Ligue-se a nós

Destaque

Prefeito Wladimir dá posse a cerca de 500 gestores da rede municipal

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira dama, Tassiana Oliveira, a posse dos novos gestores escolares da rede municipal de ensino foi realizada nesta quarta-feira (01), no Teatro Municipal Trianon. Os cerca de 500 diretores e vice-diretores foram eleitos democraticamente pela comunidade escolar, por meio de processo eleitoral que aconteceu no final do ano passado. Fizeram parte da mesa o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; a subsecretária da pasta, Rita Abreu, e a representante da Comissão Eleitoral Geral e servidora da rede municipal, Simone Campos Bianchi.

A banda da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia e a equipe da Animação cultural apresentaram intervenções poéticas e musicais.

Eles vão atuar na função de março de 2023 a março de 2025. Wladimir Garotinho parabenizou os gestores, falou sobre os avanços da Educação e prometeu a valorização dos salários dos gestores e vices.
 
 
“Eu já autorizei a Seduct a preparar um estudo para valorizar o salário dos diretores e vice-diretores. Estou esperando o estudo para fazer contas, para que possamos valorizar esses profissionais. Quero anunciar ainda que mais seis escolas grandes estão indo para licitação como a Alcindor Bessa. São obras grandes porque queremos entregar o melhor ao povo de Campos. E ninguém faz nada sozinho. Quero parabenizar todos vocês, pois mais de 80% dos diretores foram reeleitos e isso mostra o comprometimento e a confiança de todos juntos à comunidade escolar. O processo eleitoral é um reconhecimento do trabalho de todos. Toda equipe da Seduct está de parabéns porque eu cobro muito e me cobro muito também. A educação para mim é inegociável.
 
 
É pela Educação que vamos melhorar ainda mais a cidade. Nós realizamos a eleição para diretores e esse é um dia muito importante de consolidação de um modelo. Mais importante que a velocidade é a direção que tomamos. E a direção que escolhemos para a Educação de Campos está no caminho certo. Não adianta vender sonhos que não são possíveis. Estamos construindo o futuro. Quero reafirmar aqui a importância do trabalho conjunto do Executivo com o Legislativo, pois só assim o município avança. Parabéns a todos. Vocês são o governo presente em todo nosso município e sintam-se empossados”, disse.
 
 
Marcelo Feres falou da satisfação de estar em um município que cresce com o comprometimento e valorização dos educadores. “Estamos em outro patamar de gestão em Campos. Em 2021, quando chegamos, os diretores estavam distantes pois tivemos uma pandemia. Buscamos o diálogo e a aproximação, trabalhando juntos. Com a ajuda de todos, essa realidade já mudou. Nós superamos, tivemos acesso à tecnologia e isso não é rápido, é um processo demorado. Mas estamos avançando. Quero agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho por ter essa visão de trabalho e por termos, inclusive, uma escola de formação, valorizando ainda mais nossos Educadores. Temos hoje o CPPG, que é muito importante para discutir educação. Terminamos 2021 já preparados para termos uma nota no Ideb novamente, e em 2022 reabrimos 205 unidades num pós-pandemia, mostrando que o trabalho mútuo é essencial. Criamos condições dignas de trabalho para todos. Contratamos mediadores e cuidadores. Estamos no caminho, porque Educação é processo. Vocês hoje são gestores qualificados e o ano de 2023 promete muito para a nossa Educação. Parabéns a todos!” concluiu Feres.
 
 
A subsecretária, Rita Abreu, falou da satisfação de participar de todo processo. “Meu agradecimento à equipe da comissão, ao professor Marcelo Feres e por vocês, gestores, nos instigarem a sempre melhorar e fazer o melhor. Nossa missão é fazer o melhor e ajudá-los nisso”. Rita, que leu o poema “Instante”.
 
 
Simone Campos falou da honra de representar a comissão. “Fica aqui o nosso agradecimento à comissão interna. Hoje se encerra nosso trabalho e inicia o ciclo de vocês. Que sejam dois anos proveitosos e que vocês façam a diferença. Contem conosco sempre”.
 
 
Representando os gestores da rede, também fizeram parte da mesa dois diretores com as maiores notas no exame de qualificação realizado dentro deste processo eleitoral: Luiz Augusto Bernardo, da E.M. Dr. Getúlio Vargas; e Theresa Fontes, vice-diretora da Creche Dom Helder Câmara. 
 
