Educação
Importância da educação física escolar em debate na Assembleia Legislativa
A importância da prática da educação física nas escolas e sua relação com a saúde do brasileiro será o tema da reunião da Comissão de Turismo e Desporto nesta segunda-feira (9). O colegiado recebe, às 18h10, no Plenário Judith Leão, a professora e pós-doutora na área Eliane Cunha Gonçalves.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/1996), a Educação Física é disciplina obrigatória na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Mas a profissional lamenta a diminuição da carga horária que a disciplina vem sofrendo nos últimos anos.
Na análise da professora, o cenário atual está na contramão de uma realidade em que a população está cada vez mais sedentária, inclusive as crianças, que não recebem estímulo familiar para a prática de exercícios. Como consequência, pontua, a população fica cada vez mais enferma.
Conforme Eliane, problemas como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, cardiopatia e diminuição da longevidade estão relacionados ao sedentarismo. Ela lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 75 a 300 minutos por semana de atividade física.
Presidente do Movimento “Crefes Já”, a convidada espera contar com a ajuda dos parlamentares federais e estaduais, incluindo a comissão presidida pelo deputado Coronel Weliton (PRD), para que haja um ajuste no número de aulas de educação física escolares.
Empreendedorismo
Na quinta (12), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba vai até a Serra para levar o debate em torno do Estatuto Estadual que regula as atuações do Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
O colegiado liderado pelo deputado Xambinho (Podemos) já percorreu as cidades de Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória para discutir alterações na Lei Complementar (LC) 618/2012, que regulamenta o setor, mas carece de atualização diante da inovação do mercado.
Confira a agenda da semana*:
Segunda (9)
13h30 – Reunião extraordinária híbrida da Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
18h10 – Reunião ordinária da Comissão de Turismo e Desporto – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
Quarta (11)
14h – Reunião extraordinária da Comissão Especial do Petróleo, Gás e Energia – Auditório Hermógenes Lima Fonseca
Quinta (12)
14h – Reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba – Centro Cultural e Biblioteca Pública Carlos Corrêa Loyola, s/n – Valparaíso, Serra
Fonte: Ales
Educação
Sedu anuncia países de destino dos alunos do Programa de Intercâmbio Estudantil
Os 170 alunos que participam da edição 2024 do Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria da Educação (Sedu), já sabem os países onde farão intercâmbio por três meses, a partir do mês de dezembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelo governador Renato Casagrande em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Os alunos que estudam espanhol nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) vão para o Chile e os que estudam inglês vão aprimorar o aprendizado do idioma nos Estados Unidos ou Canadá.
“Esse programa nos alegra muito e vamos aumentar o número de intercambistas para os anos de 2025 e 2026. É uma grande oportunidade de conhecimento, não apenas da língua, mas também de uma cultura nova. Essa experiência vai ajudar no futuro desses estudantes, permitindo o aperfeiçoar o conhecimento na língua que escolheram. Vocês vão conhecer novos países, lugares lindos, mas vão perceber o quanto o Espírito Santo é lindo e especial”, afirmou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou o potencial do projeto no desenvolvimento dos estudantes. “Este já é um programa bastante consolidado e é uma vivência que não apenas melhora o idioma, mas é também uma experiência pessoal e cultural muito rica e de potencial multiplicador extremamente grande para os alunos da nossa Rede”, comentou.
Os estudantes foram contemplados com bolsas na modalidade Curso Intensivo de Línguas, distribuídas da seguinte forma: 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 bolsas para o Canadá e cinco bolsas para o Chile. O embarque dos alunos está previsto para o mês de dezembro deste ano e o retorno em março de 2025.
O Programa de Intercâmbio Estudantil busca proporcionar aos estudantes a vivência em uma nova cultura, ampliando, desta forma, a visão de mundo de cada um deles. Além disso, o programa visa a desenvolver a fluência nas línguas inglesa ou espanhola, aprimorando as habilidades de compreensão, produção oral e escrita, por meio de uma imersão direta na língua estrangeira.
“A qualificação e a formação são os segredos do sucesso para o cidadão. O Governo do Estado mantém atuantes várias frentes de trabalho que contribuem com o acúmulo de conhecimento. Ver a alegria e a expectativa desses jovens aqui hoje, de suas famílias, reforçam nosso compromisso de continuar proporcionando oportunidades para o desenvolvimento pessoal em nosso Espírito Santo”, disse o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.
