho é a atração da festa em Serra Sede
- Processo Seletivo2 dias atrás
Serra abre processo seletivo para cadastro reserva com vagas para vários profissionais de saúde
- Tecnologia2 dias atrás
Fim do Windows 10: como escolher um notebook para substituir seu antigo
- Negócios3 dias atrás
3 Paradoxos do Mundo do Trabalho Para Impulsionar Sua Carreira