Empreendedorismo
Serra: ambiente de negócios impulsiona aumento de empresas na cidade
O número de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) na Serra cresceu expressivamente nos últimos seis anos, representando uma taxa de mais de 50% de aumento de cadastrados. O crescimento se acelerou, principalmente, nos últimos quatro anos.
Entre os anos de 2019 e 2020, houve um aumento de cerca de cinco mil CNPJs. Já a partir do ano de 2021, os cadastrados passaram de 10 mil a cada ano, chegando a mais de 86 mil em 2024.
Para o secretário da Fazenda da Serra, Henrique Valentim, o crescimento reflete um dinamismo na economia da Serra, fruto da melhoria da ambiência de negócios no município.
“Essa relação entre o contribuinte e a prefeitura foi muito simplificada. Os processos agora são on-line, existem licenças unificadas como a licença de meio ambiente, por exemplo. Então, adotamos uma série de ações com foco em facilitar a relação do contribuinte com a prefeitura, o que torna a cidade mais atrativa para o negócio”, explica Valentim.
Valentim complementa que a Serra é a cidade que tem crescido cada vez mais no Estado, se tornando um polo referência do desenvolvimento capixaba.
Ranking das maiores empresas
A Serra se destaca também no ranking das 200 maiores empresas do Espírito Santo, divulgado anualmente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
O município está em segundo na lista das cidades que abrigam o maior número de empresas listadas entre as 200 maiores. No total, são 34 empresas, que juntas tiveram receita operacional líquida superior a 23 bilhões de reais no ano de 2023.
Confira os dados do crescimento do número de CNPJs
2019 = 37.040
2020 = 41.940
2021 = 48.154
2022 = 58.884
2023 = 68.903
2024 = 86.133
Secom-PMS
Empreendedorismo
Empreendedorismo capixaba liderado pelo deputado Xambinho será debatido na Serra na quinta(12)
Na próxima quinta (12), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba vai até a Serra para levar o debate em torno do Estatuto Estadual que regula as atuações do Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
O colegiado liderado pelo deputado Xambinho (Podemos) já percorreu as cidades de Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória para discutir alterações na Lei Complementar (LC) 618/2012, que regulamenta o setor, mas carece de atualização diante da inovação do mercado.
Confira local e horário:
Quinta (12)
14h – Reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba – Centro Cultural e Biblioteca Pública Carlos Corrêa Loyola, s/n – Valparaíso, Serra
Fonte: Ales – Por Marcos Bonn, com edição de Nicolle Expósito
- Negócios3 dias atrás
70% dos Empregadores Preferem Habilidades em IA do Que Experiência
- Economia3 dias atrás
Jornada 6×1 divide entidades de trabalhadores e patronais
- Cidades1 dia atrás
Natal Serra + Iluminada terá cantadas, árvore musical e roda-gigante para a garotada
- Política23 horas atrás
Audiência Pública discute Lei Orçamentária Anual 2025 na Assembleia Legislativa
- Cidades4 horas atrás
São Mateus: Governo do Estado inaugura obras e anuncia novos investimentos
- Geral2 dias atrás
PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022
- Tecnologia3 dias atrás
O que é sibutramina e como ela age no corpo?
- Tecnologia2 dias atrás
União Europeia apresenta rascunho de Código de Práticas para modelos de IA