Esporte
Flamengo e Athletico no ES terá esquema especial de segurança e transporte

A bola vai rolar! O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, vai receber, nesta quarta-feira (13), às 21h30, o confronto entre Flamengo e Athletico Paranaense, válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. E para garantir a segurança e tranquilidade dos torcedores, o Governo do Estado preparou um esquema especial de policiamento e transporte para a partida.
O planejamento foi realizado de forma integrada pela Gerência de Operações Integradas (Geopi) da Sesp, com a participação da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Prefeituras Municipais de Vitória e Cariacica e Ceturb. As forças de segurança do Estado e as Guardas Municipais de Vitória e Cariacica atuarão de forma conjunta, sob coordenação da Geopi/Sesp.
O plano de segurança começa no deslocamento das equipes desde os hotéis, em Vitória, até o Estádio, em Cariacica. Os ônibus sairão dos hotéis com escolta da Guarda Municipal de Vitoria e, no acesso ao Estádio, contarão com o acompanhamento da Guarda Municipal de Cariacica.
A Polícia Militar empenhará efetivo de patrulhamento em viaturas e a pé, no entorno do Estádio Kleber Andrade e nas vias de acesso. O Batalhão de Trânsito (BPTran) atuará na organização e segurança do trânsito. No interior do Estádio, equipes do Batalhão de Missões Especiais (BME) estarão a postos caso seja necessária intervenção policial. Nas ruas ao redor, equipe da Força Tática estarão posicionadas em pontos estratégicos, assim como o Regimento de Polícia Montada (RPMont), que atuará em caso de distúrbio.
O acesso do público ao local do jogo será a pé e contará com três barreiras de revista pessoal, realizada por uma empresa de segurança privada com apoio da Polícia Militar. As torcidas organizadas terão atendimento diferenciado, para garantir um acesso confortável até as arquibancadas. As torcidas organizadas do Flamengo terão uma entrada exclusiva e acompanhamento até sua área na arquibancada. As torcidas do Athlético Paranaense também terão uma área reservada e acesso prioritário.
A Delegacia Regional de Cariacica terá reforço no efetivo do Plantão e o Corpo de Bombeiros Militar estará com uma equipe de resgate a postos para eventual acionamento.
“Todo o planejamento foi feito para que tanto torcedores capixabas quanto visitantes tenham uma ótima experiência, como tem sido sempre que o Espírito Santo recebe partidas de campeonatos nacionais. Nosso Estado tem um histórico de eventos bem organizados e este será mais um”, afirmou o gerente de operações integradas da Sesp, coronel Sebastião Biato.
Transporte: Transcol terá carros de reserva nos terminais
Os torcedores que forem assistir ao jogo vão contar com uma programação especial de ônibus do Transcol, que terá 12 carros extras nos terminais para garantir o transporte do público da partida. Por se tratar de dia útil, toda a frota do Transcol estará rodando.
A partir das 22h30, na saída do jogo, haverá veículos de reserva nas proximidades do estádio que serão acionados por agentes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiro do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), de acordo com a demanda para levar os torcedores de volta aos terminais.
Conforme orientação da Guarda Municipal de Cariacica, os torcedores devem ficar atentos, pois o embarque, tanto no sentido Viana quanto no sentido Vitória, será feito na pista lateral perto da entrada do estádio, para evitar que os torcedores tenham que atravessar pista da BR-262.
Agentes da Ceturb-ES vão acompanhar de perto a operação para fazer os ajustes necessários durante a realização do jogo, na área do evento e nos terminais de integração.