 
“Temos escolas que hoje são modelos e outras que também serão. Temos que acreditar e confiar em nossos governantes. Um diretor tem um poder muito grande de fomentar Educação, somos molas mestras e partes importantes da engrenagem. As reuniões que o secretário faz são muito importantes. Ele é o ouvido de todos “, disse Luiz Augusto.  “Estou muito feliz por estar aqui hoje representando nossa comunidade escolar. Vamos dar continuidade ao trabalho e fazer sempre o melhor para nossos alunos”, disse Thereza.
 
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, destacou a importância do evento.  “Estar nesse lugar de liderança não é fácil. Ser gestor é um grande desafio e tudo fica mais fácil com a união. Parabéns por vocês estarem contribuindo com a Educação e a Cultura. O peso e a responsabilidade são grandes, mas tenho certeza que vocês irão se destacar. Desejo boa sorte a todos e que entendam que vocês devem ser sempre lampiões iluminando os caminhos dos alunos e professores. A Educação e a Cultura vão trabalhar ainda mais de forma integrada, de mãos juntas”, afirmou Auxiliadora.
 
SOLENIDADE – Representado todos os gestores, subiram ao palco para receber o diploma os diretores e vices da C.E. Norberto de Carvalho, Grace Kelly da Silva Pinto Leite e Mayane Oliveira Azevedo; do C.E. José Cândido de Carvalho, Leila Cristina Maciel e Paloma Coutinho de Oliveira; da Escola Municipal José Carneiro Terra, Régio Oliveira de Almeida; e da Lions II, Tania Sá e Giselle Elias André Teixeira Cardoso.
 
 
As Escolas Municipais com as melhores notas no Ideb foram homenageadas: E.M. Santa Maria, nota 5,7; E.M. Dr Getúlio Vargas, nota 5,7; E.M. Francisco Ribeiro Siqueira, nota 5,6; E.M. Anleifer Leite Fernandes, nota 5,6; e E.M. Maria Queiroz de Oliveira, nota 5,6.
 
Também receberam homenagens as 40 unidades que foram contempladas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que liberou uma parcela extra para unidades executoras que tiverem um alto desempenho na execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
 
Os diretores e vice-diretores eleitos e reeleitos deverão participar do Curso de Atualização em Gestão Escolar no Município, nos dias 14 e 15 de março de 2023, também no Trianon, conforme previsto no Edital nº 08/2022, que regulamentou o processo.
 
Fonte: Secom PMC – Por: Redação – Foto: César Ferreira 
 

Destaque

Governo do Estado prevê orçamento de R$ 24,9 bi para 2024

Colunista Noel Junior

Publicado

no

O Governo do Estado do Espírito Santo encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, com previsão de uma receita total dos orçamentos da Seguridade e Fiscal de R$ 24,930 bilhões. O valor é 10,8% superior ao estimado para 2023, que foi de R$ 22,5 bi. O PLOA estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2024.

A receita contempla a arrecadação direta do Estado proveniente de impostos, taxas e contribuições, transferências do Governo Federal, recursos de operações de crédito com instituições financeiras nacionais e internacionais e convênios. Os investimentos previstos pelo Poder Executivo estão estimados em R$ 2.776,92 bilhões.

As principais áreas a receberem recursos do orçamento do Poder Executivo no próximo ano são: Saúde, com R$ 3.824,60 bilhões; Educação, com R$ 3.215,59 bilhões; Segurança, com R$ 2.819,83 bilhões; e Infraestrutura, com R$ 2.085,24 bilhões.

“A proposta orçamentária segue as diretrizes que norteiam a atual gestão, sob liderança do governador Renato Casagrande, prezando pela manutenção do equilíbrio fiscal, pelo fortalecimento das políticas públicas e pela celeridade na execução dos investimentos programados. É um orçamento realista, com olhar sobre o que já estamos executando em cada área de governo e com a perspectiva de continuidade e fortalecimento das metas estabelecidas, de forma que os recursos públicos sejam aplicados com eficácia nas prioridades estabelecidas no processo de planejamento estratégico e em consonância com os anseios da população capixaba”, destacou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Anúncio

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, ressaltou que o Espírito Santo é referência em solidez fiscal e equilíbrio nas contas públicas, o que possibilita ao Governo do Estado a realização de investimentos de grande vulto em áreas que fazem a diferença para a vida do cidadão, em áreas como a Educação, a Saúde e a Segurança. “O Espírito Santo segue registrando volume recorde de investimentos, e vamos manter esse ritmo em 2024. Isso é resultado de um Estado financeiramente organizado e que conta com uma política fiscal eficiente. Esses fatores fomentam um ambiente de negócios atrativo, favorecendo a instalação de novos empreendimentos e o crescimento econômico e social”, destacou Benicio Costa.