A seleção ocorreu em três etapas: a primeira envolveu as inscrições e a entrega de documentação para a análise do rendimento e da frequência dos estudantes. A segunda etapa consistiu na validação das inscrições e na análise da documentação apresentada pelos candidatos. Nessa etapa, foram classificados os estudantes que obtiveram um aproveitamento mínimo de 80% nos cursos de inglês ou espanhol, oferecidos nos CEIs, durante o ano de 2023. Na terceira etapa, os candidatos classificados foram convocados para uma entrevista oral on-line, que avaliou a fluência dos participantes no idioma estrangeiro.
Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias, cuidadosamente selecionadas, conhecidas como “host family”, que estão preparadas para receber grupos de alunos a partir do nível básico. As acomodações são escolhidas de forma a proporcionar segurança e fácil acesso às escolas, estando localizadas a até 40 minutos de distância das mesmas, por meio de transporte público.
Além da hospedagem, o programa inclui café da manhã e jantar oferecidos pela família anfitriã. Entre os benefícios, o Curso Intensivo de Língua (inglesa ou espanhola) garante aos alunos Seguro Saúde, ajuda de custo mensal no valor de U$400,00, entre outros.
Depoimentos
“Estou muito honrada em estar aqui hoje! Quando eu tinha 11 anos, comecei a gostar de inglês por conta das músicas que eu ouvia e me dediquei a aprender mais a língua inglesa. Com o incentivo de professores da escola, me interessei em fazer o curso de inglês. A oportunidade do intercâmbio é uma honra e estou muito feliz! Agradeço ao Governo do Estado e a todos que oportunizaram o intercâmbio”, comentou Ana Clara Gomes de Oliveira, estudante que participará do intercâmbio em 2024.
“Aproveitem ao máximo! Falem muito a língua, seja inglesa ou espanhola, e façam amizades com pessoas de outros países, porque assim vocês aprenderão ainda mais. Fazer o Intercâmbio foi uma das mais importantes experiências da minha vida, por isso, enquanto veterana, quero dar essa sugestão: aproveitem muito!”, compartilhou a estudante Clara Mavi Sampaio Palmeira, intercambista pelo Programa em 2023.
Programa de Intercâmbio Estudantil
Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta, atualmente, com 23 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. Em 2010, o Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu foi implementado dentro do Centro Estadual de Idiomas, com os objetivos de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e de consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro para a comunicação social, cultural e profissional.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707
Educação
Ensino Médio do Espírito Santo é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O Espírito Santo alcançou 1º lugar entre as redes Estaduais de Ensino do Brasil, na etapa do Ensino Médio, com 4,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos iniciais da educação básica ficou em 5º lugar com 6,3 e nos anos finais do Ensino Fundamental em 3º lugar com nota 5,3. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e demonstram uma melhora nos indicadores do Estado em todas as etapas avaliadas.
Esses resultados representam um avanço significativo, comparando-se com a última edição do Ideb 2019, que foi realizada antes do período de pandemia. A comparação com 2021 é inviável, haja vista as consequências no processo de aprendizagem bem como as condições de realização do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) no período de pandemia do Coronavírus (Covid-19).
“Estamos felizes pelo esforço que estamos fazendo e conseguimos o melhor resultado da série histórica. Estar em primeiro lugar no Ensino Médio é um orgulho. O Espírito Santo é o único estado com nota superior a cinco em aprendizagem. Enfrentamos e superamos uma pandemia global e esse resultado mostra nossa capacidade de recuperação. Por isso, temos que parabenizar a todos os profissionais que trabalham na educação”, comentou o governador Renato Casagrande.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, reforçou que, em toda política pública, as melhorias vêm com desafios. “Temos muito o que comemorar. Tivemos bons resultados, mas temos também alguns desafios. Desafios que são da educação pública brasileira, isso é nível Brasil, e não apenas o Espírito Santo. Mas como responsáveis pela gestão da Rede Pública de Ensino do Estado, temos que fazer a nossa parte para o Brasil começar a mudar. Temos buscado nos responsabilizar também pelos estudantes das redes municipais, não focando nossos esforços apenas na rede estadual. Afinal, eles também serão estudantes da rede estadual em algum momento. Por isso, estamos investindo recursos financeiros e acompanhando o desenvolvimento dessas escolas para fortalecer ainda mais os resultados obtidos”, afirmou.
Há vários fatores que explicam a melhoria do Ideb no Espírito Santo. Dentre eles, destacam-se ações implementadas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com foco na diminuição das desigualdades educacionais, tais como: o desenvolvimento de ações de intervenção pedagógica que visam mitigar as desigualdades e dificuldades de aprendizagem; o apoio aos municípios por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes); o monitoramento da frequência dos estudantes; a implementação e fortalecimento da metodologia da Busca Ativa Escolar; e o monitoramento do aprendizado dos estudantes por meio das avaliações externas para subsidiar as intervenções pedagógicas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707
Educação
Expansão do Pé-de-Meia beneficiará mais 1 milhão de estudantes
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (2) a ampliação do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio de escolas públicas e cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e tenha renda per capita de até meio salário mínimo. Atualmente, o benefício abrange apenas estudantes de escolas públicas que fazem parte do Programa Bolsa Família.
Com a expansão, cerca de um milhão de novos estudantes serão beneficiados. As mudanças também contemplarão alunos da educação de jovens e adultos (EJA).
O anúncio foi feito durante evento em Fortaleza (CE) com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente defendeu a importância da aplicação de recursos para a educação no Brasil e convocou os jovens presentes na cerimônia a não desistirem da escola e sonharem com a conquista de qualquer realização profissional por meio da educação.
“Estudar é quase que uma coisa sagrada para um pai e uma mãe. Para nós, a maior herança que a gente pode deixar para o nosso filho é educá-lo, formá-lo cidadão ou cidadã, dar a ele uma profissão, para que ele possa trabalhar, e pelo seu trabalho, ter um salário digno e decente para cuidar da sua família. Essa é a grande paixão de qualquer pai e qualquer mãe”.
Ele destacou que os recursos alocados em educação não são gastos, são investimento. “Enquanto eu puder colocar dinheiro na educação, é proibido qualquer ministro meu utilizar a palavra gasto. Eu vou gastar se tiver que fazer cadeia, prisão, para colocar essa juventude abandonada. Educação é investimento”, disse o presidente.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a sensibilidade do governo federal de promover o Pé-de-Meia, diante do fato de que cerca de meio milhão de estudantes abandonam a escola pública no Ensino Médio a cada ano. “Esse programa vem para dizer aos estudantes brasileiros que nós não queremos nenhum aluno fora da escola pública deste país. Porque somente através da educação a gente tem condições de transformar vidas. Não há nenhuma saída para o país e para a sociedade se desenvolver, gerar oportunidades, se não for através da educação”, reforçou.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse que, com o programa de incentivo, será possível avançar ainda mais na educação a nível regional. “Em 2023, a maior participação no Enem do país foi do Ceará. E os nossos alunos fizeram história neste ano, com o maior resultado da nossa história. Ingressaram no ensino superior, saindo da escola pública do Ceará, 22,5 mil jovens do Ceará”, informou.
Expansão
De acordo com o Ministério da Educação, os novos contemplados começam a receber o Pé-de-Meia a partir de agosto. Já os alunos de EJA receberão o benefício em setembro, com o início do semestre letivo nessa modalidade de ensino.
Criado para garantir a continuidade e frequência escolar dos jovens de baixa renda, o programa concede incentivo mensal de R$ 200 ao estudante, que pode ser sacado em qualquer momento, além de depósitos deR$ 1 mil ao final de cada ano concluído com aprovação, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio.
Atualmente, o programa é voltado a estudantes de escolas públicas beneficiários do Bolsa Família. Desde o primeiro semestre de 2024, 2,7 milhões de jovens já receberam o incentivo.
Agencia Brasil – Edição: Sabrina Craide
- Política2 dias atrás
Ex-prefeito Audifax ignora Carta Compromisso com a Educação da Serra
- Eleições 20242 dias atrás
André Lopes tem se consolidado como uma forte liderança na política de Cariacica
- Tecnologia3 dias atrás
Arquivo ou pasta não quer ser excluído? Veja o que fazer
- Eleições 20243 dias atrás
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência: veja como fazer
- Política2 dias atrás
Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México
- Internacional3 dias atrás
Irã lança mísseis contra Israel; governo israelense entra em alerta
- Fé2 dias atrás
Filme cristão “A Forja” lidera ranking de bilheteria no Brasil
- Tecnologia2 dias atrás
O que a tecnologia reserva para nossa saúde bucal? Descubra