As linhas que passam pelo Kleber Andrade:
509 – T. CARAPINA / T. C. GRANDE, VIA EXP. GARCIA/RETA DA PENHA
515 – T. LARANJEIRAS / T. CAMPO GRANDE VIA BEIRA MAR
526 – T. C. GRANDE / T. VILA VELHA VIA VASCO DA GAMA/EXP. GARCIA
524 – T. C. GRANDE / PÇA DE EUCALIPTO, VIA MARECHAL CAMPOS
531 – T. CAMPO GRANDE / T. VILA VELHA VIA MARUÍPE
535 – T. CARAPINA / T. C. GRANDE VIA T. J. AMÉRICA/SERAFIM DERENZI
536 – T. CAMPO GRANDE / T. VILA VELHA VIA MARUIPE – EXPRESSO
591 – SERRA / T. CAMPO GRANDE VIA RETA DA PENHA / BR 262
700 – T. CAMPO GRANDE / T. ITACIBÁ, VIA CAMPO GRANDE
729 – T. CAMPO GRANDE/ALTO BOA VISTA VIA EXP. GARCIA – CIRCULAR
731 – T.C. GRANDE / T. J. AMÉRICA, VIA VALE ESPERANÇA
753 – RODA D’ÁGUA / T. ITACIBÁ, VIA BR 262
742 – T. C. GRANDE / T. SÃO TORQUATO VIA EXP. GARCIA/T. J. AMERICA
748 – SÃO GERALDO / T. JARDIM AMÉRICA
781 – T. CAMPO GRANDE / T. ITACIBÁ VIA BR 262
783 – NOVA ROSA DA PENHA / T. ITACIBÁ – VIA CAMPO GRANDE
784 – VILA MERLO / T. J. AMERICA – VIA BUBU/CEASA
785 – DUAS BOCAS / T. CAMPO GRANDE VIA ITACIBÁ/AV. EXP. GARCIA
792 – NOVO BRASIL / T. C. GRANDE, VIA EXPEDITO GARCIA
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Richard Pinheiro / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99865-0093 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 / 9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br
Esporte
Brasil joga bem no Maracanã e derrota Chile por 3×0 pelas Eliminatórias

Na última atuação diante da torcida brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Brasil derrotou o Chile por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (4) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O confronto, que foi válido pela 17ª rodada da competição.
Com os três pontos conquistados nesta quinta, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, que já entrou em campo classificada para a próxima edição do Mundial, chega à última rodada das Eliminatórias ocupando a 2ª posição da classificação com 28 pontos.
Ataque contra defesa
A seleção brasileira entrou em campo com grande favoritismo diante de um Chile que ocupa a lanterna das Eliminatórias. Diante de um adversário claramente inferior, Carlo Ancelotti armou o Brasil com um quarteto de ataque formado por Gabriel Martinelli, João Pedro, Estêvão e Raphinha. Tanto por opção tática como por característica dos jogadores, o ataque do Brasil se movimentou muito desde os primeiros minutos, o que criou muitas dificuldades para a defesa de um adversário que pouco criava.
E foi em uma trama coletiva dos atacantes brasileiros que a seleção abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Em rápido contra-ataque pela esquerda, o lateral Douglas Santos tabelou com João Pedro antes de tocar para Raphinha, que chutou para defesa parcial do goleiro Vigouroux. Estêvão aproveitou então a bola que sobrou para acertar uma meia bicicleta para abrir o marcador.
Agencia Brasil
Esporte
Capixaba Leonardo Alves é campeão e fecha a Maratona de Vitória em 2h27

Com milhares de passos e histórias cruzando a linha de chegada, a Maratona de Vitória consolida-se como a maior prova da capital capixaba. Leonardo Alves dos Santos foi o grande campeão e fechou a prova em 2h27. Superação foi a palavra de ordem para os corredores que disputaram os 21k e 42k na manhã deste domingo (31), com largada e chegada na Praça do Papa.
Morador de Sooretama, Leonardo tem 44 anos e entrou para a corrida há 18 anos. Ele divide seu tempo entre o trabalho como pintor e os treinos para as corridas, cinco dias por semana. “Quero agradecer a Deus, minha esposa, minha família que está em casa torcendo e meus amigos. É muito satisfatório porque muita gente está torcendo por mim. Eu já tenho três maratonas concluídas esse ano”, comemora Leonardo.
No feminino, teve festa mineira no pódio. A fotógrafa Gisely Carvalho, 37 anos, completou os 42k em 3h17 e conquistou a prova pela terceira vez consecutiva. A maratonista confessou que quase desistiu nos 15k. “Estava com muita dor no quadril e nas pernas. Há duas semanas tive uma crise de hérnia de disco, então estar aqui hoje foi um milagre de Deus. Meu marido não me deixou desistir”, desabafa. Gisele foi uma das atletas que topou o Desafio Cidade de Vitória, com provas nos dois dias de maratona. Além da vitória hoje, ela também conquistou no sábado o terceiro lugar na prova de 10k, com o tempo de 42min17s.
Com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Crédito: @esportevix
O governador Renato Casagrande fez sua estreia nos 21k e finalizou a prova em 2h36. “A primeira vez a gente nunca esquece e não vou esquecer a Meia Maratona de Vitória. É uma alegria poder participar e os 21k foi um desafio que eu tinha. É uma alegria poder correr, ver o sucesso da maratona e incentivar pessoas a praticar atividade física”, celebra.
Entre os 2.500 inscritos nos 21k, foram mais de 1.400 homens e mais de 1 mil mulheres; já nos 42k, os homens representaram quase 700 corredores, enquanto as mulheres, 200 do total de 900 participantes. No total, os dois dias de prova reuniram mais de 7 mil corredores, sendo 1 mil vindos de fora do Espírito Santo, entre eles, participantes dos Estados Unidos, Argentina, Holanda, Espanha e El Salvador.
“Realização e gratidão” foram as palavras de Bernardo Ramos, diretor da Pace Eventos, organizadora da prova, para comemorar o sucesso da Maratona de Vitória. Ele disse que a de 2026 já está marcada para dia 30, o último domingo de agosto, e será ainda maior, com 10 mil corredores! O Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), é o patrocinador master da Maratona de Vitória, que contou ainda com o patrocínio da Fortlev e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória.
Acesse as fotos da corrida – crédito @esportevix:
Acesse todos os resultados da corrida na Chiptiming:
Confira o resultado dos cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino:
Pódio 42k masculino. Crédito: @esportevix
Geral masculino 42k
- Leonardo Alves dos Santos 02:27:01
- Jose da Consolação Amaral Junior 02:39:46
- Tiago Vasconcelos dos Santos 02:41:13
- Juvenil Pereira Galvão 02:44:21
- Arthur Andrade Linhares 02:47:39
Geral feminino 42k
- Gisely Carvalho 03:17:22
- Claudiane Coelho de Sales 03:18:47
- Bruna Gonçalves Silva v03:18:49
- Bruna Cavallazzi Silveira 03:21:28
- Rosiane dos Santos Bispo 03:21:33
Geral masculino 21k
- Maquezile Gabriel Pio 01:09:08
- Jonilson Pinto Prates 01:09:47
- Diego Santos Barbosa 01:13:38
- Leonardo Bilich Abaurre 01:14:52
- Guilherme Daher Ferreira 01:15:24
Clique Para Download |
Geral feminino 21k
- Yries Pereira 01:25:29
- Carolina Henrique Sardinha Silva 01:27:08
- Lyvia Rostoldo Macedo 01:33:18
- Tais de Souza Barros 01:34:36
- Daniela Almeida de Freitas 01:34:37
PCD masculino 21k
- Edimar de Paulo Coutinho 01:45:59
- Valdecir Nogueira da Silva 01:49:49
- Leandro Murta 02:09:16
- Joel Borges Campos 02:14:06
- Gabriel Silva Rodrigues 02:37:59
PCD feminino 21k
- Nayara Meireles dos Santos
Atendimento à Imprensa:
Assessoria – L4 Comunicação
Luciane Ventura – (27) 99299-4291
Ludmila Nascimento – (27) 99709-2026
Esporte
Infartos e AVCs: o melhor jeito de caminhar para prevenir fatores de risco

A meta de 10 mil passos por dia virou quase um mantra moderno. Você já deve ter visto esse número em relógios inteligentes, aplicativos de celular, campanhas de saúde e por aí vai. Mas, segundo um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, essa regra não é tão rígida assim. Na prática, vale a lógica do “quanto mais, melhor”: cada passo extra já traz benefícios para o coração. Além disso, o ritmo também entra na conta, especialmente para quem convive com hipertensão, um dos principais fatores de risco para infarto e AVC.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisado companharam mais de 36 mil pessoas, com e sem hipertensão. Todas usaram acelerômetros no pulso durante uma semana para registrar o número e o ritmo dos passos. A média de idade era 64 anos, e o grupo foi monitorado por oito anos. Nesse período, quase 2 mil participantes tiveram eventos cardiovasculares graves, como infarto, AVC e insuficiência cardíaca.
Os cientistas estabeleceram 2.300 passos diários como ponto de partida. A partir daí, a cada mil passos extras observaram:
- 17% de redução no risco de eventos cardiovasculares graves
- 22% menos risco dde insuficiência cardíaca
- 9% menos risco de infarto
- 24% menos risco de AVC
Traduzindo para números absolutos: a cada mil passos extras por dia, foram evitados, em média, 31,5 eventos cardiovasculares graves por 10 mil pessoas ao ano, incluindo 7,2 casos de insuficiência cardíaca, 9,9 infartos e 10,4 AVCs.
E não foi só entre hipertensos. Em mais de 37 mil pessoas sem pressão alta, o efeito protetor também apareceu: cada mil passos adicionais reduziram em cerca de 20% o risco de problemas cardiovasculares sérios.
“Em resumo, se você tem pressão alta, quanto mais anda — e quanto mais intenso o ritmo —, menor a chance de enfrentar eventos cardiovasculares sérios no futuro”, explicou o professor Emmanuel Stamatak da Universidade de Sydney, que coordenou o estudo. “Essas descobertas reforçam a mensagem de que qualquer quantidade de atividade física já é benéfica, mesmo abaixo da meta dos 10 mil passos diários.”…
O ritmo conta
Os pesquisadores também analisaram os 30 minutos mais intensos de caminhada de cada participante. Quem manteve uma média de 80 passos por minuto nesse período teve 30% menos risco de eventos cardiovasculares, independentemente do total de passos no dia. E o benefício continuou para quem acelerava ainda mais, chegando a mais de 130 passos por minuto.
“Esses achados oferecem metas claras e fáceis de acompanhar para pacientes hipertensos”, disse Stamatakis. “Médicos devem estimular a atividade física como parte do cuidado padrão. E diretrizes futura podem considerar não apenas a quantidade de passos, mas também a intensidade.”
E as limitações?
O estudo se destaca pelo grande número de participantes, pelo uso de acelerômetros (mais precisos do que questionários) e pela ligação com registros nacionais de saúde no Reino Unido.
Há, porém, algumas ressalvas. A atividade física foi registrada apenas no início do estudo, sem acompanhar possíveis mudanças ao longo dos anos. Isso significa que não dá para saber se os benefícios observados estão diretamente ligados ao hábito de caminhar ou se alguns participantes passaram a adotar estilos de vida mais saudáveis do que outros nesse período. Ou seja, o estudo mostra uma associação, mas não uma relação de causa e efeito.
Outro ponto é o perfil da amostra: a maioria era composta por pessoas brancas, com menor prevalência de obesidade, tabagismo e consumo de álcool, além de maior nível educacional. Esses fatores podem llimitar a generalização dos resultados para populações mais diversas.
De toda forma, é mais uma evidência – entre outras tantas – que reforça a mensagem: se a caminhada já faz parte do seu dia, ótimo ótimo. Se ainda não, começar com alguns minutos a mais, e aumentar o passo sempre que possível, pode ser um bom investimento para manter o coração saudável.
Fonte: Veja
-
Cidades3 dias atrás
Prefeito Toninho trata da liberação de obras para Marataízes no Palácio Anchieta
-
Justiça3 dias atrás
Veja como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
-
Internacional4 dias atrás
China propõe nova ordem mundial ao lado da Rússia e da Índia
-
Geral3 dias atrás
Governo do Estado lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social
-
Geral4 dias atrás
Governo anuncia reajuste salarial para professores e agentes de suporte educacional
-
Política2 dias atrás
Senado reduz prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa
-
Política1 dia atrás
Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias
-
Cidades10 horas atrás
Itapemirim: reinauguração da Ponte da Vila contará com a presença do governador Renato Casagrande