Em relação aos demais poderes, estão previstos R$ 3.014,91 bilhões, contemplando Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Defensoria Pública Estadual, sendo de R$ 360 milhões destinados ao aporte para aportes previdenciários dos Demais Poderes, conforme prevê a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024.

Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa, que também contou com a presença do subsecretário de Estado do Tesouro, Bruno Dias, e do gerente de Arrecadação e Cadastro da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Geovani Brum.

Entre os projetos em destaques para a gestão estão: a ampliação da educação em tempo integral; a modernização da estrutura e da segurança das unidades escolares; as construções do Hospital Geral de Cariacica, do Complexo de Saúde do Norte e demais reformas e adequações na rede de saúde; a ampliação da oferta de consultas, exames e cirurgias eletivas; o fortalecimento das forças policiais, com modernização, tecnologia e nossas ferramentas de estratégia, como a ampliação do Cerco Inteligente e os investimentos em inteligência; implantações e revitalizações de rodovias por todo o Estado; continuidade nas ações de macrodrenagem e outras voltadas a infraestrutura urbana e rural, entre outros.

Anúncio

Participação popular

Durante todo o mês de maio de 2023, o Governo do Estado realizou Audiências Públicas por diferentes microrregiões, de norte a sul do Estado, de forma a ouvir a população capixaba sobre as prioridades e propostas julgadas relevantes pelos moradores de cada microrregião. Os encontros presenciais aconteceram de forma aberta, livre e gratuita, momento em que a população teve participação direta, em microfone, podendo opinar e questionar sobre os projetos e as ações de governo, com pronta e imediata resposta de gestores governamentais e intermediação de equipes técnicas.

A consulta popular também foi realizada em formato on-line, mediante um cadastramento simples por parte do cidadão em que foram solicitados apenas nome, e-mail e município. No site, a população selecionou sua microrregião e, em seguida, a área estratégica de interesse e pode destacar os desafios que julgaram pertinentes, fez comentários, acrescentou informações nesses desafios, ou ainda fez contribuições avulsas.

As contribuições colhidas durante o processo de consulta popular subsidiaram a elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, além do projeto de lei (PL) do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, já encaminhado pelo Executivo para apreciação da Assembleia Legislativa.

Anúncio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
cintia.alves@sefaz.es.gov.br

Continuar Lendo

Destaque

Governo do ES anuncia aumento de 100% no valor do auxílio alimentação

Colunista Noel Junior

Publicado

no

A partir de maio deste ano, o valor do auxílio alimentação pago aos servidores públicos do Poder Executivo Estadual passará de R$300 para R$600 – um aumento de 100%. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (02), pelo governador do Estado, Renato Casagrande.

A ação beneficiará mais de 50 mil profissionais que estão em atividade. O projeto de Lei com a proposta será encaminhado, ainda nesta semana, para a análise da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

Continuar Lendo

Destaque

Lideranças querem manter alfândega no ES

Colunista Noel Junior

Publicado

no

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), juntamente com representantes da bancada federal capixaba e do Sindicato dos Exportadores do Estado (Sindiex), se reúnem nesta terça-feira (25) com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, para discutir a permanência da Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória (ALF/VIT). Essa reunião é resultado do encontro que o deputado Marcelo Santos teve com os integrantes da bancada federal capixaba no último dia 12.

“A Alfândega do Porto de Vitória é a terceira maior em volume de importações e a segunda maior em valor médio de Declarações de Importação (DI) no Brasil. Além disso, a unidade é responsável pelo controle de 22 instalações e recintos alfandegados no Espírito Santo e atuará em novos projetos portuários em execução, como o Porto da Imetame, com data de início de operação para 2025. No ano passado, os portos capixabas movimentaram R$ 35 bilhões em mercadorias e a possível transferência da Alfândega para o Rio de Janeiro pode gerar prejuízos à competitividade do estado”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

Diante desses números e da relevância da alfândega para o comércio exterior do estado, Marcelo Santos considera prejudicial o processo de regionalização proposto, no qual diversos processos de trabalho, dentre eles o despacho aduaneiro de mercadorias, seriam direcionados à unidade do Rio de Janeiro. Por isso, o presidente da Assembleia Legislativa e representantes do Sindiex pleiteiam a suspensão das ações no âmbito da 7ª Região Fiscal (SRRF07) com vista a regionalização de processos de trabalho e atividades da Alfândega do Porto de Vitória/ES para a Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto do Rio de Janeiro – ALF/RJO, de modo a não prejudicar o comércio exterior do estado.

Fonte: Comunicação ALES Por Redação web Ales, com informações da assessoria de imprensa e edição de Nicolle Expósito  Foto: Lucas S. Costa/Arquivo Ales

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta