Ligue-se a nós

Esporte

Com gol de Pedro, Flamengo vence o Palmeiras na estreia do Brasileirão 2021

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo largou com o pé direito na busca pelo tricampeonato. O time comandado por Rogério Ceni venceu o Palmeiras por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Maracanã, o gol marcado pelo atacante Pedro. A partida foi marcada por boas defesas de ambos os goleiros e um possível pênalti não marcado a favor do Fla.

Sem Gabigol, ele resolve

O Flamengo perdeu Gabigol na véspera da partida: na noite de sábado, foi informado que o atacante não ia a campo em função de uma indisposição gástrica. Pedro foi escalado como titular e, como de costume, deu conta do recado. Esse foi o nono gol do atacante na temporada – com a ressalva de que ele começou no banco na maioria das vezes…

Dois paredões

Que a justiça seja feita: as duas equipes só não fizeram mais gols por causa das atuações dos goleiros. Diego Alves fez grandes defesas durante o jogo – a mais impressionante delas em finalização de Luiz Adriano de dentro da pequena área, que ele defendeu com os pés. Weverton também fechou a meta palmeirense. Só não conseguiu mesmo foi parar o gol de Pedro, mas não teve culpa alguma no lance.

Foi pênalti?

Aos 26 minutos do segundo tempo, Pedro conseguiu um passe meio desajeitado de calcanhar para Bruno Henrique, que invadiu a área e caiu pedindo pênalti. O árbitro Anderson Daronco, no entanto, marcou falta de Pedro na origem do lance. Comentarista da Central do Apito, Sandro Meira Ricci acredita que ele errou.

Anúncio

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi de equilíbrio, com a impressão de uma ligeira superioridade do Palmeiras, embora o Flamengo tenha tido mais posse de bola. O time comandado por Abel Ferreira levou muito perigo em dois contra-ataques, mas Diego Alves defendeu as finalizações de Luiz Adriano (de dentro da pequena área) e Rony. O de Rogério Ceni ocupou bastante o campo ofensivo, trocou passes e testou Weverton em chutes de Pedro e Arrascaeta, mas nada o suficiente para mudar o palcar.

Segundo tempo

Antes mesmo do primeiro minuto, o Flamengo já mostrou para que veio no segundo tempo: Bruno Henrique chegou antes de Weverton, mas tocou forte demais e mandou por cima do gol. O time de Rogério Ceni voltou com mais ímpeto e passou a bombardear o gol palmeirense: Bruno Henrique de fora da área, Arrascaeta e uma cabeçada de Rodrigo Caio obrigaram o goleiro do Palmeiras a fazer boas defesas. Mas não havia nada que ele pudesse fazer depois que Bruno Henrique arrancou pela esquerda, cruzou, e Pedro se jogou para completar para o fundo das redes.

Classificação

Com esse resultado, o Flamengo inicia o Brasileirão 2021 com três pontos e ocupa no momento a quarta colocação na tabela. Por sua vez, o Palmeiras se junta ao grupo de quem ainda não pontuou e está parte debaixo da classificação. Confira a tabela completa clicando AQUI.

Próxima rodada

O Palmeiras volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo para enfrentar a Chapecoense, às 18h15 (de Brasília), no Allianz Parque. Com o duelo contra o Grêmio adiado, o Flamengo joga só no dia 13 contra o América-MG, às 20h30, no Maracanã.

Anúncio

Antes disso, tem Copa do Brasil

Tanto Flamengo quando Palmeiras entram já na próxima fase da Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira, dia 3, o Verdão enfrenta o CRB em Alagoas, às 21h30 (de Brasília). Por sua vez, o Flamengo encara o Coritiba fora de casa no dia 10, também às 21h30.

Fonte: g1.globo.com
Foto: André Durão

Esporte

Flamengo garante seu 39º título do Campeonato Carioca

Redação Informe ES

Publicado

no

O Flamengo é campeão carioca de 2025! O Rubro-Negro empatou com o Fluminense por 0 a 0 neste domingo (16), pelo jogo de volta da final do Campeonato Carioca. O jogo foi marcado por lances de muito perigo nos dois lados, cartões amarelos e gols anulados.

Como o Flamengo venceu o jogo de ida por 2 a 1, com a vantagem mínima, o Mais Querido podia até empatar para garantir seu trigésimo nono troféu estadual, foi o que aconteceu. Com o triunfo deste domingo, a equipe principal de Filipe Luís não só se sagrou campeã, como fez isso de forma invicta.

Hegemonia no Rio de Janeiro

O rubro-negro conquista seu segundo título seguido do carioca, no ano passado a equipe treinada pelo técnico Tite venceu o estadual de forma invicta. Neste ano, a equipe títular estreou somente na quarta rodada do Campeonato Carioca e também não perdeu. Infelizmente o time alternativo do Flamengo sofreu duas derrotas antes da equipe principal estrear, contra o Boavista e o Nova Iguaçu.

Anúncio

A boa performance nos clássicos fizeram consolidar o trabalho de Filipe Luis que tem sido pilar dessa boa fase do Flamengo. O único resultado negativo entre os sete jogos contra os grandes do Rio, foi no primeiro jogo contra o Fluminense, onde o resultado terminou 0 a 0. Nos outros 6 jogos, onde o Flamengo venceu, a equipe rubro-negra teve uma performance expressiva e convincente.

Veja os anos em que o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca – 39 títulos (1914, 1915, 1920, 1921, 1925, 1927, 1939, 1942, 1943, 1944, 1953, 1954, 1955, 1963, 1965, 1972, 1974, 1978, 1979-I, 1979-II, 1981, 1986, 1991, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2011, 2014, 2017, 2019, 2020, 2021, 2024 e 2025)

Campeonato Carioca: Quais os times com mais títulos?

Flamengo – 39 títulos

Anúncio

Fluminense – 33 títulos

Vasco – 24 títulos

Botafogo – 21 títulos

Fonte: Terra

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Governo do Estado inaugura Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesta quarta-feira (12), o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência “Sidney de Carvalho Rosadas” – a segunda maior estrutura do Brasil voltada exclusivamente ao paradesporto e a primeira obra desse tipo construída por um governo estadual no País. Na mesma solenidade, foram também entregues as reformas dos ginásios de ginástica e lutas.

Os equipamentos estão localizados no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport),  em Bento Ferreira, Vitória. As três obras, realizadas pelo Governo do Estado, somam um valor total de R$ 37,12 milhões.

O evento contou com as presenças do ministro do Esporte, André Fufuca; dos medalhistas olímpicos Abner Teixeira, do boxe, e Arthur Zanetti, da ginástica artística; dos deputados federais Josias Da Vitória e Jackeline Rocha; dos deputados estaduais Vandinho Leite, Allan Ferreira, Coronel Wellington, Hudson Leal e João Coser; de secretários de Estado;  além de diversas outras autoridades e membros da comunidade esportiva.

“Todos vocês, atletas e para-atletas, são nossos orgulhos, pois vocês levam a bandeira do Espírito Santo para o mundo todo. Quero agradecer a presença do ministro do Esporte, que faz um ótimo trabalho e anunciou 15 centros esportivos para nosso Estado. Estamos inaugurando três equipamentos importantíssimos para o esporte capixaba e brasileiro. Precisamos compreender que o esporte leva dignidade, lazer, saúde e integração das pessoas”, afirmou o governador.

Anúncio

Casagrande prosseguiu: “Sabemos que esses equipamentos são para o alto rendimento, mas para chegar nesse nível é preciso se interessar desde cedo pelo esporte. O que nós queremos é que se tenha local para que os atletas possam ter oportunidade com locais adequados para treinar. Queremos ainda que todas as pessoas também tenham acesso a locais para a prática esportiva. Por isso, fazemos investimentos em campos Bom de Bola, reforma de campos de futebol e quadras poliesportivas, além de diversos programas para incentivar as pessoas.”

O ministro André Fufuca comentou sobre os novos investimentos do Governo Federal na área para o Estado. “Sou suspeito por falar do Espírito Santo, pois é um dos Estados mais bonitos do Brasil com um povo trabalhador e acolhedor. E que tem a sorte de ter um dos melhores governadores do Brasil. Só vejo investimentos que nem esse em São Paulo que tem maior PIB do País e agora no Espírito Santo. O que está sendo entregue hoje é respeito e dignidade ao paradesporto. Não tenho dúvida que daqui a 20 anos seremos o número um do mundo com a ajuda de investimentos como estes feitos aqui no Espírito Santo. Quero anunciar que vamos investir em 15 centros esportivos no Estado. O Governo estadual já faz muito pelo esporte e agora é o Ministério do Esporte quem irá fazer”, declarou.

“A inauguração do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência e a entrega das obras dos ginásios de ginástica e lutas representam um grande avanço para o esporte capixaba. Com essas infraestruturas modernas e acessíveis, garantimos mais oportunidades para os atletas e fortalecemos ainda mais o nosso desporto de alto rendimento. Esses investimentos só foram possíveis porque o governador reconhece a importância do esporte para a nossa sociedade e porque temos um Governo do Estado com a casa em ordem e capacidade de investimento”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Centro de Excelência

Com investimento de R$ 11,61 milhões, o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência “Sidney de Carvalho Rosadas” oferece estrutura moderna e acessível para a prática de diversas modalidades, como basquete e rugby em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal para cegos, goalball, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado. O espaço conta com uma arquibancada geral com capacidade para 195 assentos e uma área exclusiva para 15 cadeirantes, garantindo conforto e inclusão para todos os espectadores.

Anúncio

Projetado para ser um ambiente seguro e inclusivo, o Centro de Excelência possui rampas de acesso, banheiros e vestiários adaptados, além de tecnologias assistivas para atender às necessidades de pessoas com deficiência. O ginásio conta com piso antiderrapante, climatização e sinalização tátil, sonora e visual para garantir acessibilidade plena. Também há um espaço específico para armazenamento de cadeiras de rodas.

Com uma área total de 1.549,20 metros quadrados, o local se destaca como referência em inclusão esportiva, promovendo qualidade de vida e bem-estar por meio do esporte. Sua infraestrutura ainda inclui duas salas multiuso e uma sala de fisioterapia equipada para atender as necessidades de reabilitação física.

A expectativa é de que o Centro de Excelência irá receber uma média semanal de 400 pessoas. Voltado exclusivamente ao paradesporto, o equipamento só não é maior nesse tipo de modalidade no Brasil que o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e que é considerado o maior complexo paradesportivo da América Latina.

Ginásio de ginástica

O Ginásio de Ginástica Rítmica e Artística “Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho”, inaugurado em 2016, passou por sua primeira grande reforma, com investimento de R$ 11,8 milhões. O espaço, destinado a treinos e competições de ginástica rítmica e artística, recebeu diversas melhorias estruturais, estéticas e novos aparelhos esportivos de alto padrão. A revitalização incluiu a construção de um grande almoxarifado para otimizar o armazenamento de materiais e a modernização da fachada com pele de vidro, revestimento em ACM e fechamento com telhas metálicas, conferindo um visual mais imponente ao prédio.

Anúncio

Internamente, o ginásio foi adequado às normas técnicas esportivas, com a ampliação do fosso de saltos e a renovação do piso com pintura epóxi de alta durabilidade, garantindo mais resistência e segurança para os atletas. Além dessas melhorias, a infraestrutura do ginásio foi modernizada para proporcionar mais eficiência e conforto. O telhado foi substituído por telhas termoacústicas, melhorando o isolamento térmico e acústico, e a iluminação foi atualizada para maior eficiência energética.

Também foram realizados reparos na usina de energia solar, aprimorando seu desempenho. O fechamento da cobertura foi feito com forro de drywall, garantindo um melhor acabamento e conforto acústico. Por fim, todos os banheiros foram modernizados, assegurando mais acessibilidade e funcionalidade para atletas, equipe técnica e visitantes, tornando o ginásio um espaço moderno, seguro e adequado para a prática esportiva de alto nível. A expectativa é de que o ginásio de ginástica vai receber, semanalmente, cerca de 700 pessoas.

Ginásio de lutas

O Ginásio de Lutas “Algênio Moreira de Barros” também foi inaugurado em 2016 e passou agora por sua primeira grande reforma, com investimento de R$ 13,71 milhões. O espaço recebeu novos equipamentos esportivos de alto padrão e passou por uma ampliação significativa da área interna, tornando-se mais moderno e funcional para atletas, profissionais e espectadores.

Entre as melhorias, foram construídas uma arquibancada fixa para melhor visibilidade do público, uma sala de imprensa equipada para cobertura de eventos e um almoxarifado estratégico para armazenamento de materiais. O ginásio poderá receber treinos e competições de modalidades como boxe, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing e taekwondo, consolidando-se como um centro de referência para os esportes de combate.

Anúncio

A modernização incluiu a instalação de um telhado termoacústico para garantir conforto térmico, além da climatização completa do ambiente, proporcionando melhores condições para treinos e competições. A fachada externa foi revitalizada com pele de vidro e revestimento em ACM, proporcionando maior durabilidade e design moderno à estrutura.

Além disso, os banheiros foram totalmente renovados para oferecer mais acessibilidade. Outras melhorias incluem novas instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto, reforma da cobertura e a modernização da iluminação, tornando o ginásio um espaço de excelência para formação de atletas e realização de eventos esportivos de alto nível. A previsão é de que o ginásio de lutas terá capacidade para receber, semanalmente, cerca de 1200 pessoas.

Conheça o perfil dos homenageados:

ALGÊNIO MOREIRA DE BARROS (1932-2002)

Algênio Moreira de Barros nasceu em Teresópolis (RJ), em 8 de dezembro de 1932. Iniciou-se no jiu-jitsu sob a orientação da família Gracie, conquistando o oitavo dan e a faixa-preta em judô. Na década de 1950, mudou-se para Vitória, onde foi pioneiro na disseminação das artes marciais, fundando sua academia após atuar no Clube Saldanha da Gama.

Anúncio

Nos anos 1970, passou a lecionar judô no curso de Educação Física da UFES, formando gerações de atletas. Em 1973, cofundou a Federação Espiritossantense de Judô (FEJ), ainda ativa. Entre seus alunos, destacou-se Paulo Wanderley Teixeira, ex-presidente da FEJ, CBJ e COB.

Algênio faleceu em 2 de junho de 2002, por complicações do diabetes.

EDUARDA MELLO QUEIROZ RODRIGUES PINHO (1995-2012)

Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho nasceu no dia 23 de janeiro de 1995, em Vitória. Duda, como era carinhosamente chamada, representou o Espírito Santo em inúmeras competições de Ginástica Rítmica. Ao longo da sua trajetória, passou por associações como Clube dos Oficiais (PMES) e Escola de Campeãs.

Tornou-se campeã brasileira por equipe e no Conjunto na ginástica rítmica; e campeã no Torneio Nacional da modalidade. Fora do Brasil, conquistou o bronze na Copa Pan-Americana de Clubes, no Torneio Internacional de Kyustendil e no Gymnasiade.

Anúncio

Duda faleceu em 16 de setembro de 2012 em um acidente automobilístico ocorrido na BR-262, em Viana.

SIDNEY DE CARVALHO ROSADAS (1948-2024)

Sidney de Carvalho Rosadas nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de junho de 1948. Doutor e mestre, graduou-se em Educação Física e Fisioterapia. Em 1992, mudou-se para o Espírito Santo, onde foi professor da UFES, destacando-se na disciplina de Educação Física Adaptada.

Em 1993, fundou o Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA), promovendo a inclusão de pessoas com deficiência por meio do programa “Prática Pedagógica de Educação Física para Pessoas com Deficiência Intelectual”. Autor de nove livros, desenvolveu inúmeros projetos e pesquisas na área.

Sidney faleceu em 23 de outubro de 2024, em Vitória, vítima de câncer.

Anúncio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(27) 99271-8222/ (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br

Continuar Lendo

Esporte

Fla e Flu decidem Carioca pela quinta vez em sete anos

Redação Informe ES

Publicado

no

Flamengo e Fluminense vão decidir o título do Campeonato Carioca de 2025. Pela quinta vez nos últimos sete anos, os maiores campeões do estadual mais charmoso do Brasil se encontram na decisão. Atual campeão, o Rubro-Negro busca o 39º título e ampliar a vantagem como maior vencedor do Rio de Janeiro. Já o Tricolor, por outro lado, quer o 35º caneco e encurtar a diferença para o rival.

O equilíbrio é uma marca da história do Fla-Flu. Há 89 anos, Flamengo e Fluminense decidiram o título do Carioca pela primeira vez. Ao longo da história do campeonato estadual, os rivais da Gávea e Laranjeiras disputaram o título em 15 ocasiões, com nove títulos para os tricolores e seis títulos para os rubro-negros. Nas últimas quatro finais, foram duas conquistas para cada.

O Flamengo está em sua sétima final de estadual consecutiva. O Fluminense, por outro lado, chega a sua quinta no mesmo período. Em 2020 e 2021, o Rubro-Negro levou a melhor e conquistou o título. Já em 2022 e 2023, o Tricolor sagrou-se bicampeão. No ano passado, eles se enfrentaram na semifinal — e o Rubro-Negro levou a melhor e, posteriormente, venceu o Nova Iguaçu na decisão.

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados